Вы находитесь на странице: 1из 21

Como fazer um resumo

Como fazer um resumo


Tenho notado nos alunos universitrios uma dificuldade incrvel em sintetizar ideias, isto , em fazer resumos. O fato que esse tipo de atividade raramente explicada na escola, quando muito solicitada, por isso os alunos chegam faculdade sem a menor noo sobre como extrair as idias principais de um texto. Fiorin

Como fazer um resumo


Um resumo deve ser: - Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundrios. - Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas prprias palavras. Ele o resultado da sua leitura de um texto.

Como fazer um resumo


- Logicamente estruturado: um resumo no apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idias centrais (o argumento) daquilo que se est resumindo. Assim, as idias devem ser apresentadas em ordem lgica, ou seja, como tendo uma relao entre elas. O texto do resumo deve ser compreensvel.

Como fazer um resumo


Existem vrios tipos de resumo. Antes de fazer um resumo voc deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que h 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crtico (ou resenha).

Como fazer um resumo


Resumo Indicativo Indica apenas os pontos principais do texto, no apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc. Resumo Informativo Informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir sobre a convenincia da leitura do texto inteiro. Expe finalidades, metodologia, resultados e concluses. Resumo crtico (resenha) Resumo redigido por especialistas com anlise interpretativa de um documento.

Como fazer um resumo


Resumir apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo contedo. Em um resumo voc vai colocar com poucas palavras as idias que o autor desenvolveu ao longo de um texto. Um resumo permitir recuperar rapidamente idias, conceitos e informaes, tornado mais fcil de entender, pois saber encontrar num texto as idias mais importantes

Como fazer um resumo


Para Plato e Fiorin (1995), resumir um texto significa condens-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista trs elementos: as partes essenciais do texto; a progresso em que elas aparecem no texto; a correlao entre cada uma das partes.

Como fazer um resumo


Se o texto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar ateno aos elementos de causa e sequncias de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e espaciais; caso o texto for dissertativo, bom cuidar da organizao e construo das idias.

Como fazer um resumo


Existem, segundo van Dijk & Kintsch (apud FONTANA, 1995, p.89), basicamente 3 tcnicas que podem ser teis ao escrevermos uma sntese. So elas o apagamento, a generalizao e a construo.

Apagamento
Como no nome j diz, o apagamento consiste em apagar, em cortar as partes que so desnecessrias. Geralmente essas partes so os adjetivos e os advrbios, ou frases equivalentes a eles. Vamos ver um exemplo. O velho jardineiro trabalhava muito bem. Ele arrumava muitos jardins diariamente.

Apagamento
Sendo essa a frase a ser resumida atravs do apagamento, poderia ficar assim: O jardineiro trabalhava bem. Cortamos os adjetivo velho e o advrbio muito na primeira frase e eliminamos a segunda. Ora, se o jardineiro trabalhava bem, porque arrumava jardins; a segunda informao redundante.

Generalizao
A generalizao uma estratgia que consiste em reduzir os elementos da frase atravs do critrio semntico, ou seja, do significado. Exemplo: Pedro comeu picanha, costela, alcatra e corao no almoo.

Generalizao
As palavras em destaque so carnes. Ento, o resumo da frase fica:
Pedro comeu carne no almoo.

Construo
A tcnica da construo consiste em substituir uma sequncia de fatos ou proposies por uma nica, que possa ser presumida a partir delas, tambm baseando-se no significado. Exemplo: Maria comprou farinha, ovos e leite. Foi para casa, ligou a batedeira, misturou os ingredientes e colocou-os no forno.

Construo
Todas essas aes praticadas por Maria nos remetem a uma sntese:
Maria fez um bolo.

Como fazer um resumo


Alm dessas trs, ainda existe uma quarta dica que pode ajudar muito a resumir um texto. a tcnica de sublinhar. Enquanto voc estiver lendo o texto, sublinhe as palavras ou frases que fazem mais sentido, que expressam ideias que tenham mais importncia. Depois, junte seus sublinhados, formando um texto a partir deles e aplique as trs primeiras tcnicas.

Como fazer um resumo


Uma seqncia de passos eficiente para fazer um bom resumo a seguinte: ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as idias que forem parecendo significativas primeira leitura; identificar o gnero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso poltico, um relato cmico, um dilogo, etc.

Como fazer um resumo


identificar a idia principal (s vezes, essa identificao demanda selees sucessivas, como nos concursos de beleza...); identificar a organizao - articulaes e movimento do texto (o modo como as idias secundrias se ligam logicamente principal); identificar as idias secundrias e agrup-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligao com a principal, quando houver diferentes nveis de importncia; segundo pontos em comum, quando se perceberem subtemas);

Como fazer um resumo


identificar os principais recursos utilizados (exemplos, comparaes e outras vozes que ajudam a entender o texto, mas que no devem constar no resumo formal, apenas no livre, quando necessrio); esquematizar o resultado desse processamento;

redigir o texto.

Como fazer um resumo


Fontes: Prtica Textual: atividades de leitura e escrita / Vanilda Salton Kche, Odete Benetti Boff, Cinara Ferreira Pavani. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006. Estratgias Eficazes para resumir. Chronos Produo de textos cientficos no ensino da lngua portuguesa / Niura Maria Fontana. Caxias do Sul: UCS, n.1, p.8498, 1995. Para entender o texto: leitura e redao / Jos Luiz Fiorin, Francisco Plato. 10.ed. So Paulo: tica, 1995.

Вам также может понравиться