Вы находитесь на странице: 1из 37

CONTROLE DE INFECO EM ODONTOLOGIA

Antisspticos e Desinfectantes

Prof. Ildefonso Cavalcanti

INTRODUO

A prtica da odontologia abrange uma grande variedade de procedimentos, que podem incluir desde um simples exame at uma cirurgia mais complexa. Estes procedimentos geralmente implicam em contato com secrees da cavidade oral, algumas vezes representados simplesmente pelo contato com saliva, outras vezes pelo contato com sangue, secrees orais, secrees respiratrias e aerossis. Isto tudo acaba resultando em possibilidade de transmisso de infeces.

INTRODUO

Efetivas medidas de controle de infeco visam quebrar ou minimizar o risco de transmisso de infeces na prtica da odontologia. O decreto n. 20.377 - de 8 de set de 1931, Cap. XI, dos antisspticos, desinfectantes, produtos de higiene e tocador :

Art. 143. Os antisspticos ou desinfectantes, mesmo que no tenham indicaes teraputicas, s podero ser expostos venda depois de examinados e licenciados pelo Departamento Nacional do Sade Pblica. Art. 146. Os antisspticos e desinfectantes s podero ser licenciados quando verificado ser real e aproveitvel seu poder bactericida, isento ainda de produtos nocivos e imprprios ao uso.

INTRODUO
O controle de infeco constitudo por recursos materiais e protocolos que agrupam as recomendaes para preveno, vigilncia, diagnstico e tratamento. Deter as contaminaes nos consultrios odontolgicos tem sido um grande desafio. Na maior parte das vezes, os microrganismos tm vencido as medidas de segurana adotadas, colocando em risco profissionais e pacientes.

INTRODUO

Os microrganismos so capazes de sobreviver em ambientes de diversas condies fsicas. Nas ltimas dcadas, ocorreram grandes mudanas que atuaram na relao do homem com a natureza e os microrganismos: O crescimento demogrfico de forma desordenada criou problemas de saneamento bsico e de meio ambiente que favoreceram a disperso dos microrganismos; O desenvolvimento da Medicina, que pode interferir na seleo natural, possibilitando maior sobrevida, porm superlotou hospitais de pacientes debilitados, invadidos por sondas e cateteres, sob ventilao mecnica e imunossuprimidos; Com o surgimento da AIDS, dos transplantes, da radioterapia e da quimioterapia, os microrganismos passaram a ser favorecidos, resultando nas infeces ditas oportunistas; Uso indiscriminado de antibiticos, permitindo o aparecimento de microrganismos resistentes.

Conceitos

Esterilizao: a destruio de todas as formas de vida, animal ou vegetal, macro ou microscpicas de um material. Esse um termo que no deve ser usado com sentido relativo: um objeto ou substncia esto ou no esterilizados; jamais podero estar meio estreis ou quase estreis. A esterilizao denota o uso de agentes fsicos, qumicos ou fsico-qumicos. Desinfeco: a destruio dos microrganismos patognicos, sem que haja necessariamente a destruio de todos os microrganismos, pela aplicao direta de meios fsicos ou qumicos. Esse termo empregado para objetos inanimados. Anti-sepsia: a utilizao de substncias (agentes qumicos) para inibio da proliferao ou a destruio de microrganismos presentes na superfcie da pele e mucosas, esse termo refere-se portanto a ao in vivo.

Conceitos

Assepsia: o contrrio de spsis (presena de patgenos no sangue ou outros tecidos), ausncia de infeco. O termo assepsia tambm usado para designar a preveno do contato com patgenos, bem como o conjunto de meios empregados para impedir a penetrao dos microrganismos em local que no os contenha. Em Odontologia, isto inclui as tcnicas de proteo com invlucros, esterilizao e desinfeco. Cadeia assptica: toda tcnica cirrgica desenvolvida com a preocupao da manuteno da cadeia assptica. Todas as manobras como esterilizao de material, antissepsia do campo operatrio, colocao de luvas e mscaras, etc, fazem parte da cadeia assptica mantida para o controle das infeces.

Conceitos

Sanitizao: Processo que leva reduo dos microrganismos, a nveis seguros, de acordo com os padres de sade pblica (elimina 99,9% das formas vegetativas). Germicida: mata microrganismos, mas no endosporos. Cida: Qualquer agente que promova a morte (ex: bactericida, fungicida, algicida). Sttico: Qualquer agente que promova a inibio do crescimento (ex: bacteriosttico, fungisttico). Esporo basicamente uma clula envolvida por uma parede celular que a protege at as condies ambientais se mostrarem favorveis sua germinao (fungos, algas e musgos). Limpeza: remoo mecnica e/ou qumica de sujidade (oleosidade, umidade, matria orgnica, poeira) de determinado local. Descontaminao: eliminao parcial ou total de microrganismos de materiais ou superfcies inanimadas.

Antissptico x Desinfectante

O antissptico se diferencia do desinfectante pelo meio em que atua. Desinfectante toda substncia qumica que destrua ou iniba o crescimento de microrganismos patognicos localizados em meios inanimados (empregam-se, conseqentemente, como produtos de limpeza e para manter o instrumental clnico livre de micrbios). Antisspticos atacam os mesmos agentes, mas quando estes se encontram sobre tecidos vivos (usam-se, portanto, para a higiene corporal e como antimicrobianos em alimentos e remdios).

Formas de contaminao

A maior concentrao de microrganismos no consultrio dentrio encontra-se na boca do paciente. Quanto maior a manipulao de sangue, visvel ou no, maior sua chance de contrair doena infecciosa. Ao utilizarmos instrumentos rotatrios, jatos de ar, ar/gua, ar/gua/bicarbonato e ultra-som, a contaminao gerada em at 1,5 m de distncia muito grande. Peas de mo e borrachas contaminadas, a gua que supre o abastecimento de Sade, o sabonete em barra, a toalha de pano, a torneira no automtica, As solues de limpeza, podem ser fortes veculos de microrganismos. Nossas mos, uma vez contaminadas de saliva e/ou sangue, so os maiores veculos de contaminao de superfcies.

Formas de contaminao

Direta: ocorre pelo contato direto entre o


portador e o hospedeiro. Ex: doenas sexualmente transmissveis, hepatites virais, HIV. Indireta: ocorre quando o hospedeiro entra em contato com uma superfcie ou substncia contaminada. Ex: hepatite B, herpes simples. distncia: atravs do ar, o hospedeiro entra em contato com o microrganismo. Ex: tuberculose, sarampo e varicela.

Infeco Cruzada

Chamamos de infeco cruzada a passagem de um agente etiolgico da doena, de um indivduo para outro susceptvel. Atravs do controle da infeco, podemos evitar as infeces srias, e at mesmo a morte. Vrias fontes com potenciais de infeco esto presentes nos consultrios dentrios, como mos, saliva, secrees nasais, sangue, roupas e cabelo, assim como instrumentais e equipamentos. Tais fontes, necessitam portanto serem avaliadas para minimizar o risco da doena. No consultrio odontolgico, podemos detectar quatro vias possveis de infeco cruzada:

Do paciente para o pessoal odontolgico; Do pessoal odontolgico para paciente; De paciente para paciente via pessoal odontolgico; De paciente para paciente por intermdio de instrumentos, equipamentos e pisos.

Infeco Cruzada
Existem trs nichos ou reservatrios que favorecem a infeco cruzada no consultrio: 1) instrumental; 2) mos do pessoal odontolgico; 3) superfcies contaminadas do equipamento ou outros itens do consultrio.

Tratamento de Instrumentais

A prtica da odontologia inclui uma grande diversidade de materiais e instrumentais, de acordo com cada especialidade. A crescente tecnologia amplia cada vez mais esta variedade de instrumentais e equipamentos, felizmente fabricados, nos ltimos tempos, de forma a facilitar seu processo de limpeza e esterilizao ou descarte. A escolha e organizao dos mtodos de desinfeco e esterilizao deve ser baseada em recomendaes de cunho cientfico e reconhecidas em nvel nacional e internacional.

Tratamento de Instrumentais

Para adequada escolha nos processos de utilizao e tratamento dos materiais, estes devem ser divididos nas categorias crticos, semicrticos e no crticos.

Materiais crticos so aqueles que entram em contato com tecidos cruentos; penetram nos tecidos subepiteliais, no sistema vascular e em outros rgos isentos de microbiota prpria, bem como todos que estejam diretamente conectados com eles. Estes materiais devem estar obrigatoriamente estreis ao serem utilizados. Exs: instrumentos, agulhas, brocas, bisturis, seringas, etc.

Tratamento de Instrumentais

Materiais semicrticos so os que entram em contato com mucosas e materiais no crticos aqueles que s entram em contato com pele ntegra. De uma forma geral, durante os processos de tratamento, os materiais crticos deveriam ser esterilizados ou de uso nico (descartveis), os materiais semicrticos deveriam sofrer esterilizao ou no mnimo desinfeco; Materiais no crticos deveriam ser desinfetados ou no mnimo limpos. A periodicidade dos processos de limpeza, desinfeco e esterilizao dos materiais deveria ser sempre entre o uso em diferentes pacientes. no entram em contato direto com o paciente.Estes materiais devem estar isentos de agentes de doenas infecciosas transmissveis (desinfeco). Exs: mobilirio, cadeira, telefone, sanitrios, etc.

Tratamento de Instrumentais

As peas de mo (seringa trplice, canetas de baixa e alta rotao), pontas dos aparelhos de profilaxia e fotopolimerizveis deveriam sofrer tratamento de limpeza, desinfeco e, preferencialmente, esterilizao entre o uso em diferentes pacientes. As canetas de baixa e alta rotao devem ser autoclavadas entre o uso em diferentes pacientes. J que no possvel a autoclavao nas ponteiras dos outros equipamentos descritos, estes deveriam ser limpos e desinfetados com lcool a 70% e protegidos com papel alumnio ou plstico aderente aps cada uso.

Tratamento de Instrumentais
LIMPEZA DE MATERIAIS DESINFECO DE MATERIAIS ESTERILIZAO DE MATERIAIS

Limpeza de Materiais
Antes da desinfeco ou esterilizao de qualquer tipo de material fundamental que seja realizada uma adequada limpeza, para que resduos de matria orgnica que possam ficar presentes nos materiais no interfiram na qualidade dos processos de desinfeco e esterilizao. Realizam-se mtodos mecnicos, fsicos ou qumicos

Desinfeco de Materiais

A desinfeco de instrumentais odontolgicos geralmente recomendada para os materiais termossensveis, que no possam ser esterilizados em estufa ou autoclave, e para aqueles artigos com urgncia de utilizao. Os mtodos de desinfeco empregados na prtica odontolgica praticamente se resumem na desinfeco qumica, atravs de desinfectantes lquidos. A deciso para escolha de um desinfectante deveria levar em considerao aspectos que envolvam efetividade, toxicidade, compatibilidade, efeito residual, solubilidade, estabilidade, odor, facilidade de uso e custos, entre outros. Alm disso, importante que o desinfectante seja recomendado e aprovado pelo Ministrio da Sade.

Desinfeco de Materiais

Os agentes qumicos desinfectantes comumente utilizados em nosso meio so os lcoois, compostos clorados, glutaraldedo, formaldedo, iodforos, perxido de hidrognio, cido peractico, compostos fenlicos e quaternrio de amnia. Os desinfetantes mais utilizados em odontologia so o lcool, o hipoclorito de sdio, os compostos iodados e o glutaraldedo. O lcool e o hipoclorito de sdio so os desinfectantes mais recomendados para superfcies, enquanto que o desinfetante mais comumente usado para instrumentais e outros materiais o glutaraldedo.

Esterilizao de Materiais

A esterilizao de artigos odontolgicos pode ser realizada atravs de mtodos qumicos ou fsicos. A esterilizao qumica compreende a utilizao de agentes esterilizantes lquidos, que so os mesmos utilizados no processo de desinfeco, porm com maior tempo de exposio. A esterilizao qumica apresenta alguns aspectos negativos, especialmente referentes ao risco de recontaminao do material aps o processo, dificuldade de armazenamento e de controle de qualidade ou monitoramento do processo. A esterilizao fsica pode ser conseguida atravs de mtodos ou equipamentos que empregam calor seco (estufa) e atravs de vapor saturado (autoclaves).

Proteo dos Profissionais


VACINAO LAVAGEM e ANTI-SEPSIA das MOS (DEGERMAO) USO DE LUVAS USO DE MSCARAS USO DE CULOS DE PROTEO USO DE VESTIMENTAS

Degermao das Mos

A degermao das mos uma conduta de baixo custo e extremamente relevante no contexto da preveno da infeco hospitalar. preciso, pois, que os profissionais de sade sejam alertados e conscientizados sobre a necessidade da adeso aos corretos mtodos para essa prtica, uma vez que a flora (residente e mais freqentemente, transitria) pode ser causadora de contaminao e infeco hospitalar.

Degermao das Mos

A flora residente no facilmente removvel por lavao e escovao, mas pode ser inativada por antisspticos. A flora transitria, por sua vez, facilmente removvel pela simples limpeza com gua e sabo ou destruda pela aplicao de antisspticos. Lavagem bsica das mos: esse procedimento objetiva a remoo da maioria da flora transitria bem como de sujidades clulas descamativas, oleosidades, suor, plos ,e alguns microorganismos.

a) abrir a torneira sem encostar na pia para evitar contaminao da roupa b) colocar 3 a 5ml de sabo liquido nas mos se o sabo for em barra enxagu-lo antes de usa-lo; c) ensaboar mos por 15 a 30 segundos no esquecendo palma , dorso , espaos interdigitais ,polegar ,articulaes ,unhas , extremidades dos dedos e punhos; d) enxaguar as mos , em gua corrente ,retirando totalmente a espuma e os resduos de sabo ,sem respingar gua na roupa e no piso e sem encostar na pia; e) enxugar as mos com papel toalha duas folhas e, com esse papel toalha, fechar a torneira, desprezando-o no lixo.

Superfcies Contaminadas

O ambiente e equipamentos fixos que cercam o paciente durante o atendimento odontolgico se tornam contaminados em funo da possibilidade de espirramento de secrees e/ou sangue e, principalmente, pelo aerossol liberado no ambiente. Todos os equipamentos devem ser limpos e desinfetados aps cada procedimento. Pode ser utilizado lcool para esta finalidade. Para limpeza do cho, paredes, teto, janelas e demais superfcies pode ser utilizado simplesmente gua e sabo. A utilizao de desinfetantes em superfcies fixas, tipo paredes, teto, cho, no se faz necessria, j que no contribui para a diminuio da incidncia de infeces. A desinfeco em ambientes e superfcies s recomendada em situaes de contaminao com matria orgnica e, nestas situaes, a desinfeco localizada e prxima ao local do atendimento do paciente j suficiente.

ANTISSPTICOS
AS PRINCIPAIS SOLUES SO: PVPI (polivinilpirrolidona iodo) Soluo degermante: degermao das mos e braos da equipe cirrgica, descontaminao do campo operatrio. Soluo alcolica: anti-sepsia e demarcao do campo operatrio. Soluo aquosa: anti-sepsia de mucosa, pele, e para cateterizacao (venosa, arterial, vesical), puno, biopsia, aplicaes de injees. CLOROHEXIDINA Soluo degermante: idem Soluo alcolica: idem HEXACLOROFENO Soluo degermante: idem ALCOOL IODADO 2% Anti-sepsia de mos e antebraos Preparo da pele para cirurgia Anti-sepsia da pele para curativo, biopsia, puno, aplicao de injees.

ANTISSPTICOS

GUA OXIGENADA 10 VOLUMES Limpeza e desinfeco de feridas Remoo de matria orgnica Hemosttico Inibe os microrganismos anaerbicos, mas no age em esporos NITRATO DE PRATA 1% Profilaxia da oftalmia gonoccica do recm nascido Cicatrizao de pequenas leses Facilita remoo de crostas, secante e desodorizante VIOLETA DE GENCIANA Combate infeces por fungos TINTURA DE IODO Anti-sepsia da pele Desinfeco de feridas cutneas

A clorexidina uma substncia antimicrobiana, utilizada principalmente na forma de soluo aquosa para bochechos. O uso da clorexidina em creme dental uma forma simples e eficaz de combater a gengivite.

DESINFECTANTES

Na presena de restos orgnicos os desinfectantes qumicos tm sua atividade antimicrobiana drasticamente reduzida ou mesmo inativada. Alguns fatores, tais como quantidade de matria orgnica, virulncia do organismo patognico, a sade e a susceptibilidade do hospedeiro so determinantes do processo. Os compostos desinfectantes e esterilizantes devero agir em nvel de membrana celular, atravs de alteraes da permeabilidade seletiva da membrana, causando perda das substncias intracelulares vitais. Agem ainda por desnaturao e inativao de protenas como as enzimas.

DESINFETANTES

1.lcool (Nvel mdio) Atividade: Em concentraes entre 70 e 90%, as solues de lcool etlico (etanol), CH3CH2H, so eficientes contra as formas vegetativas dos microorganismos. As propriedades bactericidas do lcool aumentam quanto maior for sua cadeia de carbono. Entretanto, lcoois com cadeias de carbono maiores do que o lcool proplico e isoproplico so pouco solveis em gua, e portanto menos utilizados. O lcool etlico a 70 e o Isopropanol a 90% so os melhores lcoois desinfetantes para superfcies. Mecanismo de ao: a- A atividade antimicrobiana dos lcoois deve-se sua capacidade de desnaturar protenas. b- Os lcoois tambm so solventes de lipdeos, lesando assim as estruturas lpidicas da membrana das clulas microbianas. c- Parte de sua eficincia como desinfetante de superfcie pode ser atribuda ao detergente e de limpeza, que auxilia na remoo mecnica dos microorganismos.

DESINFETANTES

lcool Etlico a 70 lcool Etlico........................qsp gua Destilada qsp..............lcool a 70 (medido com alcometro) lcool Isoproplico 90% Isopropanol........................90ml gua Destilada qsp..............100ml

Obs.: As frmulas acima so utilizadas como

bactericidas para bancadas e instrumentos do consultrio para assepsia das mos.

DESINFECTANTES

2. Cloro O cloro, na forma gasosa (Cl2) em combinaes qumicas, representa um dos desinfectantes mais utilizados. O cloro um potente microbicida de amplo espectro, cuja atividade diminui em presena de matria orgnica. Dentre os compostos de cloro usados como desinfetantes, destacam-se os hipocloritos, que contm o grupo qumico OCL.

DESINFECTANTES

Hipoclorito de Sdio Mecanismo de Ao: O poder desinfectante do cloro se deve liberao de cido hipocloroso que se decompe em cloro e oxignio livre. O cloro provoca a inibio de reaes enzimticas intracelulares, desnaturao de protenas e inativao de cidos nuclicos. Possui atividade antimicrobiana de amplo espectro, baixo custo e ao rpida. Atividade Antimicrobiana: Os compostos que liberam cloro so ativos frente s bactrias, vrus e fungos, inclusive HIV e HBV. Porm, so pouco ativos frente a bacilos cido-lcool-resistentes e esporos. Toxicidade - O envenenamento por Hipoclorito pode ocasionar: dor na mucosa oral, tosse, dor na garganta, sensao de sufocao, irritao na pele, dor estomacal, vmito, queda na presso arterial, delrio e coma. Em contato com a pele pode dissolver cogulos e provocar hemorragias.

DESINFECTANTES

Tratamento da intoxicao: No induzir vmito; lavar a pele com gua em abundncia; se o produto for ingerido, administrar leite, sorvete ou um anti-cido, ou ainda uma soluo de Tiosulfato de Sdio 1% a 2,5%. Armazenamento: Armazenar em frasco protegido da luz (mbar), em geladeira. Estabilidade: No deve ser misturado com cidos fortes ou amnia. A reao subseqente libera cloro e cloramina. A atividade antimicrobiana rapidamente diminuda na presena de material orgnico. Possui maior estabilidade em pH alcalino.

Soluo de Milton Hipoclorito de Sdio.....................l% de (cloro livre) gua Destilada qsp......................l00ml


Indicao: Limpeza de materiais no metlicos. Deve-se imergir os materiais por 30 minutos.

FIM
A biossegurana no completa quando profissionais da Sade atendem a um paciente e manipulam instrumentos, material biolgico e superfcies contaminadas. Porm, o fato de sempre haver um risco deve ser um estmulo nossa dedicao, e no o inverso, ou seja, uma justificativa s nossas falhas. A realizao de controle de infeces envolve muito mais conhecimento, responsabilidade, determinao, organizao e disciplina do que raciocnios complexos e tcnicas difceis de serem aprendidas ou executadas.

Вам также может понравиться