Вы находитесь на странице: 1из 18

A PEDAGOGIA DO CIO

Gnese da Pedagogia do cio


So dois tipos de fatores para explicar o surgimento de um novo tipo de interveno ou instituio educativa: externos (as determinaes sociais, econmicas, demogrficas, etc.) e internos (os antecedentes tcnicos, tericos, instrumentais, etc., elaborados por meio da experincia pedaggica acumulada).

Determinaes sociais
Dentre os fatores prprios da realidade social, econmica, demogrfica, entre outros, sero explicitados apenas dois, que so: as transformaes no hbitat e as mudanas na estrutura familiar.

Transformaes no habitat

A pedagogia do cio uma realidade no exclusiva, mas fundamentalmente urbana. Na medida que, nas cidades se tornou mais notria a necessidade de intervir educativamente sobre o tempo livre infantil. As crianas sofreram expropriao do espao urbano devido ao lugar perigoso e totalmente inapropriado que este se tornou, e tambm uma reduo do tamanho das moradias. Ocorre, ento, a criao de brinquedotecas, parques, clubes infantis, ou seja, de lugares concebidos para a brincadeira e socializao das crianas.

Mudanas na estrutura familiar

A famlia e a escola so duas instituies fundamentais para a custdia da infncia. Sendo que o tempo escolar seria o equivalente ao tempo de trabalho adulto (um tempo em que ocorre o oposto ao cio). J a famlia constituiu o meio relevante para a configurao da atividade de tempo livre infantil. Tudo isso foi mudado devido ao trabalho da mulher fora de casa; um grande relaxamento nas relaes intrafamiliares; uma progressiva desvinculao dos membros familiares, entre outros, surgindo instituies pedaggicas que a substituem de modo parcial nessa tarefa.

Como a pedagogia foi se moldando para acolher e dar resposta ao imperativo atual do tempo livre
Ampliao do conceito de educao

Ampliao vertical: a infncia e a juventude eram consideradas etapas quase exclusivas da ao educativa, mas passou-se a entender que a pessoa pode ser educada durante toda a sua existncia. Ampliao horizontal: no apenas escola e famlia so agentes educativos, se educa a partir de muitas outras instituies, tratase dos conceitos de educao informal, educao no-formal e outros que ultrapassam os limites do que antes era considerado como educao.

Apreciao crescente de valores educativos excludos pelas instituies clssicas

A instituio escolar sempre privilegiou o intelectual, pois a afetividade, a sociabilidade, a sensibilidade, a expresso artstica, entre outros, possui na escola um papel secundrio. antiga a exigncia pedaggica de uma educao integral que no descuide de nenhuma das facetas do ser humano e as potencialize de forma harmnica. Assim, a pedagogia do tempo livre desenvolveu-se, tomando como uma srie de valores o que nunca se encontravam entre os principais valores cultivados pela escola.

Reconhecimento do valor formativo da atividade ldica

O reconhecimento de que a brincadeira sem estar necessariamente instrumentalizada com contedos pedaggicos, uma atividade insubstituvel do desenvolvimento da criana constitui outro dos fatores de potencializao da pedagogia do cio.

Presena insidiosa de cios pedagogicamente desvalorizados

A pedagogia do cio nasceu e se desenvolveu legitimando-se como uma instncia necessria para enfrentar um conjunto de atividades desvalorizadas do ponto de vista formativo e que ocupavam a maior parte do tempo livre.

Objeto da pedagogia do cio

Educar mediante o cio, por meio de atividades ou atitudes no educando que participe das qualidades essenciais atribudas ao cio. Educando mediante o cio educa-se para o cio.
A pedagogia do cio contribuir para a vivncia de um cio rico, respeitando sempre a autonomia essencial do tempo livre.

Princpios gerais:

Projetar para outras esferas da atividade humana as caractersticas positivas do tempo livre, que tendem a ser polarizadas. Distribuir e aproveitar o tempo liberado do trabalho. Participao das instituies educativas para a formao de instituies e profisses criadas para interveno direta sobre o tempo livre. Realizao da prtica de forma prazerosa, gerando satisfao e diverso. Respeitar a autonomia do sujeito na deciso da atividade e processo de execuo. Compatibilidade entre diverso, criao e aprendizagem.

Respeito a atividade e pura contemplao e ociosa. Avaliao centrada no processo de atividade e no grau de satisfao que capaz de produzir. Encontrar prazer nas pequenas atividades do cotidiano. Promover a possibilidade de criao individual ou coletiva de alternativas para a passagem do tempo. Compatibilidade entre o cio individual e coletivo. Ir contra a toda forma de cio desvalorizado, que gera individualismos, pessoas consumistas e alienadas.

Fatores

Meio ou contexto que estabelece as possibilidades para o uso do tempo livre. Lugar que o indivduo ocupa no meio e seus antecedentes educativos. Marca pessoal.

Interveno educativa

Alguns fatores determinam a capacidade educativa de qualquer meio de cio, tais como: a quantidade de elementos com os quais o sujeito possa se relacionar; diversidade de atividades, fontes e recursos formativos e informativos; um certo grau de redundncia; um meio dinmico, capaz de gerar relaes e situaes originais; e, por fim, a organizao de tempo, espao, coordenao de entidades e iniciativas relacionadas ao cio. A figura do animador aparece no como o nico elemento do meio que educa, mas como aquele que assume a funo pedaggica de forma explcita e intencional.

Animao Sociocultural na Infncia dirige-se a um determinado grupo com uma determinada idade, ou seja, dirige-se a um pblico em que a faixa etria vai desde o nascimento at aos 14 anos, por volta da entrada na adolescncia.

As prticas educativas da animao sociocultural na infncia tinham como designao: Atividades de tempos livres infantis; no entanto, atualmente falamos de: Atividades de cio infantil. O cio uma forma de utilizar os tempos livres, que acentua o valor da liberdade em relao ao da necessidade e promove o prazer da pessoa enquanto realiza a atividade. O essencial no cio est na atitude do indivduo quando realiza uma atividade. Mas no entanto, no deve ser confundido com preguia, repouso, ou estado de quem no faz absolutamente nada

Colnias de frias e acampamentos Clubes de tempo livre Brinquedotecas Parques infantis e espaos abertos para o tempo livre Instituies, movimentos e associaes Servios relacionados

Intensidade da experincia Possibilidade de tratamento educativo do cotidiano Desvinculao transitria do meio familiar Contato com ambientes diferentes Dimenso coletiva de experincias Reduo dos condicionantes externos sobre a atividade

Вам также может понравиться