Вы находитесь на странице: 1из 17

O Porteflio no mbito dos Cursos EFA

SEMINRIO PEDAGGICO O Contributo do Porteflio para o Processo de Aprendizagem e Avaliao CITEFORMA 28 de Maio de 2009 Sandra Pratas Rodrigues CFP Seixal

Cada tipologia de Curso EFA, um tipo de Porteflio. Cada adulto, um PRA diferente.
Questo prvia: Que Curso EFA? Cursos EFA de percurso flexvel Cursos EFA tipificados Cursos EFA de Certificao Escolar Cursos EFA de Dupla Certificao Formao Tecnolgica de um Curso EFA de Dupla Certificao

A Noo de Porteflio
Tradicionalmente ligado ao mundo das artes visuais (fotografia, pintura, arquitectura, ...) como conjunto documental da obra e da experincia do seu autor, o conceito de Porteflio adquiriu um significado especfico no campo da educao. Um Porteflio Reflexivo de Aprendizagens... fruto de um processo participado, entre formandos e formadores, mas da responsabilidade do adulto que o constri. a ele e ao seu processo de aprendizagem individual que o Porteflio reflecte, no formao. A construo de um Porteflio desta natureza , em si mesma, uma estratgia de promoo de aprendizagens.

Metodologia(s) de construo do PRA


Uma hiptese:
Personalizao

Construo de sentido

Porteflio Percurso de Aprendizagem Contextualizao

Ligaes

Reflexo
Jones e Sheldon (2006)

Metodologia(s) de construo do PRA


Outra hiptese:
5.Partilhar concluses/ resultados

4.Direccionar para novos desafios

Relacionar

1.Recolher Informao

3.Reflectir

2.Seleccionar
Helen Barret (2006)

Questo conceptual: o que significa aprender?

No se aprende, Senhor, na fantasia Sonhando, imaginando ou estudando Seno vendo, tratando e pelejando.

Cames, Os Lusadas, canto X, Estrofe 153

Aprender
no copiar ou reproduzir a realidade, antes a capacidade de reelaborar uma representao pessoal sobre a mesma (), facilitando a sua funcionalidade para realizar novas aprendizagens e para resolver problemas da vida. Aprender dar sentido e significado realidade, ou seja, compreender, relacionar e construir para poder aplicar e agir.
(Lusa Alonso, 2000)

Ou seja, ns aprendemos o que tem significado para ns.


Aprendizagem significativa

PRA de Cursos EFA com percursos flexveis : algumas questes


Continuidade de um Porteflio marcadamente autobiogrfico, provavelmente na mesma linha de orientao: Trata-se, sobretudo, de adquirir no presente as competncias que o adulto no adquiriu/consolidou no passado. Adulto estabelece associaes entre as novas aprendizagens e a sua Histria de Vida. Ou seja: As aprendizagens sero fortemente influenciadas pela complementaridade com o processo de RVCC, anterior formao.

PRA de Cursos EFA tipificados


A inexistncia, formalmente, de um Reconhecimento prvio das competncias do adulto no significa que este no faa o mesmo processo de encaixe das aprendizagens na sua Histria de Vida! Estrutura do PRA pode ser pensada a partir de uma abordagem autobiogrfica (estas aprendizagens na minha vida: como aplico?) Aprendizagem por adultos implica:
Significatividade Aplicabilidade/transferibilidade Reflexividade
Um PRA no um PA: o teor reflexivo destes Porteflios coloca o Adulto, com as suas caractersticas nicas, expectativas e motivaes, modos de vida e estruturas socio-culturais, no centro do seu processo de aprendizagem.

Teor reflexivo do PRA


Implica que o formando (entre outros processos reflexivos):
Se posicione face a problemticas do conhecimento e do mundo actual e lhes confira um significado pessoal; Encontre associaes significativas entre aprendizagens operativas/prticas e outras, mais enquadradoras e conjunturais. Se descentre daquilo que sabe acerca dos contedos formativos trabalhados e apreendidos em formao, para saber outra coisa (fruto de associaes, reflexes sobre a aplicao de novos conceitos sua vida quotidiana, ).

Neste contexto, um Porteflio Reflexivo de Aprendizagens :


um conjunto de trabalhos, produzidos pelo adulto ao longo do Curso, devidamente planeado e organizado. Proporciona uma viso to alargada e pormenorizada quanto possvel do seu percurso de formao. Implica uma partilha de responsabilidades entre formadores e formandos sobre que documentao deve ser colocada no PRA, em que condies, com que objectivos e a forma como se ir processar a sua avaliao. Organiza, assim, as evidncias das aprendizagens, por referncia matriz que lhe serve de eixo (Catlogo Nacional de Qualificaes). Respeita uma filosofia de aprendizagem baseada na investigao/aco/formao. Desenvolve um perfil de competncias meta-cognitivas e meta-reflexivas.

PRA: a evidenciao das aprendizagens


As evidncias das aprendizagens so de natureza diversa, de acordo com o percurso formativo e intenes/motivaes do formando. Nesse sentido: Abrangem todas as reas e UFCD do seu currculo. So diversificadas (escritas, visuais, multimdia). Mostram processos e produtos de aprendizagem. Ilustram diferentes metodologias de trabalho, por iniciativa do formando, mas tambm do formador (trabalho de grupo/individual; pesquisas; reflexes; relatrios de actividades prticas; registos udio e/ou vdeo; entre outras); identificam as diferentes oportunidades de aprendizagem proporcionadas aos adultos em formao. Revelam o envolvimento do formando no processo de construo, reviso, reformulao e seleco de trabalhos.

Indicadores para construo/acompanhamento do Porteflio (sugestes): Projecto proposto pelo adulto, depois de esclarecido e orientado. Adequao a um plano negociado com o adulto, reflectindo (sobre) o percurso de vida/formao feito.

Evidenciando: Iniciativa, Autonomia

Adaptabilidade, Flexibilidade
Auto-reflexo, Autoavaliao O Desenvolvimento do Progresso Individual de Aprendizagens (referencial de formao como horizonte) Consciencializao, Reperspectivao

Diversificao de documentos, sempre acompanhados de reflexes sobre as competncias a evidenciadas (o que aprendi, como aprendi, quem me ajudou, quem ajudei, em que situaes apliquei de novo, ...).
Datao de cada documento, para permitir a observao e anlise do percurso/evoluo. Seleco pessoal e motivada do contedo do Porteflio, dando conta dos diferentes passos de cada documento/trabalho.

Os trabalhos e actividades includos no Porteflio, devem ser devidamente datados, permitindo reconstruir um filme dos progressos, das aprendizagens, das necessidades e das experincias dos adultos em formao.
O Porteflio Uma espcie de filme onde o processo de aprendizagem fica registado quase que com movimento.
(Simo 2002:93)

Dimenses fundamentais do PRA


Dimenso documental Documenta experincias significativas, reunidas para demonstrar o percurso de aprendizagens da pessoa ao longo do tempo. Fazer Dimenso de auto-reflexo e auto-avaliao um documento que conta uma histria, visando, simultaneamente, uma reflexo sobre as aprendizagens feitas e a sua projeco no futuro. Pensar sobre o que se fez Dimenso de reconstruo contnua O PRA comprova a capacidade que o adulto tem de ir reconstruindo o seu Porteflio/Percurso, reflectindo continuamente sobre o seu desenvolvimento pessoal, profissional e sociocultural. Refazer

O papel da rea de PRA


Planeamento e organizao (e necessrias reformulaes do plano inicial) do PRA. (Re) construo do PRA, em funo de novos projectos/contributos, que preciso integrar com coerncia. Tomada de conscincia sobre a articulao entre conceitos e competncias, relativos s diferentes UFCD do percurso formativo. Avaliao, em sesses definidas para o efeito, seja na sequncia de actividades integradoras (conceitos e competncias de diferentes UFCD), seja com a finalidade de validar uma determinada unidade de formao.
o espao/tempo da formao em que o adulto estrutura e reflecte sobre a sua prpria aprendizagem, coadjuvado pela equipa pedaggica do Curso EFA.

O Porteflio no em si mesmo um fim, mas um processo que ajuda a desenvolver a aprendizagem.


(Klenowski, 2002)

Obrigada!
Sandra Pratas Rodrigues sandrapratas.rodrigues@gmail.com

Вам также может понравиться