Вы находитесь на странице: 1из 36

Enoque Cavalcante Erisson Samuel Rakel Carvalho Yulle Gustavo

Captulo 2
Utilizao de entendimento sobre o ciclo de aprendizagem para construir e-learning eficaz.

Importante para o projeto de e-learning uma base pedaggica construda sobre a teoria de aprendizagem slida. Revises de literatura sugerem que as teorias da aprendizagem podem estar relacionadas a trs modelos generalizados: behaviorista, construtivista, e modelo socialmente situada da aprendizagem.

A perspectiva behaviorista engloba tradies de pesquisa de associativismo, o behaviorismo e o conexionismo. Aprender visto como "o processo de conexo de unidades elementares mentais ou comportamentais, atravs de seqncias de atividade" (Mayes & Freitas, 2005).

Em contraste com a perspectiva behaviorista, o paradigma construtivista ver o conhecimento como uma entidade construda por cada aluno por meio de um processo de aprendizagem. Portanto, o modelo construtivista pede instruo centrada no aluno, porque considera que os alunos aprendem melhor quando eles so forados a descobrir, construir o prprio conhecimento. Em um cenrio construtivista, os professores servem principalmente como guias e facilitadores da aprendizagem, no apenas como transmissores de conhecimento.

Essa perspectiva pode ser vista como uma correo ao construtivismo, em que a aprendizagem desconectado do contexto social. A aprendizagem ocorre melhor testando os seus conhecimentos atravs de discusso, dilogo, comunicao, colaborao, compartilhamento de informaes e interao com os outros. Isto significa que o conhecimento construdo quando compartilhado, e quanto mais compartilhado, mais se aprende.

A partir da perspectiva da aprendizagem socialmente situada, os requisitos mais importantes para e-learning so a considerao da interao social, colaborao e dilogo com outros alunos, professores, e outros interessados (Frank, Kurtz & Levin, 2002; Mayes & Freitas, 2005) .

Tabela 1. Exigncias pedaggicas derivadas da teoria da aprendizagem behaviorista


DIDTICO CATEGORIAS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM RECURSOS E CARACTERSTICAS Unidades de conhecimento bem definido e organizado e componentes de habilidade alunos.

HABILIDADES DOS ALUNOS

Habilidades de conhecimento dos alunos antes e habilidades em atividades baseadas em problemas e baseado em projeto Caractersticas dos aprendizes individuais e estilos de aprendizagem ensino e aprendizagem mtodos; Fornecer suporte para a aprendizagem ativa atravs de questionamento, o pensamento crtico ea reflexo; Incentivar a experimentao, a hiptese de construo, investigao e descoberta de princpios; Cenrios de aprendizagem baseada em problemas, Foster e baseada em projetos, estgios cognitivos, e baseado em meta; Contedos conceitos, idias e princpios; Autntica tarefa atividades baseadas tirado de situaes do mundo real; Conhecimento a partir de verses anteriores do curso que os alunos podem reutilizar com ligeiras modificaes;

ENSINO E APRENDIZAGEM MTODOS

CONTEDO DE APRENDIZAGEM

MTODOS DE AVALIAO

Avaliao sumativa Avaliao de unidades bem definidas de conhecimento e habilidade componentes Provas escritas e orais, questionrios padro

Tabela 2. Exigncias pedaggicas da teoria da aprendizagem derivada do construtivista didtico


DIDTICO CATEGORIAS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM RECURSOS E CARACTERSTICAS Crtico pensamento, reflexo e avaliao Conhecer os conceitos Anlise e raciocnio pensamento analgico alunos Alunos, conhecimentos e competncias anteriores no domnio do assunto; Use um modo de transmisso baseado em didtica de ensino, por exemplo, notas de aula e bem organizados exerccios Comece a partir de unidades menores e logicamente condenada a unidades mais complexas Use um mtodo bem estruturado de instruo para cada unidade na sequncia de aprendizagem Fornecer instruo individualizada e rotinas no domnio sujeito e os seus componentes Analisar e quebrar o domnio em uma hierarquia de pequenas unidades Definir clara e bem estruturada tpicos do curso, subtpicos e exerccios para cada unidade Sequncia lgica e as unidades de conceber uma abordagem de instruo para cada unidade A avaliao formativa ao longo da durao do processo de aprendizagem; Avaliao da compreenso conceitual e pensamento crtico;

HABILIDADES DOS ALUNOS ENSINO E APRENDIZAGEM MTODOS

CONTEDO DE APRENDIZAGEM

MTODOS DE AVALIAO

Tabela 3. Exigncias pedaggicas derivadas da teoria social a aprendizagem situada didtico


DIDTICO CATEGORIAS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM HABILIDADES DOS ALUNOS RECURSOS E CARACTERSTICAS participao aprendizagem colaborativa, dilogo e ativo no trabalho de grupo as habilidades dos alunos arners Le prvio conhecimento e habilidades em atividades colaborativas caractersticas dos aprendizes individuais e estilos de aprendizagem mtodos Foco em tarefas de grupo e de trabalho O dilogo, a colaborao ea interao social participao Discusso e ativo entre os participantes feedback do instrutor para os alunos na busca de solues para os problemas autnticos Discusses contedos de artigos de pesquisa para refletir sobre as ideias subjacentes Participao e colaborao no mundo real "aplicaes e projetos para a produo de uma soluo para um problema A participao em prticas sociais Dilogo que facilita o desenvolvimento de relaes de aprendizagem Avaliao propagao avaliao formativa ao longo da durao do processo de aprendizagem A avaliao qualitativa, por exemplo, questionrios, entrevistas em grupo e avaliao por pares Avaliao da participao e colaborao no trabalho de grupo

ENSINO E APRENDIZAGEM MTODOS

CONTEDO DE APRENDIZAGEM

MTODOS DE AVALIAO

A caracterstica essencial do ciclo de aprendizagem que ele um ciclo contnuo, ou loop de feedback, de refinamento gradual de entendimento. Assim, a aprendizagem se desenvolve em trs fases, comea com conceituao, progredindo atravs da construo e vai at a fase do dilogo.

Um processo de desenvolvimento contnuo, gradual e evolutivo de fundamental importncia para garantir a qualidade do e-learning. O processo de desenvolvimento est relacionado com as atividades que so necessrias para produzir e-learning.

Est relacionado com uma modelao rigorosa dos requisitos pedaggicos definidos na fase anterior do processo de desenvolvimento. Especfica os usurios de e-learning, a funo que desempenham, aes e restries do sistema.

Quem so?
Basicamente, os usurios de e-learning so professores, alunos, e administradores.

As funes incluem a definio e especificao do conjunto de operaes que o e-learning deve fornecer aos usurios. Estes podem ser divididos em trs fases: Ensino Aprendizagem Operaes administrativas.

Operaes de Ensino so: registrar informaes de professores, login de professores, atualizao de contedo do curso (apresentar, criar, alterar e excluir o contedo do curso), atividades de reviso baseadas em tarefas, respostas a perguntas e pedidos, avaliao do aprendizado dos alunos, verificaes e avaliaes do material didtico.

Operaes de aprendizagem so: registros de informaes dos alunos, login dos alunos, exibio do contedo do curso, execuo das tarefas baseadas em atividades, realizao de dilogo e colaborao em grupo, realizao de trabalhos, realizao de avaliao, avaliao do curso, entre outros.

Operaes administrativas so: Atualizao de informaes do usurio, produo das estatsticas, e criao dos direitos de segurana e acesso.

As restries do e-learning so definidas com relao a:


Requisitos de desempenho Requisitos de segurana Requisitos operacionais Exigncias polticas e legais

Estes requisitos podem ter um impacto sobre outros aspectos do processo de gesto de e-learning, como a manuteno do sistema e atualizao.

Requisitos de desempenho Os requisitos de desempenho so muito importantes para o sucesso do e-learmng. Eles especificam a velocidade (tempo de resposta do sistema) em que vrias tarefas devem ser realizadas. Os requisitos de desempenho garantem uma funo sem problemas de elearning.

Requisitos de segurana
Os requisitos de segurana descrevem os privilgios de acesso do utilizador informao sob controle do sistema.

Os usurios podem ter acesso restrito ao elearning, incluindo acesso restrito aos dados e / ou restrio de direitos para executar certas operaes em dados.

Requisitos operacionais
Os Requisitos operacionais determinam o hardware / software no ambiente em que o e-learning ir operar. Estes requisitos podem ter um impacto sobre outros aspectos do processo de gesto de e-learning, como a manuteno do sistema e atualizao.

Exigncias polticas e legais Estes requisitos so derivados do ambiente institucional, e especificam as questes institucionais, legais e ticos. Estes requisitos so muito importantes porque o e-learning pode se tornar difcil ou impossvel por razes polticas, legais e ticas.

A avaliao pedaggica deve ser realizada no s para o fim de ver e rever a qualidade tcnica e a qualidade do material de aprendizagem, mas tambm para a avaliao da aprendizagem e a pedagogia subjacente, uma vez que estas so as foras motrizes por trs do desenvolvimento de elearning.

Considerando-se que o e-learning vai sofrer alterao, uma vez que usado e avaliado, necessrio planejar uma fase de evoluo, a fim de garantir que o contedo atualizado e revisado, ea pedagogia melhorada. A evoluo contnua de crucial importncia para a qualidade do e-learning.

Para ilustrar a aplicao do modelo e-learning um exemplo proposto. O exemplo baseado no curso de Prtica Didtica no ano letivo de 2005-2006 no Agder University College. O Classfronter LMS foi utilizado como plataforma de e-learning. O curso contou com uma combinao de aulas presencias (cara-a-cara) e elearning.

Tarefas bsicas: Alunos Os alunos podem trabalhar em conjunto, desenvolver relatrios do projeto por escrito, no mesmo documento, trocar informaes, passar mensagens uns aos outros, compartilhar idias e opinies, criar um portflio de metas para os seus estudos, etc Os estudantes podem enviar projetos, individualmente ou em grupo. Os professores podem comentar ou grau dos projetos, e obter relatrios. Os alunos e professores em uma sala de ter acesso a um quadro comum, onde podem escrever documentos e desenhar figuras. O que est escrito ou desenhado l compartilhado em tempo real.

Tarefas bsicas: Professores


Os professores, estudantes e outros participantes tm acesso a facilidades de comunicao mltiplos, por exemplo, dilogo sncrono para comunicar simultaneamente em tempo real e comunicao assncrona, em que os participantes so separados pelo tempo e pelo espao. Os professores podem publicar mensagens aos participantes, publicar notas de aula, atas de reunies, apresentaes e outros documentos, para que esses estaro sempre disponveis. Os professores podem criar testes e pesquisas que podem ser executadas e corrigidos automaticamente em Classfronter. Eles podem agora informaes sobre os participantes, acompanhamento da carteira dos participantes, criar em linha marcao de avaliao dos alunos, etc

O ponto de partida para a aplicao do modelo de e-learning para Classfronter foi dividir o processo de aprendizagem em trs fases de aprendizagem de acordo com o ciclo de aprendizagem:
Fase de conceituao Fase de construo Fase de dilogo

Conceituao Aprendizagem de como se utiliza o software. Construo Utilizao do software de forma eficiente. Dilogo Teste e desenvolvimento de solues (Instrutor e alunos)

O objetivo principal deste captulo traar um modelo para traduzir teorias de aprendizagem em requisitos pedaggicos que podem ser aplicadas ao selecionar e utilizar tecnologias de e-learning. Os requisitos foram desenvolvidos a partir de trs perspectivas tericas: behaviorista, a aprendizagem construtiva e socialmente situada e adota um ciclo de aprendizagem com trs etapas. Perante este cenrio, as seguintes concluses podem ser tiradas. Primeiro, o ciclo de aprendizagem fornece um quadro adequado para a concepo pedaggica e-learning atravs de um processo cclico dinmico a partir de conceituao, progredindo atravs da construo de dilogo. Segundo, o ciclo de aprendizagem fornece suporte suficiente para a fase de construo do ciclo de aprendizagem - que o processo de execuo de tarefas baseadas em atividades. Por fim, a fase de dilogo do ciclo de aprendizagem tambm est integrado no e-learning.

Said Hadjerrouit recebeu o MS e Doutorado em Engenharia de Software e Inteligncia Artificial da Universidade Tcnica de Berlim (Alemanha), em 1985 e 1992, respectivamente. Ele se juntou a Agder University College, Kristiansand (Noruega), em 1991. Atualmente um professor associado de Cincia da Computao da Faculdade de Matemtica e Cincias. Exerce a docncia h 24 anos, tem uma vasta experincia de ensino em programao orientada a objetos, web design, desenvolvimento de banco de dados, engenharia e software. Seus interesses de pesquisa incluem cincia da computao e engenharia de software da educao, didtica da tecnologia da informao, E-Learning e educao em engenharia web.

Anohina, A. (2005). Analysis of the Terminology used in the Field of Virtual Learning. Educational Technology & Society, 8 (3), 91-102. Bloom, B. S. (1956). Taxonomy of Educational Objectives: The Classification of Educational Goals. New York: Longman.

Classfronter (2006). Classfronter. Agder University College. Retrieved November 25, 2005, from: https://www.hia.no/classfronter
Collis, B., & Moonen, J. (2001). Flexible Teaming in a Digital World. London: Kogan Page. Duffy, T.M., Lowyck, J., & Jonas sen, D.H. (1993). DesigningEnnronments for Constructive Teaming. Berlin: Springer. Dyson, M. C., & Campello, S. B. (2003). Evaluating Virtual Learning Environments: What are we measuring? Electronic Journal of E- Teaming, Volume 1, Issue 1, 11-20. Frank, M., l-Curtz, G., & Levin, N. (2002). Implications of Presenting Pre-University Courses Using the Blended eLearning Approach. Educational Technology & Society 5(4), 2002,137-147. Gagne, R. (1985). The Conditions of Teaming. New York: Holt, Rinehart and Winston. Goodyear, P. (2001). Effective Networked Teaming in Higher Education: Notes and Guidelines. Retrieved March 23, 2006, from: http://www.csalt.lancs.ac.uk/jisc/guidelines final.doc Govindasamy, T. (2002). Successful Implementation of E-learning: Pedagogical Considerations. The Internet and Higher Education, 4, 287299. Hiim, H., & Hippe, E. (1998): Instructor Guidance in the Education of Teachers related to Vocational Subjects [In Norwegian: Undervisningsplanlegging for yrkeslierere]. Universitetsforlaget:

Вам также может понравиться