Вы находитесь на странице: 1из 88

Sismologia

Sismo

Movimento vibratrio brusco da superfcie terrestre, a maior parte das vezes devido a uma sbita libertao de energia em zonas instveis da Terra.

Macrossismo
Sismos sentidos pela populao.

Microssismo
Sismos imperceptveis ao omem.

Causas dos sismos

Sismos de origem no tectnica

Sismos de colapso: devem!se a abatimentos em grutas e cavernas ou ao desprendimento de massas roc"osas nas encostas de montan"as.

Causas dos sismos

Sismos de origem no tectnica

Sismos vulcnicos: So provocados por press#es provocadas pela subida do magma antes de uma erupo vulc$nica.

Causas dos sismos


Sismos de origem tectnica
%evem!se a movimentos tectnicos gerados pela ruptura das roc"as &uando su'eitas a fortes tens#es tectnicas devido ao movimento das placas litosf(ricas. ) maioria dos sismos, pelo menos os de maior import$ncia, t*m esta origem.

Causas dos sismos


Sismos de origem tectnica

Foras compressivas: os materiais so comprimidos, tendendo a diminuir a dist$ncia entre as massas roc"osas.

Falhas de compresso

Causas dos sismos


Sismos de origem tectnica

Foras distensivas: +evam ao estiramento e alongamento do material, aumentando a dist$ncia entre as duas massas.

Falhas de distenso

Causas dos sismos


Sismos de origem tectnica

Foras de cisalhamento: os materiais so submetidos a press#es &ue provocam movimentos "orizontais, e,perimentando alongamento na direco do movimento e estreitamento na direco perpendicular ao alongamento

Causas dos sismos


Sismos de origem tectnica

Origem tectnica
-oliso entre uma placa oce$nica e uma continental
-oliso entre a .laca oce$nica de /azca e a placa continental sul! americana. 0rigina os sismos &ue ocorrem no -"ile, .eru, 1&uador, -ol2mbia...

Origem tectnica
-oliso entre placas continentais
-"o&ue entre as placas 1uroasitica e 3ndo!australiana originando tens#es &ue e,plicam os sismos do /epal, -"ina, )feganisto...

Origem tectnica
-oliso entre placas oce$nicas
4uando duas placas oce$nicas colidem, a mais densa mergul"a sob a de menor densidade, desenvolvendo tens#es &ue originam violentos sismos. 5 o caso das 3l"as )leutas e do ar&uip(lago 3ndon(sio.

Origem tectnica
)fastamento de placas oce$nicas
)s dorsais m(dio!oce$nicas encontram!se sob tenso devido ao afastamento das placas oce$nicas. 678 dos sismos ocorrem nestas zonas.

Origem tectnica
)fastamento entre placas continentais
9actos geolgicos sugerem &ue a placa )fricana se est a dividir numa zona &ue constitui o :ifte ;alle< )fricano. ) actividade tectnica ( responsvel pela sismicidade nesta regio.

Origem tectnica
%eslizamento entre duas placas
) 9al"a de St= )ndr( marca a fronteira entre a .laca .acfica e a /orte! americana. )s placas deslizam em sentidos contrrios, originando uma forte tenso e por isso uma grande actividade ssmica na -alifrnia e M(,ico.

Teoria do ressalto elstico


Teoria &ue mel"or e,plica a ocorr*ncia de sismos devido @s vrias foras >compressivas, distensivas ou de cisal"amento?. .roposta pelo americano . 9. :eid em 6A66
Tenso

)cumulao de energia potencial

9ractura e libertao da energia acumulada >1c?

Teoria do ressalto elstico

Segundo a teoria do ressalto elstico, os sismos tectnicos resultam da actuao de foras internas sobre as rochas, o que leva acumulao de energia durante longos perodos de tempo e deformao das rochas enquanto a sua elasticidade o permitir.

Teoria do ressalto elstico


Quando as rochas atingem o seu limite de deformao elstica d se a ruptura sbita e a deslocao das rochas com enorme libertao da energia acumulada. !evido s propriedades elsticas da "eosfera, os dois lados da falha deslocam se em sentido oposto ao das foras deformadoras # ressalto elstico. $ energia libertada propaga se atrav%s de calor e de ondas ssmicas que transferem parte da sua energia aos materiais, fa&endo os vibrar.

Teoria do ressalto elstico

Bm acidente tectnico em &ue a ruptura das roc"as ( acompan"ada da deslocao dos blocos roc"osos denomina!se falha. )s fal"as podem ser provocadas por foras distensivas, compressivas ou de cisalhamento.

Teoria do ressalto elstico


Bma fal"a pode permanecer activa se as foras continuarem a actuar e forem suficientes para ultrapassar o atrito entre os blocos roc"osos. )ssim, num dado momento, os blocos deslizam e a energia acumulada liberta!se subitamente, originando um novo sismo.

Ciclo ssmico

Teoria do ressalto elstico

A Falha de Santo Andr uma das mais activas do globo, ocorrendo cerca de 150 sismos/ano. Sofre um deslocamento entre 4 e 6,5 cm/ano, ou seja um deslocamento acumulado de 1200 m em !0 ".a.

Parmetros de caracterizao ssmica


9rente de onda 1picentro

Falha :aio ssmico

ipocentro ou foco

Parmetros de caracterizao ssmica


9rente de onda 1picentro

9al"a :aio ssmico ipocentro ou foco

Parmetros de caracterizao ssmica


/ormalmente um sismo no ( um fenmeno isolado.

Abalos premonitrios ou preliminares .e&uenos abalos &ue surgem antes do sismo e &ue constituem um alerta para um possvel sismo principal.

R plicas )ps o abalo principal seguem!se, muitas vezes, abalos de menor intensidade.

Porque se originam os maremotos?


'm () de *ulho de +)), dos de& mil habitantes das aldeias beira mar, -... estavam mortos ou desaparecidos em consequ/ncia do maremoto que atingiu 0apua 1ova "uin%. 2m tsunami com +. m destruiu sete aldeias, 3. minutos depois do sismo de magnitude 4 na escala de 5ichter ter abalado a regio.

Sismo de Sumatra, (-6+(6.7 8agnitude ) 9rigem numa falha com cerca de +... :m

Porque se originam os maremotos?

Porque se originam os maremotos?

Ondas ssmicas
) energia emitida a partir do foco propaga!se segundo superfcies esf(ricas em todas as direc#es em profundidade e @ superfcie. )s ondas ssmicas classificam!se de acordo com o modo como as partculas oscilam em relao @ direco de propagao do raio ssmico. C C !ndas profundas ou de volume ! ondas " e S. !ndas superficiais ! ondas de #ove e de Ra$lei%h&

Ondas profundas

!ndas "rim'rias ou "

So as ondas de maior velocidade de propagaoD ;ibrao das partculas paralelamente @ direco de propagao E onda lon%itudinalD .ropagam!se em meio slido, l(uido e %asosoD

Ondas profundas

!ndas "rim'rias ou "


) propagao produz!se por uma s(rie de impulsos alternados de compresso e de distenso atrav(s das roc"as, "avendo, portanto, varia)es de volume do material&

Ondas profundas

!ndas Secund'rias ou S

%eformam os materiais @ sua passagem sem alterao do seu volume* ;ibrao das partculas ( perpendicular @ direco de propagao da onda E onda transversalD )penas se propagam em meio slidoD

Ondas profundas

!ndas Secund'rias ou S
.odemos dizer &ue estas ondas sacodem a terra e as constru#es de alto a bai,o, pelo &ue a sua aco sobre os edifcios ( mais destruidora.

Ondas Profundas
"rim'rias ou " +ongitudinais )lterao de volume .ropagam!se em meios slidos, l&uidos e gasosos ;elocidade elevada .rimeiras a ser registadas Secund'rias ou S Transversais )lterao da forma sem alterao de volume .ropagam!se apenas em meios slidos ;elocidade inferior @ das ondas .

Ondas Superficiais
4uando as ondas de volume interagem com a superfcie formam!se ondas superficiais. .ropagam!se ao longo da superfcie do Flobo com velocidades inferiores @s das ondas . e S, so as responsveis pela maior parte da destruio &uando ocorre um sismo.

0ndas Love 0ndas Rayleigh

Ondas superficiais
!ndas de Love varrem a superfcie terrestre, hori&ontalmente,
da direita para a esquerda

As partculas vibram: C paralelamente @ superfcie C perpendicularmente @ direco de propagao

Ondas Superficiais

0ndas de Love

Ondas superficiais
!ndas de Rayleigh provocam no solo ondula#es
semel"antes @ ondas marin"asD

As partculas vibram: C em tra'ectria elptica no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio C perpendicularmente @ direco de propagao

Ondas Superficiais

0ndas de Rayleigh

Exerccio
Ondas P !ndas de volume Ondas S

Ondas L

!ndas superficiais

3dentifica, pelo tipo de movimento &ue provocam no meio, as seguintes ondas ssmicas

Deteco e registo de sismos


0s movimentos do solo provocados pelas ondas ssmicas podem ser registados em aparel"os especializados, c"amados sism%rafos, e o registo obtido denomina!se sismo%rama&

Deteco e registo de sismos


/uma estao sismogrfica e,istem geralmente tr+s sism%rafosG um regista os movimentos verticais e outros dois registam os movimentos hori,ontais, >um orientado na direco /orte!Sul e outro na direco 1ste!0este?.

Deteco e registo de sismos


Sismgrafos do 3nstituto de Feofsica da Bniversidade de -oimbra

Deteco e registo de sismos

Deteco e registo de sismos


0s sismgrafos modernos so instrumentos electrnicos incrivelmente sensveis &ue detectam, ampliam, filtram e registam os movimentos da Terra.

1sto em funcionamento permanente, registando, na aus*ncia de um sismo uma lin"a direita ou com leves oscila#es causadas por fortes ventanias, ondula#es marin"as violentas, pela passagem de transportes pesados ou outros fenmenos relacionados com a actividade "umana.

Deteco e registo de sismos


) e,ist*ncia de um sismo ( marcada pelo registo no sismograma de uma s(rie de picos. 1m primeiro lugar so recebidas as ondas ", &ue so as mais rpidas >e de menor amplitude?, sendo seguidas pelas ondas S e pelas ondas # >ondas de #ove e de Rayleigh?, &ue so as mais lentas, mas de maior amplitude. -omo ( tamb(m feito o registo do tempo, ( possvel determinar a diferena de tempo de c"egada das vrias ondas.

Exerccio
P S L

17:43:50 17:44:50

17:49:20

3dentifica os tr*s tipos de ondas. ) &ue "oras c"egaram @ estao sismogrfica as diferentes ondasH 4ual das ondas apresenta maior amplitudeH )tendendo @ amplitude, &uais das ondas sero mais destrutivasH

Localizao do epicentro
C Frfico da dist$ncia percorrida em funo do tempo com as velocidades m(dias de deslocao das ondas . e S. C :elacionando o intervalo observado com o espaamento das curvas ( possvel determinar a dist$ncia ao epicentro. .or e,.G Imin E 6J77 Km L min. E JM77 Km 66 min E LM77 Km

.or &ue se afastam as N curvasH

Localizao do epicentro
C So necessrias I esta#es sismogrficas para localizar o epicentro. Sabe!se a velocidade m(dia de deslocao destas ondas. C )ps um sismo, a diferena de tempo entre a c"egada das ondas . e S pode ser usada para calcular a dist$ncia do sismgrafo ao epicentro. C Traa!se um crculo em &ue o raio ( igual @ dist$ncia ao epicentro >tendo em conta a escala do mapa?. C ) interseco dos crculos indica a localizao do epicentro.

.or &ue se desen"am crculosH

Intensidade e magnitude de um sismo


Bm sismo pode ser avaliado pela sua intensidade ou pela sua ma%nitude&

) intensidade ( um par$metro &ue tem em conta os efeitos produzidos pelo sismo em pessoas, ob'ectos e estruturas. Bma das escalas mais correntemente utilizada ( a -scala internacional ou de Mercalli >MM.?, &ue resultou de uma modificao, feita em 6AJM, da escala proposta por Mercalli! Sieberg em 6A7N. Trata!se de uma escala imprecisa, na medida em &ue se apoia em in&u(ritos e recol"a de dados.

Intensidade ssmica

-scala .nternacional ou -scala de Mercalli -scala de intensidade ssmica apresenta /0 %raus: de . a 1..

Intensidade de um sismo
)ps a determinao da intensidade ssmica em vrios locais, da regio onde foi sentido o sismo e localizado o epicentro, pode obter!se uma carta de isossistas: lin"as &ue delimitam, em torno do epicentro, as zonas com igual intensidade ssmica.

-arta de isossistas referente ao sismo de A de Oul"o de 6AAL, nos )ores.

.or &ue razo no se traam isossistas sobre o oceanoH

Intensidade de um sismo

9actores &ue influenciam a intensidade de um sismoG

da (uantidade de ener%ia libertada no focoD da profundidade do focoD da distncia ao epicentroD da nature,a do subsolo >assim as lin"as de isossistas t*m formas irregulares?.

Magnitude de um sismo
.erante as limita#es e imprecis#es da escala de intensidades, actualmente, para caracterizar os sismos, utiliza!se uma grandeza calculada matematicamente, designada por ma%nitude& 1m 6AIJ, -"arles Richter aperfeioou o processo &ue permite estimar a ener%ia libertada no foco de um sismo, a partir de dados fornecidos pelos sismogramas.

Magnitude de um sismo
/a -scala de Richter a energia libertada aumenta e,ponencialmente. ) energia libertada por um sismo com determinada magnitude ( cerca de I7, maior a de um sismo de uma unidade de magnitude abai,o. 1sta de escala ( aberta. 0s valores m,imos, con"ecidos na Terra, no ultrapassaram o grau A.

Magnitude de um sismo
E

Sismo de /233 4#isboa5

Magnitude compreendida entre 673 e 879 graus na 1scala de :ic"ter. 56 000 000 000 ton 1800 000 000 ton 56 000 000 ton 18 000 000 ton 56 000 ton 1800 ton
omem

109- %estruio total 8- Frande destruio 7- Sismo forte 6- Sismo moderado 5- Sismo ligeiro 4- Sismo sentido pelo 3210-

Magnitude

56 ton

1,8 ton 0,056 ton

1nergia libertada durante o sismo

1nergia libertadaG e&uivalente a toneladas de e,plosivos

Exerccio

4ual a magnitude do sismo registado no sismogramaH .g. 6JP

Distri uio geogrfica dos sismos

-erca de 83: da energia libertada pelos sismos verifica!se ao longo de um nmero relativamente limitado se zonas do Flobo.

Distri uio geogrfica dos sismos

Distri uio geogrfica dos sismos

#imites Conver%entes )s zonas de maior sismicidade, como a cintura curcumpacfica e a cintura mediterrnico;asi'tica, correspondem a zonas estreitas e alongadas caracterizadas, por vezes, pela presena de grandes fossas, onde se d a subduco de placas litosf(ricas.

)o longo das referidas zonas geram!se foras de compresso &ue provocam fal"as responsveis pela grande actividade ssmica.

Cintura Cintura circumpacfica circumpacfica

%esignada por anel de fogo do .acfico, ( o local onde se registam 69: dos sismos terrestres&
1ste anel ( constitudo pelas cadeias montan"osas da parte ocidental do continente americano, do cabo de orn at( ao )lasca, cruza para a Qsia, estendendo!se para sul atrav(s do Oapo das 9ilipinas, /ova Fuin( e il"as 9i'i, at( @ /ova Rel$ndia.

Cintura Cintura mediterrnico; mediterrnico; asi'tica asi'tica

1stende!se desde Fibraltar at( ao Sudoeste )sitico, onde ocorrem cerca de /3: dos sismos.

Profundidade do foco

Repetio do padro de distribuio dos sismos ao longo das margens activasG inicialmente sismos de foco pouco profundo e depois sismos de foco pro%ressivamente mais profundo, @ medida &ue se avana no sentido do continente ou dos arcos de ilhas.

Distri uio geogrfica dos sismos

#imites <iver%entes 0s sismos &ue ocorrem ao logo das cristas oce$nicas onde " alastramento do fundo oce$nico so sismos de foco pouco profundo >menos de S7 Tm? e geralmente de menor magnitude do &ue os sismos das fronteiras convergentes. 1stes sismos t*m o foco ao longo de fal"as paralelas ao rifte.

Cristas Cristas ocenicas ocenicas

9ormam uma fai,a contnua &ue se estende por mil"ares de &uilmetros.

Distri uio geogrfica dos sismos


#imites Conservativos )o longo das falhas transformantes, as placas movem!se "orizontalmente em sentidos contrrios. /estas zonas geram!se fre&uentemente sismos, geralmente de pe(uena profundidade >U677 Tm? )s zonas em &ue os blocos deslizam no mesmo sentido no so sismicamente activas.

Sismicidade em Portugal Continental


.ortugal continental est localizado numa zona relativamente instvel, sendo um pas de risco ssmico moderado. ) ocorr*ncia de sismos relaciona!se com o conte,to tectnico do pasG !localiza!se no interior da placa -uroasi'tica limitada a sul pela falha activa Aores;=ibraltar >correspondente ao limite entre a placa 1uroasitica e a )fricana?. ) oeste ( limitado pela falha dorsal do !ceano Atlntico&

Sismicidade em Portugal Continental


) sismicidade observadaG C resulta de fenmenos interplacas &ue se caracteriza por sismos de magnitude elevada e grande profundidade 1,.G sismo de 6SJJ >magnitude A?

0rigemH Talvez as fal"as do Mar&u*s de .ombal, da 9erradura e do -abo de So ;icente.

Sismicidade em Portugal Continental


0 Mar&u*s do .ombal ordenou um in&u(rito, enviado a todas as par&uias do pas para apurar a ocorr*ncia e efeitos do terramoto. 0 &uestionrio inclua designadamente as seguintes &uest#esG C &uanto tempo durou o terremotoH C &uantas r(plicas se sentiramH C &ue tipo de danos causou o terremotoH C os animais tiveram comportamento estran"oH C &ue aconteceu nos poosH

)s respostas esto ainda ar&uivadas na Torre do Tombo. )trav(s delas possvel aos cientistas actuais recol"erem dados fiveis e reconstiturem o fenmeno numa perspectiva cientfica. 0 in&u(rito do Mar&u*s do .ombal foi a primeira iniciativa de descrio ob'ectiva no campo da sismologia, razo pela &ual ( considerado um precursor da ci*ncia da sismologia.

Sismicidade em Portugal Continental


C e de fenmenos localizados no interior da placa ! sismicidade intraplacas7 gerada por falhas e,istentes no interior do continente e rea imersa 'unto ao litoral >caracterizada por sismicidade "istrica importante? 1,.G Sismo de Venavente

Sismicidade em Portugal Continental


Sismo de Venavente E )bril de 6A7A 1picentro em Venavente e magnitude M,S. 0rigemG fal"a activa do ;ale 3nterior do Te'o

Sismicidade em Portugal Continental


A carta das isossistas m#$imas observadas at % actualidade.

:elaciona as zonas de maior risco ssmico com a densidade populacional.

Minimizao de riscos ssmicos ! pre"iso e pre"eno

harles Richter um dia disse! somente os loucos" charlates e mentirosos predi#em os sismos.$

Minimizao de riscos ssmicos ! pre"iso e pre"eno


) previso dos sismos ( baseada na identificao de alguns acontecimentos geofsicos anormais &ue so considerados sinais percursores, utilizando para isso instrumentos de medida muito sensveis e t(cnicas sofisticadas. Antes da ocorr*ncia de um grande sismo, abrem;se pe(uenas fracturas no interior das rochas nas pro>imidades da falha7 as &uais modificam as suas propriedades.

Minimizao de riscos ssmicos ! pre"iso e pre"eno


)s altera)es nas rochas pr,imo da fal"a podem ser captadas e entre elas ( de salientarG ocorr*ncia de microssismos devido @s pe&uenas rupturasD alterao da condutividade el(ctricaD flutua#es no campo magn(ticoD modifica#es na densidade das roc"asD ;ariao do nvel da gua em poos pr,imos da fal"aD aumento da emisso de rdon >gs radioactivo resultante da desintegrao do rdio?D anomalias no comportamento dos animais >por e,emplo, cobras e outros r(pteis saem dos esconderi'os em pleno 3nverno?.

#lgumas medidas pre"enti"as$


-studo %eol%ico dos terrenos E antes do lanamento de grandes constru#es e obras de engen"aria >pontes, viadutos, barragens, centrais nucleares, etc? deve se feito um estudos geolgico dos terrenos. -onstruir sobre falhas activas ou sobre terrenos movedios ou aluviais ( aumentar consideravelmente a probabilidade de colapso dessas constru#es no caso de ocorrer um sismos. Tamb(m a nature,a dos terrenos nos &uais as constru#es assentam pode ampliar os efeitos dos sismos.

#lgumas medidas pre"enti"as$


Constru)es parasssmicas devem investigar!se novas t(cnicas de construo e &uais os materiais menos vulnerveis em presena de vibra#es.

-onstru#es parasssmicas >Oapo?

;os $ngeles <it= >all sofreu danos graves no terramoto de 1orthridge >6AAP? &uando fendas abriram o edifcio e os ladril"os e,teriores se despedaaram no solo. ) obra de restauro durou tr*s anosW

) obra de restauro incluiuG Reforo das paredes da torre com barras de ao e a ligao das alas /orte e Sul com escoras de aoD Fosso em redor do edifcio para o separar do c"o ondulantesD Sistema de suspenso ! amortecedores na base de colunas de suporte para absorver os c"o&ues durante um sismo, en&uanto os isoladores de ao e borrac"a permitem &ue o edifcio no acompan"e o movimento do solo.

-om 6ILm, a torre tem a capacidade de ser rgida para no c"icotear e,cessivamente para trs e para a frente durante um sismo >em cima?, mas suficientemente fle,vel para oscilar &uando o edifcio se desloca debai,o de si.

0 edifcio mais alto da cidade do M >ico mant(m!se firme graas a amortecedores dia%onais concebidos para resistir a um sismo de magnitude L,P. Meses depois da sua inaugurao, a torre foi abalada por um sismo de magnitude S,P a I77 Tm de dist$ncia. ) estrutura rangeu, mas sentiu!se pouco movimento e o edifcio no sofreu danos.

0 pa%ode ?asa@a, em 4uioto >Oapo?, sobreviveu a mais de cinco s(culos de sismos. )ps cada abano, o edifcio oscila sinuosamente e, cada andar abana de maneira independente em redor de um pilar de ancora%em central& :econ"ecendo o valor desta forma antiga de pro'ectar edifcios, os engen"eiros esto a adapt!la ao uso moderno.

#lgumas medidas pre"enti"as$


Formao de pessoal E preparao de profissionais ligados @ sade para situa#es de emerg*ncia, bem como de bombeiros e de outras pessoas para prestar socorros. "lanos de evacuao E elaborao antecipada de planos de evacuao das popula#es para &ue possam funcionar com sucesso no momento necessrio. -ducao da populao ! adultos e crianas devem aprender como comportar!se em situa#es de catstrofe. 0 p$nico gera, por vezes, atitudes irracionais &ue s contribuem para aumentar o nmero de vtimas. Simula)es em laboratrio

Bm tsunami em miniatura simula uma parede de gua originada por um sismo a embater contra uma costa povoada. /o +aboratrio de .es&uisa de 0ndas 0. . indsal, um modelo mostra possvel o impacte sobre edifcios e a deslocao dos escombros. 0s cientistas esperam utilizar esta informao para reduzir os danos infligidos pelas ondas monstruosas.

Em Portugal $

5 do tempo do Mar(u+s de "ombal &ue aparece a primeira re%ulamentao anti;ssmica, a &ual foi rigidamente aplicada aps o terramoto de /233. ) primeira le%islao anti;ssmica portuguesa moderna surge apenas em /836& 0utras legisla#es se seguiram, estando actualmente em vi%or o RSA >:egulamento de Segurana e )c#es em 1struturas de 1difcios e .ontes? publicado em /86A. ) Bnio -uropeia tem dinamizado um processo de normali,ao das le%isla)es anti;ssmicas dos pases europeus, produzindo o -urocdi%o 6, o &ual est ainda em preparao.

QUE LOCAL DA TERRA SER ATINGIDO?

Вам также может понравиться