Вы находитесь на странице: 1из 12

Teorias e contextos da interveno organizacional

Responsabilidade Social e Ambiental, Sustentabilidade e Objectivos Organizacionais

Introduo
No mbito da unidade curricular de Sociologia das Organizaes, decidi desenvolver o tema: Responsabilidade Social e Ambiental, Sustentabilidade e Objectivos Organizacionais: novos temas legitimadores no discurso da comunicao organizacional de Magno Vieira da Silva. Esta escolha justifica-se na medida em que um tema bastante actual.

Definies: Responsabilidade Socio ambiental


Responsabilidade socio ambiental a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente alm das obrigaes legais e econmicas. Este termo muitas vezes no bem interpretado, pois se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu sector no que diz respeito, ao meio ambiente e a sociedade esta aco no pode ser considerada responsabilidade socio ambiental, neste caso ela estaria apenas a exercer o seu papel de pessoa
jurdica cumprindo as leis que lhe so impostas.

Definies: Sustentabilidade e Organizaes Sociais


Sustentabilidade a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condies, exibida por algo ou algum. uma caracterstica ou condio de um processo ou de um sistema que permite a sua permanncia, em certo nvel, por um determinado prazo.

Organizao social o conjunto de relaes entre membros de um grupo, entre grupos ou entre pessoas e grupos.

Responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade


Como resposta a novas exigncias financeira, polticas e sociais, as organizaes passam a investir, de forma mais sistemtica, nas relaes estabelecidas entre actividade empresarial, empregados, fornecedores , consumidores, sociedade e meio ambiente. As empresas tem focado as suas aces em princpios fundamentais como a tica e a qualidade ao tratar as relaes directas e indirectas . Ao agir desta forma, privilegiando a transparncia nos negcios, a organizao legitima-se na sociedade e agrega valores positivos imagem empresarial.

Segundo: (Soares, 2009, p.28)


Sustentabilidade torna-se um termo recorrente no mundo empresarial contemporneo. Ao mesmo tempo, ele tambm disseminado na sociedade civil, no s por meio do discurso das prprias empresas mas tambm por meio da aco de organizaes e movimentos ambientalistas, entre outras instncias. Fato que o termo surge em funo da incluso, na agenda internacional, da temtica do meio ambiente, entendida como profundamente vinculada s formas de desenvolvimento econmico vigentes. A partir da dcada de 1970, a discusso levada aos fruns internacionais de debate e se consagra, definitivamente, a partir do Relatrio Brundtland (1987), inicialmente sob o rtulo de desenvolvimento sustentvel

Origem do termo responsabilidade social


A primeira publicao a abordar o tema da responsabilidade social foi o livro Responsibilities of the Businessman, de Howard Bowen, editado em 1953 e traduzido para diversos idiomas. A partir de ento, o tema se difundiu, primeiro na Europa Ocidental e depois em outros continentes. Na dcada de 60, o surgimento de campanhas pela melhoria da qualidade de vida nos Estados Unidos foi outro factor que ajudou a disseminar a ideia.

Foi na poca de 1980 que o Brasil j teria terreno frtil para falar sobre responsabilidade social e ambiental, tendo em conta que o Estado no consegue inverter as polticas econmicas geradoras de desemprego e de elevadssimas taxas de inflao geradoras da chamada

dcada perdida.

A emergncia deste temas tambm se reproduziu no ambiente acadmico, assim como, tambm contribuiu para a ascenso das temticas da responsabilidade social e da sustentabilidade.

A comunicao organizacional como discurso e os entrecruzamentos com os estudos sobre as linguagens

A comunicao est associada imagem

empresarial e um dos factores de extrema importncia para o processamento das funes de administrao interna e de relacionamentos das organizaes com o meio externo. medida que se solidifica a necessidade de um relacionamento mais estreito e mais transparente entre a empresa e seus diversos pblicos, pode ser trabalhada a ideia de que a comunicao social est presente, atravs de suas variadas estratgias e ferramentas, nas aces sociais desenvolvidas.

De acordo com Fairhurst e Putnam (2010, p.102),

As organizaes so cada vez mais retratadas como construes discursivas. A comunicao organizacional se for pensada como um discurso e examinada na articulao entre linguagem e contexto das organizaes, afasta-se dos esquemas simplistas mensagens-veculos-resultados, e movimenta aspectos que vo para alm da ordem do processual, j que as escolhas discursivas realizadas traro implicaes realidade organizacional, entre as quais as que dizem respeito estratgia da organizao, guia para seu direccionamento e construo de seu futuro, em que os princpios organizacionais adquirem papel fundamental e a comunicao responsvel por sua difuso.

Admirao, discurso e objectivos organizacionais

A revista Carta Capital lanou uma edio especial As empresas mais admiradas no Brasil 2010. Segundo esta revistas as empresas mais admiradas no Brail foram: Natura, Vale, Apple, Petrobras, Nestl, Ita, Google, Ambev, Gerdau e Embraes.

Вам также может понравиться