Вы находитесь на странице: 1из 23

Literaturas de Lngua Inglesa e Cultura de Massa: Os Vingadores como estudo de caso

Prof. Dr. Alexander Meireles da Silva Professor Adjunto do Departamento de Letras do CAC/UFG

O super-heri como objeto de pesquisa acadmica; A mitificao na contemporaneidade; Os Vingadores; A funo das personagens; A influncia das Literaturas de Lngua Inglesa em Os Vingadores.

O que ser visto?

A relevncia deste tema enquanto objeto de pesquisa acadmica se justifica pela necessidade de se investigar a presena, a forma e o propsito por trs da utilizao de elementos das Literaturas de Lngua Inglesa pela cultura de massa norte-americana contempornea.

Os Vingadores como objeto de pesquisa tambm se justifica enquanto estratgia de ensino de Lngua Inglesa e Literaturas correspondentes para o pblico alvo do Ensino Mdio.

Vale a pena estudar isso?

Em O Mito do Superman, um dos captulos da obra Apocalpticos e Integrados (1964), o crtico italiano Umberto Eco demonstra como a penetrao dos super-heris das revistas em quadrinhos na cultura de massa revela um processo de mitificao destas personagens e definidas como, simbolizao incnscia, identificao do objeto com uma soma de finalidades nem sempre racionalizveis, projeo na imagem de tendncias, aspiraes e temores particularmente emergentes num indivduo, numa comunidade, em toda uma poca histrica (ECO, 2004, p. 239). A mitificao destas figuras fictcias ocupariam, segundo Eco, o vcuo gerado pela crise do sagrado em uma sociedade secular e tecnolgica, resultando na desmitificao das imagens sacras.

Consideraes iniciais

Cabe destacar que o super-heri ocupa paradoxalmente o espao do mito e do produto cultural, pois ao mesmo tempo em que precisa ser miticamente identificado pelo seu pblico ele no pode se consumir e correr o risco de se esgotar como produto. Da que as histrias se repetem, garantindo assim a criao de um espao mtico junto ao leitor.

Consideraes iniciais

Passemos a anlise dos super-heris de os Vingadores como releituras de elementos culturais e literrios das Literaturas de Lngua Inglesa:

Os Vingadores e a Literatura

Criados como resposta da Marvel Comics ao sucesso da rival DC Comics e sua Liga da Justia da Amrica, os Vingadores foram inicialmente compostos pelos personagens Homem de Ferro, Homemformiga, Hulk, Thor e Vespa. Assim como no filme de 2012, nesta primeira aventura as artimanhas e ameaas do deus Loki, irmo de Thor, levaram diferentes heris a juntarem foras contra o inimigo comum. O Capito Amrica se juntou ao grupo na edio #4 de The Avengers (1963). O Gavio Arqueiro passaria a ser um vingador na edio #16 (1965) da revista. A Viva Negra, por sua vez, fez sua primeira apario na mesma publicao na edio #29 (1966) .

Os Vingadores

Capa da primeira edio de Os Vingadores (The Avengers) (1963). Criao de Stan Lee (Roteiro) e Jack Kirby (Desenhos)

Thor: Um deus presente na mitologia nrdica e na...

Thor est presente no dia da semana Thursday (Thur-day) (Quinta-feira). Marca da enorme influencia da mitologia nrdica sobre a Lngua Inglesa. A arrogncia e destemor de Thor, caracterstica desta cultura, tambm esto presentes no heri Beowulf do poema pico homnimo do sculo VIII.

...Lngua e Literatura AngloSaxnica

Gavio Arqueiro: Rebelde como...

...Robin Hood

Assim como o Gavio Arqueiro, foi atravs do roubo e da sua habilidade com o arco, usada contra os opressores normandos, que a lenda de Robin Hood se espalhou entre o povo simples da Inglaterra por meio de centenas de baladas que circularam nos sculos XIII ao XV.

Capito Amrica: Um smbolo do seu povo, semelhante ao...

Morte DArthur (1485), narra a trajetria do heri que, de posse de sua arma poderosa e da companhia de homens como ele, liderou seu povo contra a tirania dos invasores. Mesmo aps sua queda, a lenda diz que no momento de maior necessidade de seu pas, ele retornar.

... Rei Arthur

Homem de Ferro: um heri de armadura como...

Ligado a tradio do romance de cavalaria do Ciclo Arthuriano, Sir Gawain e o Cavaleiro Verde (1375-1400) narra as aventuras do cavaleiro da Tvola Redonda Gawain contra perigos que colocavam a prova suas armas fsicas e morais no combate aos inimigos do status quo.

... o cavaleiro ingls Gawain

Viva-Negra: Bela e fatal como...

... Carmilla: a vampira de Karnstein

Semelhante a misteriosa espi russa, a vampira de Sheridan LeFanu da novela Carmilla (1872), vem do leste europeu para devorar homens e mulheres e subverter os rgidos cdigos morais sobre a mulher e o sexo no sculo XIX.

Hulk: Monstruoso como...

...a criatura de Frankenstein (1818) e O selvagem Mr. Hyde em O mdico e o monstro (1886)

Sendo personagens cujas histrias se originam na busca (e obteno) do conhecimento proibido, Hulk, a criatura de Frankenstein e Mr. Hyde se colocam como representantes na era moderna do pacto

fastico e da fragmentao identitria do homem finissecular por meio do doppelgnger .

A anlise dos Vingadores como apropriao, transformao e utilizao pela cultura de massa dos mitos e lendas presentes nas Literaturas de Lngua Inglesa corrobora a leitura de Umberto Eco sobre o tema. Com a exceo do Capito Amrica, criado em 1941 para funo propagandstica dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial (CHAGAS, 2008, p.139), os demais personagens do super grupo refletem a atuao da indstria de massa na complexa mudana cultural na Amrica dos anos 60 do sculo XX. Neste sentido, os super-heris promovem e perpetuam a heterodireo e a alienao diante dos problemas maiores das sociedades nas quais os leitores esto inseridos.

Consideraes finais

CHAGAS, Luciana Z. Capito Amrica: interpretaes scio-antropolgicas de um super-heri de histrias em quadrinhos. In: SINAIS - Revista Eletrnica. Cincias Sociais. Vitria: CCHN, UFES, Edio n.03, v.1, Junho. 2008. pp.134-162. ECO, Umberto. Apocalpticos e integrados. Trad. Prola de Carvalho. 6ed. So Paulo: Perspectiva, 2004. KOTHE, Flvio R. O heri. 2ed. So Paulo: Editora tica, 2000. (Srie princpios 24). LAPLANTINE, Franois, TRINDADE, Liana. O que Imaginrio . So Paulo: Editora Brasiliense, 1995 (Coleo Primeiros Passos). MARCH, Julia. The Marvel Comics Encyclopedia: the complete guide to the characters of the Marvel universe. London: DK Publishing, 2006. ROCHA, Everardo. O que Mito. So Paulo: Editora Brasiliense, 1996. (Coleo Primeiros Passos 151). SILVA, Alexander Meireles da. Literatura inglesa para brasileiros: curso completo de cultura e literatura inglesa para estudantes brasileiros. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna, 2005. SODR, Muniz. Teoria da literatura de massa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978 (Biblioteca Tempo Brasileiro; 49). VIEIRA, Bruno Csar Ferreira. Monster in the Mirror: the question of the Doppelgnger in Stevenson and Stan Lee. Rio de Janeiro, UERJ, Instituto de Letras, 20017. 95 fl. digitadas. Dissertao de Mestrado em Literaturas de Lngua Inglesa.

REFERNCIAS

www.ensinosuper.com

Вам также может понравиться