Вы находитесь на странице: 1из 25

BIOMECNICA

Conceitos bsicos
Carlos Bolli Mota
bollimota@gmail.com

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratrio de Biomecnica

SUMRIO
TERMOS DE REFERNCIA
CONCEITOS DE CINTICA

Termos de referncia
Posio de referncia anatmica uma posio ereta com os ps ligeiramente afastados e os braos pendendo relaxados ao lado do corpo, com as palmas das mos voltadas para frente. No uma posio ereta natural, mas a orientao corporal convencionalmente usada como referncia quando so definidos termos relacionados ao movimento.

Termos direcionais Para descrever a relao entre as partes do corpo ou a localizao de um objeto externo em relao ao corpo torna-se necessrio o uso de termos direcionais. Os termos direcionais mais comumente usados so: superior, inferior, anterior, posterior, medial, lateral, proximal e distal.

Superior: prximo cabea (cranial). Inferior: afastado da cabea (caudal). Anterior: voltado para a frente do corpo (ventral). Posterior: voltado para trs do corpo (dorsal). Medial: prximo linha mdia do corpo. Lateral: afastado da linha mdia do corpo. Proximal: prximo ao tronco. Distal: afastado do tronco.

Todos estes termos direcionais podem ser relacionados como antnimos. Dizer que o cotovelo proximal em relao ao punho to correto quanto dizer que o punho distal em relao ao cotovelo. Da mesma forma, o nariz superior boca e a boca inferior ao nariz.

Planos de referncia anatmicos Trs planos dividem o corpo em trs dimenses. So planos imaginrios de referncia que dividem o corpo em metades da mesma massa ou peso.

Plano sagital o plano que divide o corpo verticalmente em metades direita e esquerda. Neste plano (ou em planos paralelos ele) ocorrem os movimentos para frente e para trs do corpo ou dos segmentos corporais - flexo/extenso.

Plano frontal o plano que divide o corpo verticalmente em metades anterior e posterior. Neste plano (ou em planos paralelos ele) ocorrem os movimentos laterais do corpo ou dos segmentos corporais aduo/abduo.

Plano transverso o plano que divide o corpo horizontalmente em metades superior e inferior. Neste plano (ou em planos paralelos ele) ocorrem os movimentos corporais paralelos ao solo quando o corpo est em posio ereta - rotaes.

Em um indivduo na posio de referncia anatmica a interseo dos trs planos de referncia se d no centro de gravidade do corpo. Estes planos imaginrios de referncia existem apenas em relao ao corpo humano. Se uma pessoa gira 45 direita, os planos de referncia tambm giram 45 direita.

Eixos de referncia anatmicos O movimento de um segmento corporal consiste quase sempre em uma rotao em torno de um eixo imaginrio que passa pela articulao qual ele est ligado. Existem trs eixos de referncia para descrever o movimento humano, e cada um deles perpendicular a um dos trs planos de referncia.

Eixo mdio-lateral Perpendicular ao plano sagital. o eixo em torno do qual ocorrem as rotaes no plano sagital.

Eixo ntero-posterior Perpendicular ao plano frontal. o eixo em torno do qual ocorrem as rotaes no plano frontal.

Eixo longitudinal Perpendicular ao plano transversal. o eixo em torno do qual ocorrem as rotaes no plano transversal.

a - plano sagital b - plano frontal c - plano sagital

Conceitos de cintica
Massa a quantidade de matria que compe o corpo. A unidade de massa no SI o quilograma (kg).

Inrcia a tendncia de um corpo manter seu estado de movimento linear, esteja ele parado ou movendo-se a uma velocidade constante. A inrcia no tem unidades de medida, mas diretamente proporcional massa do corpo.

Momento de inrcia a tendncia de um corpo manter seu estado de movimento de rotao, esteja ele em repouso ou movendo-se a uma velocidade angular constante. O momento de inrcia depende no apenas da massa do corpo mas tambm da sua distribuio. A unidade de momento de inrcia no SI o quilograma-metro quadrado (kgm2).

Fora toda causa capaz de provocar em um corpo uma modificao (ou uma tendncia de modificao) de movimento ou de forma. A unidade de fora no SI o Newton (N). Uma fora caracterizada pela sua intensidade, sua direo e seu sentido - uma grandeza vetorial.

Peso a fora gravitacional exercida sobre um corpo. As unidades de peso so as mesmas unidades de fora. A fora peso age sempre na direo vertical, em sentido ao centro da Terra. O ponto de aplicao da fora peso de um corpo o centro de gravidade deste corpo.

Torque ou momento o efeito de uma fora aplicada sobre um corpo capaz de produzir rotao neste corpo. Algebricamente o produto da intensidade da fora pela distncia (perpendicular) da linha de ao da fora ao eixo de rotao. A unidade de momento no SI o Newton-metro (Nm).

Considerar a fora do bceps (B) igual a 30 kgf e constante para os diferentes ngulos da articulao do cotovelo. Calcular para os ngulos de insero de 15, 30 e 80 o valor das componente S e T da fora do bceps e o valor do torque gerado pelo bceps sobre a articulao do cotovelo, sabendo que a distncia do ponto de insero do msculo at a articulao 5 cm.

Вам также может понравиться