Вы находитесь на странице: 1из 15

Conhecendo o Disco Rgido ou HD (Hard Disk)

O que HD?
O Hd o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, possvel guardar no s arquivos como tambm todos os dados do seu sistema operacional.

Surgimento
O 1 HD:
Um dos primeiros HDs que se tem notcia o IBM 305 RAMAC (1956). Tinha capacidade de arazenamento de at 5 MB de dados. Eram enormes possua dimenses 14 x 8 polegadas e eram extremamente caros (30 mil dlares).

Com o passar dos anos, os HDs foram aumentando sua capacidade de armazenamento,se tornaram menores, mais baratos e mais confiveis.

Foto ao lado mostra um disco rgido utilizado pelo Metr de So Paulo em seus primeiros anos.

Componentes de um HD
Placa lgica: Abriga chips responsveis por diversas tarefas do HD. Motor: Responsvel por fazer girar os pratos(discos onde os dados so armazenados)

Componentes de um HD
Buffer:
Armazena pequenas quantidades de dados durante a comunicao com o computador. Esse chip consegue lidar com os dados de maneira mais rpida que os discos rgidos, com isso agiliza o processo de transferncia de informaes. comum encontrar HDs que possuam buffers de 2 MB e 8 MB.

Controladora:
Gerencia uma srie de itens do HD, como a movimentao dos discos e das cabeas de leitura/gravao , o envio e recebimento de dados entre os discos e o computador, e at rotinas de segurana.

Pratos:

Componentes de um HD
Discos onde os dados so armazenados. So feitos de alumnio recoberto por um material magntico e por uma camada de material protetor. Quanto mais denso for o material magntico maior a capacidade de armazenamento do disco. HDs com grande capacidade contam com mais de um prato, um sobre o outro.

Componentes de um HD
Cabea e brao: Cabea (ou cabeote) um dispositivo muito pequeno de leitura e gravao. Nela esta presente uma bobina que utiliza impulsos magnticos para manipular as molculas da superfcie do disco, e assim gravar dados. H uma cabea para cada lado dos discos. Se localizado na ponta de um dispositivo denominado brao, que tem a funo de posicionar os cabeotes sob a superfcie dos pratos. A cabea de leitura e gravao no toca nos discos porm a distncia entre ambos extremamente pequena.

Foto de um brao e cabea de um HD

Componentes de um HD
Atuador:
o responsvel por mover o brao sob a superfcie dos pratos, e assim permitir que as cabeas faam o seu trabalho. Para que a movimentao ocorra, o atuador contm em seu interior uma bobina que "induzida" por ims.
Foto de um Atuador desmontado

Gravao e Leitura
A superfcie de gravao dos pratos composta de materiais sensveis ao magnetismo (geralmente, xido de ferro). O cabeote de leitura e gravao manipula as molculas desse material atravs de seus plos. Para isso, a polaridade das cabeas muda numa freqncia muito alta: quando est positiva, atrai o plo negativo das molculas e vice-versa. De acordo com essa polaridade que so gravados os bits (0 e 1). No processo de leitura de dados, o cabeote simplesmente "l" o campo magntico gerado pelas molculas e gera uma corrente eltrica correspondente, cuja variao analisada pela controladora do HD para determinar os bits.

Gravao e Leitura
Para a "ordenao" dos dados no HD, utilizado um esquema conhecido como "geometria dos discos". Nele, o disco "dividido" em cilindros, trilhas e setores.

Gravao e Leitura
As Trilhas:
So crculos que comeam no centro do disco e vo at a sua borda, como se estivesse um dentro do outro. Essas trilhas so numeradas da borda para o centro, isto , a trilha que fica mais prxima da extremidade do disco denominada trilha 0, a trilha que vem em seguida chamada trilha 1, e assim por diante, at chegar trilha mais prxima do centro.

Gravao e Leitura
Os Setores:
Cada trilha dividida em trechos regulares chamados de setor. Cada setor possui uma determinada capacidade de armazenamento (geralmente, 512 bytes).

Gravao e Leitura

Imagem ilustrativa mostrando os setores e as trilhas de um dos Pratos de um Hd

Вам также может понравиться