Вы находитесь на странице: 1из 8

Assunto: Mobilidade

O que Mobilidade ?
1 Propriedade do que mvel ou do que obedece s leis

do movimento. 2 Sociol Deslocamento de indivduos, grupos ou elementos culturais no espao social. 3 Movimento comunicado por uma fora qualquer. 4 Falta de estabilidade, de firmeza; inconstncia. 5 Facilidade em mudar de fisionomia. 6 Volubilidade. 7 Carter de certos micrbios capazes de se deslocar por seus prprios meios; motilidade. M. dos ons, Fs: velocidade mdia com que ons gasosos ou eletrolticos se movem sob a influncia de um gradiente de potencial unitrio.

Quais so os meios existentes ?


Mobilidade: Transporte urbano eficiente em mega-cidades O transporte pessoal muda as cidades brasileiras. Solues de mobilidade em geral, sistemas de gerenciamento de trnsito e a expanso das redes de metrs prometem ajudar a solucionar o congestionamento das ruas e a qualidade decrescente de vida nas reas centrais das cidades. Muitas mega-cidades da Amrica Latina j alcanaram o desenvolvimento sustentvel com sistemas amplos de transporte urbano e com solues de mobilidade inteligente. No entanto, esses sistemas no tiveram muito sucesso ao enfrentar o desafio mais importante de diminuir o uso do automvel. Esse esforo necessrio para transformar a cultura extremamente arraigada na regio de uso de transporte individual. As consideraes de custo tiveram influncia nas redes pblicas de transporte da regio. Um exemplo notvel o de Curitiba uma cidade verde e um modelo mundial em transporte sustentvel: Ela lanou seus primeiros sistemas de trnsito rpido de nibus, e agora a maioria das cidades j tem ou est criando sistemas assim. Mas os nibus simplesmente no so suficientes para atender necessidade crescente de mobilidade nas metrpoles brasileiras. Ainda que utilizem faixas exclusivas, os nibus ainda so muito mais lentos que o transporte sobre trilhos. Outro problema que a sua capacidade muito baixa para atender a uma populao em crescimento e eles aumentam as emisses de poluentes dentro da cidade. Os primeiros passos para melhorar essa situao j foram tomados: em So Paulo, por exemplo, alguns nibus foram convertidos para funcionamento com etanol, ao passo que outros so veculos hbridos movidos a eletricidade com o uso de linhas suspensas.

Propostas das Crianas e Adolescentes Promover programas para conscientizar as crianas sobre os perigos do trnsito, visando reduzir a mdio e longo prazo os acidentes. A idia que motoristas respeitem a vida dos pedestres, parando quando um cidado quiser atravessar a rua e no tiver semforo ou faixa de pedestre. Enquanto a populao no estiver habituada a cultivar um trnsito pacfico, sugerimos a construo de lombadas eletrnicas e campanhas para que se respeitem os limites de velocidade, semforos e as vagas de estacionamento reservadas para deficientes. A prefeitura deve incentivar o cidado a deixar o carro em casa, usando-o apenas em ltimo caso e evitando a presena de carros com apenas uma pessoa dentro. Incentivar sistemas de carona como prtica entre pessoas que moram perto e trabalham ou estudam em locais prximos e a adoo de nibus particulares para trabalhadores de empresas, indstrias e servios pblicos. Aumentar o investimento no transporte pblico, inclusive escolar, aumentando as linhas de trem e metr, que devem estar interligadas, e garantindo a acessibilidade de pessoas com todo tipo de deficincia. Para permitir uma circulao tranqila das pessoas nas estaes de trem e metr, sugerimos que a entrada dos usurios seja alargada, com mais catracas, e que se crie um sistema mais eficiente de circulao de ar dentro das estaes. Para os terminais urbanos de nibus, propomos que mais fiscais ajudem na organizao das filas. Construir ciclovias unindo os principais pontos da cidade e realizar campanhas para ensinar a populao que bicicleta um meio de transporte que, alm de no poluir o ar de So Paulo, pode ajudar a pr fim no trnsito catico do lugar onde moramos.

Propostas Emergenciais monitoramento do uso de bicicletas para otimizar polticas pblicas (colises, rotas etc.). Analisar em que medida, de fato, o pouco uso proporcional da bicicleta como meio de transporte est diretamente relacionado segurana e infra-estrutura inexistentes. Pedestres Caladas Universalizar e melhorar a qualidade das caladas e do mobilirio urbano; Aprimorar o programa PASSEIO LIVRE; Implantar caladas permeveis; Tomar como base iniciativas bem sucedidas de outras cidades; Incentivar os pedestres a fiscalizarem a qualidade das caladas, criando um endereo eletrnico da prefeitura para receber denuncias com fotos; Impedir a ocupao das caladas estreitas por camels, pois muitas vezes pouco espao sobra para o pedestre. Segurana do pedestre Criar rotas seguras no entorno das escolas; Implantar faixas de pedestres em todos os cruzamentos e, em locais de grande circulao, implantar faixas especiais; Revitalizar e construir passagens e travessias de pedestres; Melhorar a iluminao pblica. Bicicleta Acelerar a elaborao do Plano Ciclovirio Municipal Criar ciclo-rotas e estacionamentos-bicicletrios; Definir as rotas prioritrias e apresentar cronograma de execuo; Consultar projetistas especializados em projetos ciclovirios; Ouvir a opinio da populao interessada sobre o Plano Ciclovirio Municipal; Implantar projetos piloto. Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte pelos servidores pblicos com bicicletrio, armrios e chuveiros nas reparties pblicas. Finalizar os projetos ciclovirios j aprovados e em execuo pela Prefeitura. Promover a reestruturao administrativa da coordenao da poltica cicloviria (criao da subsecretaria da Bicicleta).

Transporte Pblico nibus Corredores de nibus: Estabelecer metas escalonadas anuais de corredores de nibus: 100 km em at 1 ano, priorizandose os projetos aprovados ou em implantao, e 400 km nos 3 anos seguintes de gesto; Criar corredores exclusivos para nibus, sem excees; Autorizar ultrapassagens fora do corredor. Bilhete nico: Adaptao a diferentes tipos de usurios: Passagem avulsa; Por perodos determinados 1 dia, 1 semana, 1 ms; Sem restrio de nmero de trocas de nibus; Desconto progressivo para os usurios mais freqentes; Que seja possvel novamente validar o carto dentro do nibus. Melhoria do transporte pblico: Aumentar a frota de nibus; Regularizar os horrios de circulao; Aprimorar os itinerrios e linhas; Construir passarelas de acesso aos pontos, onde for necessrio; Adequar os veculos, tendo em vista critrios ambientais e de acessibilidade; Melhorar a higiene e conservao; Estabelecer nmero mximo de passageiros por nibus; Melhorar as informaes nos postos de nibus, sobre linhas, trajetos e horrios; Melhorar a fiscalizao e regulamentao das Lotaes, para dar mais segurana e qualidade; Criar linhas de nibus executivos, com mais conforto, preos diferenciados e menor nmero de paradas.

Comentrio :
A mobilidade social um campo de estudo da sociologia bastante usado para a compreenso das formas pelas quais os diferentes grupos humanos diferenciam os integrantes de uma mesma cultura. De forma mais especfica, a mobilidade tem a importante funo de pensar as vias e possibilidades de troca, ascenso ou rebaixamento que um determinado indivduo possui no meio em que estabelece suas relaes.

Em algumas sociedades a questo da mobilidade tida como inexistente, principalmente naqueles casos em que a posio de um indivduo preservada ao longo de toda a sua existncia. Na ausncia de mobilidade, alguns estudiosos costumam classificar uma sociedade como estratificada. Um dos mais reconhecidos exemplos utilizados para esse tipo de situao observado no interior da sociedade feudal, onde clrigos, nobres e servos dispunham de uma mesma posio ao longo da existncia. A idia de estratificao contaminada por diversos problemas de definio e outros limites que nos mostram que extremamente complicado afirmar que no h nenhum tipo de mobilidade em determinada coletividade. Sujeitos transformao de seus costumes e a outras mudanas de carter histrico, um grupo social passa a elaborar outros meios de organizao que desestabilizam e ressignificam a hierarquia social outrora atribuda pelos sujeitos.

Fim
Aluna : Ingrid Antunes
8 Ano

Вам также может понравиться