Вы находитесь на странице: 1из 22

Universidade Federal de Pernambuco CAC Arquitetura e Urbanismo Tectnica 2 2013.

2 Prof: M Luiza de Freitas


Equipe: Alane Moraes Ana Carolina Garrett Carla Marzo Daniel de Siqueira Isabella Santos

LMINAS

MEMBRANAS

CASCAS

PLACAS

Cascas so estruturas de superfcie delgadas, no planas, que recebem cargas distribudas e reagem atravs de esforos solicitantes predominantemente de trao e compresso

Por que as cascas so utilizadas em estruturas, e no simples lajes?


Primeiramente, deve-se lembrar de que as lajes, devido sua pequena espessura, tendem a fletir. Podemos observar isso ao tentar apoiar uma folha de papel segurando por apenas um dos lados

Por que as cascas so utilizadas em estruturas, e no simples lajes?


Ao aplicar uma curvatura mesma folha de papel, observamos que ela consegue se sustentar s com uma aresta apoiada

Pode-se observar cascas na natureza em forma de:

Em Recife podemos observar a utilizao do elemento estrutural casca em:

Formao de Cascas
Cascas so sistemas estruturais de superfcie ativa, ou seja, tm sua resistncia obtida por meio de sua forma; A forma final de uma lmina do tipo casca pode ser definida de acordo com o uso que deseja-se dar estrutura, que pode demandar mais ou menos resistncia; As cascas possuem o arco como o elemento primrio da sua composio e, por isso, so obtidas a partir de associaes destes, que podem ser dos seguintes tipos:

Associao Ortogonal
A associao de arcos transversais e longitudinais d origem a uma casca de dupla curvatura; Seccionando a casca em dois planos verticais, obtm-se dois arcos de mesma direo de curvatura. Essa estrutura fornece mais resistncia aos esforos.

Associao Contnua Paralela


A associao paralela de arcos muito prximos resulta em uma lmina denominada abboda; uma casca de curvatura simples, pois sua seco transversal um arco e a longitudinal uma reta.

Associao Contnua Radial


Obtm-se a estrutura laminar denominada cpula a partir da associao de arcos em torno de um anel central. Esse anel central pode servir tambm como iluminao zenital;

Associao Contnua Radial


Dividindo a cpula pela metade por planos verticais, so obtidos os arcos meridianos. J por planos horizontais, so obtidos os arcos denominados paralelos; Os paralelos comportam-se como anis de travamento dos arcos meridianos; Para qualquer carregamento, exceto cargas concentradas, os arcos meridianos trabalharo sempre com foras de compresso simples, permitindo vencer grandes vos, com cpulas de pequenas espessuras.

Associao de Arcos Parablicos


A colocao lado a lado de arcos parablicos de vos e flechas variveis, de modo que aumentem do extremo para o centro, resulta na parabolide elptica;

Cortes verticais feitos nessa superfcie resultam em parbolas, e os horizontais, em elipses.

Associao de Arcos Parablicos

Esse tipo de casca desenvolve esforos de compresso como de arcos nas duas direes definidas pelos planos verticais, e de trao, segundo os paralelos elpticos.

Associao de Arcos Parablicos


Outra associao de arcos parablicos, entretanto essa resulta na parabolide hiperblica, uma vez que seus vos e flechas, agora, diminuem da extremidade para o centro.

Os cortes feitos com planos verticais ortogonais resultam em parbolas e, os horizontais, em hiprboles.

Superfcies Desenvolvveis x Superfcies No-Desenvolvveis

Superfcies Desenvolvveis
So superfcies que podem ser planificadas; O cone e o cilindro so exemplos comuns;

Superfcies No-Desenvolvveis
So superfcies que no podem ser planificadas devido s curvaturas presentes na sua forma; A planificao de uma semiesfera, por exemplo, s pode ser realizada se fizermos cortes longitudinais.

Associao Ortogonal

Associao Contnua Paralela

Associao Contnua Radial

Associao de Arcos Parablicos

Вам также может понравиться