Вы находитесь на странице: 1из 12

AULA DE METODOLOGIA DA PESQUISA

Resenha, Resumo e Fichamento


Prof. Me. Anne Nava

Resenha

Alm de reduzir o texto, permite opinies e comentrios, inclusive posicionamentos do resenhista, alm de permitir comparaes com outras obras. Deve pontuar a rea do conhecimento, a relevncia da obra em relao s outras do mesmo gnero.

RESENHA DE TEXTO
Objetivo: elaborar comentrios sobre um texto para publicao ou divulgao. Formatao: A resenha inicia-se com a abertura de um cabealho onde transcreve-se os dados bibliogrficos completos da obra resenhada. Estrutura da Resenha: Relata as credenciais do autor / Resume a obra / Apresenta o quadro de referncia do autor /Avalia e indica a obra.

RESENHA DE TEXTO
Momentos Redacionais: Introduo: Exposio sinttica do contedo do texto. Apresentao de sua estrutura.

Desenvolvimento: Anlise temtica. Apresenta idias principais, argumentos, etc.


Concluso: Comentrio sobre o texto. Faz-se uma avaliao da obra que se resenhou.

Modelo de Resenha
AUTOR (SOBRENOME), Nome. Ttulo da Obra. n da edio. Local de edio:editora, ano de publicao. Credenciais do autor:
Quem ? Ttulos. De onde ? Onde faz pesquisa? Onde leciona? O que publicou? Qual sua rea/linha de pesquisa? Resumo da obra: De que trata a obra? Qual sua caracterstica principal? Qual a perspectiva de tratamento do tema? Qual o problema focalizado? Qual o objetivo do autor? Descrio do contedo e quadro de referncias que o autor utilizou.

Resenha
Apreciao do Resenhista: Qual a contribuio da obra para a rea? Qual sua coerncia interna? Qual a originalidade do texto? Qual o alcance do texto? Qual a relevncia do texto? Onde avana em relao produo na rea? A tese do autor est clara? A concluso est apoiada em argumentos/fatos? Indicaes do Resenhista: A quem dirigida a obra? Exige conhecimento mais aprofundado do assunto? Linguagem acessvel?

Tipos de Resenha
Informativa ou Descritiva: apenas expe o contedo do texto. O enfoque est na obra. O resenhista no aprofunda a anlise do texto, limitando-se a narrar a estrutura do mesmo.

Crtica: expe o contedo e tece uma anlise profunda do pensamento terico do autor. Faz relao do contedo do texto com a produo terica da rea. Explicita juzo de valor sobre a qualidade do texto. Crtico-informativa: Apresenta a obra ao mesmo tempo tecendo comentrios crticos sobre a mesma.

Resumo

Trata-se de um processo de extrao de idias de um determinado texto ou de uma determinada obra literria. No se trata de reduo do contedo do texto e sim de uma sintetizao das idias usando o vocabulrio de estudante.

O Resumo bem Elaborado:


Apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra;

Respeitar a ordem das idias e fatos apresentados;


Empregar linguagem clara e objetiva;

Evitar a transcrio de frases do original;


Apontar as concluses do autor; Dispensar a consulta ao original para a compreenso do assunto.
9

Dicas para Resumo


1. Leitura atenta inicial atenta para entender o assunto em questo; 2. Leitura subseqente para selecionar as idias principais do texto, pontuando o que for mais relevante; 3. Resumir cada pargrafo;

4. Verificar se est havendo coerncia e seqncia lgica entre os pargrafos resumidos, para fazer os ajustes necessrios;
5. Grifar as palavras-chaves que envolvem as idias fundamentais; OBS. resumo no comentrio crtico; voc deve ater-se s idias do autor, sem emitir sua opinio, por isso as idias do resumo devem ser fiis s expostas no texto original
10

Resenha # Resumo
Resumo deve se limitar ao contedo do trabalho, sem qualquer julgamento de valor.
J a resenha vai alm, resume a obra e faz uma avaliao sobre ela, apresentando suas linhas bsicas, deve avali-la, mostrando seus pontos fortes e fracos.

A resenha pode ser de um ou mais captulos, duma coleo ou mesmo dum filme. Apresenta falhas, lacunas e virtudes, explora o contexto histrico em que a obra fora elaborada e faz comparaes com outros autores.

Fichamento
Forma de coleta e registro de informaes das fontes bibliogrficas tendo em vista a utilizao para a construo de um novo texto

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fichamento Bibliogrfico

Fichamento de contedo Fichamento de Citao

12

Вам также может понравиться