Вы находитесь на странице: 1из 13

Negros Notveis

Definio: Escravido
Para os europeus: Se escravizam os povos inferiores, selvagens, ignorantes quase como animais, justificativas para utilizlos como mo de obra, j que carecem de inteligncia superior e podem ser tratados como um animal domstico.

Descobrimento da Amrica - 1492


Controle de cada territrio por um pas europeu Portugal - Brasil Espanha Pases da America Latina Inglaterra 13 colnias, que servem de revolucionarias para a formao dos EUA

Colonizaes
Brasil: Catequizao dos indgenas, trafico negreiro, utilizao mo de obra escrava negros vindos da frica America Latina: Colnias apenas para explorao, trabalho indgena com exceo: Haiti, Cuba, Jamaica, etc. Estados Unidos: Norte: Colonizao de ingleses, Sul: utilizao de escravos Guerra da secesso

Trecho Memrias Pstumas de Brs Cubas


Prudncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha as mos no cho, recebia um cordel nos queixos, guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mo, fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, ele obedecia, -- algumas vezes gemendo, -- mas obedecia sem dizer uma palavra, ou, quando muito, um ai, nhonh! ao que eu retorquia: -- Cala a boca, besta!

Martin Luther King Jr

"No somos o que deveramos ser, no somos o que desejamos ser, no somos o que iramos ser, mas graas a Deus no somos o que ramos. Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, no pela cor de sua pele

Malcolm X
"Eu no vejo nenhum Sonho Americano, eu vejo um Pesadelo Americano. "No lutamos por integrao ou por separao. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos. As nicas pessoas que realmente mudaram a histria foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.

Por todos os meios necessrios

Panteras Negras
Huey Newton: Eu acho que o qu motiva as pessoas no grande dio, mas o amor grande para as outras pessoas A primeira lio que um revolucionrio deve aprender que ele um homem condenado

Patrice Lumumba
"A luz selvagem do Sol resplandecer novamente sobre ns, enxugar as lgrimas e as nossas feies achincalhadas. Quando romperem estes grilhes, estas pesadas correntes, dispersar-se- para sempre o tempo da crueldade, da maldade. Orgulhoso, o livre Congo se levantar da terra negra.

Nelson Mandela
Ningum nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religio. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. "A educao a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo."

Bob Marley
"Os homens pensam que possuem uma mente, mas a mente que os possui. H pessoas que amam o poder e h outras que tm o poder de amar. Vocs riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocs por serem todos iguais. Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haver guerra.

Milton Santos

A fora da alienao vem dessa fragilidade dos indivduos que apenas conseguem identificar o que os separa e no o que os une. Existem apenas duas classes sociais, as do que no comem e as dos que no dormem com medo da revoluo dos que no comem.

Solano Trindade
A trindade do ser... O homem trs coisas: Ele o que pensa que : Ele o que os outros pensam que ele e Ele o que realmente .
Existem mundos onde questionar errado. H mudos que vivem nesses mundos. So muitos mundos mudos.

Вам также может понравиться