Вы находитесь на странице: 1из 92

A ltima Gerao

382 Tessalonicenses 2:2


Que no vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por esprito, quer por palavra, quer por epstola, como de ns, como se o dia de Cristo estivesse j perto.

Colossenses 1:23

no vos moverdes da esperana do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que h debaixo do cu

Satans viu que estava desmascarado. Sua administrao foi exposta perante os anjos no cados e o Universo celestial. Revelara-se um homicida. Derramando o sangue do Filho de Deus, desarraigou-se Satans das simpatias dos seres celestiais. Todavia, Satans no foi ento destrudo. Os anjos no perceberam, nem mesmo a, tudo quanto se achava envolvido no grande conflito. Os princpios em jogo deviam ser mais plenamente revelados.

Desejado de Todas as Naes 761

O Princpio da Ceifa

Joo 4:35-38
No dizeis vs que ainda h quatro meses at que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que j esto brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardo, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.

Joo 4:35-38
Porque nisto verdadeiro o ditado, que um o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vs no trabalhastes; outros trabalharam, e vs entrastes no seu trabalho.

Mateus 13:39 O inimigo, que o semeou, o diabo; e a ceifa o fim do mundo; e os ceifeiros so os anjos.

Marcos 4:26-29
E dizia: O reino de Deus assim como se um homem lanasse semente terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, no sabendo ele como.

Marcos 4:26-29
Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por ltimo o gro cheio na espiga. E, quando j o fruto se mostra, metese-lhe logo a foice, porque est chegada a ceifa.

Tiago 5:7 Sede pois, irmos, pacientes at vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com pacincia, at que receba a chuva tempor e serdia.

Apocalipse 14:14-16
E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabea uma coroa de ouro, e na sua mo uma foice aguda. E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem:

Apocalipse 14:14-16
Lana a tua foice, e sega; a hora de segar te vinda, porque j a seara da terra est madura. E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a sua foice terra, e a terra foi segada.

Jesus Espera em Seu Povo

Apocalipse 19:7,8
Regozijemo-nos, e alegremonos, e demos-lhe glria; porque vindas so as bodas do Cordeiro, e j a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino so as justias dos santos.

2 Pedro 3:9-14
O Senhor no retarda a sua promessa, ainda que alguns a tm por tardia; mas longnime para conosco, no querendo que alguns se percam, seno que todos venham a arrependerse. Mas o dia do Senhor vir como o ladro de noite; no qual os cus passaro com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfaro, e a terra, e as obras que nela h, se queimaro. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convm ser em santo trato, e piedade,

2 Pedro 3:9-14
Aguardando, e apressando-vos

para a vinda do dia de Deus, em que os cus, em fogo se desfaro, e os elementos, ardendo, se fundiro? Mas ns, segundo a sua promessa, aguardamos novos cus e nova terra, em que habita a justia. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensveis em paz.

Apocalipse 7:1-4
E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra rvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo:

Apocalipse 7:1-4
No danifiqueis a terra, nem o mar, nem as rvores, at que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi o nmero dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.

Daniel 8:14

E ele me disse: At duas mil e trezentas tardes e manhs; e o santurio ser purificado.

Apocalipse 22:11

Quem injusto, faa injustia ainda; e quem est sujo, suje-se ainda; e quem justo, faa justia ainda; e quem santo, seja santificado ainda.

Enquanto o juzo investigativo prosseguir no Cu, enquanto os pecados dos crentes arrependidos esto sendo removidos do santurio, deve haver uma obra especial de purificao, ou de afastamento de pecado, entre o povo de Deus na Terra.
O Grande Conflito 425

Cristo est purificando o templo no cu dos pecados do povo, e ns devemos trabalhar em harmonia com Ele na Terra, purificando do templo da alma a corrupo moral.
Review and Herald, 11 de fevereiro, 1890

Houvesse a igreja de Cristo feito a obra que lhe era designada, como Ele ordenou, o mundo inteiro haveria sido antes advertido, e o Senhor Jesus teria vindo Terra em poder e grande glria.
O Desejado de Todas as Naes 634 (1898)

Talvez tenhamos de permanecer muitos anos mais neste mundo por causa de insubordinao, como aconteceu com os filhos de Israel; mas por amor de Cristo, Seu povo no deve acrescentar pecado a pecado, responsabilizando a Deus pela conseqncia de seu procedimento errado.

Evangelismo 696 (1901)

Manuscrito 4, 1883
Houvessem os adventistas, depois do grande desapontamento de 1844, sustentado firme sua f e seguido avante unidos, segundo a providncia de que Deus lhes abriria o caminho, recebendo a mensagem do terceiro anjo, e no poder do Esprito Santo proclamando-a ao mundo, haveriam visto a salvao de Deus, o Senhor teria operado poderosamente com os esforos deles, a obra haveria sido concluda, e Cristo teria vindo antes para receber Seu povo para dar-lhe o seu galardo. Mas no perodo de dvida e incerteza que se seguiu ao desapontamento, muitos dos crentes no advento renunciaram a sua f. ...

Manuscrito 4, 1883
Assim foi prejudicada a obra, e o mundo foi deixado em trevas. Houvesse todo o corpo de crentes adventistas se unido nos mandamentos de Deus e na f de Jesus, quo grandemente diversa teria sido a nossa histria! No era a vontade de Deus que a vinda de Cristo houvesse sido assim retardada. No era desgnio Seu que Seu povo, Israel, vagueasse quarenta anos no deserto. Prometeu conduzi-los diretamente terra de Cana, e estabelec-los ali como um povo santo, sadio e feliz. Aqueles, porm, a quem foi primeiro pregado, no entraram por causa da incredulidade. Mat. 13:58

Manuscrito 4, 1883
Seu corao estava cheio de murmurao, rebelio e dio, e Ele no podia cumprir Seu concerto com eles. Por quarenta anos a incredulidade, a murmurao e a rebelio excluram o antigo Israel da terra de Cana. Os mesmos pecados tm retardado a entrada do Israel moderno na Cana celestial. Em nenhum dos casos houve falta da parte das promessas de Deus. a incredulidade, o mundanismo, a falta de consagrao e a contenda entre o professo povo de Deus que nos tm detido neste mundo de pecado e dor por tantos anos.

Perfeio Bblica

Gnesis 6:9 No era homem justo e perfeito em suas geraes; No andava com Deus.

A palavra hebraica tamiyn aparece 91 vezes no Antigo Testamento. Em outras passagens ela traduzida para o portugus sem defeito (xodo 12:5), ntegro (J 1:1), sincero (Jose 24:14), reto (Salmo 37:18), etc.

J 1:1, 8
Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era J; e era este homem ntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal E disse o SENHOR a Satans: Observaste tu a meu servo J? Porque ningum h na terra semelhante a ele, homem ntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

Gnesis 17:1

apareceu o SENHOR a Abro, e disse-lhe: Eu sou o Deus TodoPoderoso, anda em minha presena e s perfeito.

Deuteronmio 18:13

Perfeito sers, como o SENHOR teu Deus.

Salmo 18:32

Deus o que me cinge de fora e aperfeioa o meu caminho.

Mateus 5: 48

Sede vs pois perfeitos, como perfeito o vosso Pai que est nos cus.

A palavra grega teleios aparece 19 vezes no Novo Testamento. Em outra passagem do Novo Testamento a palavra grega teleios traduzida adulto (1 Corntios 14:20).

Efsios 1:4

Como tambm nos elegeu nEle antes da fundao do mundo, para que fssemos santos e irrepreensveis diante dEle em amor

A palavra grega amomos usada no Novo Testamento 7 vezes e significa perfeito, inculpvel e sem mcula. Em 1 Pedro 1:19 ela usada para descrever Cristo, o cordeiro imaculado de Deus.

Colossenses 1:22

No corpo da sua carne, pela morte, para perante Ele vos apresentar santos, e irrepreensveis, e inculpveis

A palavra grega anegkletos usada no Novo Testamento 5 vezes e significa inculpvel.

Judas 24

Ora, quele que poderoso para vos guardar de tropear, e apresentar-vos irrepreensveis, com alegria, perante a sua glria

Parbolas de Jesus

pg. 65

Nossa vida pode ser perfeita em cada fase de desenvolvimento; contudo haver progresso contnuo, se o propsito de Deus se cumprir em ns. A santificao obra de toda uma vida.

Como Deus perfeito em Sua elevada esfera de ao, assim o homem pode ser perfeito em sua esfera humana.
Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes 365

Efsios 4:13

At que todos cheguemos unidade da f, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, medida da estatura completa de Cristo

Colossenses 4:12 Sada-vos Epafras, que dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vs em oraes, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.

Tiago 1:2-4
Meus irmos, tende grande gozo quando cairdes em vrias tentaes; Sabendo que a prova da vossa f opera a pacincia. Tenha, porm, a pacincia a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

Tiago 3:3

Porque todos tropeamos em muitas coisas. Se algum no tropea em palavra, o tal perfeito, e poderoso para tambm refrear todo o corpo.

Efsios 5:26

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da gua, pela palavra

1 Corntios 1:8

O qual vos confirmar tambm at ao fim, para serdes irrepreensveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Apocalipse 14:5

E na sua boca no se achou engano; porque so irrepreensveis diante do trono de Deus.

Parbolas de Jesus 69 Cristo aguarda com fremente desejo a manifestao de Si mesmo em Sua igreja. Quando o carter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, ento vir para reclam-los como Seus.

Vivendo Sem Intercessor

Romanos 1:18

Porque do cu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustia dos homens, que detm a verdade em injustia.

Lamentaes 3:22, 23 As misericrdias do SENHOR so a causa de no sermos consumidos, porque as suas misericrdias no tm fim; Novas so cada manh; grande a tua fidelidade.

1 Timteo 2:5 Porque h um s Deus, e um s Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Isaas 59:16 E vendo que ningum havia, maravilhou-se de que no houvesse um intercessor; por isso o seu prprio brao lhe trouxe a salvao, e a sua prpria justia o susteve.

Apocalipse 15:6-8
E os sete anjos que tinham as sete pragas saram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos. E um dos quatro animais deu aos sete anjos sete taas de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre.

Os que estiverem vivendo sobre a Terra quando a intercesso de Cristo cessar no santurio celestial, devero, sem mediador, estar em p na presena do Deus santo. Suas vestes devem estar imaculadas, o carter liberto de pecado, pelo sangue da asperso. Mediante a graa de Deus e seu prprio esforo diligente, devem eles ser vencedores na batalha contra o mal. O Grande Conflito 425

Naquele tempo terrvel os justos devem viver vista de um Deus santo, sem intercessor.
O Grande Conflito 614

Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote est a fazer expiao por ns, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo.
O Grande Conflito 622

Primeiros Escritos

pg. 71

Vi tambm que muitos no compreendem o que devem ser a fim de viverem vista do Senhor sem um sumo sacerdote no santurio, durante o tempo de angstia. Os que ho de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angstia, devem refletir completamente a imagem de Jesus No haver, porm, tempo para o fazer, e nem Mediador para pleitear sua causa perante o Pai.

Jesus est em Seu santo templo, e agora aceita nossos sacrifcios, oraes e confisses de faltas e pecados, e perdoar todas as transgresses de Israel, para que sejam apagadas antes que Ele saia do santurio. Quando Jesus sair do santurio, os que so santos e justos sero santos e justos ainda; pois todos os seus pecados estaro apagados, e eles selados com o selo do Deus vivo.

Mas aqueles que forem injustos e sujos, sero injustos e sujos ainda; pois no haver ento sacerdote no santurio para apresentar seus sacrifcios, confisses e oraes perante o trono do Pai. Portanto, o que se h de fazer para livrar as almas da tormenta vindoura da ira, deve ser feito antes que Jesus saia do lugar santssimo do santurio celestial.
Primeiros Escritos 48

A Reivindicao do Carter de Deus

Apocalipse 12:10

E ouvi uma grande voz no cu, que dizia: Agora chegada a salvao, e a fora, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque j o acusador de nossos irmos derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

Zacarias 3:1-5
No oitavo ms do segundo ano de Dario veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo: O SENHOR se irou fortemente contra vossos pais. Portanto dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exrcitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exrcitos, e eu me tornarei para vs, diz o SENHOR dos Exrcitos.

Zacarias 3:1-5
E no sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exrcitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas ms obras; mas no ouviram, nem me escutaram, diz o SENHOR. Vossos pais, onde esto? E os profetas, vivero eles para sempre?

J 1:9-10 Ento respondeu Satans ao SENHOR, e disse: Porventura teme J a Deus debalde? Porventura tu no cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mos abenoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

Judas 9

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moiss, no ousou pronunciar juzo de maldio contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.

1 Corntios 4:9

Porque tenho para mim, que Deus a ns, apstolos, nos ps por ltimos, como condenados morte; pois somos feitos espetculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.

Apocalipse 14:12

Aqui est a pacincia dos santos; aqui esto os que guardam os mandamentos de Deus e a f em Jesus.

Desde o incio do grande conflito tem-se ele esforado por provar que os princpios pelos quais Deus age so egostas, e da mesma maneira ele considera a todos os que servem a Deus. A obra de Cristo e a de todos os que adotam o Seu nome, tem por fim refutar esta pretenso de Satans.
Educao 154

Apocalipse 15:3, 4
E cantavam o cntico de Moiss, servo de Deus, e o cntico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas so as tuas obras, Senhor Deus TodoPoderoso! Justos e verdadeiros so os teus caminhos, Rei dos santos. Quem te no temer, Senhor, e no magnificar o teu nome? Porque s tu s santo; por isso todas as naes viro, e se prostraro diante de ti, porque os teus juzos so manifestos.

A prpria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeioamento do carter de Seu povo.
O Desejado de Todas as Naes 671

Deus Garante Eterna Paz

Gnesis 18:17, 18 E disse o SENHOR: Ocultarei eu a Abrao o que fao, Visto que Abrao certamente vir a ser uma grande e poderosa nao, e nele sero benditas todas as naes da terra?

xodo 32:9, 10

Disse mais o SENHOR a Moiss: Tenho visto a este povo, e eis que povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nao.

Daniel 7:9, 10 Eu continuei olhando, at que foram postos uns tronos, e um ancio de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabea como a pura l; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.

Daniel 7:9, 10 Um rio de fogo manava e saa de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhes de milhes assistiam diante dele; assentou-se o juzo, e abriram-se os livros.

Apocalipse 20:4
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que no adoraram a besta, nem a sua imagem, e no receberam o sinal em suas testas nem em suas mos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Apocalipse 20:12
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

Filipenses 2:10, 11

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para glria de Deus Pai.

Naum 1:9

Que pensais vs contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumir de todo; no se levantar por duas vezes a angstia.

Apocalipse 21:4

E Deus limpar de seus olhos toda a lgrima; e no haver mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque j as primeiras coisas so passadas.

Apocalipse 22:2, 3
No meio da sua praa, e de um e de outro lado do rio, estava a rvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de ms em ms; e as folhas da rvore so para a sade das naes. E ali nunca mais haver maldio contra algum; e nela estar o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o serviro.

Deus jamais compele o homem obedincia. A todos deixa livres para que escolham a quem desejam servir.
Profetas e Reis 511

Quando o Juiz de toda a Terra perguntar a Satans: Por que te rebelaste contra Mim, e Me roubaste os sditos de Meu reino?, o originador do mal no poder apresentar resposta alguma. Toda boca se fechar e todas as hostes rebeldes estaro mudas.
O Grande Conflito 503

O Desejado de Todas as Naes 58


No dia do juzo final, toda alma perdida compreender a natureza de sua rejeio da verdade. A cruz ser apresentada, e sua real significao ser vista por todo esprito que foi cegado pela transgresso. Ante a viso do Calvrio com sua misteriosa Vtima, acharse-o condenados os pecadores. Toda falsa desculpa ser banida. A apostasia humana aparecer em seu odioso carter. Os homens vero o que foi sua escolha.

Toda questo de verdade e de erro, na longa controvrsia, ter ento sido esclarecida. No juzo do Universo, Deus ficar isento de culpa pela existncia ou continuao do mal. Ser demonstrado que os decretos divinos no so cmplices do pecado. No havia defeito no governo de Deus, nenhum motivo de desafeto. Quando os pensamentos de todos os coraes forem revelados, tanto os leais como os rebeldes se uniro em declarar: Justos e verdadeiros so os Teus caminhos, Rei dos santos. Quem Te no temer, Senhor, e no magnificar o Teu nome? ... Porque os Teus juzos so manifestos.Apoc. 15:3 e 4.

O Universo todo ter sido testemunha da natureza e resultados do pecado. E seu completo extermnio, que no princpio teria acarretado o temor dos anjos, desonrando a Deus, reivindicar agora o Seu amor e estabelecer a Sua honra perante a totalidade dos seres que se deleitam em fazer a Sua vontade, e em cujo corao est a lei divina. Jamais o mal se manifestar de novo. O Grande Conflito 504

O grande conflito terminou. Pecado e pecadores no mais existem. O Universo inteiro est purificado. Uma nica palpitao de harmonioso jbilo vibra por toda a vasta criao. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domnios do espao infinito. Desde o minsculo tomo at ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus amor. O Grande Conflito 678

Вам также может понравиться