Вы находитесь на странице: 1из 37

O funcionamento do telemvel

O que um telemvel e como funciona?


O telemvel um aparelho de comunicao que permite a transmisso bidireccional de voz e dados, numa determinada rea geogrfica dividida em clulas (a origem da nomenclatura celular), cada uma delas servida por um emissor e um receptor. O funcionamento assenta no mesmo princpio que rege a difuso dos sinais de televiso e rdio: as ondas rdio. .

O que so as ondas de rdio?


As ondas de rdio so ondas electromagnticas que se autopropagam pelo espao. So compostas por um campo elctrico e um magntico, que oscilam perpendicularmente um ao outro e direco da propagao de energia.

Propagam-se no vcuo com a velocidade da luz, ou seja, cerca de 300.000 km/s e na superfcie terrestre com uma velocidade muito prxima a esta.

Ondas electromagnticas
As radiaes elecromagnticas so caracterizadas consoante o seu comprimento de onda, frequncia e energia. A frequncia de uma onda electromagntica definida pelo nmero de oscilaes que passam num ponto fixo em determinado intervalo de tempo e medida em ciclos por segundo (Hertz).

O que so as ondas de rdio?


O comprimento da onda relaciona-se inversamente com a frequncia: quanto menor for o comprimento da onda mais alta a frequncia que lhe corresponde. Uma onda electromagntica constituda por pequenas partculas de energia chamadas fotes, quanto maior for o nmero de oscilaes de cada partcula, mais energia ela conter.

A frequncia duma onda electromagntica directamente proporcional quantidade de energia de cada foto.

Espectro Electromagntico

O Espectro Electromagntico classifica os diferentes tipos de ondas pelo seu comprimento de onda e a sua frequncia. Por ordem crescente de frequncia, as ondas mais comuns so: as ondas de rdio, as menos energticas, as micro-ondas, radiao infravermelha, a luz visvel, radiao ultravioleta, Raios-X e Radiao Gama, as mais energticas.

Os telemveis e a radiao

Ondas de rdio = Ondas RF


As ondas de rdio so tambm designadas por ondas de radiofrequncia e englobam:
- as micro-ondas, usadas quer em telecomunicaes quer para cozinhar; - as ondas de ultra-alta frequncia (UHF) e as de alta frequncia (VHF) usadas na televiso e nas comunicaes de rdio FM (modulao de frequncia); - as ondas curtas, mdias e longas usadas nas comunicaes de rdio AM (modulao de amplitude).

Frequncias do telemvel
Os telemveis comuns funcionam em frequncias entre 900 e 1800 MHZ, entre as frequncias televisivas e as das microondas. Comeou com o telemvel analgico, 900MHz, o GSM (Global System for Mobile Communications) com 1800 a 1900 MHz, passando pelo 3G 2450 MHz, a plataforma 4G e o Wimax, em torno de 3500MHz. Utiliza-se tambm frequncias mais elevadas, a Banda C, 6000MHz e banda KU 14000MHz, para rastreamento por G.P.S e comunicaes via satlite.

Capacidade ionizante das radiaes


A capacidade ionizante de uma determinada radiao relacionase com a quantidade de energia necessria para quebrar ligaes atmicas. As radiaes ionizantes possuem fotes com nveis elevados de energia e tem a capacidade de criar tomos carregados positiva e negativamente, quebrando assim as ligaes atmicas que das estruturas moleculares das clulas.

As radiaes ionizantes so perigosas para a sade?


As radiaes ionizantes tm elevadas frequncias, como os raios X ou os raios Gama (acima de 1 000 000 MHz). Destroem as ligaes atmicas entre as molculas podendo provocar danos no material gentico das clulas e promover o desenvolvimento de doenas neoplsicas (cancergenas).

O telemvel emite radiaes noionizantes


As frequncias caractersticas dos telemveis (da ordem de um a dois milhares de MHz) no so suficientemente elevadas, logo, os fotes no possuem energia suficiente para quebrar as ligaes atmicas das molculas nas clulas.

As ondas de rdio so no- ionizantes

A rede mvel
O telemvel, a estao base e a central de comutao

As estaes base
Os sistemas de telecomunicaes funcionam atravs de redes de antenas retransmissoras distribuidas geograficamente, as estaes base,.

So colocadas em pontos elevados para assegurar a propagao dos sinais rdio para longas distncias.

O que faz a estao base?


Converte os sinais rdio recebidos pelas antenas em sinais elctricos e vice-versa. Envia os sinais para a central de comutao do operador de telecomunicaes, que proceder ao reencaminhamento da chamada ou transmisso de dados.

A rede celular
As ondas de rdio alcanam distncias limitadas, devido reduzida potncia que os telefones mveis possuem. As comunicaes mveis necessitam de um nmero suficiente de estaes base para garantir cobertura a reas geogrficas mais vastas.

A rede celular
Cada estao base tem um raio de aco, correspondente a uma rea geogrfica, designadas por clulas, e so projectadas para garantir que no existem interrupes na cobertura, sobrepondo-se parcialmente clula vizinha.

Alcance do sinal de rdio


Em zonas rurais planas, uma estao base de rdio pode chegar a cobrir um raio de cerca de 35 quilmetros.
Pelo contrrio, em zonas urbanas onde os edifcios circundantes podem obstruir o sinal, o seu raio pode ficar reduzido a algumas centenas de metros.

O sinal viaja tambm ricocheteando contra as paredes ou telhados, podendo ser enfraquecido ao ponto de j no poder ser recebido pelos telefones mveis.

Localizao das estaes base


Ao contrrio dos grandes transmissores televisivos, que operam com potncias na ordem dos 100.000 Watt e podem estar situadas a grande distncia dos clientes, as estaes base nas comunicaes mveis utilizam uma potncia muito mais baixa (desde poucos Watt at algumas centenas de Watt), obrigando a uma localizao muito mais prxima dos clientes.

Intensidade do campo de radiofrequncia


A amplitude do feixe limitada, fazendo com que a intensidade do campo RF directamente abaixo da antena seja baixa.

As estaes base esto vedadas ao pblico para manter as pessoas longe de zonas onde os campos de RF tm uma potncia maior.
A antena dirige a sua potncia para fora e no emite uma quantidade significativa de energia para cima ou para baixo, os nveis de energia RF no interior ou em torno dos edifcios so geralmente muito baixos.

Caractersticas do sinal
A transmisso do sinal de rdio das antenas da estao base pode ser comparada luz emitida pelos faris dianteiros de um automvel. Se colocarmos um automvel a alguns metros de um muro, observaremos que a luz emitida ilumina unicamente o muro e no o solo que o separa do automvel.

Caractersticas do sinal
Da mesma forma, as antenas so projectadas para que os sinais viajem directamente para fora e no para baixo, mantendo assim as transmisses na zona imediatamente por baixo das antenas significativamente mais baixas do que os limites indicados pelas normas, em matria de exposio aos campos electromagnticos.

Exposio aos campos electromagnticos

Exposio aos campos electromagnticos


Um telemvel um emissor-receptor de rdio de baixa potncia, emitindo baixos nveis de energia rdio, quando usado (como ondas de rdio ou campos electromagnticos). As directrizes da Comisso Internacional para a Proteco contra Radiaes No Ionizantes (ICNIRP) estabelecem os nveis de exposio consentidos. Estes nveis incluem uma margem destinada a garantir a segurana de todas as pessoas, independentemente da idade e do estado de sade.

Exposio aos campos electromagnticos


Taxa de Absoro Especfica (SAR) A SAR significa Specific Absorption Rate (taxa de absoro especfica) e a unidade de medio do nvel de energia RF absorvida pelo corpo no momento de uso do telemvel.

O telemvel foi elaborado de forma a utilizar a mnima potncia necessria, apenas o suficiente para que se comunique com a rede. Assim, quanto mais prximo se estiver de uma estao base, menor ser a taxa de absoro especfica (SAR).

ANACOM, Autoridade Nacional de Comunicaes


Compete ANACOM, a autoridade reguladora do sector das comunicaes em Portugal, assegurar-se de que os operadores de telecomunicaes cumprem todas as normas, regulamentaes, e recomendaes relativas exposio aos campos electromagnticos aplicveis em Portugal e na Comunidade Europeia.

Os telemveis e as interferncias

Os telemveis e as interferncias
Em termos electromagnticos, as interferncias so a perturbao do funcionamento normal de um dispositivo electrnico ou elctrico, devido a uma resposta indesejada a sinais de rdio provenientes de uma fonte exterior.

No caso dos telefones celulares, possvel notar um breve sinal perceptvel na rdio e nos PCs poucos segundos antes do telefone tocar. Estes sinais observveis, contudo, no interferem com o funcionamento do rdio, do computador ou do telefone.

Hospitais e aparelhos mdicos


Uma estao base de rdio, prxima ou situada no telhado de um hospital, no dever interferir com os equipamentos hospitalares, sendo realizados pontualmente vrios estudos para assegurar que as emisses esto de acordo com as sugeridas pelas directivas da Comunidade Europeia sobre interferncias.

Hospitais e aparelhos mdicos


Nos hospitais, as reas onde a utilizao dos telemveis proibida encontram-se devidamente sinalizadas.

Devido s caractersticas especficas do telemvel, associadas compatibilidade electromagntica, as normas recomendam uma distncia razovel de segurana, 20 a 25 cm, entre o telefone e os aparelhos mdicos, susceptveis de sofrer interferncias.

Estimuladores cardacos (pacemaker)


Um relatrio do Instituto Superior de Sade (Relatrio ISTISAN 01/21) concluiu que uma estao base GSM ou de outra tecnologia de radiocomunicaes, correctamente instalada, no representa um perigo para os portadores de pacemaker nas reas em que so respeitados os limites de exposio previstos pelas normas em vigor.

Estimuladores cardacos (pacemaker) e os telemveis


Alguns telefones celulares podem interferir com certos tipos de estimuladores cardacos, se a antena estiver directamente colocada sobre o prprio estimulador cardaco. Em geral, a possibilidade de um telemvel interferir com um estimulador cardaco ou desfibrilador pode ser reduzida ao mnimo, mantendo uma distncia de pelo menos 15 cm entre o telemvel.

Dispositivos de auxlio auditivo


Os portadores de prteses acsticas ou de implantes da cclea podem sentir rumores de interferncias durante a utilizao de um telemvel ou nas proximidades de um. O nvel de interferncia depende do tipo de telefone, do tipo de prtese e da distncia entre os dois.

Utilizao dos telemveis a bordo de avies

Os avies contm uma vasta gama de instrumentos electrnicos complexos, existindo sempre a possibilidade de que a utilizao de telefones celulares possa causar interferncias com estes sistemas.

Utilizao dos telemveis a bordo de avies

So aplicadas limitaes semelhantes ao uso de computadores pessoais, aparelhagens de som portteis e outros aparelhos electrnicos pessoais. Alguns avies j fornecem telefones mveis especiais para uso dos passageiros. Esses telefones celulares so concebidos para eliminar qualquer possibilidade de interferncia.

Referncias bibliogrficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_celular http://www.vodafone.pt/download/pdfs/pt/Jan2005_Perguntas_respostas_sobre_C omunica%C3%A7%C3%B5es_moveis.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_n%C3%A3o_ionizante

http://www.infopedia.pt/$ondas-de-radio-e-televisao;jsessionid=hJsm0Ul4QVoQTyuOcgG7w
http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiofrequ%C3%AAncia http://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_eletromagn%C3%A9tica http://www.av.it.pt/nbcarvalho/docs/csa2.pdf http://www.mundoeducacao.com/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm

Вам также может понравиться