Вы находитесь на странице: 1из 63

Inspetor de Soldagem Nvel 1

METALURGIA DA SOLDAGEM
PABLO PEREIRA DE MATOS Tcnico em Mecnica Eng Mecnico
1

Linhares, 02 de Agosto de 2008

INTRODUO

A soldagem envolve muitos fenmenos metalrgicos como, por exemplo, fuso, solidificao, transformaes no estado slido, deformaes causadas pelo calor e tenses de contrao, que podem causar muitos problemas prticos. Os problemas podem ser evitados ou resolvidos aplicando-se princpios metalrgicos apropriados ao processo de soldagem. A metalurgia da soldagem difere da metalurgia convencional em certos pontos de vista, porm um entendimento da metalurgia da soldagem necessita de um amplo conhecimento da metalurgia geral.
2

ESTRUTURAS CRISTALINAS

ESTRUTURAS CRISTALINAS

Quando um metal lquido resfriado, seus tomos se arranjam em um modelo cristalino regular, e dizemos que o lquido se solidificou ou se cristalizou. Sob o ponto de vista metalrgico podemos dizer que o vidro (dixido de silcio, SiO2), em seu estado natural de um arranjo irregular dos tomos, apresenta-se no estado lquido. Sua altssima viscosidade faz com que o ele leve muito tempo para fluir. J o vidro temperado apresenta um arranjo cristalino regular prprio de um material slido.
4

ESTRUTURAS CRISTALINAS

Todos os metais se solidificam na forma cristalina. Num cristal os tomos ou as molculas so mantidos numa posio determinada e no esto livres para se movimentar como as molculas de um lquido ou de um gs. Esse posicionamento determinado conhecido como rede cristalina. medida que a temperatura de um cristal aumentada, mais energia trmica (calor) absorvida pelos tomos ou molculas, e seu movimento de vibrao aumenta. medida que a distncia entre os tomos aumenta, o arranjo cristalino se desfaz e o cristal se funde.
5

ESTRUTURAS CRISTALINAS
1 Situao: se a rede contiver apenas um tipo de tomo, como no ferro puro, as condies sero as mesmas em todos os pontos da rede, e o cristal fundir-se- a uma determinada temperatura. Cada metal possui uma estrutura cristalina caracterstica que se forma durante a solidificao e assim permanece enquanto o material ficar temperatura ambiente. Entretanto, alguns metais podem sofrer alteraes na estrutura cristalina medida que a temperatura muda, fenmeno conhecido como transformao de fase. Por exemplo, o ferro puro solidifica-se a 1.535C, quando o ferro delta (Fe-d) transforma-se numa fase chamada ferro gama (Fe-g). O ferro gama comumente conhecido como austenita, e uma estrutura no magntica.
6

ESTRUTURAS CRISTALINAS

temperatura de 910C, o ferro puro transforma-se novamente na estrutura de ferro delta, porm a essa temperatura a fase denominada ferro alfa (Fe-a). Essas duas fases possuem nomes diferentes para separar claramente a fase a alta temperatura (Fe-d) da fase a baixa temperatura (Fea). A capacidade de os tomos de um material se transformarem em duas ou mais estruturas cristalinas a temperaturas diferentes definida como alotropia. Os aos so ligas metlicas alotrpicas.

ESTRUTURAS CRISTALINAS

2 Situao: se a rede contiver dois ou mais tipos de tomos, como em qualquer ao liga, a fuso pode se iniciar a uma temperatura mas no ocorrer de forma completa at que seja atingida uma temperatura mais alta.

Ento os metais slidos possuem uma estrutura cristalina na qual os tomos de cada cristal so arrumados num modelo geomtrico especfico. Esse arranjo ordenado de tomos, chamado de rede cristalina, responsvel por muitas das propriedades dos metais.

ESTRUTURAS CRISTALINAS

Existem trs modelos principais de sistemas cristalinos e/ou estruturas de rede. So eles: (CFC) Cbico de Face Centrada; 8 tomos dispostos nos vrtices e 6 centro das faces.

(CCC) Cbico de Corpo Centrado; 8 tomos dispostos nos vrtices e 1 no centro.


(HC) Hexagonal Compacto. 12 tomos nos vrtices e 2 no centro 3 nas faces.
9

ESTRUTURAS CRISTALINAS

Exemplos de metais dentro do sistema cristalino:

10

ESTRUTURAS CRISTALINAS
1

O cobalto cbico de faces centradas a altas temperaturas e transforma-se em hexagonal compacto a baixas temperaturas.

O ferro cbico de corpo centrado (Fe-d) prximo temperatura de fuso e novamente a baixas temperaturas (Fe-a), mas a temperaturas intermedirias o ferro cbico de faces centradas (Fe-g).
3

O titnio e o zircnio so cbicos de faces centradas a altas temperaturas e hexagonais compactos a baixas temperaturas.
11

ESTRUTURAS CRISTALINAS

A estrutura cristalina (rede) de um metal puro , teoricamente, uniforme em todas as direes. A medida que existam impurezas ou tomos de natureza diferente do metal puro, como o carbono, hidrognio e oxignio com relao aos tomos de ferro, estes se dispem na regio intersticial dos tomos de ferro, constituindo o que se chama soluo slida intersticial. E se, os tomos de natureza diferente forem de dimenses semelhantes aos tomos do metal puro, estes vo deslocar os tomos de metal puro de seus lugares originais, constituindo o que se chama soluo slida substitucional.
12

ESTRUTURAS CRISTALINAS

NUCLEAO DOS GROS medida que o metal resfriado at seu ponto de solidificao, um pequeno agrupamento de tomos comea a se arranjar numa estrutura cristalina. Esses pequenos cristais espalhados no meio lquido encontram-se orientados em todas as direes e, medida que a solidificao continua, mais cristais se formam a partir do metal lquido circundante.

13

ESTRUTURAS CRISTALINAS

CONTORNOS DE GROS Normalmente os cristais assumem a forma de dendritas, ou de uma estrutura em forma de rvore. Com a continuao do processo de solidificao os cristais comeam a se tocar, dificultando sua liberdade de crescimento, de modo que o lquido remanescente se solidifica na forma de cristais adjacentes at o trmino da solidificao. No final o slido compe-se de cristais individuais usualmente em orientaes diferentes. O encontro dos cristais entre si denominado contorno de gro.
14

ESTRUTURAS CRISTALINAS Uma srie de condies influenciam o tamanho de gro inicial. importante saber que a taxa de resfriamento e a temperatura tm grande influncia na estrutura de gros recentemente solidificada e no tamanho de gro. Esse fenmeno ocorre porque, medida que o metal de solda se resfria, o calor do centro do depsito de solda dissipar-se- em direo ao metal de base atravs dos gros mais externos que se solidificaram primeiro. Conseqentemente, esses gros permanecem, j no estado slido, mais tempo a altas temperaturas, o que favorece seu crescimento. O tamanho de gro pode ter efeito na integridade da solda no sentido que gros pequenos so mais resistentes e mais dcteis que gros grandes. Se surgir uma trinca, a tendncia que ela se inicie na rea onde os gros so maiores.
15

METAIS E LIGAS METLICAS

16

METAIS E LIGAS METLICAS

ORIGEM
Os metais provm dos depsitos naturais de minrios na crosta terrestre. A maioria dos minrios contaminada com impurezas que devem ser removidas por meios mecnicos ou qumicos. O metal extrado do minrio purificado conhecido como metal primrio ou metal virgem, e o metal proveniente da ganga designado metal secundrio.

17

METAIS E LIGAS METLICAS

TIPOS DE MINRIO H dois tipos de minrios, os ferrosos e os no ferrosos. O termo ferroso provm do latim ferrum, significando ferro; um metal ferroso aquele que possui alto teor de ferro. Metais no ferrosos so aqueles que contm pouco ou nenhum ferro.

Curiosidade: A quantidade de ferro na crosta terrestre de aproximadamente vinte vezes a de todos os outros metais no ferrosos juntos; por isso o ferro o metal mais importante e o mais empregado.
18

METAIS E LIGAS METLICAS

FERRO O Ferro a uma temperatura 1.535C chamado de ferro alta, denominado ferro puro, estado em que passa a ser lquido. A 1.390C, transforma-se em ferro gama. A estrutura at a temperatura de 910C ser denominado ferro alfa. Logicamente depender em estado do sistema cristalino se encontra.

19

METAIS E LIGAS METLICAS

AOS
Uma liga de ferro-carbono com menos de 2% de C. Nos aos, a soluo slida de carbono em ferro delta chama-se ferrita delta, a soluo slida de carbono em ferro gama chama-se austenita e a soluo slida de carbono em ferro alfa, ferrita.

CLASSIFICAO DOS AOS


Ao carbono; Aos de baixa liga; Aos de mdia liga; Aos de alta liga;

20

METAIS E LIGAS METLICAS

AO CARBONO
O ao basicamente uma liga de ferro e carbono, alcanando seus nveis de resistncia e de dureza principalmente atravs da adio de carbono. Os aos carbono so classificados quanto composio qumica em quatro grupos, dependendo de seus nveis de carbono. baixo carbono - at 0,14% carbono; ao doce - de 0,15% at 0,29% carbono; ao de mdio carbono - de 0,30% at 0,59% carbono; ao de alto carbono - de 0,60% at 2,00% carbono.
21

DIAGRAMA DE FASE Fe-Fe3C

22

METAIS E LIGAS METLICAS

FERRO PURO FERRO = FERRITA FERRO = AUSTENITA FERRO = FERRITA TF= 1534 C As fases , e so solues slidas com Carbono intersticial Importncia comercial: ims
23

FERRO PURO / FORMAS ALOTRPICAS

FERRO = FERRITA Estrutura= ccc Temperatura existncia= at 912 C Fase Magntica at 768 C (temperatura de Curie) Solubilidade mx do Carbono= 0,002% a 727 C mole e dctil FERRO = AUSTENITA Estrutura= cfc (tem + posies intersticiais) Temperatura existncia= 912 -1394C Fase No-Magntica Solubilidade mx do Carbono= 2,14% a 1147 C 24 mais dura

FERRO PURO / FORMAS ALOTRPICAS

FERRITA

AUSTENITA

25

FERRO PURO / FORMAS ALOTRPICAS

FERRO = FERRITA Estrutura= ccc Temperatura existncia= acima de 1394C Fase No-Magntica a mesma que a ferrita Como estvel somente a altas temperaturas no tem interesse comercial

26

FERRO PURO / FORMAS ALOTRPICAS

SISTEMA Fe-Fe3C

Ferro Puro= at 0,002% de Carbono; Ao= 0,002 at 2,06% de Carbono; Ferro Fundido= 2,1-4,5% de Carbono; Fe3C (CEMENTITA)= Forma-se quando o limite de solubilidade do carbono ultrapassado (6,7% de C).

27

CEMENTITA (Fe3C)

Forma-se quando o limite de solubilidade do carbono ultrapassado (6,7% de C); dura e frgil; um composto intermetlico metaestvel, embora a velocidade de decomposio em ferro e C seja muito lenta; A adio de Si acelera a decomposio da cementita para formar grafita.

28

PONTOS IMPORTANTES DO SISTEMA Fe-Fe3C (EUTTICO)

PONTO C

LIGA EUTTICA mais baixo de fuso

o ponto

Lquido

FASE (austenita) + cementita

- Temperatura= 1147 C - Teor de Carbono= 4,3% As ligas de Ferro fundido de 2,06-4,3% de C so chamadas de ligas hipoeutticas As ligas de Ferro fundido acima de 4,3% de C so chamadas de ligas hipereutticas.
29

PONTOS IMPORTANTES DO SISTEMA Fe-Fe3C (EUTETIDE)

PONTO S

LIGA EUTETIDE o ponto de mais baixo de transformao slida Austenita FASE (FERRITA) + Cementita - Temperatura= 723 C - Teor de Carbono= 0,8 % Aos com 0,002-0,8% de C so chamadas de aos hipoeutetide Aos com 0,8-2,06% de C so chamadas de aos hipereutetides
30

MICROESTRUTURAS / EUTETIDE

Supondo resfriamento lento para manter o equilbrio


similar ao euttico Consiste de lamelas alternadas de fase (ferrita) e Fe3C (cementita) chamada de PERLITA FERRITA lamelas + espessas e claras CEMENTITA lamelas + finas e escuras Propriedades mecnicas da perlita intermediria entre ferrita (mole e dctil) e cementita (dura e frgil)
31

MICROESTRUTURAS / EUTETIDE

32

MICROESTRUTURAS / HIPOEUTETIDE

Supondo resfriamento lento para manter o equilbrio Teor de Carbono = 0,002- 0,8 % Estrutura Ferrita + Perlita As quantidades de ferrita e perlita variam conforme a % de carbono e podem ser determinadas pela regra das alavancas; Partes claras = pr eutetide ferrita.
33

MICROESTRUTURAS / HIPEREUTETIDE

Supondo resfriamento lento para manter o equilbrio


Teor de Carbono = 0,8-2,06 % Estrutura cementita+ Perlita As quantidades de cementita e perlita variam conforme a % de carbono e podem ser determinadas pela regra das alavancas; Partes claras = pr eutetide 34 cementita.

MICROESTRUTURAS / EUTETIDE

Supondo resfriamento fora do equilbrio EFEITOS DO NO-EQUILBRIO Ocorrncias de fases ou transformaes em temperaturas diferentes daquela prevista no diagrama Existncia a temperatura ambiente de fases que no aparecem no diagrama Cintica das transformaes equao de Arrhenius

35

CURVAS TTT
TEMPERATURA-TRANSFORMAO-TEMPO

36

CURVAS TTT

O diagrama de fase Fe-Fe3C embora seja de grande utilidade, no fornece informaes sobre a transformao da austenita em condies diferentes das condies de equilbrio. As curvas TTT estabelecem a temperatura e o tempo em que ocorre uma determinada transformao; S tem validade para transformaes a temperatura constante.
37

CURVAS TTT

38

CURVAS TTT

39

CURVAS TTT
MICROESTRUTURAS / EUTETIDE

40

CURVAS TTT

RESFRIAMENTO A TEMPERATURA CONSTANTE

41

CURVAS TTT

MICROESTRUTURAS HIPOEUTETIDE E HIPEREUTETIDE

0,35% C

0,9 %C

42

MICROESTRUTURAS

MARTENSITA - uma soluo slida supersaturada de carbono (no se forma por difuso) - Forma de agulhas - dura e frgil (dureza: 63-67 Rc) - Tem estrutura tetragonal cbica ( uma fase metaestvel, por isso no aparece no diagrama) MARTENSITA REVENIDA - obtida pelo reaquecimento da martensita (fase alfa + cementita) - A dureza cai - Os carbonetos precipitam - Forma de agulhas escuras 43

MARTENSITA (dureza: 63-67 Rc)

Martensita no titnio

Martensita nos aos

A transferncia Martenstica ocorre c/ aumento de volume 44

MARTENSITA (dureza: 63-67 Rc)

MARTENSITA REVENIDA

45

MARTENSITA (dureza: 63-67 Rc)

Foto micrografia de uma liga de memria de forma (69%Cu-26%Zn-5%Al), mostrando as agulhas de martensita numa matriz de austenita.

46

PERLITA

PERLITA

Perlita fina:
20-30 Rc Perlita grossa:

86-97 Rc

47

MICROESTRUTURAS
BAINITA Ocorre a uma temperatura inferior a do joelho Forma de agulhas que s podem ser vista com microscpio eletrnico. Dureza: bainita superior 40-45 Rc e bainita acidular 50-60 Rc

ESFEROIDITA obtida pelo reaquecimento (abaixo do eutetide) da perlita ou bainita, durante um tempo bastante longo TROOSTITA Os carbonetos precipitam de forma globular (forma escura) Tem baixa dureza (30-40 Rc) 48

MICROESTRUTURAS

Microestrutura da Bainita contendo finssimas agulhas das fases

49

TRANSFORMAES

AUSTENITA Resf. lento Perlita ( + Fe3C) + a fase preutetide Resf. moderado Bainita Resf. Rpido (Tmpera) Martensita (fase tetragonal)

( + Fe3C)

reaquecimento

Ferrita ou cementita

Martensita Revenida ( + Fe3C)


50

CURVAS TTT

FATORES QUE AFETAM A POSIO DAS CURVAS TTT

Teor de carbono Tamanho do gro da austenita Composio qumica (elementos de liga)

51

CURVAS CCT
RESFRIAMENTO CONTNUO
CCT CONTINUOS COOLING TRANSFORMATION

52

CURVAS CCT

RESFRIAMENTO CONTNUO MICROESTRUTURAS /EUTETIDE

No resfriamento contnuo, as curvas CCT deslocam-se um pouco para a direita e para baixo 53

A (FORNO)= Perlita Grossa B (AR)= Perlita + fina (+ dura que a anterior) C (AR SOPRADO)= Perlita + fina que a anterior D (LEO)= Perlita + martensita E (GUA)= Martensita

CURVAS CCT

54

CURVAS CCT

FATORES QUE AFETAM A POSIO DAS CURVAS CCT

So os mesmos das curvas TTT Teor de carbono Tamanho do gro da austenita Composio qumica (elementos de liga) Porm com maior porte de calor e extenso da curva de repartio trmica, pois aumentam o tamanho do gro conseqentemente deslocamento das curvas para a direita.
55

ASPECTOS TRMICOS DA SOLDAGEM

56

ASPECTOS TRMICOS DA SOLDAGEM

So eles:

Energia de Soldagem Ciclo trmico e repartio trmica Fatores do Ciclo trmico

57

ASPECTOS TRMICOS DA SOLDAGEM

ENERGIA DE SOLDAGEM Tmpera A dureza de um ao pode ser aumentada aquecendo-o de 30C a 60C acima da temperatura de alterao microestrutural, e ento mergulhando o metal em uma soluo lquida que rapidamente o resfrie. O resfriamento rpido, conhecido como tmpera, forma uma microestrutura denominada martensita, que distorce a

58

ASPECTOS TRMICOS DA SOLDAGEM

ENERGIA DA SOLDAGEM Tmpera A dureza de um ao pode ser aumentada aquecendo-o de 30C a 60C acima da temperatura de alterao microestrutural, e ento mergulhando o metal em uma soluo lquida que rapidamente o resfrie. O resfriamento rpido, conhecido como tmpera, forma uma microestrutura denominada martensita, que distorce a

59

TRATAMENTOS TRMICOS

TMPERA A dureza de um ao pode ser aumentada aquecendo-o de 30C a 60C acima da temperatura de alterao microestrutural, e ento mergulhando o metal em uma soluo lquida que rapidamente o resfrie. O resfriamento rpido, conhecido como tmpera, forma uma microestrutura denominada martensita, que distorce a rede cristalina do ao e aumenta sua dureza e sua resistncia mecnica. As solues de tmpera usadas nesse processo so classificadas de acordo com a velocidade com que resfriam o metal, isto , leo (rpido), gua (mais rpido) e salmoura (o mais rpido).
60

TRATAMENTOS TRMICOS
REVENIMENTO Depois que o metal sofre tmpera, usualmente revenido. O revenimento um processo no qual o metal reaquecido at uma temperatura abaixo de 725C, mantido a essa temperatura por um certo intervalo de tempo, e ento resfriado at a temperatura ambiente. O revenimento reduz a fragilidade que caracterstica dos aos temperados, produzindo portanto um balano entre alta resistncia e tenacidade. O termo tenacidade, aplicado aos metais, normalmente significa resistncia fratura frgil ou tenacidade ao entalhe sob certas condies ambientais. Os aos que sofrem esse tipo de tratamento trmico so conhecidos como aos temperados e revenidos.
61

The End

62

GABARITO METALURGIA DA SOLDAGEM


01 c) 02 b) 03 a) 04 b) 05 d) 06 a) 17 c) 18 - c) 19 a) 20 c) 21 c) 22 - b) 33 c) 34 d) 35 a) 36 c) 37 C, A ,A, B, D ,C 38 c)

07 a)
08 c) 09 d) 10 c) 11 c) 12 a) 13 C E F A B D 14 d) 15 d) 16 d)

23 b)
24 d) 25 b) 26 - A, C e D 27 B, C, D e E 28 e) 29 e) 30 a) 31 a) 32 b)

39 d)
40 e) 41 d) 42 a) 43 a) 44 c) 45 d) 46 b) 47 b) 48 a) 63

Вам также может понравиться