Вы находитесь на странице: 1из 15

INTRODUO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Fbio Lorencete consultorialorencete@hotmail.com

avaliao Presena e comprometimento; Participao em atividades; Provas.

Allan Cohen e Stephen Fink, em seu livro Comportamento Organizacional, afirmaram que:

Estamos no meio a uma revoluo gerencial e organizacional. As velhas regras quanto ao tratamento a ser dado s pessoas, organizao do trabalho e s formas de liderar esto desmontando.

As organizaes precisam acelerar os ajustes para a nova tecnologia, a nova concorrncia, as novas regulamentaes e reivindicaes trabalhistas e tantas outras mudanas do cenrio pblico e privado. Os gerentes precisam trabalhar de modo rpido e inteligente e tambm distanciar-se do ritmo acelerado adotando postura reflexiva para anlise constante do cenrio do mercado local e global.

O CAMPO DE AO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL


Trabalho: este o foco da Psicologia Organizacional. O trabalho como meio para a realizao das pessoas e como meio para a produo. Pelo trabalho o homem produz objetos e servios ao mesmo tempo em que realiza trocas sociais. O trabalho tambm est presente em todos os momentos da vida dos indivduos. Quando analisamos os ciclos de vida de indivduos, em nossa sociedade ocidental, verificamos que sua vida educacional , de alguma forma, uma preparao para se inserir no mundo do trabalho. Depois as pessoas passam a maior parte da vida trabalhando para se desligarem s na aposentadoria. Assim, o trabalho cumpre muitas funes na vida das pessoas. Ele meio de sobrevivncia, meio de realizao pessoal, meio de adoecimento, de construo de identidade, enfim, um meio de socializao.

O trabalho algo que voc no realiza isoladamente. Por isso as pessoas em geral trabalham dentro de organizaes. Portanto, a outra rea de preocupao do campo de estudo dessa disciplina a organizao.

Organizao:
Como essa organizao, como ela se estrutura para dar conta de sua misso? Qual modelo de gesto de pessoas utiliza? Qual a cultura da organizao? So algumas das perguntas feitas pelos profissionais da rea. Isto porque o comportamento das pessoas depende, entre outros fatores, dos padres culturais do meio onde vivem.

O administrador precisa ampliar seus conhecimentos sobre o comportamento e a subjetividade em contextos de trabalho.

Gesto de pessoas: esta rea da Psicologia Organizacional preocupa-se com a maneira pela qual uma organizao se constitui para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho.
o que hoje se chama de gesto de pessoas, ou seja, as estratgias, as polticas e as prticas ou os processos de como lidar com as pessoas.

Mas, concretamente, como voc acredita que essas preocupaes podem se materializar?
1. 2. 3. 4. 5. nos processos de treinamento; na eficcia de liderana e tomada de deciso; na avaliao de desempenho; no planejamento do trabalho; nos programas de motivao, aprendizagem e satisfao no trabalho; 6. no desenvolvimento do trabalho em grupo; 7. nos programas de mudana comportamental; 8. na administrao das situaes de estresse profissional e outras situaes de impacto na sade dos trabalhadores; 9. na melhoria do processo de comunicao; e 10.nas pesquisas de cultura e ambiente organizacional.

o objetivo e o que pode ser realizado


Processos de treinamento: conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanas de comportamentos e atitudes bem como a aquisio de novas habilidades* e conhecimentos*. Essa atividade tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano para melhorar os resultados e o clima organizacional. Exemplos: palestras, seminrios, cursos, estgios, programas de atividades monitoradas, dinmicas de grupo.

Eficcia de liderana e tomada de deciso: a tomada de deciso so as aes do dia a dia que deem resultados satisfatrios para a organizao. Tomar decises despende de anlises eficientes do dia a dia profissional. Os diferentes cenrios e situaes de conflitos no mundo administrativo e dos negcios no conhecem receitas bsicas e padronizadas, mas sim nos remetem a diagnosticar as melhores solues e alternativas para o processo decisrio.

Avaliao de desempenho: corresponde a uma anlise sistemtica do desempenho do profissional em funo das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcanados e do seu potencial de desenvolvimento. O objetivo final da Avaliao de Desempenho contribuir para o desenvolvimento das pessoas na organizao. Exemplos: os planejamentos de trabalho, os planejamentos de carreira, reestruturao de cargos e salrios, redistribuio de funes. Planejamento do trabalho: o foco com o planejamento do trabalho, no campo da Psicologia, voltado prioritariamente para um conjunto de preocupaes relacionadas sade do trabalhador. Insere-se, especialmente, naquele conjunto de estratgias que visam prevenir problemas de sade, como por exemplo, os de sade mental e psicossomticos, as leses por esforos repetitivos, os acidentes de trabalho.

Programas de motivao, aprendizagem e satisfao no trabalho: a satisfao no trabalho est diretamente relacionada a sade do trabalhador, ao prazer ou felicidade no trabalho e a insatisfao est na origem do desprazer ou do sofrimento no trabalho. So necessrias aes que promovem mudanas que precisam considerar, por exemplo: implementar a autonomia e o controle no trabalho, enriquecimento do trabalho e aumento do conhecimento e das habilidades, melhorias das condies do ambiente fsico de trabalho...

Programas de mudana comportamental: so os programas que visam mudanas do comportamento que acontecem reforando sistematicamente cada passo sucessivo que move o indivduo mais para perto da resposta desejada. Podemos destacar como exemplos de programa de mudana comportamental os programas de modelagem para conseguir hbitos de vida saudveis e os programas de enfrentamento da drogadio*.

Administrao das situaes de estresse profissional e outras situaes de impacto na sade dos trabalhadores: estudos de Psicologia tem demonstrado que cada vez mais evidente que a organizao do trabalho e o modelo de gesto concentram os principais fatores psicossociais relativos ao ambiente de trabalho presentes no adoecimento dos trabalhadores em todos os setores. Esses estudos indicam alguns princpios norteadores para as necessrias mudanas na organizao do trabalho e gesto na sade, tais como: 1. fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional, fomentando transversalidade; 2. compromisso com a democratizao das relaes de trabalho; 3. valorizao dos profissionais da rede, estimulando processos de educao permanente.

Mas, o que vem a ser Psicologia Organizacional?


A Psicologia Organizacional refere-se ao estudo do comportamento e da subjetividade das pessoas no contexto das organizaes. Sendo uma rea de especializao da Psicologia. Atuando em trs reas:

Psicologia dos fatores humanos: refere-se a melhoria do design da funo das mquinas e do ambiente de trabalho. Psicologia de recursos humanos: relacionada ao recrutamento, teste, treinamento, adequao e avaliao de funcionrios. Psicologia organizacional: faz referencia ao estilo gerencial, motivao de trabalhadores, satisfao no trabalho, desenvolvimento de programas de qualidade de vida e pesquisas
(HUFFMAN, 2003). END

Вам также может понравиться