Вы находитесь на странице: 1из 19

Evoluo e Sistemtica

Snia Lopes (adaptado)

Evoluo e Sistemtica

A sistemtica a rea da Biologia que se preocupa principalmente em compreender a Filogenia (histria evolutiva das espcies de seres vivos).

A filogenia s pode ser reconstruda com base em caracteres derivados compartilhados (caractersticas comuns).

Sistemtica Filogentica ou Cladstica

Entende-se que a diversidade de seres vivos resultante de processos evolutivos e que esses processos ocorrem por anagnese e por cladognese.

Anagnese e Cladognese

Anagnese: processo pelo qual um carter surge ou se modifica numa populao ao longo do tempo, sendo responsvel pelas novidades evolutivas nos grupos (fixao de mutaes e recombinaes gnicas). Cladognese: processo responsvel pela ruptura de uma populao, gerando duas ou mais populaes que no mais se comunicam, no ocorrendo fluxo gnico entre elas (ex: barreiras geogrficas).

Sistemtica Filogentica ou Cladstica

As relaes evolutivas entre os seres vivos so representadas por diagramas denominados cladogramas (clado = ramo).

Cladogramas

Partes que compem um cladograma: raiz, ramos, ns e terminais. Os ramos so as linhas do cladograma. Os ns so os pontos de onde partem as ramificaes. Representam o ancestral comum para todos os grupos acima dele. Cada n simboliza um evento cladogentico. Os grupos acima de cada n so denominados grupos monofilticos. Os grupos de seres vivos compem os terminais nos cladogramas.

Grupo externo o grupo de seres vivos aparentados, que surgiram antes da histria evolutiva de um determinado grupo analisado. Grupo monofiltico inclui todos os descendentes de um ancestral exclusivo.

Princpio da parcimnia
Marcar o menor nmero possvel de passos no cladograma: caractersticas que ocorrem em um nmero maior de organismos so as primeiras a serem colocadas no cladograma a partir da raiz e assim sucessivamente. O princpio da parcimnia sugere que uma determinada caracterstica derivada deve ter surgido uma nica vez na evoluo. Por isso deve ser apontada no cladograma uma nica vez.

Cladograma
Allosaurus Stegosaurus Parasaurolophus Pachycephalosaurus Triceratops
Chifre

Crnio

Dente

Pbis

Quadril

Conceitos de espcie

Conceito biolgico: organismos capazes de se reproduzir e dar origem a descendentes frteis. Conceito filogentico: populao ou grupo de populaes definidas por uma ou mais condies derivadas, constituindo o menor agrupamento taxonmico reconhecvel.

Contedo

Snia Lopes
Produo e diagramao

Snia Lopes (adaptado)


Reviso final

Maria Jlia Chelini


Realizao

Вам также может понравиться