Вы находитесь на странице: 1из 50

Filosofia Das Cincias

Pensamento Sistmico
Paradigma; Novo Paradigma; Epistemologia; Pensamento dos gregos; Pensamento do homem medieval; Pensamento do homem moderno; Pressupostos da simplicidade, estabilidade, objetividade, complexidade, instabilidade, intersubjetividade; Cientistas; Teoria dos sistemas; Ciberntica; Emprico; Razo.

Pensamento Sistmico
O novo paradigma da cincia

Prof. Maria Jos Esteves de Vasconcellos


Psicloga; Mestre em Psicologia UFMG; Professora aposentada da UFMG; Especialista em Terapia Familiar Sistmica; Diretora Cientfica da AMITEF (1994-1998); Membro da EquipSIS. Autora de Terapia Familiar Sistmica. Bases Cibernticas (1995) e Pensamento Sistmico. O Novo Paradigma da Cincia (2002) e coautora de Atendimento Sistmico de Famlias e Redes Sociais (2005) . Tem se dedicado pesquisa sobre o pensamento sistmico como novo paradigma da cincia.

O que Pensamento Sistmico?


O pensamento "sistmico" uma forma de abordagem da realidade que surgiu no sculo XX, em contraposio ao pensamento "reducionista-mecanicista" herdado dos filsofos da Revoluo Cientfica do sculo XVII, como Descartes, Bacon e Newton. O pensamento sistmico no nega a racionalidade cientfica, mas acredita que ela no oferece parmetros suficientes para o desenvolvimento humano, e por isso deve ser desenvolvida conjuntamente com a subjetividade das artes e das diversas tradies espirituais. visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filsofos e intelectuais de vrios campos. Por definio, alis, o pensamento sistmico inclui a interdisciplinaridade.

Paradigma
A forma como percebemos o mundo, ou seja, s nossas regras de ver o mundo; Modelo; padro; crena da forma correta.

A maioria das pessoas no percebe alteraes, ou no v as excees e acredita que tudo est tudo normal.Ser sempre difcil perceber aquilo que est alm de nosso paradigma.

Novo Paradigma
Novo

modelo, um outro modo de se ver ou fazer. A Fsica foi a primeira disciplina a se desprender da filosofia e a adotar um modo prprio de abordar seus objetivos de estudo, que lhe permitiu estabelecer leis e princpios explicativos do universo e ganhar o status de cincia.

A dificuldade no est nas novas idias, mas em escapar das velhas idias, que se ramificam por todos os cantos da nossa mente.

A traduo tecnolgica dos conhecimentos cientficos ampliou muito a eficcia do ser humano em viver nos mais variados tipos de ambiente. Mas com isso, no s modificou as relaes do ser humano com a natureza, tambm tornou eminente o risco de uma catstrofe ecolgica. Parece que as contribuies das cincias tem sido suficientes para afastar de nossa civilizao o risco real de sua prpria extino.

muitas coisas hoje me parece impossvel fazer,mas se fosse feito, mudaria radicalmente as coisas Ou seja, o que hoje nos parece impossvel pode se tornar paradigma (modelo) de amanh.

As vezes um conhecimento no reconhecido por nossos sentidos, dando a impresso de que estamos sendo enganados por eles, mas a verdade que alguns conhecimentos so como duas pessoas entrando por uma porta em que s passa uma pessoa

possvel ver duas coisas(ter duas vises) sobre algo Nos adequamos melhor com aquilo que estamos acostumados (paradigma=modelo=padro)

O olho humano to perfeito que s pode ter sido criado por Deus

O olho humano, to perfeito que ,s pode ter sido criado por Deus

Pensamento sistmico e filosofia sistmica:

Mantm a linha de pesquisa atualizada e fundamentada, e pode eventualmente ser realimentada pelas pesquisa aplicadas num contnuo aperfeioamento dos conceitos abstratos pelas experincias prticas e pelas observaes e reflexes sistematizadas.

O pressuposto da simplicidade tira o objeto de estudo dos seus contextos, prejudicando a compreenso das relaes entre o objeto e o todo. O pressuposto da estabilidade leva o cientista a estudar os fenmenos em laboratrio, onde pode variar os fatores um de cada vez, exercendo controle sobre as outras variveis. No pressuposto da objetividade o cientista posiciona-se "fora da natureza", em posio privilegiada, com uma viso abrangente, procurando discriminar o objetivo do ilusrio (suas prprias opinies ou subjetividade).

O pressuposto da complexidade reconhece que a simplificao obscurece as inter-relaes entre os fenmenos do universo e de que imprescindvel ver e lidar com a complexidade do mundo em todos os seus nveis. O pressuposto da instabilidade reconhece que o mundo est em processo de tornar-se, advindo da a considerao da indeterminao, com a conseqente imprevisibilidade, irreversibilidade e incontrolabilidade dos fenmenos. O pressuposto da intersubjetividade reconhece que no existe uma realidade independente de um observador e que o conhecimento cientfico uma construo social, em espaos consensuais, por diferentes sujeitos/observadores.

O Pensamento Sistmico ou Viso Sistmica foi concebido pela humanidade para mudar o paradigma em que todos viviam. Por Pensamento Sistmico entende-se que a humanidade encontrou uma forma para entender Sistemas Problemas Divididos -, isto , estuda o problema por partes, (mais sem perder a viso do todo) e no apenas como um todo, pois existem problemas que devido ao seu grau de complexidade fica muito difcil de entender e resolver.

preciso crer para ver,e no ver para crer No fcil questionar o paradigma No fcil questionar o que para nos parece normal

Mudana de paradigmas s podem ocorrer por meio de experincias e de evidncias que nos coloquem frente a frente com limites de nosso paradigma atual

Pensamento Dos Gregos


Descoberta do logos; Salto do mito para o logos; Momento empirista; Momento Idealista; Momento Realista; Doxa=Opinio=Forma legitima de conhecimento=A doxa deve ser formulada a partir de uma experincia racional.

Pensamento Do Homem Medieval


Unio da filosofia e a teologia Proibido questionar a teologia Escrituras sagradas

Pensamento Do Homem Moderno


Separao entre a cincia e a filosofia; Matematismo, passaram a acreditar que o mundo havia sido construdo em linguagem matemtica; medidas e nmeros; Novo padro da racionalidade centrado na matemtica; Identificao das causas eficientes.

Cibernetica
A cibernetica estuda os fluxos de informaes que circulam em um sistema e a forma que esta informao usada pelo sistema para controlar se a s mesmo tanto para sistemas animados quanto para sistemas inanimados. A cibernetica e um cincia transdisciplinar e est relacionada mais com o estudo do crebro do que com o estudo de computadores e com uma grande relevancia para tratar de linguagens formais da cincia com mtodos que podem descrever o comportamento de todos os sistemas.

Вам также может понравиться