Вы находитесь на странице: 1из 33

Professora: Alcina Barata Disciplina: Psicopatologia Geral

TRANSTORNOS

DO HUMOR

Afinal, o que o Humor?


O humor um estado de nimo cuja intensidade representa o grau de disposio e de bem-estar psicolgico e emocional de um indivduo.

O termo humor geralmente refere-se a estados emocionais relacionados com o aspecto total da personalidade ou da vida psquica. (Kaplan & Sadock, 1981)

Os Transtornos Afetivos do Humor so aqueles nos quais a perturbao fundamental uma alterao do humor ou do afeto, no sentido de uma depresso (com ou sem ansiedade associada) ou de uma mania.

CLASSIFICAO DOS TRANSTONROS DO HUMOR DSM-IV TR


TRANSTORNOS DO HUMOR
Transtorno Bipolar
T. Bipolar I Ciclotimia T. Bipolar SOE

Transtorno Depressivo /Unipolar


T. Depressivo Maior Disitmia T. Depressivo SOE

T. Bipolar II

Epis Episdio nico

Recorrente

CDIGO INTERNACIONAIS DE DOENAS CID- 10

F 30 - EPISDIO MANACO F 31 - TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR

F 34 - TRANSTORNO RESISTENTE DO HUMOR F 38 - OUTROS TRANSTORNOS DO HUMOR F 39 - TRANSTORNO DO HUMOR NO ESPECIFICADO

F 32 - EPISDIO DEPRESSIVO

F 33 - TRANSTORNO DEPRESSIVO RECORRENTE

Transtorno Unipolar

Depresso Maior Distimia

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar I Transtorno Bipolar II Ciclotimia

TRANSTORNO UNIPOLAR DO HUMOR (TU)

Cinco ou mais dos sintomas a seguir estiverem presentes pelo menos durante de 2 semanas
1- Humor deprimido na maior parte do dia. 2- Diminuio acentuada do prazer em todas as atividades. 3- Perda ou ganho de peso significativa, sem fazer dieta. 4- Insnia ou hipersonia praticamente todos os dias. 5- Agitao ou retardo psicomotor praticamente todos os dias. 6- Fadiga ou perda e energia praticamente todos os dias. 7- Sentimentos de menos valia ou culpa excessiva ou inadequada. 8- Menor capacidade de pensar ou de se concentrar ou indeciso.

9- Pensamento recorrente de morte.

TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR (TB)


Professora: Alcina Barata Disciplina: Psicopatologia Geral

O Transtorno Bipolar (TB) caracterizado por alteraes de humor que se manifestam como episdios depressivos que alternam com episdios de euforia (tambm denominados de mania), em diversos graus de intensidade.

Em que idade surge esta doena e com que frequncia acontece?


A doena pode comear em qualquer altura, durante ou depois da adolescncia mas mais frequente aparecer entre os 15 e os 19 anos. Aproximadamente 1% da populao sofrem da doena, numa percentagem idntica em ambos os sexos.

uma doena de grande impacto na vida do paciente, das famlia e na sociedade, causando prejuzos frequentemente irreparveis em vrios setores da vida do indivduo, como nas finanas, sade, reputao, alm do sofrimento psicolgico. O incio do transtorno ocorre, geralmente, por volta dos15 - 19 anos de idade.

O incio pode ocorrer quer pela fase depressiva quer pela fase manaca

Quais so os sintomas da doena?


Fase MANIACA

O principal sintoma de MANIA um estado de humor elevado e expansivo, eufrico ou irritvel. Nas fases iniciais da crise a pessoa pode sentir-se mais alegre, socivel, ativa, faladora, autoconfiante, inteligente e criativa.

Com a elevao progressiva do humor e a acelerao psquica podem surgir alguns ou todos dos seguintes sintomas a seguir mencionados.
-Irritabilidade extrema; a pessoa torna-se exigente e zanga-se quando os outros no acatam os seus desejos e vontades; -Alteraes emocionais sbitas e imprevisveis, os pensamentos aceleram-se, a fala muito rpida, com mudanas frequentes de assunto;

-Reao excessiva a estmulos, interpretao errada de acontecimentos, irritao com pequenas coisas, levando a mal comentrios bons;
-Aumento de interesse em diversas atividades, despesas excessivas, dvidas e ofertas exageradas; -Grandiosidade, aumento do amor prprio. A pessoa, pode sentir-se a melhor e a mais poderosa;

-Energia excessiva, possibilitando uma hiperatividade contnua; -Diminuio da necessidade de dormir; -Aumento da vontade sexual, comportamento desinibido com escolhas inadequadas; -Incapacidade em reconhecer a doena, tendncia a recusar o tratamento e a culpar os outros pelo que corre mal; -Perda da noo da realidade, ideias estranhas (delrios) e vozes;

-Abuso de lcool e de substncias.

Quais so os sintomas da doena? Fase DEPRESSIVA


O principal sintoma um estado de humor de tristeza e desespero. Em funo da gravidade da depresso, podem sentir-se alguns ou muitos dos seguintes sintomas:
-Preocupao com fracassos ou incapacidades e perda da autoestima. Pode ficar-se obcecado com pensamentos negativos, sem conseguir afast-los; -Sentimentos de inutilidade, desespero e culpa excessiva;

- Pensamento lento, esquecimentos, dificuldade de concentrao e em tomar decises;

Perda de interesse pelo trabalho, hobbies e pessoas (familiares e amigos);


Preocupao excessiva com queixas fsicas; Agitao, inquietao, sem conseguir estar sossegado ou perda de energia, cansao; Alteraes do sono: insnia ou sono a mais Alteraes do apetite e do peso; Diminuio do desejo sexual; Choro fcil ou vontade de chorar sem ser capaz; Ideias de morte e de suicdio; tentativas de suicdio; Uso excessivo de bebidas alcolicas ou de outras substancias; Perda da noo de realidade, ideias estranhas (delrios) e vozes com contedo negativo e depreciativo;

Quanto tempo dura uma crise? E possvel prev-la?


Durao varivel. A pessoa pode estar em fase manaca ou depressiva durante alguns dias, ou durante vrios meses. Os perodos de estabilidade entre as crises podem durar dias, meses ou anos. O tratamento adequado encurta a durao das crises e pode preveni-las. Para algumas pessoas pode-se prever. Umas tero uma ou duas crises durante toda a vida, outras pessoas recaem repetidas vezes em certas alturas do ano (caso no estejam tratadas). H doentes que tm mais do que 4 crises por ano.

TIPOS DE TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR


TIPO

I - forma clssica em que o paciente apresenta pelo menos um episdio maniaco alternado com perodo de depresso profunda.

Antigamente, o transtorno bipolar do tipo I era chamado de depresso manaca.

TIPO II - caracteriza-se por apresentar episdios de hipomania com depresso.


Nunca apresentam episdios manacos completos. Em vez disso, apresentam perodos de nveis elevados de energia e impulsividade que no so to intensos como os da mania (chamado de hipomania). Esses episdios alternam-se com episdios de depresso.

CICLOTIMIA - forma leve de transtorno bipolar que envolve oscilaes de humor menos graves.

Depois de uma crise de depresso ou mania volta-se ao normal ?


Em geral, sim. No entanto, devido s consequncias dramticas que as crises podem ter, no plano social, familiar e individual, a vida da pessoa complica-se e perturba-se muito, restringindo de forma marcante a sua capacidade de adaptao e autonomia. O tratamento adequado para a preveno das crises (se so graves e/ou frequentes) essencial para evitar os muitos riscos inerentes doena.

CAUSAS
Biolgicas

Neurotransmissores: adrenalina, serotonina, dopamina. - Quando um dos pais apresenta Transtorno Bipolar, existe de 25 a 50% de o filho adquirir Transtorno Bipolar.
- Dificuldades financeiras, doena na famlia, perda de uma pessoa importante, uso de drogas, entre outros, podem contribuir para o desencadeamento da doena.

Genticas

Psicossociais

DIAGNSTICO

Difcil diagnstico, podendo ser confundido com depresso unipolar.


Sinais e sintomas aparentes; Curso dos sintomas ou manifestaes do comportamento; Resposta aos frmacos; Avaliao clnica e Histrico pessoal Histrico familiar

exames complementares (TAC)


Normal

Mania

TRATAMENTO DO TRANSTORNO BIPOLAR

O tratamento envolve tratamento especifico nas fases agudas e terapia de manuteno. Os quadros agudos requerem conteno imediata dos sintomas atravs da farmacologia: estabilizadores do humor (Carbonato de Ltio, cido Valprico, Carbamazepina, lomotrigina, topiramato.) antidepressivos (se necessrio) antipsicticos (se necessrio)

DEPRESSO UNIPOLAR TRANSTORNO POR DFICE DE ATENO COM HIPERACTIVIDADE

ESQUIZOFRENIA

TRASTORNO BIPOLAR TRANSTORNOS ORGNICOS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

TRANSTORNO POR CONSUMO DE SUSTANCIAS

FAMOSOS e BIPOLARES
Na Musica:

Mozart

Elvis Presley

Britney Spears

Axl Rose (vocalista dos Guns n Roses)

FAMOSOS e BIPOLARES
No Cinema e Arte:

Marilyn Monroe

Robin Williams

Van Gogh

Jean -Claude Van Damme

Michelangelo Jim Carrey

FAMOSOS e BIPOLARES
Na Politica:

Napoleo Bonaparte Escritores:

Winston Churchill

Abraham Lincoln

Fernando Pessoa

Charles Dickens

Nome: Data e local de nascimento: rea(s) em que se destacou: Dados relevantes:

Idade de Diagnstico da Bipolaridade:

Вам также может понравиться