Вы находитесь на странице: 1из 73

7) FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATRIA NOS ECOSSSITEMAS. 7.

1) Introduo Todo ecossistema caracterizado pela relao alimentar que se estabelece entre os seres da biocenose de maneira a suprir suas necessidades energticas. Esta relao constitui a cadeia alimentar, que possui diferentes nveis trficos, de acordo com a maneira pela qual os seres vivos obtm energia dentro do ecossistema.

O nvel trfico corresponde posio em que o ser vivo ocupa dentro de uma cadeia alimentar no processo de obteno de energia. De acordo com seu nvel trfico os seres vivos podem ser classificados em produtores (vegetais clorofilados), consumidores (animais) e decompositores (fungos e bactria).

O sol a fonte primria de energia que possibilita a existncia dos ecossistemas. Atravs do processo da fotossntese, sua energia radiante transformada em energia qumica potencial, na forma de carboidratos. A partir destes so sintetizados os demais compostos orgnicos que fazem parte da estrutura dos seres vivos, como lipdeos e as protenas.
Em toda cadeia alimentar as plantas verdes constituem o primeiro nvel trfico, sendo a energia por elas armazenada transferida para os nveis seguintes. As cadeias alimentares atravs de seus nveis trficos representam, de maneira simplificada, a seqncia com que a matria e a energia so transformadas em um ecossistema.

7.2) Fluxo de Energias


A quantidade de energia recebida pelos organismos de um determinado nvel sempre maior do que a disponvel para os organismos dos nveis seguintes decorrente da utilizao de parte desta energia na manuteno do metabolismo biolgico, atravs do qual os seres vivos a irradia para o meio ambiente na forma de calor. Cada nvel recebe cerca de 10% da energia recebida pelo nvel anterior quanto mais prximo o homem estiver do incio da cadeia alimentar, maior a quantidade de energia disponvel e maior o nmero de indivduo beneficiado pelos produtores de determinada rea. O fluxo energtico em uma cadeia alimentar caracterizase por ser unidirecional, tendo o incio a partir da fixao de energias pelos produtores e finalizando com a ao dos decompositores. Ao longo dos nveis troficos, esta energia transformada em calor e irradiada para o meio ambiente.

7.3) Os ciclos de matria


Ao contrrio do fluxo de energia que unidirecional, exigindo uma fonte de energia externa ao ecossistema, a matria percorre caminhos cclicos sendo constantemente reaproveitada pelos seres produtores. As plantas transformam as substncias inorgnicas em compostos orgnicos que so transferidos ao longo da cadeia alimentar e por ao dos decompositores so devolvidos ao solo, gua e atmosfera na forma inorgnica ficando novamente a disposio dos produtores. O ciclo dos elementos qumicos entre o meio bitico e meio abitico geofsico ciclo biogeoqumicos . Qualquer alterao no ciclo pode provocar profundo desequilbrio nos ecossistemas presente.

7.3.1) Ciclo da gua


A gua a substncia mais abundante na biosfera, sendo encontrada no estado slido, lquido e gasoso. O volume encontrado de gua em seus trs estados estimado em aproximadamente 1,5 bilhes de km3.

Ciclo da gua

As guas presentes nos corpos hdricos como rios, mares, oceanos e superfcie dos solos sofrem um processo de evaporao pela ao dos raios solares passando a atmosfera sobre a forma de vapor e sofrendo resfriamento condensa na forma de nuvens. A gua devolvida superfcie terrestre na forma de chuvas, neblina ou granizo. No solo a gua da chuva pode infiltrar-se pelos poros do terreno, onde abastece o lenol fretico, fica disponvel para as plantas e escoa sobre a superfcie do solo abastecendo os corpos hdricos. As plantas aceleram a renovao da gua atravs do fenmeno de evapotranspirao, ou seja, a transpirao atravs da superfcie foliar causado pela transpirao que ocorre no estmato das folhas.

7.3.2) Ciclo do Enxofre


O enxofre apresenta um ciclo que se passa entre o ar e os sedimentos. Existe um grande depsito na crosta terrestre e nos sedimentos. Na crosta terrestre, os microorganismos tm funo preponderante, pois realizam a oxidao ou reduo qumica o que resulta na recuperao do enxofre dos sedimentos mais profundos.

Ciclo do enxofre

O on sulfato (SO4-) constitui a forma mais reduzida que incorporada pelos auttrofos para fazer parte das protenas sendo o enxofre um elemento constituinte de certos aminocidos. O conhecimento do ciclo do enxofre essencial para se entender melhor as transformaes que ocorre na natureza. O on sulfato um dos anions de maior ocorrncia em guas naturais, assim como para guas industrias e residurias (guas servidas), haja vista que: guas potveis poder laxativo acima de 500 mg/L guas industriais problemas de corroso guas residurias Odor e corroso.

Os ons sulfatos so responsveis indiretamente por dois srios problemas associados ao manejo e tratamento de guas residurias

SO4 M .O S H 2O CO2
bactriasanarobias

S 2H H 2 S H 2 S 2O2 H 2 SO4
bactrias

Corroso em coroa

Esse fenmeno ocorre onde a temperatura do esgoto domstico alta e o tempo de deteno longo e a concentrao de sulfato aprecivel corroso em corroa no concreto da canalizao. O ecossistema no possui tanto enxofre quanto nitrognio e fsforo, porm assume papel importante na recuperao de fsforo, ou seja, quando se forma sulfeto de fero nos sedimentos, o fsforo convertido de uma forma insolvel a solvel que pode ser assimilado pelos organismos vivos um ciclo pode interagir regulando o outro. O SO2 representa uma etapa intermediria no ciclo e na maioria dos ambientes aparece em concentraes muito baixas. A poluio industrial emisses das industrias e queima de carvo nas termoeltricas e de combustveis fsseis tem aumentado consideravelmente a concentrao de SO2 destri os tecidos vegetais, comprometendo o processo de fotossntese.

7.3.3 ) Ciclo do Nitrognio


O Nitrognio faz parte da composio das molculas de protenas e bases nitrogenadas dos cidos nuclicos, sendo indispensvel continuidade da vida. Os compostos de nitrognio so de grande importncia para a engenharia sanitria devido ao seu papel no processo de vida de todas as plantas e animais. A qumica do nitrognio complexa vrios estados de valncia que ele pode assumir e o fato de que as trocas de valncia podem ser realizadas por organismos vivos.

Estados de valncia do Nitrognio:

NH 3 N N 2 O NO N 2 O3 NO2 N 2 O5
O 2

Ciclo do nitrognio

A atmosfera serve como reservatrio do qual o nitrognio constantemente removido pela ao de descarga eltrica, bactrias e algas. A atmosfera serve como reservatrio do qual o nitrognio constantemente - Durante tempestade, grande quantidade de nitrognio oxidada N2O5 e sua unio com H2O produz HNO3 que levado para o solo pelas chuvas.
Durante tempestade o nitrognio atmosfrico oxidado a NO3 Os nitratos servem como fertilizantes pelas plantas e so convertidos em protenas NO3- + CO2 + plantas + luz solar protenas

O nitrognio atmosfrico tambm transformado em protenas pelas bactrias fixadoras de nitrognio e algas. N2 + bactrias ou algas protenas A amnia fornecida para as plantas para nova produo de protenas. Animais e o homem so incapazes de utilizar o nitrognio da atmosfera ou de compostos inorgnicos para produzir protenas. Eles so dependentes das plantas ou de outros animais que se alimentam de plantas para fornecer protenas.

A urina contm aprecivel quantidade de nitrognio resultante do metabolismo de transformaes de protenas. Esse nitrognio hidrolizado rapidamente pela urase e transformado em carbonato de amnia.

( NH 2 ) 2 C O 2 H 2O ( NH 4 ) 2 CO3
urease

As fezes dos animais tambm contm material protico(N orgnico) no assimilado que remanesce no corpo dos animais mortos e plantas e que so convertidos a amnia pela ao das bactrias saprfitas

sob condies aerbias ou anaerbias.

As bactrias nitrosomonas, conhecidas como formadoras de nitritos, converte a amnia em nitrito, sob condies aerbias.

2 NH3 3O2 2 NO 2 H 2 H 2O
bactrias

Os nitritos so oxidados a nitratos pelo grupo de bactrias nitrificantes nitrobacter que so chamadas de bactrias formadoras de nitratos.

2 NH O2 2 NO
bactrias

Os nitratos formados podem servir como fertilizante de plantas.

Os nitratos formados podem servir como fertilizante de plantas. O excesso de nitratos produzido levado pelas guas infiltrando-se no solo, pois o solo no tem capacidade de sustent-lo ou det-lo. Este fato freqentemente resulta em altas concentraes de nitrato em guas subterrneas.

7.3.4) Ciclo do Carbono


O carbono o componente fundamental da matria orgnica, sendo o constituinte bsico de todos os organismos vivos, sendo fundamental a sua recirculao na natureza. O carbono utilizado pelos seres vivos encontra-se associados ao oxignio na forma de CO2 presente na atmosfera ou dissolvido nas guas.

Ciclo do carbono

O carbono depois de fixado, atravs da reao de fotossntese, devolvido ao ambiente por meio da respirao restabelecendo dessa forma a concentrao de CO2 no meio. A M.O das plantas e animais mortos utilizada como alimento pelos microorganismos decompositores, possibilitando o retorno do carbono, tambm na forma de CO2, para o meio. Algumas vezes a matria orgnica pode no ser totalmente degradada pelos seres decompositores, permanecendo armazenadas no subsolo na forma de depsitos fsseis, como carvo e petrleo. A queima crescente destes combustveis fsseis vem aumentando a quantidade de CO2 atmosfrico, podendo levar a conseqncias indesejveis do efeito estufa. Os grandes reservatrios de carbono so representados pelos carbonatos presentes na hidrosfera e na litosfera. O carbono tambm utilizado na formao da estrutura das conchas, que, aps a morte do ser, passa a integrar o depsito calcrio.

7.3.5) Ciclo do Fsforo


O fsforo um importante elemento integrante da estrutura dos cidos nuclicos e a grande reserva na forma de fosfatos - so as rochas originadas em remotas eras geolgicas.

Ciclo do fsforo

O fsforo liberado pela decomposio de compostos orgnicos at a forma de fosfatos passvel de ser aproveitados pelo seres produtores. O fsforo tambm pode ser decomposto pelo fenmeno de eroso liberando gradativamente os fosfatos que entram nos ecossistemas onde so reciclados. Porm, parte desse fsforo vai ter aos mares e oceanos onde se perde nos sedimentos mais profundos. O processamento das rochas fosfatadas pelas indstrias de fertilizantes vive ocasionando grandes perdas desse mineral nos sedimentos ocenicos profundos. Parte desse fsforo sedimentado nos mares voltam ao ciclo muito lentamente sendo assimilado pelo seres aquticos no acompanhando a velocidade das perdas da crosta. Exemplo restituio do fsforo para fertilizar o ciclo continental atravs dos excrementos das aves(guano) e dos cadveres de seres aquticos.

8.0) Ecossistema do Ar
A atmosfera ou ar, uma mistura gasosa
constituda de vrios elementos e compostos distintos, com mais de mil quilmetros de espessura que envolve o globo terrestre.

8.1) Componentes do Ar os elementos e


compostos representados na tabela, com exceo do CO2 so considerados componentes invariveis do ar atmosfrico.

O CO2 sofre grandes variaes de uma para outra regio, situando-se as suas concentraes, normalmente entre 0,01 e 0,1% e mdia em torno de 0,033%. A concentrao do ar atmosfrico, ao longo dos anos, foi caracterizada por grandes transformaes. Entretanto, devido lentido destas, pode-se considerar, para fins prticos, que a concentrao da maioria de seus gases se mantm praticamente constante. Na atmosfera, alm das substncias gasosas, existem tambm material particulado em suspenso e vapor de gua em quantidades que variam de 0 a 4%. Do ponto de vista ecolgico, os dois componentes mais importantes do ar so o oxignio (O2) e o gs carbnico (CO2). O nitrognio (N2) , naturalmente importante como elemento componente do protoplasma das clulas vivas, a sua ocorrncia to grande que a preocupao com a sua reciclagem secundria.

8.2) Principais componentes atmosfricos 8.2.1) Oxignio (O2)


Histrico:
Na formao da Terra, h cerca de 4,6 bilhes de anos, a atmosfera era composta, basicamente, de metano (CH4), amnia (NH3), vapor de gua e hidrognio(H). O oxignio surgiu h aproximadamente 2,4 bilhes de anos, como sub-produto da fotossntese de organismos anaerbios e todo o oxignio por eles produzidos se combinou a elementos como o ferro, dando origem a ricos depsitos ferruginosos (perodo Pr- Cambriano). O O2 no passava de um sub-produto da fotossntese e era nocivo para os seres primitivos, uma vez que era txico s clulas vivas (efeito Pasteur nenhum organismo anaerbio pode suportar concentraes 1% da que existe atualmente no ar atmosfrico).

As radiaes ultravioletas, nocivas vida, tiveram seus efeitos atenuados partir da formao do oxignio do ar possibilitando um maior desenvolvimento dos seres vivos. Nas camadas atmosfricas superiores, a molcula de O2, pela ao dos raios U.V., decomposta em sua forma atmica que combinando-se a novas molculas de oxignio, origina o oznio(O3). A camada de oznio formada constitui uma barreira s radiaes ultravioletas nocivas, diminuindo sua incidncia na superfcie terrestre. Com a formao do O2 atmosfrico, os seres primitivos foram desenvolvendo mecanismos contra a ao letal deste gs, possibilitando o aparecimento de seres aerbios.

Como o O2 utilizado no processo respiratrio possibilita um grande aproveitamento energtico da matria orgnica.,a vida pode evoluir para sua forma mais complexa e superior. O O2 presente no ar atmosfrico originou-se das atividades fotossintticas de seres autotrficos primitivos com a evoluo biolgica a quantidade desse gs foram aumentando atingindo, h aproximadamente 20 milhes de anos, nveis de concentrao prximos aos atuais.
A atividade fotossinttica tem como finalidade produo de composto orgnico a partir da fixao do gs carbnico atmosfrico e que o oxignio livre um subproduto desta reao e sua produo proporcional ao consumo de CO2 pelo mesmo processo.

Existem outros processos de sntese de matria orgnica que no produzem oxignio (quimiossntese e fotossntese bacteriana) propores mnimas em relao a fotossntese .
Existe um balanceamento entre as concentraes de CO2 consumido e O2 produzido fatores que pem em risco esse equilbrio: Queima excessiva de combustveis fsseis e da prpria madeira Devastao das florestas Poluio das guas podem comprometer as fontes de O2 .

8.3) Gs Carbnico
O CO2 origina-se, principalmente, da calcinao (realizadas durante a atividade vulcnica, a partir de carbonatos) e da queima de matria orgnica processo de respirao biolgica. Logo, em locais onde h intensa atividade biolgica solo coberto por espessa vegetao ou em terrenos pantanosos ricos em matria orgnica em decomposio o ar apresenta maior concentrao de CO2. A queima excessiva de combustveis fsseis vem, aumentando progressivamente a concentrao de CO2 aumento de 12% na primeira metade do sculo XX. O CO2 no ar reduz a perda de calor por irradiao infravermelho na Terra, esse aumento causou um aumento mdio de temperatura de 1,1 C neste perodo. Admite-se Academia nacional de Cincias dos EUA que por volta de 2150 a concentrao de CO2 atmosfrico ser de 4 a 8 vezes maior que a existente na era pr-industrial aumento mdio de temperatura de mais de 6 C.

Troposfera camada prxima superfcie terrestre, com uma altitude mdia de 11 km caracteriza-se pelo decrscimo de temperatura com o aumento da altitude, favorecendo a disperso de poluentes e pela ocorrncia de manifestaes climticas como chuvas e ventos. Estratosfera situada entre 12 e 80 km de altitude, sua concentrao de oznio forma uma barreira protetora contra a radiao ultravioleta. Ionosfera localizada entre 80 e 600 km de altitude e se caracteriza pela ionizao constante que ocorrem nos tomos do ar em decorrncia de radiaes csmicas possibilita a reflexo de ondas de rdio, importantes na telecomunicao e radiodifuso. Exosfera camada mais afastada da superfcie terrestre e que tem incio aos 600 km de altitude,apresentando uma espessura estimada de cerca de 1000 km, a partir do que suas molculas escapam lentamente para o espao. Componente predominante Hidrognio.

8.4) A Poluio do Ar e Seu Controle - Diversas atividades do homem


lanam no, ar atmosfrico, quantidades considerveis de resduos gasosos e material particulado, conforme figura abaixo.
Poluentes Monxido de Carbono (CO) Dixido de Enxofre (SO2) Partculas em suspenso Fontes Escape dos veculos motorizados; alguns processos industriai Centrais termoeltricas a petrleo ou carvo; fbricas de cido sulfrico Escape dos veculos motorizados; processos industriais; centrais termoeltricas; reao dos gases poluentes na atmosfera Escape dos veculos motorizados; centrais termoeltricas; fbricas de baterias Escape dos veculos motorizados; centrais termoeltricas; fbricas de fertilizantes, de explosivos ou de cido ntrico Comentrios Limite mximo suportado: 10 mg/m3 em 8 h (9 ppm); 40 mg/m3 numa 1 h (35 ppm Limite mximo suportado: 80 mg/m3 num ano (0,03 ppm); 365 mg/m3 em 24 h (0,14 ppm) Limite mximo suportado: 75 mg/m3 num ano; 260 mg/m3 em 24 h; compostas de carbono, nitratos, sulfatos, e vrios metais como o chumbo, cobre, ferro Limite mximo suportado: 1,5 mg/m3 em 3 meses; sendo a maioria do chumbo contida em partculas suspenso. Limite mximo suportado: 100 mg/m3 num ano (0,05 ppm)- para o NO2; reage com Hidrocarbonos e luz solar para formar oxidantes fotoqumicos

Chumbo (Pb)

xidos de Azoto (NO, NO2

Oxidantes fotoqumicos- Oznio (O3)

Formados na atmosfera devido a reao de xidos de Azoto, Hidrocarbonos e luz solar


Escape dos veculos motorizados; evaporao de solventes; processos industriais; lixos slidos; utilizao de combustveis

Limite mximo suportado: 235 mg/m3 numa hora (0,12 ppm)


Reagem com xidos de Azoto e com a luz solar para formar oxidantes fotoqumicos

Etano, Etileno, Propano, Butano, Acetileno, Pentano

Dixido de Carbono (CO2)

Todas as combustes

So perigosos para a sade quando em concentraes superiores a 5000 ppm em 2-8 h; os nveis atmosfricos aumentaram de cerca de 280 ppm, h um sculo atrs, para 350 ppm atualmente, algo que pode estar a contribuir para o Efeito de Estufa

8.4.1) Classificao quanto natureza qumica 8.4.1.1 Compostos Nitrogenados xidos de Nitrognio NO origina-se durante a queima de matria orgnica a altas temperaturas e sua principal fonte de emisso a descarga de veculos automotivos e as usinas que utilizam esse combustveis fsseis. NO2 origina-se da oxidao do NO em decorrncia da radiao solar . Trata-se de um gs altamente txico ao homem altas concentraes nas vias respiratrias provoca asma, enfisema pulmonar nos pulmes ele pode ser transformado em nitrosaminas algumas conhecidas como potencialmente carcinognicas. No sangue o NO2 causa metemoglobinemia dificuldade de transporte de oxignio pela hemoglobina. Nas plantas agem como inibidores de fotossntese e podem tambm provocar leses nas folhas.

8.4.1.2) Compostos Sulfurosos

A presena de gases sulfurosos na atmosfera pode ser responsvel por uma srie de distrbios fisiolgicos ao homem, em animais e plantas. Segundo Heimann, a inalao de SO2, que um dos mais freqentes contaminantes atmosfricos tem efeito altamente irritante no trato respiratrio e nas conjuntivas oculares.
As plantas so mais sensveis ao SO2 que as produzidas ao homem. Devido ao efeito redutor do gs provoca alteraes no processo de fotossntese e at mesmo produo de leses nas folhas com o amarelamento e morte das mesmas, quando as concentraes so elevadas.

O SO2 reduz a resistncia das plantas ao das pragas.


O SO2 formado, sobretudo, a partir da queima de combustveis fsseis. O carvo mineral contm at 3% de compostos sulfurosos com impurezas sua utilizao como combustvel responsvel por uma produo mundial de mais de 100milhoes de toneladas de SO2 por ano.

Contribuem para a contaminao do ar em SO2, as fundies de metais como: cobre 13 milhes de t/ano; chumbo 1,5 milhes de t/ano; zinco 1,3 milhes de t/ano, etc.

Outro composto sulfuroso, o H2S resultante da decomposio anaerbia de matria orgnica, como ocorre em rios poludos por esgotos Tiet, Pinheiros, etc, - possui odor desagradvel e podem ser oxidados a SO2 contribuindo como fonte desse poluente. O SO2 atravs de reao fotoqumica, pode ser transformado em SO3 que na presena de gua transformado em H2SO4, exercendo uma ao qumica corrosiva sobre materiais de construo, estrutura metlica, condutores eltricos, etc. Materiais calcrios, empregado na construo de edifcios e obras de arte, tais como mrmore, cimentos e tintas base de cal, podem ser danificados por reao com SO2 forma-se CaSO4 com maior volume que a CaCO3causando a sua desagregao.Exemplo: afrescos antigos onde a tinta utilizada era feita base de calcrio.

8.4.1.3) xidos de Carbono

O maior poluente gasoso na atmosfera o monxido de carbono (CO) que, ao mesmo tempo, constitui um dos mais perigosos txicos respiratrios para o homem e outros animais. Devido a sua grande afinidade qumica pela hemoglobina do sangue, ele tende a combinar-se com a mesma, ocupando o lugar destinado ao transporte do oxignio, o que causa a morte por asfixia (exemplo acidentes ocorrido com pessoas fechadas em garagens com automvel em funcionamento). Principal fonte de CO a combusto incompleta de carvo e combustveis fsseis.Calcula-se em mais de 260 milhes de toneladas a produo anual desse gs na atmosfera de todo mundo. O CO2 um componente natural do ar atmosfrico cujas concentraes vm sendo aumentadas pela crescente queimadas e uso de combustveis fsseis.

No sendo um gs txico, a no ser em concentraes muito elevadas, o aumento da sua concentrao na atmosfera prejudicial devia as suas propriedades de gs estufa.

As radiaes solares durante o dia passam atravs da atmosfera indo aquecer o solo. Essa energia calorfica - durante a noite irradiada para o espao na forma de radiaes infravermelha. Como o CO2 presente na atmosfera absorve essas radiaes, parte desse calor volta para a superfcie da Terra, reaquecendo-a fenmeno natural para manuteno trmica da Terra.

O aumento da concentrao de CO2 na atmosfera, maior quantidade de radiaes calorfica ser absorvida,levando a um aumento da temperatura do planeta efeito estufa. Outros gases como metano, xidos de nitrognio e clorofluorcarbonos (CFC) contribuem para esse fenmeno. Estima-se um aumento de 1,5 a 4o C por volta do ano 2030,aumentando o nvel das guas ocenicas de 0,2 a 1,4 m por expanso trmica e degelo das geleiras provocando inundaes de terras costeiras situadas ao nvel do mar.

8.4.2.1) Flor Lanado na atmosfera na forma de material particulado ou gs. As indstrias de fertilizantes fosfatados contribuem com quantidades significativas de flor para a atmosfera, a partir de fluoretos que se encontram nas rochas fosfatadas. A indstria de alumnio empregada criolita (Na3AlF6) libera flor no ambiente, em forma de gs ou de partculas. Atravs do ar, o flor no tem efeito nocivo sobre os animais, mas os herbvoros podem ser intoxicados alimentando-se de plantas com teor elevado de flor, passando a apresentar fluorose, que se caracteriza por alteraes patognicas nos ossos. Nas plantas, que o absorve atravs do estmato das folhas, tem efeito nocivo .

8.4.2.2) Cloro
Concentraes prejudiciais de cloro na atmosfera podem ser originadas de atividades humanas como: a) Decomposio fotoqumica de aerossis formados a partir dos antidetonantes empregados nos veculos a gasolina, produz tomos de cloro. b) Queima de polmeros orgnicos clorados, como plsticos de cloreto de polivinil. c) Incinerao de lixo, etc

8.4.2.3) Oznio
Apesar da sua ao benfica nas camadas superiores da atmosfera

absorvendo as radiaes ultravioletas do sol, nas camadas inferiores tem ao txica sobre os vegetais e mesmo sobre o homem, mesmo em baixas relativamente concentraes. Nas plantas ele age como inibidor de fotossntese provocando tambm leses caractersticas nas folhas. No homem provoca irritao e secagem das mucosas do aparelho respiratrio. O O3 causa efeito nocivo sobre material inerte a deteriorao dos objetos de borracha. Em Los Angeles a durao dos pneumticos de automveis tem sido utilizada como indicador de poluio atmosfrica por esse poluente. Alterao de colorao em pinturas assim como o asfalto pode ser prejudicado pelo oznio. O O3 presente nas proximidades da superfcie do solo um poluente secundrio originado da reao do O2 atmosfrico, como o oxignio atmico, oriundo de reaes fotoqumicas entre poluentes gasosos.

8.4.2.4) Material Particulado O material particulado formado por partculas slidas ou lquidas que se encontra em suspenso na atmosfera, denominado aerossis. Na atmosfera terrestre encontramos material particulado de origem natural como poeiras oriundas de erupo vulcnica, partculas do solo que se arrasta pelo vento e o plen das plantas. A queima de madeira, carvo ou leo lanam atmosfera pequenas partculas de carbono na forma de fuligem.

O manufaturamento de vrios produtos,como ao e


borracha, a construo civil, a descarga de veculos automotivos, a industria de fertilizantes, o uso de pesticidas e herbicidas e muitas outras atividades humanas contribuem com o lanamento de material particulado para a atmosfera. Os aerossis so nocivos aos seres vivos pelo seu efeito txico, devido a caracterstica qumica de certos poluentes, mas tambm pelo mecanismo fsico de obstruo que podem agravar problemas respiratrio no homem e causar diminuio da ao fotossinttica nos vegetais. Provoca diminuio da visibilidade atmosfrica, deteriorao de superfcies pintadas, etc.

8.4.3) Influncia de Condies Meteorolgicas


Diversos agentes poluidores so lanados diariamente atmosfera e dependendo das condies meteorolgicas , tm seus efeitos nocivos minimizados ou potencializados. As condies atmosfricas favorecem: a) O aumento da concentrao no ar de gases e partculas que favorecer a realizao de reaes qumicas.

b) Presena de alta unidade relativa do ar permitindo a formao de gotculas de gua que se combina com poluentes gasosos como gases sulfurosos e xidos de nitrognio originando cidoschuva cida que pode provocar corroso em materiais diversos, assim com esterilizao do solo, etc.

A gua da chuva no totalmente pura, pois sempre carrega componentes da atmosfera, o prprio CO2 ao se dissolver na gua a torna um pouco cida, com um pH aproximadamente igual a 5,6. A reao da gua com o gs carbnico :
CO2 + H2O H2CO3

O cido formado (cido carbnico), um cido muito fraco, o que no compete gua uma diminuio brusca do pH. A chuva cida um fenmeno causado pela poluio da atmosfera. Ela pode acarretar muitos problemas para as plantas, animais, solo, gua, construes e tambm s pessoas. Reage com metais e carbonatos atacando muitos materiais usados na construo civil, como mrmore e calcrios.

Diferentemente do CO2, os xidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrognio (N2O, NO e NO2) presentes na atmosfera formam cidos fortes, aumentando a acidez da gua da chuva.
Na atmosfera ocorre as seguintes reaes: 2CO2 + O2 = 2CO3

SO3

H2O

H2SO4

Reaes semelhantes ocorrem com os xidos de nitrognio. Como o ar formado de N2 e O2, durante as tempestades, os raios provocam a seguinte reao: N2 + O2 2NO, e conseqentemente 2NO + O2 2NO2 + H2O 2HNO2 + O2 2NO2 HNO2 + HNO4 2HNO3

A chuva cida pode ser transportada atravs de longas distncias, podendo cair em locais em que no h fonte de poluentes causadores de chuva cida.

GASES RESPONSVEIS PELA CHUVA CIDA E SUAS ORIGENS Dixido de Enxofre - fabricao de fertilizantes - aquecimento de minrios do grupo de sulfatos - fabricao de celulose e cido sulfrico - combusto do carvo e derivados de petrleo, em veculos, usinas termeltricas, indstrias, altos-fornos, etc. xidos de nitrognio- combusto do carvo vegetal - combusto dos derivados de petrleo (especialmente em veculos) - indstrias de cido ntrico e cido sulfrico - fumaa de cigarros cido fluordrico- fundies de metais pesados e de alumnio - indstrias de fertilizantes - indstrias de vidro, esmalte e porcelana cido clordrico- indstrias de fertilizantes - indstrias eletroqumicas - processos de esmaltao da porcelana - combusto de materiais contendo cloro

Efeitos que a chuva cida pode causar nas florestas O cido depositado enfraquece rvores e polui a superfcie das guas. Tem sido percebido pelos cientistas ao longo dos anos, que em muitas florestas as rvores no crescem como deveriam e as folhas, em vez de estarem verdes e normais, ficam castanhas e acabam caindo.
Os investigadores acreditam que o principal fator responsvel pelos danos causados s plantas e a morte de muitas florestas a chuva cida.

A chuva cida no responsvel direta da morte das rvores enfraquece e as suas folhas morrem limitando assim os nutrientes de que precisa ou envenenando o solo com substncias txicas.
A gua acidificada dissolve os nutrientes que esto no solo e arrasta-os rapidamente antes que as plantas os possam utilizar para crescer. A chuva cida pode causar ainda a liberao de algumas substncias txicas como o alumnio no solo, prejudicando sua fertilidade.

Os efeitos que a chuva cida pode causar nas guas

A maioria dos rios e lagos possuem um pH entre 6 e 8 O pH dos lagos no entanto pode atingir valores aproximados a 5 quando os solos e a gua no tm a capacidade de neutralizar a chuva cida, todos os organismos que vivem em meios aquticos podero morrer por conseqncia deste fenmeno. Os sapos suportam as variaes de pH maiores e poderiam resistir, mas se o seu alimento tambm desaparecer acabaro morrendo. medida que a acidez dos lagos aumenta os peixes vo desaparecendo. Mesmo que alguns mais resistentes consigam sobreviver, muito difcil que a sua continuidade esteja assegurada uma vez que os seus ovos no tm hipteses de eclodir.

Efeitos que a chuva cida pode causar em construes

A chuva cida pode ser responsvel pela corroso de pedra, metal ou tinta. Praticamente todos os materiais se degradam gradualmente quando expostos chuva e ao vento. A chuva cida acelera esse processo, destruindo esttuas, prdios ou monumentos. importante saber que reparar os estragos causados pela chuva cida em casas e prdios pode ser extremamente caro; alm do mais, muitos monumentos encontram-se j muito degradados e a sua recuperao ou substituio muitas vezes impossvel.
O principal constituinte dos mrmores, os quais so utilizados na construo de prdios e monumentos, o calcrio (Carbonato de clcio - CaCO3) que reage com os cidos contribuintes da acidez da chuva cida como na reao CaCO3 + 2H + Ca2+ + H2O + CO2(g)

Monumentos histricos tambm esto sendo corrodos: a Acrpole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na ndia; as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colnia, na Alemanha. Em Cubato, So Paulo, as chuvas cidas contribuem para a destruio da Mata Atlntica e desabamentos de encostas. A usina termoeltrica de Candiota, em Bag, no Rio Grande do Sul, provoca a formao de chuvas cidas no Uruguai. Outro efeito das chuvas cidas a formao de cavernas.

A chuva cida obviamente tambm afeta a sade humana, liberando metais txicos que estavam no solo, que podem alcanar rios e serem utilizados pelo homem causando srios problemas de sade. Ainda, com relao ao meio ambiente, os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva cida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida.

Hoje em dia o carvo, o petrleo e o gs natural so utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. possvel cortar estes gastos pela metade e ter um alto nvel de vida. Eis algumas sugestes para economizar energia:
- Transporte coletivo: diminuindo-se o nmero de carros a quantidade de poluentes tambm diminui; - Utilizao do metr: por ser eltrico polui menos do que os carros; - Utilizar fontes de energia menos poluentes: hidreltrica, geotrmica, mareomotriz, elica, nuclear (embora cause preocupaes em relao possveis acidentes e para onde levar o lixo nuclear); - Purificao dos escapamentos dos veculos: utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor cataltico; utilizar combustveis com baixo teor de enxofre. Hoje em dia o carvo, o petrleo e o gs natural so utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. possvel cortar estes gastos pela metade e ter um alto nvel de vida.

Chuva cida O termo "chuva cida" foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, qumico e climatologista ingls. Ele usou a expresso para descrever a precipitao cida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no incio da Revoluo Industrial. Com o desenvolvimento e avano industrial, os problemas inerentes s chuvas cidas tm se tornado cada vez mais srios. Um dos problemas das chuvas cidas o fato destas poderem ser transportadas atravs de grandes distncias, podendo vir a cair em locais onde no h queima de combustveis. A poluio que sai das chamins levada pelo vento, sendo que uma parte dela pode permanecer no ar durante semanas, antes de se depositar no solo. Nesse perodo, pode ter viajado muitos quilmetros. Quanto mais a poluio permanece na atmosfera, mais a sua composio qumica se altera, transformando-se num complicado coquetel de poluentes que prejudica o meio ambiente.

c)

Inverso trmica caracteriza-se pela sobreposio de uma camada de ar quente sobre uma camada de ar frio, que sendo mais pesada, fica aprisionada abaixo do ar quente.

Esse fenmeno ocorre com mais freqncia na estao fria, onde ocorre um resfriamento da superfcie do solo. O ar quente fica sobre a camada de ar frio que por ser mais pesada no sobre e a camada quente por ser mais leve no desce os gases e fumaas no so dissipados por correntes verticais. Os ventos so fracos e as plumas de fumaa assumem posio horizontal. Conseqentemente a concentrao de poluentes nocivos aumenta muito.

8.5) Medidas de Controle


O

controle de emisso de poluidoras deve ser feita atravs de medidas gerais como planejamento urbano e medidas especficas para reduzir ou eliminao de emisses poluidoras. Planejamento urbano impe medidas de zoneamento urbano das atividades poluentes, dentro de um planejamento regional que leve em conta o estabelecimento de reas de proteo sanitria,direo dos ventos predominantes, localizao seletiva de indstria de acordo com os eu potencial poluidor, rapidez de trfego, evitando congestionamento, etc.

Chuva cida
O termo "chuva cida" foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, qumico e climatologista ingls. Ele usou a expresso para descrever a precipitao cida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no incio da Revoluo Industrial. Com o desenvolvimento e avano industrial, os problemas inerentes s chuvas cidas tm se tornado cada vez mais srios. Um dos problemas das chuvas cidas o fato destas poderem ser transportadas atravs de grandes distncias, podendo vir a cair em locais onde no h queima de combustveis. A poluio que sai das chamins levada pelo vento, sendo que uma parte dela pode permanecer no ar durante semanas, antes de se depositar no solo. Nesse perodo, pode ter viajado muitos quilmetros. Quanto mais a poluio permanece na atmosfera, mais a sua composio qumica se altera, transformando-se num complicado coquetel de poluentes que prejudica o meio ambiente. Chuva cida UENF | Ambiente Brasil

Recomende esta pgina para um amigo Imprimir O termo "chuva cida" foi usado pela primeira vez por Robert Angus Smith, qumico e climatologista ingls. Ele usou a expresso para descrever a precipitao cida que ocorreu sobre a cidade de Manchester no incio da Revoluo Industrial. Com o desenvolvimento e avano industrial, os problemas inerentes s chuvas cidas tm se tornado cada vez mais srios. Um dos problemas das chuvas cidas o fato destas poderem ser transportadas atravs de grandes distncias, podendo vir a cair em locais onde no h queima de combustveis.
A poluio que sai das chamins levada pelo vento, sendo que uma parte dela pode permanecer no ar durante semanas, antes de se depositar no solo. Nesse perodo, pode ter viajado muitos quilmetros. Quanto mais a poluio permanece na atmosfera, mais a sua composio qumica se altera, transformando-se num complicado coquetel de poluentes que prejudica o meio ambiente.

Reduo ou eliminao de emisses poluidoras:

Uso de matria prima e combustveis com baixo potencial poluidor com lcool como combustvel, carvo com pouca matria voltil, combustvel com baixo teor de enxofre, reduzindo as emisses de anidrido sulfuroso, etc. Adequado projeto de equipamento bsico Operao e manuteno adequada de equipamento e processos, atravs do controle de temperatura adequada de fuso de metais, adequada relao arcombustvel em equipamentos industriais, etc Controle meteorolgico, parada ou reduo das atividades poluidoras durante os perodos de condies meteorolgicas desfavorveis ao transporte e diluio dos poluentes.

Controle de Emisses as principais medidas recomendadas so: Diluio mediante uso de chamins altas Destruio ou coleta de poluentes Emprego de sistemas e equipamentos corretivos para o controle de gases e reteno de material particulado.

Вам также может понравиться