Вы находитесь на странице: 1из 35

O ensino de lnguas estrangeiras a partir da concepo dos gneros textuais

VERA LCIA LOPES CRISTOVO (UEL) veraluciacristovao@gmail.com

OBJETIVOS:

apresentar alguns conceitos centrais Gneros textuais Capacidades de linguagem Sequncia didtica discutir possveis contribuies do ensino de lngua estrangeira, orientado por uma abordagem com base em gneros textuais ancorada no interacionismo sociodiscursivo (ISD) (Bronckart,1999, 2006; Dolz e Schneuwly, 2004)

ROTEIRO
- EXEMPLO DE UMA SITUAO DE AULA DE LNGUA ESTRANGEIRA (INGLS) - CONCEITOS - CONTRIBUIES DO ISD - TAREFA

Aula de Ingls Rubem Braga

Is this an elephant?
Minha tendncia imediata foi responder que no; mas a gente no deve se deixar levar pelo primeiro impulso. Um rpido olhar que lancei professora bastou para ver que ela falava com seriedade, e tinha o ar de quem prope um grave problema. Em vista disso, examinei com a maior ateno o objeto que ela me apresentava. No tinha nenhuma tromba visvel, de onde uma pessoa leviana poderia concluir s pressas que no se tratava de um elefante. Mas se tirarmos a tromba a um elefante, nem por isso deixa ele de ser um elefante; mesmo que morra em conseqncia da brutal operao, continua a ser um elefante; continua, pois um elefante morto , em princpio, to elefante como qualquer outro. Refletindo nisso, lembrei-me de averiguar se aquilo tinha quatro patas, quatro grossas patas, como costumam ter os elefantes. No tinha. Tampouco consegui descobrir o pequeno rabo que caracteriza o grande animal e que, s vezes, como j notei em um circo, ele costuma abanar com uma graa infantil. Terminadas as minhas observaes, voltei-me para a professora e disse convincentemente: No, it's not!

Pedagogia de gnero
5

Ensino e Aprendizagem de Lnguas

Formao de professores

Anlise de gneros

5 MOTTA-ROTH, D. Capacitao CELEM/SEED-PR Curitiba, 14 a 18 de setembro de 2009

PRINCIPAIS CONCEITOS DE GNERO

MIKHAIL BAKHTIN [...]cada esfera de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, sendo isso que denominamos gneros do discurso.
(BAKHTIN, 1992, p. 279, grifos do original).

JOHN SWALES

Um gnero compreende uma classe de eventos comunicativos cujos membros partilham um conjunto de propsitos comunicativos. (...) Em aditamento ao propsito, os exemplares de um gnero exibem vrios padres de similaridade em termos de estrutura, estilo, contedo e audincia pretendida. (SWALES, 1990, p.58)

VIJAY BHATIA

Gnero um evento comunicativo reconhecvel caracterizado por um conjunto de propsito(s) identificado(s) e mutuamente entendidos pelos membros da comunidade profissional ou acadmica na qual ele regularmente ocorre. (BHATIA, 1993, p.13) Gnero uma instncia de uma realizao bemsucedida de um propsito comunicativo especfico usando um conhecimento convencionalizado dos recursos lingsticos e discursivos. (BHATIA, 1999,

CAROLYN MILLER O que eu quero propor, pois, que se veja gnero como um constituinte especfico e importante da sociedade, um aspecto maior de sua estrutura comunicativa, uma de suas estruturas de poder que as instituies controlam. Podemos entender gnero especificamente como aquele aspecto da comunicao situada que capaz de reproduo que pode se manifestar em mais de uma situao e mais de um espao-tempo concreto. (MILLER, 1994, p.71)

CHARLES BAZERMAN

Os gneros no so precisamente formas. Gneros so formas de vida, modos de ser. Eles so enquadres para a ao social. Eles so contextos de aprendizagem. [...] os gneros so os lugares familiares para criar a ao comunicativa mutuamente inteligvel e os holofotes que usamos para explorar o que no nos familiar. (BAZERMAN, 1999, p.19)

Gneros so o que as pessoas reconhecem como gneros em qualquer momento do tempo por nomeao, institucionalizao.

BAZERMAN, 2005

LUIZ ANTONIO MARCUSCHI (2008) Os gneros so: a) eventos scio-comunicativos com alguma estabilidade; b) entidades discursivas com propsitos bem estabelecidos; c) entidades lingsticas com uma estrutura regular; d) entidades scio-histricas maleveis e interrelacionadas.

a)

b) c)
d) e) f)

Que nomes damos aos gneros? O problema no a nomeao, mas a identificao. (MARCUSCHI, 2005) Forma estrutural (grfico, debate, nota de roda-p, comunicao oral... Propsito comunicativo (errata) Contedo temtico (resumo de novela, nota fiscal, horscopo) Meio de transmisso (e-mail, telefonema...) Papis dos interlocutores (autorizao, defesa de tese, arguio...) Contexto situacional (carta pessoal, fofoca, conferncia...)

Gneros Textuais
[...] so produtos de configuraes de escolhas [...] que se encontram momentaneamente cristalizadas ou estabilizadas pelo uso. Tais escolhas dependem do trabalho que as formaes sociais de linguagem desenvolvem, para que os textos sejam adaptados s atividades que eles comentam, adaptados a um dado meio comunicativo, eficazes diante de um desafio social, etc. (BRONCKART, 2006, p. 143,144)
5 14

Gneros textuais so modelos de textos mais ou menos estabilizados e adaptados s atividades praticadas pelas formaes scio-discursivas, estando, portanto, sujeitos a avaliaes sociais e mudanas com o tempo.

Segundo Bronckart (2004), o ensino de lnguas deve formar o aluno para o domnio em relao aos modelos preexistentes, os gneros textuais, mas tambm deve explorar a reflexividade dos alunos, desenvolvendo suas capacidades de deslocamento e de transformao dos modelos de linguagem adquiridos, atravs de uma formao voltada para valores sociais.
6 15

Sequncia Didtica (SD)

Uma seqncia didtica um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemtica, em torno de um gnero textual oral ou escrito que apresenta algumas caractersticas que possibilitam aos alunos o acesso s prticas de linguagem novas ou de difcil domnio.
(DOLZ, J. ; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. , 2004, p.97)

16

O gnero pode ser o eixo organizador das seqncias didticas, consideradas instrumentos de mediao. Esse(s) instrumento(s), objeto(s) socialmente elaborado(s), colabora(m) na mediao da atividade de ensinoaprendizagem. Se o instrumento se transforma, a prpria atividade que est relacionada ao seu uso pode ser modificada.

Pressupostos tericos

Sequncia didtica (SD)

OBJETIVO GERAL

Agir linguageiro Dimenses de textualizao Agir praxiolgico

Mdulos/ sees

ATIVIDADES
Objetivos especficos

Capacidades de linguagem

Compreenso e produo de texto de um gnero

Esquema 1: Sequncia didtica

Pressupostos tericos
Capacidades de linguagem
Capacidades de ao Capacidades discursivas

Capacidades Lingustico Discursivas

Capacidades de significao

Gravura 1: Capacidades de Linguagem

O objeto real de ensino e aprendizagem: as operaes de linguagem necessrias para essas aes, operaes essas que, dominadas, constituem as capacidades de linguagem.

Na viso do ISD, consideramos as capacidades de linguagem como um conjunto de operaes que permitem a realizao de uma determinada ao de linguagem, um instrumento para mobilizar os conhecimentos que temos e operacionalizar a aprendizagem.

Proposta didtica para desenvolvimento de capacidades de linguagem

Atividades voltadas para o processo de ensinoaprendizagem de operaes de linguagem relativas capacidade de ao podem explorar as caractersticas do contexto de produo do texto; as representaes sobre a situao de ao de linguagem (quem, para quem, quando, onde, de que forma, sobre o que, com que objetivo); seu contedo referencial; os conhecimentos de mundo; os diferentes usos da linguagem para a situao em foco.

Com base nesses elementos, acredito que atividades que se voltem para o desenvolvimento da capacidade de ao podem solicitar que o aluno: - faa inferncias; - tire concluses; - levante o objetivo (ou inteno do(s) autor(es) e/ou de envolvidos no texto; -articule seu conhecimento prvio sobre o contexto e seu conhecimento de mundo.

Para a mobilizao da capacidade discursiva, espera-se que as atividades explorem a infra-estrutura textual, ou seja, o plano textual global; as caractersticas de organizao do contedo; a implicao ou autonomia dos enunciadores/emissores do texto com relao ao ato de produo; a conjuno ou disjuno do texto aos parmetros do mundo discursivo.

Com base nesses elementos, pode-se considerar que as atividades que se voltem para o desenvolvimento da capacidade discursiva demandem que o aluno: - analise as caractersticas da infra-estrutura textual como reconhecimento de lay out, distino entre organizao de contedo em textos de gneros diferentes e/ou em textos do mesmo gnero em lngua materna e em lngua estrangeira; - realize inferncias; - observe os elementos no-verbais; - coloque o contedo de um texto em ordem.

O desenvolvimento da capacidade lingstico-discursiva pode se dar por meio da aprendizagem de operaes que explorem o uso de conectivos e sua funo nas operaes de conexo;o emprego de pronomes e de sintagmas nominais para a coeso nominal; a identificao de cadeias anafricas para a compreenso da referenciao; o tempo verbal e seu valor de temporalidade e aspectualidade; o reconhecimento das diferentes vozes enunciativas que circulam e constituem a mensagem do texto; o uso ou ausncia de modalizao e as intenes refletidas no texto por tais usos; as escolhas lexicais para dar sentido ao texto etc.

Pressupostos tericos

Capacidade de Significao: Construo de sentidos sobre prticas sociais (contexto ideolgico, histrico, sociocultural, econmico, etc) que envolvem esferas de atividade, atividades praxiolgicas em interao com contedos temticos de diferentes experincias humanas e suas relaes com atividades de linguagem.

Pressupostos tericos

Capacidades de Significao:

Gravura 2 Capacidades de significao Fonte: Diogo Henrique Hartmann

Capacidades de significao (CS)


(1CS) Compreender a relao entre textos e a forma de ser, pensar, agir e sentir de quem os produz; (2CS) Construir mapas semnticos; (3CS) Engajar-se em atividades de linguagem; (4CS) Compreender conjuntos de pr-construdos coletivos; (5CS) Relacionar os aspectos macro com sua realidade; (6CS) Compreender as imbricaes entre atividades praxiolgicas e de linguagem; (7CS) (Re)conhecer a scio-histria do gnero; (8CS) Posicionar-se sobre relaes textos-contextos. Capacidades de ao (CA) (1CA) Realizar inferncias sobre: quem escreve o texto, para quem ele dirigido, sobre qual assunto, quando o texto foi produzido, onde foi produzido, para que objetivo; (2CA) Avaliar a adequao de um texto situao na qual se processa a comunicao; (3CA) Levar em conta propriedades linguageiras na sua relao com aspectos sociais e/ou culturais; (4CA) Mobilizar conhecimentos de mundo para compreenso e/ou produo de um texto (CRISTOVO; BEATO-CANATO; PETRECHE; FERRARINI; ANJOS-SANTOS, 2010, p. 195)

Quadro 1. Capacidades de linguagem

Capacidade discursiva (CD)


(1CD) Reconhecer a organizao do texto como layout, linguagem no verbal; (2CD) Mobilizar mundos discursivos para engendrar o planejamento geral do contedo temtico; (3CD) Entender a funo da organizao do contedo naquele texto; (4CD) Perceber a diferena entre formas de organizao diversas dos contedos mobilizados.

Capacidade lingustico-discursiva (CLD)


(1CLD) Compreender os elementos que operam na construo de textos, pargrafos, oraes; (2CLD) Dominar operaes que contribuem para a coerncia de um texto (3CLD) Dominar operaes que colaboram para a coeso nominal de um texto; (4CLD) Dominar operaes que cooperam para a coeso verbal de um texto; (5CLD) Expandir vocabulrio que permita melhor compreenso e produo de textos; (6CLD) Compreender e produzir unidades lingusticas adequadas sintaxe, morfologia, fontica, fonologia e semntica da lngua; (7CLD) Tomar conscincia das vozes que constroem um texto; (8CLD) Perceber as escolhas lexicais para tratar de determinado contedo temtico; (9CLD) Reconhecer a modalizao (ou no) em um texto; (10CLD) Identificar a relao entre os enunciados, as frases e os pargrafos de um texto, entre outras muitas operaes que poderiam ser citadas; (11CLD) Identificar as caractersticas do texto que podem fazer o autor parecer mais distante ou mais prximo do leitor. (CRISTOVO; BEATO-CANATO; PETRECHE; FERRARINI;

ANJOS-SANTOS, 2010, p. 195) Quadro 1. Capacidades de linguagem 10

No contexto escolar, o que falta dar a nossos alunos, em especial queles do sistema escolar pblico, talvez no seja competncia de linguagem, mas sim insights sobre como a linguagem possibilita ou impede a insero social. A sala de aula de lnguas talvez seja o lugar onde devemos analisar, criticar e/ou avaliar as vrias instncias de interao humana de culturas localizadas, nas quais a linguagem usada para mediar prticas sociais. Acreditamos que ensinar lnguas ensinar algum a ser um analista do discurso; portanto, cremos que as discusses em sala de aula devem enfocar as prticas linguageiras em associao a aes especficas na sociedade. Somente a prtica pedaggica nesses termos pode contribuir para o desenvolvimento, no aluno e no professor, da consci6encia crtica dos aspectos contextuais e textuais do uso da linguagem e, portanto, das competncias lingusticas e discursivas, de modo a empoderar a todos ns que participamos da vida em sociedade.(MOTTA-ROTH, 2005, p. 197)

Reflexes finais:
A PRODUO DE MATERIAL DIDTICA COMO AO POLTICA, AO EDUCACIONAL, AO INVESTIGATIVA .

Reflexes finais
a mudana nas ferramentas de mediao para o ensino pode gerar mudanas no processo de ensino-aprendizagem ; o domnio da construo de uma ferramenta possibilita seu uso como instrumento para prticas sociais transformadas e para o funcionamento de uma rede que envolve o profissional docente em seu trabalho nas mais diferentes dimenses.

Referncias: CRISTOVO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gneros textuais: teoria e prtica II. Kaygangue: Palmas e Unio da Vitria, 2005. CRISTOVO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gneros textuais: teoria e prtica. Londrina: Mori, 2004. CRISTOVO, V. L. L. Modelos didticos de gneros: uma abordagem para o ensino de lngua estrangeira. Londrina: UEL, 2007. DIONSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. KARWOSKI, A.M.; GAYDECZKA, B.;BRITO, K. S. (org.) Gneros Textuais: Reflexes e Ensino. Rio de Janeiro: LUCERNA, 2006. MEURER, J. L.; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Dsire. (Orgs.). Gneros: teorias, mtodos, debates. So Paulo: Parbola Editorial, 2005. p. 237-259. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gneros orais e escritos na escola. Roxane Rojo, Glas Sales Cordeiro (Trad. e org.). Campinas: Mercado de Letras. 2004. Revistas: Linguagem em (Dis)curso, 2006, 6/3 Signum , 2005, 8/1 Calidoscpio, 2004, 2/2 Na Ponta do Lpis Almanaque. Centro de Pesquisa em Educao Cultura

Вам также может понравиться