Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Emanuela Azevedo Costa Maria Evnia Pinheiro de Albuquerque Thayn Celina Rodrigues

PIBID LETRAS/ESPANHOL: SUA


IMPORTNCIA DIDTICA NA FORMAO DO ALUNO

JUSTIFICATIVA

Trabalho resultante das aulas de Didtica da lngua portuguesa ministrada pelo professor Dr. Gilson Chicon. Nosso objetivo buscar saber qual a importncia do projeto PIBID / Letras na formao do aluno do curso de Letras portugus e espanhol da UERN.

OBJETIVOS
Objetivo geral: Buscar saber si a vivncia em sala de aula possibilitada pelo PIBID contribui na formao do aluno universitrio e futuro professor, ou seja, se lhe ajudar a desenvolver sua prpria didtica.

OBJETIVOS
Objetivos especficos Apresentar projeto do PIBID/Letras, Aborda as principais teorias didticas e suas contribuies para o ensino; Aplicar, junto aos supervisores e coordenadores do Pibid, questionrios para verificar qual a importncia desse projeto na formao do aluno.

METODOLOGIA
Pesquisa: Nosso trabalho se iniciou com uma pesquisa bibliogrfia, para tanto recorremos a: Braz e Ruiz (2013), Delors (1996), Tavares (2011) e Luckesi (2009), Libanio (1990). Em um segundo momento aplicaremos e analisaremos questionrios que sero respondidos pelas supervisoras e coordenadoras do PIBID. Posteriormente relacionaremos os questionrios que os alunos pibidianos responderam quando comearam a participar do projeto para confrontarmos as respostas dos responsveis pelo projeto com a dos alunos para ver os resultamos.

QUESTIONRIO

Para os coordenadores do PIBID: Qual a importncia ou a contribuio didtica do PIBID na formao do professor de Letras portugus e espanhol?

Para os supervisores e coordenadores do Projeto de Espanhol e Portugus: Na sua opinio, o PIBID colabora para o desenvolvimento didtico do profissional de Letras? Se positivo, faa uma relao entre o desenvolvimento dos alunos antes e depois de suas vivncias no PIBID.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia PIBID em parceria com a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES tem como objetivos primordiais promover o dinamismo entre Universidade e as escolas de Educao Bsica, possibilitar ao futuro educador uma maior capacitao profissional, valorizar o magistrio, inserir os licenciados na comunidade escolar, assim como tambm melhorar a qualidade da educao pblica. O PIBID nomeia o preceito metodolgico da ao-reflexo-ao como referencial terico para ampliar competncias na atuao docente. Dessa forma, se realiza uma formao voltada para o desenvolvimento profissional do prtico-reflexivo. Isso tudo, mostra-se propcio ao aperfeioamento do aluno em vrios modelos de saberes e habilidades como: saber ler, analisar, interpretar, criticar, produzir textos, dentre outros. Os princpios formativos que norteiam este projeto baseiam-se na relao teoria-prtica; na contextualizao; na interdisciplinaridade e na flexibilidade das atividades acadmicas. Esses princpios inspiram-se nos quatros pilares da educao (DELORS, 1996): aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

PIBID

A relao entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN e o PIBID, estabeleceu-se no final de 2009, cuja na atualidade conta com a participao de 15 escolas pblicas nos municpios de Mossor, Caic, Patu, Assu e Pau dos Ferros, envolvendo 314 bolsistas dos Cursos de Graduao Licenciatura em (Letras, Educao Fsica, Qumica, Matemtica, Fsica, Filosofia, Geografia, Cincias Sociais, Cincias Sociais). Todo esse processo de parceria entre o PIBID, a UERN e as escolas, vm proporcionado uma maior aproximao entre os docentes e discentes (da Educao Bsica e Superior), as trocas de experincias, o estmulo a atividade formativa, o desenvolvimento de exerccios conjuntos, so alguns exemplos de atividades que podem ser executadas em parceria entre professor e aluno que pode servir de grande valia para ambos os envolvidos nesse projeto (a Universidade e as escolas de Educao Bsica).

PIBID ESPANHOL

Dentro do Projeto PIBID de Letras encontramos o Subprojeto de Licenciatura em Letras Espanhol e Portugus da UERN. Esses subprojetos surgiram da necessidade de levar o graduando a conviver mais com a realidade que o espera aps sua formao, no caso a escola, haja vista, observar que o Projeto Pedaggico do Curso de Letras Espanhol e Portugus disponibiliza de poucas disciplinas referentes a formao prtica do professor. E o PIBID um projeto que contribui de modo mpar para uma boa qualificao na formao do docente. O Projeto de Letras- Espanhol que tem como ttulo Gneros literrios: contribuies prtica do ensino de lngua e cultura espanhola, composto por um coordenador de rea, trs supervisores e quinze bolsistas. Seu principal propsito desenvolver aes didtico pedaggicas atravs dos gneros literrios envolvendo atividades de compreenso leitora, produo escrita e anlise lingustica, e assim proporcionar uma formao mais amadurecida ao graduando, como tambm possibilitar ao professor supervisores de educao bsica uma formao continuada de maior excelncia.

PIBID ESPANHOL

O PIBID de Letras Espanhol est tem como objetivo desenvolver novas estratgias e abordagens de ensino para as aulas de Lngua Espanhola tendo como fundamentao o texto literrio. Todas as atividades so realizadas levando em consideraes o nvel de organizao didtico pedaggica de cada escola e o perfil cognitivo dos alunos, aspectos fundamentais para uma boa formao docente.

REFERNCIAS

BRAZ, A. M. G; RUIZ, C. A. L. (Orgs.). Formao docente no PIBID/UERN. Mossor: UERN, 2013. CORACINE, M. J. R. O livro didtico nos discursos da lingustica aplicada e da sala de aula. Campinas- SP: Pontes, 1999.

DELORS, J. Os Quatro Pilares da Educao. In: ______. Educao: Um Tesouro a Descobrir. So Paulo: Cortez, 1996, p. 89-102.

DIDTICA. Priberam. Disponvel em: << http://www.priberam.pt/dlpo/did%C3%A1tica >>. Acesso em: 03 dez. 2013. LIBANIO, J. C. Didtica. In: Interpretao, autoria e Legitimao do livro didtico So Paulo: Cortez. CORACINI, Maria Jos (Org.). Campinas- SP: Pontes, 1999

LUCKESI. C. C. O papel da didtica na formao do educador. In: Didtica em questo. Org. Vera Maria Candau. Rio de Janeiro. ed. 29. Petropolis: Vozes. 2009.
TAVARES, R. H. Didtica geral. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

Вам также может понравиться