Вы находитесь на странице: 1из 102

Tecnologia Metalrgica

Processos de Fundio de Metais

Processos de Fundio de Metais

Tipos de Moldes

Viso Geral sobre a Fundio em Areia

Processo de Solidificao

Etapas da Fundio em Areia

Fundio

Fazendo o Molde de Areia

Recursos e Vantagens da Fundio

Desvantagens da Fundio

O Modelo

Tipos de Modelos

Produtos feitos por Fundio

Macho

Macho

Propriedades Desejveis nos Moldes de Areia

Areias de Fundio

Moldes Abertos e Fechados

Adesivos Usados com Areia de Fundio

Tipos de Areia de Fundio

Outros Processos com Moldes Descartveis

Moldagem em Casca (Shell Moulding)

Moldagem em Casca (Shell Moulding)

Moldagem em Casca (Shell Moulding)

Moldagem em Casca (Shell Moulding)

Moldagem em Casca (Shell Moulding)

Fundio Vcuo (Vacuum Moulding)

Fundio Vcuo (Vacuum Moulding)

Poliestireno Expandido
Utiliza um molde de areia compactada em torno de um modelo de espuma de poliestireno que evapora quando o metal fundido vertido em molde. Outros nomes: processo de perda de espuma, processo de perda do modelo, processo de evaporao de espuma, e processo de molde cheio; O molde de espuma de poliestireno padro inclui: canal de alimentao, poo, canais internos e macho (se necessrio).

Poliestireno Expandido

Etapas do processo : (1) o modelo de poliestireno revestido com composto refratrio;

Poliestireno Expandido

Etapas do processo : (2) O modelo de espuma colocado na caixa fundio, e a areia compactada em torno do modelo

Poliestireno Expandido

Etapas do processo : (3) o metal fundido vertido no modelo. Como o metal penetra no molde, o poliestireno vaporizado a medida que o lquido avana, assim, a cavidade do molde resultante preenchida.

Poliestireno Expandido
Vantagens :
Padro no precisa ser removido do molde Simplifica e acelera a fabricao do molde, porque as duas metades do molde no so exigidos como em um molde convencional de areia verde;

Desvantagens:
Um novo modelo necessrio para cada pea Justificativa econmica do processo altamente dependente do custo de produo do molde.

Poliestireno Expandido
Aplicaes: A produo em massa de peas para motores de automveis Sistemas de produo integrados e automatizados so usados para: 1. Moldar os modelos de espuma de poliestireno e depois 2. Aliment-los para a operao de fundio a jusante

Cera Perdida (Investment Casting)


Um modelo de cera revestido com um material refratrio para fazer o molde, aps o que a cera derretida antes do vazamento de metal fundido. "Investimento" vem de uma definio menos familiar de "investir" - "para cobrir completamente", que se refere ao revestimento de material refratrio; em torno do modelo de cera;
um processo de fundio capaz de produzir de alta preciso e detalhes complexos.

Cera Perdida (Investment Casting)

Etapas do processo:
(1) modelos em cera so produzidos; (2) diversos modelos so conectados a um canal para formar uma rvore de modelos.

Cera Perdida (Investment Casting)

Etapas do processo: (3) a rvore modelos revestida com uma fina camada de material refratrio; (4) O molde completo formado pela rvore e revestido com material refratrio suficiente para torn-lo rgido.

Cera Perdida (Investment Casting)

Etapas do processo: (5) o molde colocado em uma posio invertida e aquecido para derreter a cera e permitir que escorra para fora da Cavidade; (6) o molde pre-aquecido para elevar a temperatura, o metal derretido derramado, e se solidifica.

Cera Perdida (Investment Casting)

Etapas do processo: (7) o molde quebrado e as peas so separadas do canal

Cera Perdida (Investment Casting)

Estator de compressor, com 108 peas e aeroflios em separado, feito pelo processo da cera perdida (foto cortesia de Howmet Corp.)

Cera Perdida (Investment Casting)


Vantagens: Peas de grande complexidade podem ser fabricadas; Controle dimensional rgido e bom acabamento superficial; A cera geralmente pode ser recuperada para reutilizao. Normalmente no necessria usinagem adicional este um net shape process; Desvantagens So necessrias muitas etapas no processamento; Processo relativamente caro.

Fundio em Molde de gesso


Semelhante a fundio em areia, exceto o molde que feito de gesso de Paris (gesso - CaSO4-2H2O)

A mistura de gesso e a gua despejada sobre o modelo de plstico ou metal;


Modelos de madeira geralmente no so utilizados devido ao contato prolongado com a gua; A mistura de gesso flui em torno do modelo, absorvendo os seus finos detalhes, proporcionando bom acabamento Superficial.

Fundio em Molde de gesso


Vantagens: Boa preciso e acabamento superficial; Capacidade de fazer sees delgadas; Desvantagens: Molde deve ser cozido para remover a umidade, o que pode causar problemas no fundido; O molde perde resistncia se o aquecimento for demasiado; Moldes de gesso no podem suportar temperaturas elevadas, so limitados ligas com baixo ponto de fuso.

Fundio em Molde Cermico


Semelhante a fundio em de molde de gesso, exceto que o molde feito de material cermico refratrio que pode suportar temperaturas superiores em relao ao gesso.

Pode ser usado para aos fundido, ferro fundido, e outras ligas de alta temperatura; Aplicaes semelhantes s do molde de gesso de fundio de metais, exceto para os metais; Vantagens (preciso e bom acabamento) tambm so semelhantes.

Processo de Fundio em Molde Permanente


Econmico em relao ao molde descartvel, onde um novo molde necessrio para cada pea. Na fundio em molde permanente, o molde reutilizado vrias vezes; Os processos incluem: Fundio bsica permanente; Fundio sobre presso; Fundio centrfuga.

Processo Bsico de Fundio em Molde Permanente


Utiliza um molde de metal construdo em duas sees, projetadas para fcil e precisa(o), abertura e/ou fechamento.
Os moldes utilizados para a fundio de ligas com baixo ponto de fuso, so geralmente feitos de ao ou ferro fundido; Os moldes utilizados para a fundio de ao devem ser feitos de material refratrio, devido a temperaturas muito altas do material fundido.

Fundio em Molde Permanente

Etapas do processo: (1) O molde preaquecido e recoberto

Fundio em Molde Permanente

Etapas do processo: (2) machos (se utilizados) so inseridos e o molde fechado; (3) O metal derretido derramado no molde, onde se solidifica.

Fundio em Molde Permanente


Vantagens: Bom controle dimensional e acabamento superficial; A solidificao mais rpida causada pelo molde de metal; frio, resulta em uma estrutura de gro fino, assim os fundidos so mais fortes

Limitaes: Geralmente limitado aos metais de baixo ponto de fuso; Geometrias de peas simples em comparao com areia de fundio devido a necessidade de abrir o molde; Alto custo do molde.

Fundio em Molde Permanente


Aplicaes: Devido ao elevado custo do molde, o processo mais adequado para produo de alto volume e pode ser automatizado; Peas tpicas: pistes automotivos, carcaa de bombas, e determinadas peas para avies e msseis; Metais comumente utilizados: alumnio, magnsio, cobre, ligas de cobre e ferro fundido.

Fundio sob Presso


Processo em que o metal fundido injetado na cavidade do molde sob alta presso. A presso mantida durante a solidificao, em seguida, o molde aberto e a pea removida; Moldes nesta operao de fundio so chamados matrizes; Uso de alta presso para forar o metal na cavidade da matriz o que distingue este de outros processos de molde permanente.

Mquinas para Fundio sob Presso


Concebida para fixar e manter fechada precisamente as duas metades enquanto metal lquido forado a cavidade. Dois tipos principais: 1. mquina de cmara quente; 2. mquina de cmara fria.

Mquinas para Fundio sob Presso


Mquina de cmara quente Metal derretido em um recipiente, e um pisto injeta o metal lquido sob alta presso na matriz; Altas taxas de produo - 500 peas por hora (normal); Aplicaes limitadas a metais com baixo ponto de fuso e que no ataquem quimicamente o mbolo e outros componentes mecnicos; Fundio de metais: zinco, estanho, chumbo e magnsio.

Mquinas para Fundio sob Presso


Mquina de cmara quente

Etapas do processo:

(1) com a matriz fechada e o embolo parado, o metal fundido entra na cmara.

Mquinas para Fundio sob Presso


Mquina de cmara quente

Etapas do processo: (2) o embolo fora o metal fluir da cmara de fluxo para a matriz, mantendo a presso durante o resfriamento e a solidificao.

Mquinas para Fundio sob Presso


Mquina de cmara fria
O metal derretido em recipiente de fuso externa derramado na cmara (sem aquecimento), e um pisto injeta metal sob alta presso na cavidade da matriz. Alta produo, mas geralmente no to rpido como mquinas de cmara quente por causa do vazamento; Fundio de metais: alumnio, lato e ligas de magnsio; Vantagens do processo de cmara quente favorecem o seu uso em ligas de baixo ponto de fuso (zinco, estanho, chumbo).

Mquinas para Fundio sob Presso


Mquina de cmara fria

Etapas do processo: (1) com a matriz fechada e embolo parado, o metal fundido vazado na cmara.

Mquinas para Fundio sob Presso


Mquina de cmara fria

Etapas do processo (2) O embolo empurra o metal derretido para a matriz, mantendo a presso durante o resfriamento e solidificao.

Moldes para Fundio sob Presso


Normalmente feito de ao ferramenta, ao para molde, ou ao martenstico; Tungstnio e molibdnio (boas qualidades refratrias) usados para matrizes na fundio de ao e ferro fundido; Pinos extratores so necessrios para remover a pea da matriz quando ela abre; Lubrificantes devem ser pulverizados cavidades para evitar aderncia do material. nas

Fundio sob Presso


Vantagens: Econmica para produo de grandes quantidades; Boa preciso e acabamento superficial; Sees delgadas so possveis; Resfriamento rpido proporciona tamanho de gro pequeno e boa resistncia para fundio; Desvantagens: Geralmente limitado a metais com baixos pontos de fuso; Geometria da pea deve permitir remoo fcil da matriz.

Fundio por Centrifugao


Uma famlia de processos de fundio em que o molde gira em alta velocidade para que a fora centrfuga distribua o metal fundido em regies perifricas da cavidade do molde. O grupo inclui: Fundio centrfuga propriamente dita; Fundio semicentrifuga; Fundio centrfuga.

Fundio por Centrifugao


Fundio centrfuga
O metal derretido derramado em molde rotativo para produzir uma pea tubular; Em algumas operaes incio da rotao do molde comea aps o vazamento; Peas: canos, tubos, buchas e anis; A forma exterior pode ser redonda, octogonal, hexagonal, etc., mas a forma interior (teoricamente) perfeitamente redonda, devido a simetria das foras radiais.

Fundio por Centrifugao


Fundio centrfuga

Fundio por Centrifugao


Fundio semi-centrifuga
A fora centrfuga usada para produzir peas fundidas slidas em vez de peas tubulares; Os moldes so projetados com tirantes no centro de fornecimento de alimentao de metal; A densidade do metal no final do vazamento maior nas partes externas do que no centro de rotao; Frequentemente utilizado em peas em que centro de fundio ser usinado, eliminando assim a parte onde a qualidade da fundio menor; Exemplos: rodas e polias.

Fundio por Centrifugao


Fundio centrifuga O molde projetado com cavidades localizadas longe do eixo de rotao, de modo que o metal fundido derramado no molde distribudo a essas cavidades pela fora centrfuga.

Utilizado para peas pequenas;


A simetria da pea no necessria como em outros mtodos de fundio centrfuga.

Fornos para Fundio


Fornos mais comumente utilizados nas fundies: Cpulas (Cubil) Combustvel de Direto Cadinho Fornos de arco eltrico Fornos de Induo

Fornos para Fundio


Cpula: Forno cilndrico vertical equipado com bica de vazamento perto da base Usado apenas para ferros fundidos Embora outros fornos tambm sejam utilizados, a maior tonelagem de ferro fundido derretido em cpulas A carga ", composta de ferro, coque, fluxo e possveis elementos de liga, carregada atravs de uma porta de carregamento localizado a menos de metade de altura da cpula

Fornos para Fundio - Cpula

Fornos para Fundio


Combustvel direto: Pequenas aberturas localizadas na lateral do forno em que a carga aquecida por queimadores de gs natural: O teto do forno ajuda a ao das chamas refletiram contra a carga; O fundo do forno tem um furo que serve de torneira para liberar o metal fundido; Geralmente usado para metais no-ferrosos, como cobre e ligas de alumnio e base.

Fornos para Fundio


Cadinho O metal derretido sem contato direto com a queima da mistura de combustvel: s vezes chamado de forno de combustvel indireto; O container (cadinho) feito de material refratrio ou de ligas de ao de alta temperatura; Usado para metais no-ferrosos, como bronze, lato e ligas de zinco e alumnio; Trs tipos utilizados em fundies: (a) elevao, (b) estacionrio, (c) inclinao.

Fornos para Fundio


Cadinho:

Trs tipos de fornos de cadinho: (a) elevao (b) estacionrio (c) forno panela inclinado

Fornos para Fundio


Arco eltrico (induo)

Conchas
A transferncia do metal fundido para o molde feito s vezes usando cadinhos Normalmente, a transferncia realizada por panelas Dois tipos comuns de panelas: a) concha de guindaste b) concha manual

Conchas

Etapas Aps a Solidificao


Desmoldagem Remoo do macho Limpeza de superfcies Inspeo Reparo se necessrio Usinagem Tratamento trmico e de superfcie

Etapas Aps a Solidificao


Remoo de canais, poos, aletas, insertos e qualquer outro metal em excesso na pea fundida Para as ligas de fundio frgil e quando as sees transversais forem relativamente pequenas, os excessos podem ser quebrados Caso contrrio, martelar, cortar com serra, disco abrasivo ou maarico de corte so diferentes mtodos usado

Etapas Aps a Solidificao


Remoo do Macho Se machos tm sido utilizados, eles devem ser removidos; A maioria dos machos esto ligados, e eles frequentemente caem da fundio quando o aglutinante se deteriora; Em alguns casos, eles so removidos por agitao da fundio, manual ou mecanicamente; Em casos raros, os machos os so removidos por dissoluo qumica do agente de ligao; Machos os slidos devem ser martelados ou prensados para fora.

Etapas Aps a Solidificao


Limpeza de Superfcies Remoo da areia ou de outra incluso da superfcie; Mtodos de limpeza: Tamboramento, jateamento de ar com gro de areia grossa ou granalha de metal, escova de ao, polimento ou decapagem qumica; A limpeza da superfcie importante para a fundio em areia; Em muitos processos de molde permanente, esta etapa pode ser evitada; Defeitos so possveis na pea e a inspeo necessria para detectar a sua presena.

Etapas Aps a Solidificao


Tratamento Trmico As peas fundidas muitas vezes so submetidos a tratamento trmico para melhorar as propriedades; Razes para tratamento trmico um fundido: Para as operaes de tratamento posterior, como usinagem; Para proporcionar as propriedades desejadas para a aplicao da pea em servio.

Qualidade na Fundio
Existem inmeras fatores que podem influir em uma operao de vazamento, resultando em defeitos de qualidade no produto. Os defeitos podem ser classificados: Defeitos geral comum a todos os processos de fundio; Defeitos relacionados com o processo de fundio em areia.

Qualidade na Fundio
Defeitos Geral: Enchimento Incompleto: A pea se solidifica antes de encher completamente a cavidade do molde.

Qualidade na Fundio
Defeitos Geral: Defeito superficial Duas pores do fluxo de metal fluem em conjunto, mas h uma falta de fuso, devido ao congelamento prematuro:

Qualidade na Fundio
Defeitos Geral: Defeito superficial Respingos de metal durante o vazamento solidificam formando glbulos:

Qualidade na Fundio
Defeitos Geral: Contrao Depresso na superfcie interna ou vazio causado pela contrao na solidificao que restringe a quantidade de metal fundido disponvel para completar o enchimento:

Qualidade na Fundio
Defeitos em Fundio em Areia: Resduos de Areia Cavidades causadas pela liberao de gases do molde durante o vazamento.

Qualidade na Fundio
Defeitos em Fundio em Areia: Pequenos orifcios Formao de pequenas cavidades oriundas dos gases ligeiramente abaixo da superfcie da pea:

Qualidade na Fundio
Defeitos em Fundio em Areia: Penetrao Quando a fluidez alta, o metal pode penetrar no molde ou macho de areia, causando uma superfcie constituda por uma mistura de gros de areia e metal:

Qualidade na Fundio
Defeitos em Fundio em Areia: Deslocamento do Molde Defeito produto fundido na linha de separao causado pelo deslocamento entre as partes superior e inferior do molde

Mtodos de Inspeo na Fundio


Inspeo visual para detectar defeitos de vazamento, resfriamento e graves falhas de superfcie; Medio das dimenses para garantir que as tolerncias foram cumpridas; Metalrgicos, qumicos, fsicos e outros testes relacionados com a qualidade do metal fundido.

Metais para Fundio


A maioria das peas fundidas comerciais so feitas de ligas, em vez de metais puros; As ligas metlicas so geralmente mais fceis de fundir e as propriedades do produto so melhores; A ligas de fundio podem ser classificadas como: Ferrosas No Ferrosas

Ligas Ferrosas
Ferro Fundido: A mais importante de todas as ligas de fundio; A tonelagem de fundio de ferro fundido vrias vezes maior que de todos os outros metais combinados; Vrios tipos: ferro fundido cinzento, ferro nodular, ferro fundido branco, ferro malevel e ferro fundido de liga; Temperaturas tpica vazamento: ~1400 C (2500 F), dependendo da composio.

Ligas Ferrosas
Ao As propriedades mecnicas do ao torn-lo um material de engenharia atraente; A capacidade de criar geometrias complexas faz da fundio um processo de fabricao atrativo Dificuldades na fundio de ao: A temperatura de vazamento do ao superior maioria dos outros metais ~1650 C (3000 F) Nestas temperaturas o ao facilmente se oxida, assim metal fundido deve ser isolado do ar O ao fundido tem relativamente baixa fluidez

Ligas no Ferrosas
Alumnio Geralmente considerado muito moldvel Temperaturas de vazamento baixas devido baixa temperatura de fuso do alumnio Tm = 660 C (1220 F) Propriedades: Peso baixo Muitas propriedades de resistncia devido ao tratamento trmico Fcil de usinar

Ligas no Ferrosas
Cobre Inclui: bronze, lato e alumnio-bronze Propriedades: Resistncia corroso Aspecto atrativa Boas qualidades estruturais Limitao: alto custo do cobre Aplicaes: acessrios para tubos, ps de hlice marinha, componentes de bombas hidrulicas, jias ornamentais

Ligas no Ferrosas
Zinco Boa maleabilidade, muito utilizado na fundio Baixo ponto de fuso: Tm = 419 C (786 F) Boa fluidez facilitando a fundio Propriedades: Baixa resistncia fluncia, depois de fundidas no podem ser submetidas a altas tenses prolongadas

Consideraes sobre o Projeto do produto


Simplicidade geomtrica: Embora a fundio possa ser utilizada para produzir produtos com geometrias complexas, simplificando o design da pea, geralmente melhora-se o processo Evitar complexidades desnecessrias: Simplifica a fabricao do molde Reduz a necessidade de machos Melhora a resistncia da pea

Consideraes sobre o Projeto do produto


Cantos do produto: Cantos vivos e os ngulos devem ser evitados, pois so fontes de concentrao de tenses e podem causar trincas Devem ser projetados cantos levemente arredondados

Consideraes sobre o Projeto do produto


Inclinaes do projeto: Na fundio com molde descartvel, a inclinao facilita a remoo da pea do molde Inclinao da parede do molde = 1 para fundio em areia Inclinao da parede do molde = 2 a 3 para os processos de molde permanente Conicidades semelhantes devem ser consideradas com o uso de machos slidos

Consideraes sobre o Projeto do produto


Inclinaes do projeto: Pequenas alteraes no projeto podem reduzir a necessidade do macho a) concepo inicial b) redesenho

Consideraes sobre o Projeto do produto


Tolerncias dimensionais e acabamento da superfcie: Diferenas significativas na preciso dimensional e acabamento podem ser alcanadas no produto, em funo do processo: Baixa preciso dimensional e acabamento na fundio em areia Boa preciso dimensional e acabamento na fundio com molde permanente e processo da cera perdida

Consideraes sobre o Projeto do produto


Sobre metal para usinagem: Quase todos os fundidos em areia devem ser usinados para atingir as dimenses e caractersticas exigidas O material adicional, o chamado sobre metal para usinagem, deixado nas superfcies onde usinagem necessria Sobre metal para usinagem tpicos usados na fundio de areia so em torno de 1,5 e 3 mm (1 / 16 e 1 / 4 )

Вам также может понравиться