Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERDIDADE FEDERAL DO PAR FACULDADE DE HISTRIA DISCIPLINA: HISTRIA DO BRASIL IV PROFESSORA DR EDILZA FONTES ALUNO: MARCUS BARARUA MATRCULA:

11375004201

Texto n 20 ANLISE DO FILME LAMARCA E A QUESTO DA MEMRIA. AUTOR: MARCO ALEXANDRE DE AGUIAR (Unesp/Assisps-graduando/ Docente da Faculdade Eduvale)

OBJETIVO DO AUTOR:
O autor apresenta uma analise sobre a utilizao de filmes na historiografia, e quais os procedimentos para pensar sobre qual a mensagem principal do filme em questo e a posio dele como divulgador de uma memria. O autor menciona a metodologia de trabalhar a histria com a literatura sobre algum processo histrico, e como esta obra pode criar e produzir uma memria coletiva.

ARGUMENTOS:
O autor argumenta que os filmes histricos tem um papel importante na construo da memria coletiva. Que as encenaes so representaes da realidade, que passam uma idia. O argumento historiogrfico do autor sobre a temtica da memria, que ela uma criao coletiva. A figura de Lamarca estava na memria de uma parcela pequena de pessoas e a realizao do filme visava atingir um grupo maior.

DEFESA DOS ARGUMENTOS:


O autor utiliza-se de cinco cenas do filme Lamarca (1994) do diretor Srgio Rezende, para demonstrar como uma obra literria pode divulgar uma memria coletiva. A primeira cena analisada de militares reunidos numa sala e atravs de retroprojetor, projees de fotos, mostrando a trajetria de Carlos Lamarca. Ele descreve a utilizao de uma linguagem clssica no filme. Pois nesta parte analisada encena-se o guerrilheiros, assim apresentando do lados antagnicos do filme.

DEFESA DOS ARGUMENTOS:


A segunda cena escolhida pelo autor da represso militar em vrios momentos. O assassinato de guerrilheiros, a priso e torturas do personagem Jairo e a deteno de um jovem, sem justificativas. O autor descreve que estas cenas mostram o autoritarismo dos militares. Na continuao da cena, em que um jovem preso. H uma tentativa de transformao do protagonista em heri. Onde um personagem exalta Lamarca como um verdadeiro guerrilheiro

DEFESA DOS ARGUMENTOS


A terceira cena analisada uma analise do autor sobre uma mensagem que o diretor tentar apresentar. Lamarca dirigi uma combe, quando um caminho lotado de bias-frias ultrapassado por Lamarca, o mesmo expressa a frase: Pas de escravos. Aqui ainda no chegou o milagre brasileiro. O autor relaciona a mensagem desta cena com a historiografia, descrevendo o processo histrico do avano econmico nacional deste os anos 1930, mas estes avanos no so vistos pela maioria da populao.

DEFESA DOS ARGUMENTOS


A quarta parte do filme, escolhida pelo autor para analise da morte da personagem Clara. Onde a violncia que os militares tratavam as pessoas demonstrada. O autor recorre ao livro Brasil Nunca Mais onde h a constatao de que no Brasil o jeito dos militares chegar acontecia sem nenhuma discrio, ao contrrio, abordava as pessoas de forma muita violenta.

DEFESA DOS ARGUMENTOS

A ltima cena analisada da morte no serto, onde Lamarca e Zequinha so assassinados, depois de uma perseguio pelo serto nordestino. O modo como Lamarca morto, e a representao passado pelo filme recebe uma crtica do autor. Que descreve que estas cenas possuem a pretenso de passar uma viso de como foi a histria e no estabelecem uma problematizao.

FONTES:

O autor descreve seus argumentos trabalhando sobre o filme Lamarca e a historiografia, deste modo utilizada uma obra literria como fonte.

DILOGOS HISTORIOGRFICOS:
O primeiro dilogo com a historiografia que autor faz com Siegfried Kracauer, autor do livro De Caligari a Hitler. Uma histria psicolgica do cinema alemo. Onde afirma que os filmes refletem a mentalidade de uma nao. A historiadora Eclia Bosi, que faz uma profunda anlise sobre a evoluo da questo da memria. A mesma trabalha com o conceito que a produo da memria ser sempre coletiva.

DILOGOS HISTORIOGRFICOS:
O autor menciona o artigo Capitalismo tardio e sociabilidade moderna, Joo Manuel Cardoso de Mello e Fernando de Novais, que demonstram que de 1930 at a dcada de setenta o Brasil passou incorporar padres de consumo parecidos com os pases desenvolvidos. Para os mesmo autores, o chamado milagre econmico resultou de um perodo favorvel do crescimento capitalista internacional. O artigo Esquerdas revolucionrias e luta armada, de Denise Rollemberg, mencionada no texto com o debate da idia do foco construda em Cuba como forma de idolatrar os revolucionrios cubanos.

DILOGOS HISTORIOGRFICOS:

A dissertao de mestrado de Larissa Brisola Brito Prado, Estado democrtico e polticas de reparao no Brasil: Torturas, desaparecimentos e mortes no regime militar, mencionado na relao com o debate da indenizao aos familiares de mortos e desaparecidos da poca da ditadura militar. Na dissertao de mestrado de Vitria Azevedo da Fonseca, Histria Imaginada no Cinema. Anlise de Carlota Joaquina, a princesa do Brasil e Independncia ou Morte, mencionado a critica a filmes com uma viso simples e factual, para mencionar que o filme Lamarca apresenta esta viso cinematogrfica clssica, inibindo uma problematizao dos acontecimentos.

PROPOSTA PARA DEBATE :

A utilizao de obras literrias na produo historiogrfica, quais os limites para esta utilizao e quais os avanos para a historiografia.

Вам также может понравиться