Вы находитесь на странице: 1из 29

Sistema linftico

DRENAGEM LINFTICA MANUAL

SISTEMA LINFTICO

O sistema linftico assemelha-se ao sistema sanguneo, que est intimamente relacionado a ele. Porm com algumas diferenas, como a ausncia de um rgo central bombeador. O sistema linftico histongico, isto , microvasculotissular. (GUIRRO E GUIRRO 2002) Guyton referiu-se ao sistema linftico como uma via acessria pela qual o lquido pode fluir dos espaos intersticiais para o sangue, realizando o transporte de protenas e material em grandes partculas, para fora dos espaos teciduais. (BORGES, 2007) O sistema linftico consiste de: 1) um sistema vascular, constitudo por um conjunto particular de capilares linfticos, vasos coletores e troncos linfticos; 2) linfonodos, que servem como filtros do lquido coletado pelos vasos; e 3) rgos linfides que incluem tonsilas, bao e o timo, encarregados de recolher, na intimidade dos tecidos, o lquido intersticial e reconduzi-lo ao sistema vascular sanguneo. Quando o lquido intersticial passa para dentro dos capilares linfticos recebe o nome de linfa. (GUIRRO E GUIRRO, 2002) Possui vasos superficiais e profundos.

CAPILARES LINFTICOS

Sua forma assemelha-se a dedos de luva, sistema tubular fechado. So, tambm, chamados de vasos iniciais. Chamam ateno pela presena de filamentos de ancoragem, prolongamentos das clulas endoteliais que fazem coneco com o tecido conjuntivo do interstcio. Sua principal funo fazer absoro das macromolculas. Porm para alguns autores, teriam como funo a entrada de lquido atravs da abertura e fechamento do orifcio denominado zonulae. Alguns autores afirmaram que este dispositivo impede que a linfa retorne, pois, quando a linfa penetra, faz que o orifcio se feche. (BORGES, 2007) Portanto, o sistema linftico um sistema de mo nica, isto , ele somente retorna o lquido insterticial para a corrente circulatria e dessa forma previne a formao de edema. (GUIRRO E GUIRRO, 2002) A progresso da linfa no nvel dos capilares facilitada por presses exercidas pelas contraes de msculos vizinhos e pela pulsao arterial. As mobilizaes de diversos planos tissulares entre si, durante movimentos do corpo, favorecem a progresso da corrente linftica. (LEDUC, 2007)

VASOS PR COLETORES

Sua aparncia assemelha-se a um colar de prolas, devido a diminuio do dimetro prximo ao local das vlvulas. Os pr coletores so valvulados: a poro situada entre duas vlvulas denominada linfangio e seu percurso sinuoso. Eles desembocam nos coletores, onde uma vlvula impede qualquer possibilidade de refluxo. (LEDUC, 2007) Alm de se apresentarem a estrutura dos capilares, so envolvidos internamente por tecido conjuntivo, elementos elsticos e musculares que possibilitam contractilidade e a distenso destes vasos. (GUIRRO E GUIRRO, 2002) Segundo fernandez, estes vasos possuem inervao, e isso garante o fluxo linftico, pois quando o linfangion distende h uma resposta em forma de contrao, onde ocorre a expulso da linfa para o prximo linfangion. (BORGES, 2007)

VASOS COLETORES

1.

2.

3.

Possuem estrutura muito semelhante s veias de grande calibre, sendo o seu revestimento composto de trs camadas: Tnica ntima: a camada mais interna, onde h fibras elsticas dispostas longitudinalmente Tnica mdia: Compe a maior parte da parede do coletor, formada por musculatura lisa arranjada em forma de espiral, seguindo a contratilidade do vaso. Tnica adventcia: a mais externa e espessa de todas, formada por fibras colgenas dispostas longitudinalmente, entre as quais existem fibras elsticas e feixes de musculatura longitudinal. Os canais linfticos recebem a linfa para lev-la at os gnglios. Os coletores so munidos de musculatura prpria que submete os vasos a contraes espetaculares, enviando a linfa pouco a pouco em direo a uma desembocadura terminal.

Fonte da imagem: Modalidades teraputicas nas disfunes estticas Fbio Borges. Pginas 347 e 348.

AES QUE INTERFEREM NA MOTILIDADE DOS LINFANGIONS

O bombeamento do sistema arterial; O bombeamento dos msculos Os movimentos respiratrios que, causam mudanas na presso da cavidade torcica, estimulando o ducto torcico; O peristaltismo intestinal; A massagem de drenagem linftica. Leduc afirma que as presses lquidas e tissulares tm um papel discreto, mas essencial, na manuteno da corrente linftica.

TRONCOS LINFTICOS

Segundo volgelfang, so em nmero de onze, com exceo do tronco intestinal, so citados em pares. (BORGES, 2007) Troncos lombares: Drenam membros inferiores, sistema urinrio e genital, mesentrica inferior, parede abdominal infra-umbilical. Tronco intestinal: Intestino Troncos broncomediastinais: paredes ntero superiores ao trax e abdmen (plano profundo), poro anterior do diafragma, pulmo, corao e lobo direito do fgado. Troncos subclvios: Membros superiores, a parede abdominal supraumbilical e a parede anterior do trax. Troncos jugulares: Cabea, a face, o pescoo e a parte posterior da cervical. Troncos descendentes intercostais: Regio profunda da parede posterior do trax (cinco ltimos espaos intercostais)

So vasos da poro final da drenagem linftica, que desembocam no sistema venoso. O ducto linftico direito formado pelos troncos jugular direito, subclvio direito e ducto e broncomediastinal direito. O ducto torcico origina-se pela unio dos troncos descendentes intercostais, lombares, intestinal que geralmente formam a cisterna do quilo ou cisterna de pequet.

DUCTOS LINFTICOS

rgos filtradores envoltos por uma capsula fibrosa. Apresentam em seu interior septos conjuntivos que se dividem em lobos. Parnquima: Parte interna do linfonodo, formada por uma estrutura cortical que se localiza perifericamente, e a medula mais internamente. Crtex: onde se localizam os centros germinativos, que so as fontes de linfcitos. Os chamados cordes medulares so assim denominados porque as clulas medulares esto dispostas desta forma. Os vasos que chegam ao linfonodo so denominados aferentes e os que saem so os eferentes. O local onde entram e saem vasos sanguneos e saem os linfticos denominado hilo. Os linfonodos podem ser classificados em superficiais e profundos que normalmente esto agrupados em cadeias, e em grandes nmeros, podendo chegar ao total de 600 a 700.

LINFONODOS OU NODOS LINFTICOS

LINFONODOS OU NODOS LINFTICOS

nos linfonodos que ocorre a filtrao da linfa onde eventuais partculas so retiradas, o enriquecimento de clulas linfides, e o escoamento da linfa pelos vasos eferentes. A linfa que chega ao rgo percorre numerosas cavidades, os seios linfticos, onde as impurezas so retidas e passam para a linfa os linfcitos recm produzidos A ativao e liberao de linfcitos T, a partir desse momento. Estes linfcitos so clulas de defesa, que tm sido estudados em doenas dermatolgicas. Quando ocorre infeco, microorganismos e detritos de clulas mortas, provenientes da rea em que ocorre a infeco, so retidos nos nodos e destrudos por clulas especializadas em fagocitose. Outra importante funo de defesa do linfonodo a deteco de clulas tumorais e a tentativa de frear o processo de metstase.

A LINFA

Linfa quer dizer gua limpa, cristalina, gua da fonte. Podendo apresentar colorao esbranquiada ou amarelo limo. Quando o lquido intersticial passa para dentro dos capilares linfticos, recebe o nome de linfa. Circulam no organismo cerca de 2 a 3 litros de linfa por dia, podendo chegar at 20 litros conforme a necessidade do organismo. Tem em sua composio 96% de gua. Contm uma parte plasmtica contendo sdio, potssio, cloreto, dixido de carbono, glicose, enzimas etc.; e outra parte celular contendo linfcitos, granulcitos, eritrcitos e macrfagos.

FUNES DO SISTEMA LINFTICO

Assegurar a cada clula a presena de um meio adequado para o desenvolvimento de suas atividades, eliminando do interticio parte das substncias originadas pelo metabolismo celular, restos celulares e microrganismos. Funo imunolgica: Imunidade humoral, onde anticorpos podem ser acionados atravs de antgenos de vrias substncias estranhas ao nosso corpo. Imunidade celular, ligado a possibilidade de fagocitose celular, desenvolvida a partir de linfcitos T e B. uma das principais vias de absoro de nutrientes do trato gastrointestinal. Funo de equilibrar o volume de lquido existente no corpo.

INFLUNCIA PRESSRICA

A presso hidrosttica (PH), ligada existncia da corrente sangunea, depende da atividade cardaca. Tendncia a fazer o lquido sair da luz do vaso, no sentido de uma filtragem. A presso onctica (PO), ligada presena de protenas no sangue. Somente molculas de tamanho muito reduzido deixam a luz dos capilares.

A DRENAGEM LINFTICA MANUAL

o mecanismo capaz de retirar o excesso de lquido extravasado no interstcio, reabsorvendo protenas plasmticas e resduos metablicos, promovendo a renovao e o enriquecimento em oxignio e nutrientes. baseada em movimentos que descolam a pele sobre os tecidos mais profundos, auxiliando a absoro de lquidos extracelulares para dentro dos capilares linfticos.

EFEITOS DA DRENAGEM LINFTICA


1.

Influncia direta: Respostas imunes: Estimularia a produo e renovao de clulas de defesa. Velocidade de filtrao da linfa: Aumenta o fluxo linftico. Filtrao e absoro dos capilares sanguneos: aumentando a filtrao e absoro para esses. Aumento da quantidade de linfa processada nos linfonodos. Efeitos tnicos na musculatura lisa dos vasos sanguneos. Aumento da motricidade do intestino. Sistema nervoso autnomo: Efeitos relaxantes.

2.

Influncia indireta: Aumento da quantidade de lquido excretado. Melhora da nutrio celular: melhor condio de irrigao sangunea e nutrio celular. Melhora da oxigenao dos tecidos. Desintoxicao dos tecidos intersticiais. Eliminao de acido ltico da musculatura esqueltica. Absoro dos nutrientes pelo trato digestivo.

INDICAES ESTTICAS

Tratamento de acne Reteno Hdrica; Hidrolipodistrofia ginide; Fibroedema gelide; Pr e ps-cirurgia plstica; Cicatrizes hipertrficas e Quelides; Dermatite por produtos; Equizemas crnicos, telangiectasias, (capilares dilatados), etc. Tratamento de roscea Revitalizao

CONTRA-INDICAES

Paciente alcoolizado e/ou sob efeito de txicos; Cardiopatias, distrbio do ritmo cardaco e acidentes cardacos recentes (infarto, angina do peito, etc.); Alguns casos de hipertenso severa e hipertenso, assim como a Hipotenso; Asma e bronquite na crise; Flebites, trombose e trombo flebite; Infeces agudas, febre. (incluindo edemas causados por infeco aguda) Distrbios tireoidianos (hipertireoidismo); Gravidez (sobre o abdmen) Mioma com sangramento; Grande fluxo menstrual;

Insuficincia renal Tumores malignos; Distrbios e afeces imunitrias; Doenas infecto-contagiosas (hepatite, sfilis, etc) Cncer de pele ou em outras localizaes (mesmo que j extirpados) Inflamao aguda (pneumonia, febre, edemas das mucosas furunculose, tonsilite) Linfoma Erisipela

MTODO VODDER
A tcnica compreende dois procedimentos bsicos: Captao: Este procedimento visa captar a linfa do interstcio para os capilares linfticos. Evacuao: Consiste em eliminar a linfa que est por dentro dos vasos linfticos, transportando-a para a regio linfonodal distante do local do edema, no sentido do fluxo linftico. (BORGES, 2007)

1.

2.

MOVIMENTOS BSICOS

Tcnica de bombeamento: So utilizados o polegar e os dedos, movendo-se juntos na mesma direo, realizando crculos ovais. As pontas dos dedos no so utilizadas. Todo movimento realizado pelo punho. Tcnica de mobilizao: Este movimento realizado com a palma da mo, onde so feitos movimentos com o punho como um conjunto de mo-punho. Os dedos esto relaxados e se movem acompanhando o movimento. Tcnica rotatria: Esta tcnica usada e superfcies corporais relativamente planas. Consiste de vrios movimentos individuais, onde a palma toca a pele relaxadamente, juntamente com os dedos, e movimenta-se partindo sempre da borda interna da mo para a borda externa.

Crculos estacionrios: Os dedos so colocados espalmados sobre a pele e movidos igualmente ao mesmo tempo em crculos estacionrios ou espirais contnuos. Aumentando-se a presso at a metade do crculo e em seguida relaxando gradativamente. A seqncia das manobras deve obedecer a ordem de proximal a distal, tomando-se como referencia o ngulo venoso, local onde a linfa drenada na corrente sangnea. Comumente usados para tratamentos de pescoo, face e linfonodos. Obs.: Para que os efeitos da drenagem sejam surtidos necessrio realiz-la com presso adequada, respeitar a direo, velocidade, manobras e conduo.

DRENAGEM REVERSA

A execuo de manobras no ps-operatrio imediato apresenta grandes benefcios, inclusive na drenagem de face e pescoo, para preveno e tratamento das seqelas provenientes do ato cirrgico. Ao constatar que nas cirurgias com incises amplas existe uma interrupo dos vasos linfticos superficiais prejudicando a drenagem convencional, Carlucci, em 1981, prope uma alterao no sentido clssico da drenagem linftica manual que denominou de drenagem linftica reversa. Sua proposta executar as manobras da drenagem direcionadas apenas para as vias ntegras, at a reconstituio dos vasos, fato este que ocorre dentro de 30 dias.(GUIRRO, 2002) Deve-se considerar tambm, a localizao, o tipo de inciso, posteriormente a cicatriz.

Вам также может понравиться