Вы находитесь на странице: 1из 21

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS (DSTs)

Alm das relaes sexuais, as DSTs possuem outras formas de transmisso?


Sangue; Transmisso vertical; Compartilhamento de roupa ntima.

Para que haja contaminao, necessria a penetrao do pnis durante a relao sexual? No, a maioria das DSTs se transmite atravs de soluo de continuidade e/ ou secrees; se houver contato, mesmo sem penetrao, possvel o contgio.

Como diagnosticar uma DST ?


O diagnstico e feito com base nos sintomas e exames laboratoriais; porem, em grande parte dos casos a pessoa no apresenta sintomas e nem sabe que est doente, o que dificulta o diagnstico e aumenta as chances de transmisso.

Quais so os sintomas mais comuns?


Corrimentos; Dor nas relaes sexuais ; Ardor ao urinar; Feridas e bolhas na regio genital.

OBS: pacientes assintomticos.

O que pode ocorrer caso a DST no seja tratada?


Infertilidade; Amputao do pnis; Problemas cardacos, neurolgicos, etc. Morte.

Como prevenir?
Uso do preservativo; No compartilhar objetos pessoais( roupa ntima, escova de dente) No compartilhar tesouras e alicates de unha, agulhas e seringas ou qualquer material perfuro-cortante.

Existe diferena entre ser um portador do HIV e ter AIDS?


Portador do HIV qualquer pessoa infectada pelo vrus mas que est saudvel.
A AIDS a fase da infeco na qual surgem diversas doenas e infeces devido a imunodepresso causada pelo vrus.

Eu j tive Herpes Genital. J faz mais de um ano que no tenho leses. Posso dizer que estou curada? Existe risco de transmisso? Devo continuar usando preservativo?
O controle desta doena complicado. O mais provvel que ainda seja portadora do vrus e portanto possa transmiti-lo. Lembrar que a proteo dos preservativos neste caso relativa. Troque idias com seu mdico ou enfermeiro sobre isto.

Descubra o que se pede!

Ela uma doena que assintomtica nos homens em alguns casos, podem aparecem pequenas verrugas no pnis. Na mulher pode provocar CA de colo de tero...
a) b) c) d) SIFLIS CONDILOMA ACUMINADO (HPV) HEPATITE A CANDDIASE

Ela causada por um fungo que provoca infeces, s vezes, pode provocar corrimento vaginal nas mulheres. As mulheres contaminadas queixam-se de coceiras, com corrimento vaginal esbranquiado (coalhado) e piora com o uso de roupas quentes e apertadas:
a) b) c) d) CANDDIASE HEPATITE A TRICOMONASE AIDS

uma doena provocada por um protozorio flagelado, geralmente os homens agem como um agente que transmite essa DST (vetor), alm de no apresentar sintomas (assintomtico). uma DST parecida com a candidase (sintomas e sinais), porm difere no tipo de secreo coletada (amareloesverdeada abundante e com mau cheiro). Estamos falando em:
a) b) c) d) TRICOMONASE CANDIDASE HPV AIDS

uma doena transmitida por meio de sangue, smen e secrees vaginais, pelo compartilhamento de agulhas ou seringas, alm da transmisso vertical. Podendo causar inflamao heptica e sintomas como: inapetncia, anorexia, febre, vmitos, naseas, diarria e principalmente ictercia.
a) b) c) d) HPV CANDIDASE HERPES GENITAL HEPAPITE B

E agora?

PREVINA-SE!

Вам также может понравиться