Вы находитесь на странице: 1из 50

anderson.bastos@ldalogistica.

com

Sumario
UNIDADE I
1. A importncia do profissional de vendas 1.2 reas de atuao 1.3 Planejamento pessoal e profissional 1.4 Preparao para vender 1.5 Principais erros cometidos por vendedores

A importncia do profissional de Vendas


Voc sabia que profisso de vendas a tempos atrs eram para os paraquedistas?

Vendedor Desemprego

Com o passar do tempo...

Comas novas tecnologia...

O MERCADO PASSOU A OFERECER...


VARIEDADE DE PRODUTOS E SERVIOS

AUMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE VENDAS

NOVOS CLIENTES

PRAZER MEU NOME MERCADO!

Caractersticas de nova era Comercial...


PODER DA BARGANHA FIDELIZAO DO CLIENTE CONHECIMENTO DE PRODUTOS

MUDANA RADICAL NA FORMAO E PREPARAO DOS VENDEDORES

O FOCO DA VENDA MIGROU...

ATENDIMENTO

O profissional do Sculo XXI no

vende, ele negocia, estimula

e viabiliza a compra.
No fora uma venda apenas para atingir metas!!

1.2 rea de Atuao Atualmente, os vendedores esto presentes em praticamente todos os setores da economia. Neste contexto, vamos optar por especificar as trs reas mais comuns de atuao do profissional da rea de vendas: Vendedor Interno Vendedor Externo Vendedores Autnomos

Vendedor Interno
Estes vendedores trabalham diretamente com o atendimento pessoal ao cliente que visita os estabelecimentos comerciais. Neste caso, o papel do vendedor o de apresentar os produtos, as condies e prazos de pagamento, para em seguida fechar o negcio, emitir nota fiscal e entregar o produto ou servio. Como exemplo, podemos citar lojas de qualquer espcie, supermercados, bazares, concessionrias de veculos, entre outras.

Vendedor Externos

Estes vendedores, tambm conhecidos como vendedores itinerantes, trabalham fora de um estabelecimento comercial. Geralmente, passam a maior parte do dia na rua apresentando seu produto ou servio, diretamente no estabelecimento do cliente. Esse profissional, normalmente alm da venda propriamente dita, precisa captar novos clientes a todo o momento.

Vendedor Autnomo

Estes profissionais prestam servios por conta prpria,assumindo os riscos de sua profisso. No so subordinados a um patro ou possuem horrios fixos, como consequncia, tambm no tm direito s garantias trabalhistas como frias e dcimo terceiro.

1.3 Planejamento Pessoal e Profissional Historicamente, embora no seja regra, vendedores no so habituados a pensar em planejamento. A grande maioria acredita que

basta a criatividade e boa argumentao


para alcanar boas vendas. certo que essas caractersticas so apenas parte do processo de venda. No entanto, com um bom planejamento, esse profissional pode chegar muito mais longe.

VEJAMOS O PORQUE?!!

Como sugesto, disponibilizaremos um roteiro para que o vendedor possa criar o hbito de se planejar e, com isso, se tornar um profissional mais eficiente:

Como sugesto, disponibilizaremos um roteiro para que o vendedor possa criar o hbito de se planejar e, com isso, se tornar um profissional mais eficiente:

Trace seus objetivos. Defina o formato da vida que gostaria de ter e o tamanho do seu SONHO. Lembrese que este sonho precisa ser algo concreto e que possa ser atingido.

Crie o hbito de trabalhar sempre cumprindo um planejamento pr estabelecido.


Por exemplo, defina metas de vendas trimestrais, mensais e semanais em seu trabalho.

Faa a agenda de tarefas dirias, crie este hbito.

1.4 Preparao para Vender

PREPARE-SE!!

PREPARE-SE!!

Conhea os seus produtos!!


Por mais incrvel que possa parecer, h vendedores que no conhecem com profundidade o que vendem. O bom vendedor precisa conhecer as vantagens e desvantagens de seus produtos, tanto nos aspectos tcnicos quanto nos benefcios ou prejuzos que podem agregar ao seu cliente

PREPARE-SE!!

Conhea os seus produtos!!


Conhea tudo a seu respeito como acessrios, modelos, embalagens, formatos, pesos, aplicaes, entre outros. Para no ser surpreendido pelo cliente, tenha informao sobre dados tcnicos como: Dados de desempenho Tamanho e caractersticas fsicas Como o produto funciona Caractersticas, vantagens e benefcios especiais do produto. Como esto as vendas do produto no mercado Aes na Mdia

Conhea os servios agregados!


Certamente seu produto ter um conjunto de servios atrelados a ele. Por isso, to importante quanto conhecer os produtos que est vendendo, dominar muito bem os servios que seus produtos oferecem; como entrega, servio do promotor de vendas, devoluo, qualidade, entre outros.

LEMBREM- SE:
Num mercado globalizado como o nosso, a competitividade em relao aos concorrentes pode estar nos servios complementares que o produto oferece e no no produto em si.

Conhea SEU CLIENTE!

Conhea SEU CLIENTE!


Cada cliente tem um conjunto de necessidades que precisa ser atendido. Alguns clientes esto mais preocupados com preos ou prazos de entrega. Outros buscam, atravs dos produtos, conquistarem status social. Alguns buscam melhorar relacionamentos, e outros apenas atender necessidades bsicas. Conhecer as necessidades reais de cada cliente e a forma como seus produtos podero satisfaz-los a chave para ter sucesso

nas vendas.

No se esquea do MERCADOO!

No se esquea do MERCADOO!
Em outras palavras, conhecer o mercado significa conhecer bem seus concorrentes. Se voc vende produtos alimentcios, procure saber quais so seus principais concorrentes, a que preos vendem seus produtos, padres de qualidade, velocidade de lanamento de novos produtos, polticas comerciais, preos, prazos de entrega, entre outras caractersticas que podem influenciar seu trabalho.

ISSO AJUDAR A CONQUISTAR OS CLIENTES!!

Valorizem esses pontos!


ISSO NO S AJUDAR A CONQUISTAR OS CLIENTES, MAS TAMBM A DIFERENCIALS NO MERCADO!!

VAMOS TRABALHAR OS NOSSOS ERROS!

PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS POR VENDEDORES!

1 -No ter orgulho da profisso de vendedor!! 2- FALA D+. 3-Desconhece a sequncia de

venda .

4-No estuda o potencial do cliente .


5-No planeja a negociao. 6Tira muitas antes do tempo. concluses

7No carrega material de trabalho. 8 Acredita que o cliente no pode troc-lo. 9No leva solues completas para o cliente .

10 Inicia a negociao com

os itens mais baratos. Faz a venda como um pedido de socorro.


11 12 Foge das Objees .

13No observa os sinais da compra.


14Destaca concorrncia . demais a

15 No realiza ps venda.

Referncias

Informaes tiradas da apostila do curso Tcnicas de Vendas oferecido pelo site www.cursos24horas.com.br

LDA- LOGISTICA Formando Campes

anderson.bastos@ldalogistica.com

Вам также может понравиться