Вы находитесь на странице: 1из 21

ISLAMISMO

O islamismo surgiu no sculo 6 na Arbia, regio do Oriente Mdio que era habitada na poca por cerca de 5 milhes de pessoas. "Eram grupos tanto sedentrios como nmades, organizados em tribos e cls. A populao era na maioria politesta, mas existiam algumas tribos judaicas e algumas de tradio crist Islo provem do rabe Islm, que por sua vez deriva da quarta forma verbal da raiz slm, aslama, e significa "submisso (a Deus)".

Maom nasceu no ano de 570 na cidade do Meca. Pertencia a uma famlia pobre dos coraixitas e ficou rfo muito pequeno. Aos 15 anos de idade, tornou-se condutor de caravanas, orientado pelo tio Taleb. Em suas viagens, entrou em contato com os ensinamentos do Judasmo e do cristianismo. Aos 25 anos, comeou a trabalhar para Kadidja, com quem viria a se casar.

Kadidja era sua parenta, uma rica viva, proprietria de vrios camelos em Meca, na poca possuir camelos era smbolo de riqueza. Maom passava noites em meditao no monte Hira Segundo seus relatos, em 610, numa de suas peregrinaes a esse monte , teve a primeira viso do anjo Gabriel, que lhe disse. Maom, tu es o enviado de deus, e eu sou Gabriel.

Continuou a fazer peregrinaes ao monte Hira e teve vises do anjo que sempre lhe repetia. H um s deus, Al e um s profeta Maom. Maom iniciou suas pregaes, divulgando a crena em um s deus. As pregaes de Maom , entretanto, contrariavam as crenas tradicionais dos rabes, que eram politestas.

Alguns afastaram-se de Meca, prejudicando os interesses econmicos dos coraixitas , que monopolizam o comrcio nas feiras da cidade. Por isso o profeta e seus seguidores passaram a ser perseguidos pelos caraixitas, que queriam matar Maom. Para fugir de seus perseguidores , Maom seguia para Yatreb. Essa fuga conhecida por Hgira e marca o inicio do calendrio muulmano.

Mais tarde a cidade de Yatreb passou a chamar Medina ( cidade do profeta) Maom comeou a pregar a guerra santa: a nova religio devia espalhar-se por meio de conquistas,. A guerra teve inicio com ataques contra as caravanas que seguiam para a Caaba, em Meca. Conseguindo um grande nmero de seguidores, em 630, o profeta ocupou a cidade de Meca e destruiu os dolos da Caaba. Nesse ano nasceu o Islamismo.

Usando como doutrina a nova religio que assimilava tradies judaicas, combinada a conceitos cristos e ideais das tribos rabes , ele conseguiu unificar toda a Arbia sob sua liderana. Maom construiu em Medina a primeira mesquita do islamismo. Morreu nessa cidade em 632.

Aps morrer, em 632, seu sogro Abu Bakr passou a conduzir a expanso do islamismo, que nos sculos seguintes se espalhou pela Europa, sia e frica, levado no apenas por rabes, mas tambm por outros povos convertidos. Os muulmanos tambm seguem rumo ao oeste e, na primeira metade do sculo 8, ocupam todo o norte da frica at o oceano Atlntico. Em 711, eles cruzam o estreito de Gibraltar e iniciam a tomada da pennsula Ibrica. Os mensageiros do Isl na Europa no eram s rabes, mas principalmente berberes e mouros, povos convertidos que viviam no norte da frica

Usando como doutrina a nova religio que assimilava tradies judaicas, combinada a conceitos cristos e ideais das tribos rabes , ele conseguiu unificar toda a Arbia sob sua liderana. Aps morrer, em 632, seu sogro Abu Bakr passou a conduzir a expanso do islamismo, que nos sculos seguintes se espalhou pela Europa, sia e frica, levado no apenas por rabes, mas tambm por outros povos convertidos.

Nos sculos seguintes, a presena muulmana na Europa ocidental encolhe diante da presso militar dos cristos e, em 1492, o ltimo sulto na pennsula Ibrica se rende. No sudeste europeu, porm, o islamismo avana nos sculos 15 e 16, pois turcos convertidos ao Isl conquistam boa parte da regio. Hoje, a religio predominante em cerca de 40 pases

O livro sagrado do Islamismo o alcoro (do rabe alqurrn, leitura), consiste na coletnea das revelaes divinas recebidas por Maom de 610 a 632. Seus principais ensinamentos so a onipotncia de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justia nas relaes entre os seres humanos. Dentre os vrios princpios do Islamismo, cinco so regras fundamentais para os mulumanos:

Crer em Al, o nico Deus, e em Maom, seu profeta; Realizar cinco oraes dirias comunitrias (slat) Ser generoso para com os pobres e dar esmolas; Obedecer ao jejum religioso durante o ramad (ms anual de jejum); Ir em peregrinao Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).

Вам также может понравиться