Вы находитесь на странице: 1из 20

INDEPENDNCIA DO EGITO

A Repblica rabe do Egito (nome oficial), se localiza no norte da frica, no entanto, seu territrio inclui a Pennsula do Sinai, na sia, fazendo do Egito um estado transcontinental, sendo, atualmente, um dos pases mais populosos da frica.

DOMINAO BRITNICA
O Egito entra no sculo XIX, liderado pelo albans Mehmet Ali, que promoveu uma campanha de obras pblicas modernizadoras, com projetos de irrigao e reformas agrcolas, assim como uma maior industrializao. Essas obras foram continuadas e ampliadas por seu neto e sucessor Ismail Pax.

Esse perodo de modernizao e a m administrao financeira do governo do quediva, fizeram com que o Egito contrasse enormes emprstimos com credores europeus, principalmente para a construo do Canal de Suez, o que deixou o pas beira da falncia. Tal situao se configurou em um pretexto para a dominao europeia. 1880 O Egito declara moratria nacional e credores europeus assumem a tutela do fisco e das finanas egpcias.

Revoluo Urabista ou Revolta de Urabi: revolta nacionalista, liderada por Ahmed Urabi, contra a dominao estrangeira no pas e contra o governo de Tewfik Pax, sufocada pelos ingleses em 1882, que permaneceriam por mais de meio sculo em territrio egpcio. 1906: Incidente em Denshawai questionamento do domnio britnico no Egito. Resposta britnica: cinquenta e dois homens egpcios condenados a morte.

Primeira metade do sculo XIX


Durante a Primeira Guerra Mundial, o Egito se tornou um protetorado, tendo sido deposto o quediva Tewfik Pax, substitudo pelo sulto Hussein Kamil. Delegao Wafd e a Conferncia de Paz de Paris de 1919: independncia do Egito.

Saad Zaghlul

Lder do Partido Wafd, lutou pela independncia do Egito do domnio britnico.

REVOLUO DE 1919
Protestos, manifestaes e tumultos em massa tomaram todo o Egito. Manifestaes das mulheres. Independncia nominal do Egito em 28 de fevereiro de 1922, que aboliu o protetorado e estabeleceu um reino independente no Egito regime monrquico.

Egito ps Segunda Guerra Mundial


Importncia do Canal de Suez: localidade cobiada pelas potncias europeias e pelos Estados Unidos; Crescente valorizao do petrleo (encontrado em grande quantidade no Oriente Mdio) na economia mundial; Egito continua sofrendo intervenes estrangeiras durante o governo do rei Faruk.

1952 Liderados por Gamal Abdel Nasser, um grupo de militares, inconformados com a situao do pas, organizam um levante e derrubam o rei Faruk. Reformas implementadas: estatizao das empresas estrangeiras, limitao da presena de outros pases na economia do Egito, projeto de reforma agrria e o apoio dos soviticos. Guerra Fria: o apoio sovitico aos egpcios incomodou a Frana, a Inglaterra e Israel, que tinham interesses na regio. Para aumentar as tenses: fechamento do Porto de Eliat e nacionalizao do canal de Suez.

GAMAL ABDEL NASSER (1918-1970)

Consequncias das reformas adotadas: Israel ficou sem a possibilidade de irrigao do deserto de Negev e perdeu seu contato com o Mar Vermelho; Frana e Inglaterra, com seus interesses imperialistas, perderam espao de influncia na economia do Egito, alm de um importante mercado consumidor. 1956 Retaliao israelense: invaso militar na Pennsula do Sinai e, com a ajuda de ingleses e franceses, tomada de Port-Said. A guerra estava declarada.

Guerra do Suez: em duas semanas os israelenses conquistaram importantes territrios egpcios, conseguiram reabrir o porto de Eliat e derrotaram os egpcios. Interveno norte-americana: o medo da represlia sovitica fez os Estados Unidos intervirem no conflito os soviticos, aliados dos egpcios, expressam-se sobre o conflito, ameaando atacar Londres e Paris com armas nucleares. Naes Unidas: tambm interferem no confronto para evitar o ataque nuclear e uma nova guerra mundial, exigindo que os invasores desocupem o Egito.

Bandeira de Israel marca a retomada da margem oriental do Canal de Suez.

Influncia ideolgica da URSS sobre o Egito. Fim da guerra: devido s presses, as tropas israelenses recuaram. Portanto, militarmente, a operao do exrcito israelense, em conjunto com ingleses e franceses, foi um sucesso, tendo os israelenses esmagado facilmente as posies egpcias no Sinai. Politicamente, porm, revelouse um desastre poltico. Ao conjunta americano-sovitica: essa ao revelou-se contra a velha poltica dos antigos imprios europeus (Frana e Inglaterra) que agiram em favor de Israel sem ter feito nenhuma consulta prvia aos novos senhores do mundo (EUA e URSS).

1957 Liberao do Canal de Suez, conservado sob o controle do governo de Nasser. Conflitos e tenses entre palestinos e israelenses permaneceram: OLP (Organizao para a Libertao da Palestina), guerras, decadncia do nasserismo. Anwar Al Sadat/ Hosni Mubarak/ Primavera rabe no Egito, 2011/ Mohammed Morsi Irmandade Muulmana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
UNESCO. Histria Geral da frica. VII frica sob dominao colonial, 1880-1935. Disponvel em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/ materiais/0000015110.pdf UNESCO. Histria Geral da frica. VIII frica desde 1935. Disponvel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/mate riais/0000015111.pdf

Вам также может понравиться