Вы находитесь на странице: 1из 16

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

QUESTO AMBIENTAL
A preocupao com o estado do meio ambiente no recente, mas foi nas trs ltimas dcadas do sculo XX que ela entrou definitivamente na agenda dos governos de muitos pases e de diversos segmentos da sociedade civil organizada;

QUESTO AMBIENTAL
Questiona nossa relao com a natureza; Propem um reordenamento de prioridades; Utilizao mais racional dos recursos naturais e humanos; Estimula tecnologias alternativas; Estimula polticas e prticas de planejamento e gerenciamento ambiental;

QUESTO AMBIENTAL
Questiona o modelo desenvolvimento; hegemnico de

Ecodesenvolvimento; Desenvolvimento Sustentvel;

Desenvolvimento Sustentvel
No ano de 1987, a Comisso Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), presidida por Gro Harlem Brundtland e Mansour Khalid, apresentou um documento chamado Nosso Futuro Comum, mais conhecido por relatrio Brundtland.

Relatrio Brundtland Nosso Futuro Comum (1987):


o desenvolvimento que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades.

Desenvolvimento Sustentvel
Ele contm dois conceitos-chave:
O de necessidades, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a mxima prioridade; e a noo das limitaes que o estgio da tecnologia e da organizao social impe ao meio ambiente, impedindo-o de atender s necessidades presentes e futuras.

Desenvolvimento Sustentvel
A estratgia de desenvolvimento sustentvel visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre esses e a natureza. Para tanto, so necessrios:
sistema poltico com efetiva participao dos cidados no processo de deciso; sistema econmico competente para gerar excedentes e conhecimentos tcnicos em bases confivel e constante; sistema social capaz de resolver as diferenas causadas por um desenvolvimento desigual; sistema de produo que preserve a base ecolgica do desenvolvimento; sistema tecnolgico que busque novas solues; sistema internacional com padres sustentveis de comrcio e financiamento; sistema administrativo flexvel e capaz de autocorrigir-se.

Desenvolvimento Sustentvel
Segundo o Relatrio da Comisso Brundtland, uma srie de medidas devem ser tomadas pelos pases para promover o desenvolvimento sustentvel. Entre elas:
limitao do crescimento populacional; garantia de recursos bsicos (gua, alimentos, energia) a longo prazo; preservao da biodiversidade e dos ecossistemas; diminuio do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias com uso de fontes energticas renovveis; aumento da produo industrial nos pases noindustrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas; controle da urbanizao desordenada e integrao entre campo e cidades menores; atendimento das necessidades bsicas (sade, escola, moradia).

Desenvolvimento Sustentvel
Em mbito internacional, as metas propostas so:
adoo da estratgia de desenvolvimento sustentvel pelas organizaes de desenvolvimento (rgos e instituies internacionais de financiamento); proteo dos ecossistemas supra-nacionais como a Antrtica, oceanos, etc, pela comunidade internacional; banimento das guerras; implantao de um programa de desenvolvimento sustentvel pela Organizao das Naes Unidas (ONU).

Desenvolvimento Sustentvel
O conceito de desenvolvimento sustentvel deve ser assimilado pelas lideranas de uma empresa como uma nova forma de produzir sem degradar o meio ambiente, estendendo essa cultura a todos os nveis da organizao, para que seja formalizado um processo de identificao do impacto da produo da empresa no meio ambiente e resulte na execuo de um projeto que alie produo e preservao ambiental, com uso de tecnologia adaptada a esse preceito.

Desenvolvimento Sustentvel
Algumas outras medidas para a implantao de um programa minimamente adequado de desenvolvimento sustentvel so:
uso de novos materiais na construo; reestruturao da distribuio de zonas residenciais e industriais; aproveitamento e consumo de fontes alternativas de energia, como a solar, a elica e a geotrmica; reciclagem de materiais reaproveitveis; consumo racional de gua e de alimentos; reduo do uso de produtos qumicos prejudiciais sade na produo de alimentos.

Desenvolvimento Sustentvel
O DS tem seis aspectos prioritrios que devem ser entendidos como metas:
a satisfao das necessidades bsicas da populao (educao, alimentao, sade, lazer, etc); a solidariedade para com as geraes futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver); a participao da populao envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); a preservao dos recursos naturais (gua, oxignio, etc); a elaborao de um sistema social garantindo emprego, segurana social e respeito a outras culturas (erradicao da misria, do preconceito e do massacre de populaes oprimidas, como por exemplo os ndios); a efetivao dos programas educativos.

Desenvolvimento Sustentvel
Sobre o conceito de Des. Sustentvel:
Marco Fundamental no posicionamento ambiental; Referencia para empresas e governos; Novas Propostas para a defesa do meio ambiente; Aes estratgicas de organismos de fomento a projetos ambientais Fortalecimento de Legislaes Ambientais (Ex. Conama 1986);

Desenvolvimento Sustentvel
O Desenvolvimento Sustentvel tambm um compromisso voluntrio por parte da populao e requer convencimento e motivao. Trata-se de uma idia mobilizadora, da criao coletiva de uma utopia, com a plena conscincia da dificuldade que isso pressupe.
Alm disso, desenvolvimento sustentvel introduz uma dimenso tica e poltica que considere o desenvolvimento como um processo de mudana social, com conseqente democratizao do acesso aos recursos naturais e distribuio eqitativa dos custos e benefcios do desenvolvimento.

Desenvolvimento Sustentvel
O Desenvolvimento sustentvel uma referncia de desenvolvimento que tem como fundamentos:
1. Econmico:
Economicamente vivel;

2. Social - tico:
Socialmente justo; Culturalmente eqitativo e sem discriminao de gnero.

3. Ambiental:
Ecologicamente apropriado; Prudncia ecolgica;

Desenvolvimento Sustentvel
No apenas desenvolvimento econmico e sim o resultado social de interaes entre: Estoques de recursos naturais (renovveis e no renovveis); Crescimento das populaes humanas; Eficincia produtiva; Impactos ambientais locais e globais; Capacidade de suporte dos ecossistemas; Limitaes ao desenvolvimento humano.

Вам также может понравиться