Вы находитесь на странице: 1из 31

Michel Foucault

VIGIAR E PUNIR: HISTRIA DA VIOLENCIA NAS PRISOES

Breve Biografia de Michael Foucault

Breve Biografia
Michel Foucault, nasceu em 1926 na pequena cidade francesa de Poiters. Nascido em uma tradicional famlia de mdicos frustrou as expectativas do pai ao se interessar pela filosofia, mas com o apoio de sua me foi para Paris estudar em 1945. Trs anos depois se formou em filosofia na universidade de Soborne e no ano seguinte formou-se em psicologia. Em 1950 entrou para o partido comunista Francs, mas afastou-se devido a divergncias doutrinrias. Em 1952 cursou o Instituto de Psychologie e obteve o diploma de psicologia patolgica.

Breve Biografia
Aos 28 anos publicou seu primeiro livro Doena mental e psicologia (1954), mas foi com Histria da Loucura (1961), sua tese de doutorado na Soborne, que ele se firmou como filosofo. Depois vieram O Nascimento da Clnica(1963), Raymond Roussel(1963), As Palavras e as Coisas(1966) e Arqueologia do Saber (1969).

Breve Biografia
Aos 28 anos publicou seu primeiro livro Doena mental e psicologia (1954), mas foi com Histria da Loucura (1961), sua tese de doutorado na Soborne, que ele se firmou como filosofo. Depois vieram O Nascimento da Clnica(1963), Raymond Roussel(1963), As Palavras e as Coisas(1966) e Arqueologia do Saber (1969). Sua obra seguinte Vigiar e Punir um amplo estudo sobre a disciplina na sociedade moderna, para ele Uma tcnica de produo de corpos dceis.

Principais Obras

Primeira Parte: Corpos Condenados


O autor Comea o livro com relatos minuciosos sobre as antigas formas de punio. Ele descreve o processo de sofrimento pelo qual um criminoso passa, que teria como pena, ser suplicado. O suplcio era um ritual pblico onde o objeto da condenao era o corpo do paciente. Uma pena para ser suplcio deve obedecer a trs critrios principais: em primeiro lugar produzir uma certa quantidade de sofrimento. O suplcio faz correlacionar o tipo de ferimento, a qualidade, a intensidade, o tempo dos sofrimentos com a gravidade do crime, a pessoa do criminoso, o nvel social de suas vtimas. E pelo lado da justia impe, o suplicio deve ter o ostentoso

Primeira Parte: Corpos Condenados


Logo aps tal relato, mostrado como era a rotina de um detento 30 anos mais tarde. Percebe-se com isso a mudana radical das punies em apenas 3 dcadas, fazendo desaparecer os suplcios. Com o tempo a punio deixa de ser um espetculo para se tornar apenas um ato de procedimento, vai se extinguindo as correntes, as fogueiras e as coleiras. E com a extino desses aparatos macabros, os juizes e os carrascos tambm no serem mais vistos como cruis assasinos.

Primeira Parte: Corpos Condenados


As penas deixam de ser cruis e dolorosas para se tornarem suspenso de direitos, principalmente o direito a liberdade. J os modernos rituais de execuo tinham como objetivo dois pontos: a supresso da do espetculo r o da anulao da dor. Aos poucos esses objetivos foram ganhando fora. Temos como exemplo no sc XVIII comeou a ser usada a gulhotina na Inglaterra, era uma morte rpida, sem recorrer aos longos e crueis suplcios, porm a execuo ainda no tinha deixado de ser um espetculo. O objetivo do castigo tambm muda de posio, antes o corpo, agora a alma. Tambm pode-se citar que com essas novas posies dos castigos e das punies e com as novas figuras surgidas, o juiz passou a no mais julgaro crime, mas apenas aplicar a melhor pena que se enquadre nas conscusntncias ( j pr estabelecidas pela percia do crime.

Primeira Parte: Corpos Condenados As ostentaes dos suplcios


O corpo do condenado era uma pea essencial no cermonial dos castigos pblicos, que servia ao mesmo tempo para punir e se obter a verdade ou confisso or meio do sofrimento, onde o ato de justia deveria se tornar legvel para todos. Um suplcio bem sucedido justificava a justia. Na medida em que se publica a verdade do cime no prprio corpo do suplicado O suplcio representa a funo do julgamento dos homens com o de Deus com mais ostentao, pois se desenrola em pblico antecipando as penas do alm.

Primeira Parte: Corpos Condenados As ostentaes dos suplcios


O suplcio judicirio deve ser compreendido tambm como um ritual poltico. O crime alm da vtima imediata ataca soberano pessoalmente, pois a lei vale como a vontade do soberano; ataca-o fisicamente, pois a fora da lei a fora do principe. Esse cerimonial meticuloso , de maneira muito explcita, no s judicial mas militar. A justia do rei mostra-se como uma justia armada. Todo um aparato militar cerca o suplcio: sentinelas, arqueiros, policiais, soldados.

Primeira Parte: Corpos Condenados As ostentaes dos suplcios


O suplcio se inseriu to fortemente da prtica judicial, porque revelador da verdade e agente do poder. Nas cerimnias do suplcio, o personagem principal o povo, cuja presena real e imediata requerida para a sua realizao. Um suplcio secreto no teria sentido, pois contara com a participao daqueles que possuam um corao sensvel e cheio de compaixo e da inveja daqueles de corao curel e duro. O pavor dos suplcios acendia na verdade focos de ilegalismo, mas principalmente nessas ocasies o povo se sentia mais prximo dos que sofriam a pena, gerando um medo poltico diante do efeito desses rituais ambguos. O condenado se tornava heroi pela enormidade de seus crimes longamente propolado e s vezes pela afirmao de seu arrependimento tardio.

Primeira Parte: Corpos Condenados As ostentaes dos suplcios


As emoes do cada falso onde se defrontaram atravs do corpo do suplicado o poder que condenava e o povo que era testemunha, praticamente, a vtima eventual e eminente daquela execuo acabavam pro glorificar o criminoso. Por isso os reformadores do sistema penal logo pediram a supresso dessas prticas.

Os corpos dceis
O filsofo Michel Foucault, em seu texto Os Corpos Dceis (Obra Vigiar e Punir), afirma que at o sculo XVII, um bom soldado era aquele que demonstrava, de longe, o corpo como braso de sua fora e valentia. A cabea permanecia direita, o estmago levantado, os ombros largos etc. Entretanto, na segunda metade do sculo XVIII, o soldado transforma-se em algo que se fabrica, permitindo que seu corpo seja modelado conforme as necessidades da mquina a qual faz parte. A escala do controle no se aplica mais no cuidado do corpo, mas trata de exercer sobre ele uma coero tamanha ao ponto de mant-lo no mesmo nvel da mecnica.

Os corpos dceis
Muitos processos disciplinares, nos conventos, no exrcito ou nas oficinas, j faziam parte do cotidiano, porm no decorrer dos sculos XVII e XVIII, as disciplinas se tornaram frmulas gerais de dominao. Tornando submissos os corpos. Se a explorao econmica separa a fora e o produto do trabalho, digamos que a coero disciplinar estabelece no corpo o elo coercitivo entre uma aptido aumentada e uma dominao acentuada. Uma nova microfsica do poder gerada.

Os corpos dceis
Foucault afirma que a disciplina uma anatomia poltica do detalhe. Cuja importncia vinha da teologia, pois aos olhos de Deus nenhuma imensido maior que um detalhe. Nessa eminncia do detalhe se localizaria toda a meticulosidade da educao crist, da pedagogia escolar ou militar, e de todas as formas de treinamento. Para o homem disciplinado, como para o verdadeiro crente, nenhum detalhe indiferente *...+.

No quadro da escola, do quartel, do hospital ou da oficina, a mincia dos regulamentos, o olhar atento das inspees, o controle das mnimas parcelas da vida e do corpo, construiriam uma racionalidade econmica e tcnica, as quais tornariam possvel um dispositivo de poder que notava at o menor dos acontecimentos.

Os corpos dceis
A distribuio dos corpos no espao passa a ter importncia. Nos colgios, pouco a pouco o modelo dos conventos se impe, e o internato aparece como o regime de educao mais freqente. No exrcito, inicia-se um movimento para impedir a pilhagem e as violncias, controlar as despesas e evitar conflitos. A massa das tropas, antes disforme e imprecisa, torna-se homognea e disciplinada. E nas fbricas o regime do sino imposto, anunciando cada entrada, intervalo, reentrada e sada. Importa dominar as foras de trabalho, e tirar delas o mximo de vantagem, neutralizando os inconvenientes (roubos, interrupes, agitaes, etc.). Importa estabelecer as presenas e as ausncias, saber onde e como encontrar os indivduos, instaurar as comunicaes teis, interromper as outras, poder a cada instante vigiar o comportamento de cada um, aprecia-lo, sanciona-lo, medir as qualidades ou os mritos. Procedimento, portanto, para conhecer, dominar e utilizar. A disciplina organiza o espao analtico.

Os corpos dceis
Dessa forma, Foucault afirma que a primeira das grandes operaes da disciplina a constituio de quadros vivos, que transformam as multides inteis e confusas em multiplicidades organizadas. Trata-se de organizar o mltiplo, de se obter um instrumento para percorr-lo e domina-lo; trata-se de lhe impor uma ordem. Outra questo trabalhada por Foucault o controle da atividade. Procurase garantir a qualidade do tempo empregado atravs do controle ininterrupto, da presso dos fiscais, e da anulao de tudo o que possa distrair, constituindo assim um tempo integralmente til. O tempo pago tem de ser sem impurezas ou defeitos, e durante todo o seu transcurso o corpo deve ficar aplicado a seu exerccio. Define-se uma espcie de esquema antomo-cronolgico do comportamento. O ato decomposto em seus elementos; definida a posio do corpo, dos membros, das articulaes; para cada movimento determinada uma direo, uma amplitude, uma durao; prescrita sua ordem de sucesso. O tempo penetra o corpo, e com ele todos os controles minuciosos do poder.

Os corpos dceis
nesse contexto que as disciplinas devem ser entendidas como aparelhos para adicionar e capitalizar o tempo. O que ocorre em quatro processos apontados por Foucault. Primeiramente, a diviso da durao de uma determinada atividade em segmentos ou seqncias, separadas e ajustadas. No servio militar, por exemplo, o isolamento do perodo de formao do perodo de prtica, no misturando a instruo dos recrutas com os exerccios dos veteranos. Em segundo lugar, a organizao dessas seqncias segundo um esquema analtico, numa sucesso de elementos to simples quanto possvel num grau de complexidade crescente. Em terceiro lugar, fixar uma prova com a trplice funo de identificar se o indivduo atingiu o nvel desejado, de garantir sua aprendizagem e de diferenciar as capacidades de cada indivduo. Por ltimo prescreve-se a cada um, de acordo com seu nvel, um determinado papel. Dessa forma, recolhe-se a disperso temporal para lucrar e conserva-se o domnio mediante o controle do tempo.

Os corpos dceis
Esse o tempo disciplinar que se impe aos poucos. E que torna possvel a formao de uma espcie de mquina de peas mltiplas que se deslocam em relao umas s outras para chegar a uma configurao e obter um resultado especfico. O corpo, no singular, torna-se um elemento que se pode colocar, mover ou articular com outros. No mais a coragem ou a fora que determinam as variveis principais, mas o lugar que ocupa, o intervalo que cobre, a regularidade e a boa ordem. O homem da tropa antes de tudo um fragmento de espao mvel, antes de ser uma coragem ou uma honra. Dessa forma, a disciplina transforma o tempo de cada um em um tempo composto, a fim de extrair da mquina a mxima quantidade de foras de cada um e combin-la num resultado satisfatrio.

Terceira Parte: Captulo II: Os Recursos para o Bom Adestramento


Poder disciplinar: um poder que, em vez de se apropriar e de retirar, tem como funo maior adestrar; ou sem dvida adestrar para retirar e se apropriar ainda mais e melhor. Em vez de dobrar uniformemente e por massa tudo que lhe est submetido, separa, analisa, diferencia, leva seus processos de decomposio at as singularidades necessrias e suficientes. O sucesso do poder disciplinar se deve sem dvida ao uso de instrumentos simples: o olhar hierrquico, a sano normalizadora e sua combinao num procedimento que lhe especfico, o exame. Disciplina: tcnica especfica de um poder que toma os indivduos ao mesmo tempo como objetos e como instrumentos de seu exerccio. No um poder triunfante que, a partir de seu prprio excesso, pode-se fiar em seu superpoderio; um poder modesto, desconfiado, que funciona a modo de uma economia calculada, mas permanente.

Terceira Parte: Captulo II: Os Recursos para o Bom Adestramento


Vigilncia hierrquica: dispositivo que obriga pelo jogo do olhar; aparelho onde as tcnicas que permitem ver induzam a efeitos de poder, e onde, em troca, os meios de coero tornem claramente visveis aqueles sobre quem se aplicam. Pequenas tcnicas das vigilncias mltiplas e entrecruzadas, dos olhares que devem ver sem ser vistos; uma arte obscura da luz e do visvel preparou em surdina um saber novo sobre o homem, atravs de tcnicas para sujeit-lo e processos para utiliz-lo. Acampamento: o diagrama de um poder que age pelo efeito de uma visibilidade geral. Princpio do encastramento: encaixamento espacial das vigilncias hierarquizadas. Esquema da arquitetura da vigilncia hierrquica: no mais feita simplesmente para ser vista ( fausto dos palcios) ou para vigiar espao exterior (geometria das fortalezas), mas para permitir um controle interior, articulado e detalhado- para tornar visveis os que nela se encontram ; mais geralmente, a de uma arquitetura que seria um operador para a transformao dos indivduos: agir sobre aquele que abriga, dar domnio sobre seu comportamento, reconduzir at eles os efeitos do poder, oferec-los a um conhecimento, modific-los . O velho esquema simples do encarceramento e do fechamento- do muro espesso, da porta slida que impedem de entrar ou de sair- comea a ser substitudo pelo clculo das aberturas, dos cheios e dos vazios, das passagens e das transaparncias.

Terceira Parte: Captulo II: Os Recursos para o Bom Adestramento


2) A Sano Normalizadora

Infrapenalidade: - Comparao dos mecanismos de penalidade disciplinar: Escola e Acampamento Militar. Idia de punio dos desvios. - Castigo como exerccio. - Sistema Duplo: Gratificao-Sano. Plos Positivo e Negativo. - Escola: sistema de trocas de pontos para se eximir dos castigos. Idia de enquadramento, o aluno que se esfora para conseguir mais pontos, est agindo da maneira requerida pelo sistema cada vez mais, ento, menos ele vai precisar ser punido. Ou seja, tais pontos no precisaro ser trocados, pois no haver penalidades. Microeconomia da penalidade perptua. : os aparelhos disciplinares hierarquizam, numa relao mtua, os bons e os maus indivduos. p. 174 - A diviso segundo as classificaes ou os graus tem um duplo papel: marcar os desvios, hierarquizar as qualidades, as competncias e as aptides, mas tambm castigar e recompensar.p.174 - Acampamento Militar: Condecoraes no uniforme para diferenciar os bons e maus soldados. Quanto mais baixa a classificao, sujeio a penalidades piores. Tendncia da classe vergonhosa acabar, ou seja, os militares de menor escalo tentavam se enquadrar para que subissem na hierarquia e fossem sujeitos a humilhaes cada vez menores.

Terceira Parte: Captulo II: Os Recursos para o Bom Adestramento


Noo de Penalidade Hierarquizante:

- Distribuir os alunos segundo suas aptides e seu comportamento, portanto segundo o uso que se poder fazer deles quando sarem da escola; exercer sobre eles uma presso constante, para que se submetam todos ao mesmo modelo, para que sejam obrigados todos juntos subordinao, docilidade, ateno nos estudos e nos exerccios, e exata prtica dos deveres e de todas as partes da disciplina. Para que todos se paream.p. 175
- A penalidade perptua que atravessa todos os pontos e controla todos os instantes das instituies disciplinares compara, diferencia, hierarquiza, homogeniza, exclui. Em uma palavra, ela normaliza. p. 176 - Sistema de igualdade formal. Necessidade de se observar a prtica. Exemplo: regulamentos e o que ocorre realmente. Compreende-se que o poder da norma funcione facilmente dentro de um sistema de igualdade formal, pois, dentro de uma homogeneidade, que a regra, ele introduz, como um imperativo til e resultado de uma medida, toda a gradao das diferenas individuais.p. 177.

Terceira Parte: Captulo II: Os Recursos para o Bom Adestramento


3) Exame:

O exame: o resultado final das tcnicas de disciplina, que rene a vigilncia, a punio, o controle meticuloso do tempo, do espao, da organizao, do corpo. um mtodo de vigiar e punir que emerge em vrias cincias humanas, como a psicologia. Assim, mesmo que a disciplina seja sutil e quase imperceptvel, apodera-se dos corpos do indivduo, utilizando-os como objeto e objetivo de controle social. O exame corresponde a essa forma de controle implcito. O exame no se contenta em sancionar, mas este seu elemento chave.
Exemplos: inspees e visitas mdicas, provas escolares, rotina do exrcito. So formas de agrupar, catalogar e controlar que se revestem de prticas corriqueiras dentro de instituies do nosso dia-a-dia. Do exame, surgiu a cincia mdica nos hospitais, a pedagogia nas escolas e a ttica, nos campos militares.

Terceira Parte: Captulo II: Os Recursos para o Bom Adestramento


1) O exame inverte a economia da visibilidade no exerccio de poder: o exame a tcnica pela qual o poder no impe sua marca, mas capta os sujeitos em um mecanismo de observao. 2) A individualidade num campo documentrio: registra em fichas e catlogos o comportamento observado a fim de se saber o histrico do indivduo. 3) Faz de cada indivduo um caso: cada um recebe um status de acordo com os traos, desvios e notas que recebe socialmente, em diversas instituies. Logo, a pessoa passa a se adequar a uma srie de cdigos homogeneizantes, ainda que conscientemente no perceba que est includo numa proposta de adestramento.

Priso
Foucault fala sobre as leis e penas escritas e dos crimes tpificados (descritos) e as penas dos senhores e soberanos. Foucault com suas idias revolucionou o sistema e carcerrio da Europa e que, at hpje influenciam juristas. Naquela poca predominava o direito (cannico) religioso, as leis penais eram ditadas pela igreja. Havia poucos cdigos escritos, imperava o direito dos costumes. Os senhores e soberanos ditavam as leis e as penas a serem impostas, muito ligadas a condio de vassalagem ( serviais e sditos.)

Priso
Aos dominadores cabiam fixar leis e penas essas dependeiam de cada um, muitos eram intolerantes com crimes considerados traio. Para Foucault o castigo muito violento e arbitrrio tornava o sistema carcerrio epnal nstvel, imprevisvel e pouco eficiente. A punio dos criminosos se transformava em grande parte porque o jeito de exercer o poder tambm mudou.

Priso
Para ele a disciplina tambm se manifesta nas escolas, industrias, hospitais e foras armadas justamente como maneira de exercer o poder para produzir sujeitos capazes. Ele prega leis rgidas mas para que elas surtam efeitos necessrio fiscalizao constante, pois sem essa as leis so incuas(sem fora) Assim com as idias de Foucault penalidades justas e tratamento para recuperao do criminoso devolvendo-o transformado para que possa socializa-se.

Priso
Captulo II Ilegalidade e Delinquncia O encarceramento mais do que substituir um suplcio um dispositivo que no diminui a delinquncia, pelo contrrio provoca reincidncia. A priso no devolve a sociedade indivduos corrigidos, mas mais perigosos do que eram. A delinquncia uma das formas da ilegalidade que o Sistema Carcerrio, investiu, recortou, penetrou e organizou. Pois uma ilegalidade dominada, um agente para a ilegalidade dos grupos dominantes. Capitulo III O Carcerrio O trabalho penal deve ter ordem e regularidade, e sujeitar corpos a movimentos regulares, longe da distrao e da agitao. necessria a vigilncia constante por se tratar de indivduos mecanizados a exemplo de uma sociedade industrial. Para Foucault a requalificao do criminoso em operrio, em individuo-mquina. Impe-se a ele o isolamento, pois a solido a condio primeira para a submisso e reflexo. O sistema carcerrio torna natural o poder legal de punir, assim como legaliza o poder-tcnico disciplinar. A rede carcerria foi e o apoio do poder normalizador.

Вам также может понравиться