Вы находитесь на странице: 1из 39

Mtodos contracetivos no naturais

Realizado por: Ana Gabirra N 3; Camilo Malagon N 6; Gonalo Cavaco N 11; Joo Barrela N Margarida Freire N

Discipilina: Biologia Professor: Jos Carneiro

Introduo

Preservativo Masculino

O que e como funciona?


Preservativo um mtodo contraceptivo de barreira que pode ser usado durante a relao sexual com o intuito de reduzir a probabilidade de ocorrncia de uma gravidez ou de contrair infees sexualmente transmissveis. colocado no pnis ereto do homem e forma uma barreira fsica, impedindo o smen ejaculado de penetrar no corpo do parceiro sexual.

A maior parte dos preservativos tem na extremidade um reservatrio, fazendo com que seja mais fcil depositar o smen ejaculado. Os preservativos so vendidos em diversos tamanhos e com diversos tipos de superfcie com o intuito de estimular o parceiro sexual. Normalmente so vendidos com uma camada de lubrificante de modo a tornar mais fcil a penetrao. Os preservativos com sabor so usados principalmente para sexo oral.

Alguns fabricantes tm disposio preservativos de ltex lubrificados com uma pequena quantidade de espermicida, geralmente nonoxinol-9. No entanto, os preservativos lubrificados com espermicida no tm qualquer benefcio acrescido na preveno da gravidez quando comparados com os restantes, para alm de terem menor prazo de validade e poderem causar infeces do trato urinrio na mulher. Por outro lado, acredita-se que a aplicao de espermicida embalado parte pode aumentar a eficcia contraceptiva dos preservativos.

Materias utilizados
Antiguidade (papel de seda, intestino de cordeiro, entre outros). 1855 (borracha). 1912 (ltex). 1995 (poliuretano).

Atualmente
Ltex: oferecem a melhor proteco para muitas infeces sexualmente transmissveis (ITS), porque a borracha sinttica previne a passagem dos vrus e das bactrias. Poliuretano: consiste num gnero de plstico muito fino, que tambm previne as ITS. Estes sistemas de plstico so teis nas situaes de alergia ao ltex, ou sempre que a mulher esteja a fazer uma terapia com cremes ou vulos de aplicao na vagina.

Condies do uso
Os preservativos no devem ser guardados em locais que atinjam temperaturas extremas de calor ou frio, devendo ser respeitado o prazo de validade. desaconselhada a utilizao de preservativo masculino e feminino em simultneo, pela possibilidade de rotura. A eficcia do preservativo maior quando utilizado de forma regular.

Lubrificantes de preservativos
Utiliza-se lubrificantes com os preservativos tendo em ateno de que com os de ltex s podem ser utilizados os compostos base de gua. Os lubrificantes base de leos de beb, vaselina, loo para as mos ou para o corpo, podem danificar o preservativo e aumentar o risco de rompimento.

Qualquer medicamento que se utilize/coloque no pnis ou na vagina, pode facilitar o rompimento dos preservativos de ltex. Com os preservativos de poliuretano podem ser usados todos os tipos de lubrificantes (de base oleosa, de gua, ou gel).

Tratamentos de Infertilidade
Os procedimentos habituais em tratamentos de infertilidade, como o espermograma ou a inseminao artificial, necessitam da recolha de amostras de smen, geralmente atravs de masturbao. Em alternativa, pode ser usado um preservativo de recolha durante a relao sexual. Os preservativos de recolha so fabricados em silicone ou poliuretano, uma vez que o ltex pode influenciar o esperma.

Em comparao, as amostras recolhidas com preservativo apresentam ainda maior nmero de espermatozides, maior motilidade de esperma e maior percentagem de esperma com fisiologia normal. Devido a estes factores, acredita-se que ofeream resultados mais precisos em espermogramas, e maior probabilidade de gravidez quando usadas em inseminao intracervical ou intrauterina.

Eficcia
A eficcia deste mtodo depende da sua utilizao correta. 5 a 10 gravidezes por ano em cada 100 mulheres.

Mulheres grvidas por ano Mulheres no gravidas por ano

Vantagens

Desvantagens Tm que ser corretamente colocados e utilizados durante a relao sexual para serem eficazes, e muitos casais no os utilizam com segurana e desta forma, a sua eficcia fica comprometida; Possibilidade de rutura durante a relao sexual ou ento sair do pnis e ficar no fundo da vagina;

No faz mal sade e pode ser usado sem receita mdica; O preservativo masculino fcil de ser encontrado em farmcias e supermercados. Muitos servios pblicos de sade oferecem gratuitamente;

Para alm de prevenir a gravidez indesejada permite prevenir o contgio das Diminui a sensibilidade dos rgos infees sexualmente transmissveis, como genitais, sendo possivel a perda de a SIDA e o HPV (Papiloma Vrus sensibilidade no pnis; Humano), um dos causadores do cancro no colo do tero;
Algumas pessoas so alrgicas ao ltex, material que so compostos a maioria dos preservativos (raro).

Trata-se de um mtodo reversvel, caso haja desejo de uma gravidez;

Preservativo Feminino

Preservativo Feminino
Protege contra as DSTs; Criado em 1990; Contm maiores dimenses que o preservativo masculino; Tem duas extremidades, sendo uma fechada; No deve ser usado em simultneo com o preservativo masculino. recomendado o uso de um novo preservativo em cada ato sexual.

Preservativo anti violao

Eficcia
Se usado corretamente, um mtodo seguro, mas a sua eficcia pode ser aumentada se usada com outro mtodo contracetivo. Estima-se que possam ocorrer 10 gravidezes por cada ano em 100 mulheres
Mulheres grvidas por ano Mulheres no gravidas por ano

Vantagens

Desvantagens O principal risco do uso do preservativo feminino o erro na penetrao, caso o homem introduza o pnis entre a vagina e preservativo (raro);

No tem efeitos secundrios ou contraindicaes graves e pode ser utilizado sem receita mdica;

Quando utilizado corretamente, oferece grande segurana para evitar a gravidez e as IST;

Pode ser difcil de colocar e retirar, e requer algum tempo at adquirir pratica na colocao;

mais resistente que o preservativo masculino;

O barulho pode incomodar o casal, j que o preservativo feminino faz um rudo durante a relao sexual;

Pode ser colocado at 6horas antes da relao sexual.

Custo alto (o seu preo o triplo do preservativo masculino) e so difceis de adquirir.

Diafragma

O que e como funciona?


O diafragma consiste numa membrana de borracha ou silicone, flexvel, em forma de cpula, reforado na extremidade livre por um aro metlico flexvel.

colocado no fundo da vagina de modo a revestir, na totalidade, o colo do tero, impedindo assim a entrada de smen proveniente da ejaculao.

Para uma maior eficcia a utilizao do mesmo feita juntamente com a colocao de espermicida na parte cncava do diafragma ou no fundo da vagina.

O tamanho do mesmo varia, sendo que o seu dimetro pode ir dos 5 aos 10 cm.

Cuidados a ter
Antes da colocao do diafragma, a mulher deve proceder a um exame vaginal, no qual o ginecologista avalia a dimenso do colo do tero.
Este deve ser colocado 6 horas antes do coito aps a aplicao do espermicida. Aps a ejaculao o mesmo deve ser mantido durante no mnimo 6 horas, e nunca ultrapassando as 24 horas,

O seu modo de colocao similar ao do tampo, sendo que com o polegar e indicador se dobra o anel flexvel e insere-se at ao fundo da vagina de forma a revestir totalmente o crvix.

Eficcia
O diafragma oferece um nvel de eficcia mdiaalta. 15 gravidezes em cada 100 mulheres / ano

Mulheres grvidas por ano Mulheres no grvidas por ano

Vantagens Pode ser usado pela mulher em toda a sua fase reprodutora, da adolescncia menopausa;

Desvantagens Quando usado com outro mtodo contracetivo, como os espermicidas, pode causar reaes alrgicas, o mesmo se aplica a mulheres com reaes alrgicas ao latex;

No tem qualquer tipo de interao no ato sexual, j que na maioria das vezes, nem o homem nem a mulher sentem a sua presena e pode ser colocado at 24 horas antes da relao sexual;

Dificuldade na utilizao, pois muito complicado de manusear corretamente;

No interfere com o ciclo menstrual e no tem qualquer tipo de efeito secundrio;

No protege contra todas as IST, entre as quais o HIV, e aumenta o risco de infees urinrias; Requer cuidado especial, tanto a nvel higinico como medico, com visitas regulares ao mdico.

Protege o colo do tero contra possveis leses durante a relao sexual e diminui o risco de infees.

Espermicidas

O que sao os espermicidas?


Os espermicidas so mtodos contracetivos que contem produtos qumicos que impedem o movimento dos espermatozoides. Os espermicidas esto disponveis em distintas apresentaes, como cremes, espumas, esponjas, cones e comprimidos vaginais. Podem-se usar isoladamente ou tambm com outros mtodos de barreira para aumentar a sua eficcia.

Como atua ?

Os espermicidas causam a ruptura da membrana celular dos espermatozoides, matando-os ou levando ao desaceleramento do seu movimento, impedindo, portanto, a fecundao do vulo.

Modo de aplicaao
1 Introduzir o espermicida profundamente na vagina; 2 O intervalo entre a aplicao do espermicida e a relao sexual pode ir at 60 minutos; 3 Sempre que ocorra nova relao sexual, dever ser feita uma aplicao adicional de espermicida; 4 Nas 6 horas seguintes ao acto sexual, no devero ser efectuados duches vaginais; 5 Alguns espermicidas, principalmente cones ou supositrios, devem ser guardados em locais frescos.

Eficacia
Usando o espermicida da maneira indicada, anualmente ficariam gravidas 15 em cada 100 mulheres.

Mulheres grvidas por ano Mulheres no grvidas por ano

Os espermicidas nao sao muito eficacez quando sao utilizados individualmente. A sua eficacia pode melhorar quando usado com um preservativo femenino. Os espermicidas nao reducem o risco de doenas por transmiao sexual.

Vantagens No apresentam efeitos secundrios ou contraindicaes e no necessitam de prescrio mdica;

Desvantagens Podem causar reaes alrgicas ou irritativas na mulher ou no homem;

Podem ser utilizados como coadjuvantes de outros mtodos contracetivos e a sua Pode interferir na relao sexual; utilizao simples;

No protegem, mas ajudam na preveno de IST;

O tempo de ao dos espermicidas mais ou menos 2 horas, o que leva a uma reaplicao em relaes duradouras ou repetidas;

Aumentam a lubrificao da vagina;

Baixa eficcia quando usado sozinho.

Concluso
Como se pode observar, diferentes mtodos contracetivos acarretam caratersticas diferentes, que os tornam mais ou menos eficazes e com vantagen para uns casos, mas desvantagens para outros. Por vezes, as suas caratersticas complementa-se e, assim, podem ser usados em conjunto. Cabe a cada pessoa, consoante as suas preocupaes pessoais, escolher o mtodo que se lhe torna mais apto.

No entanto, para cada um deles, necessrio um uso cuidadoso e um procedimento correto, de forma a otimizar a sua eficcia. tambm s com um uso responsvel que as suas vantagens podem ser desfrutadas, bem como as suas desvantagens postas em considerao.

Bibliografia
http://cssernancelhe.com.sapo.pt/Centro-Saude-PLANEAMENTOFAMILIAR-ESPERMICIDA.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Preservativo http://pt.wikipedia.org/wiki/Preservativo_feminino http://juventude.gov.pt/SaudeSexualidadeJuvenil/Sexualidade/Prevenc aoContracepcao/Paginas/Opreservativo.aspx http://sexualidadejovens.do.sapo.pt/preservativo_masculino.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Diafragma_(m%C3%A9todo) http://www.semina.com.br/diafragma_colocacao.php http://sexualidadejovens.do.sapo.pt/espermicidas.htm http://www.infoescola.com/farmacologia/espermicida/ Biologia 12, MATIAS, Osrio; MARTINS, Pedro; VIEIRA, Maria Da Natividade

Вам также может понравиться