Вы находитесь на странице: 1из 21

Elesa Vanessa Kaiser da Silva -UNIOESTE- Cmpus de Cascavel

Orientadora: Professora Dra.Clarice Lottermann

AS PRINCESAS EM OBRAS INFANTIS


CLSSICAS E CONTEMPORNEAS

Cascavel 2013

RESUMO GERAL
Levando em considerao a importncia dos contos de fadas no processo de formao do leitor, aspecto esse evidenciado por vrios estudos, percebe-se que, atravs de recontos, as crianas entram em contado com esse gnero que prevalece vivo ao longo dos anos, j que foi um dos mais fecundos no imaginrio popular.

Tendo em vista que muitas obras contemporneas dialogam com as clssicas, pretende-se, neste estudo, investigar como so representadas as princesas em obras clssicas e em obras contemporneas, evidenciando a construo da identidade feminina atravs das obras estudadas.

Este trabalho se prender anlise de dois contos da Literatura Infantil contempornea: At as princesas soltam pum (2008) de Ilan Bremmen e Uma, duas, trs princesas (2013) de Ana Maria Machado. Buscase uma comparao em relao s princesas das obras de Perrault e dos Irmos Grimm. Para tanto, sero utilizadas, como base terica, sobretudo as obras Em busca dos contos perdidos: os significados das funes femininas nos contos de Perrault (2000) de Mariza B. T. Mendes e Conto e reconto: das fontes inveno (2012) de Vera Teixeira de Aguiar e Alice urea Penteado Martha (Org). PALAVRAS-CHAVE: Contos de fada; princesas clssicas e contemporneas.

INTRODUO

(Fonte:dec.ufcg.edu)

Os contos de fadas e sua importncia; Enquanto diverte a criana, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos nveis diferentes, e enriquece a existncia da criana de tantos modos que nenhum livro pode fazer justia multido e diversidade de contribuies que esses contos do vida da criana. (BETTELHEIM, 1980, p. 20).

CONTOS E RECONTOS

O sucesso da repercusso dos contos de fadas passa a ser comprovado a partir das inmeras edies tanto dos clssicos como de releituras dos mesmos. E assim esse gnero se mantm vivo no decorrer dos anos;

Os recontos ocupam um espao significativo na produo literria destinada ao pblico infantil. De acordo com Ribeiro (2012), em O Reconto dos contos da oralidade: permanncias e mudanas no gnero: A partir dessas compilaes e interferncias entre tradio oral e literatura escrita tornaram-se numerosas; contudo, conseguir determinar em que medida essa influncia se fez sentir tarefa impraticvel. As histrias repetem-se e se revestem, ao longo do tempo, com novas roupagens, mantendo duas caractersticas intrnsecas: a ficcionalidade e a oralidade. (RIBEIRO, 2012, p. 217)

A PARDIA NOS RECONTOS

SantAnna (1937, p. 05) em Pardia, Parfrase & Cia destaca que a pardia s pode ser estudada se, no mnimo, a estudarmos ao lado no s da estilizao, mas tambm da parfrase e da apropriao. Nesse sentido o autor prope um estudo acerca do tema, evidenciando que a pardia um efeito de linguagem que vem se tornando cada vez mais presente nas obras contemporneas, no entanto, no se trata de uma inveno recente.

Levando em considerao a repercusso dos contos de fadas, Machado (2002) em Como e porque ler os clssicos universais desde cedo, aborda sobre a produo parodstica em relao ao gnero: Como esses contos tradicionais so os clssicos infantis mais difundidos e conhecidos, a gente sabe que pode se referir a eles e piscar o olho para o leitor, porque ele conhece o universo de que estamos falando. Fica possvel, ento, fazer pardias aos contos de fadas e brincar com esse repertrio, aprofundando uma viso crtica do mundo a partir de pouqussimos elementos. (MACHADO, 2002, p 81)

Mas para que esse jogo literrio possa funcionar plenamente, para que o humor seja entendido e a stira seja eficiente, indispensvel que o leitor localize as aluses feitas, identifique o contexto a que elas se referem e seja, ento, capaz de perceber o que est fora de lugar na nova verso. como uma brincadeira. No d para brincar de pequeno construtor com quem nunca viu uma casa. Ou seja, nem que seja apenas para poder entender tanta coisa boa que vem sendo escrita hoje em dia a partir de uma reinveno desse gnero, os contos de fadas continuam sendo um manancial inesgotvel e fundamental de clssicos literrios para os jovens leitores. No saram de moda, no. Continuam a ter muito o que dizer a cada gerao, porque falam de verdades profundas, inerentes ao ser humano. (MACHADO, 2002, p 81-82)

Em relao recepo do leitor, conforme SantAnna (1937, p. 26):os conceitos de pardia, parfrase e estilizao so relativos ao leitor. Isto : depende do receptor. Sendo assim, ainda conforme o autor, estilizao, parfrase e pardia so recursos percebidos por um leitor mais informado, ou seja, preciso um repertrio ou memria cultural e literria para decodificar os textos superpostos.

AS PRINCESAS NOS CONTOS DE FADAS CLSSICOS E NOS RECONTOS CONTEMPORNEOS

A representao das princesas na obra dos Irmos Grimm; Belas, dceis e amveis, ingnuas e desprotegidas dos perigos mundanos.

Mara Bastos dos Santos (2008) em O processo de transposio de valores do conto clssico para o contemporneo em relao idealizao da mulher, afirma que: Para tanto se faz necessrio conhecer alguns aspectos das heronas desses contos de fadas. Dotadas de uma beleza excepcional, todas elas so plenas de alegria, apesar das adversidades, doura diante da crueldade do mundo, aceitao aos desgnios do destino e, acima de tudo, completa devoo e submisso aos destemidos prncipes, que tambm so dotados de grandes virtudes. (SANTOS, 2008, p. 01)

Tais representaes sofrem uma ruptura nas obras contemporneas, tais como At as princesas soltam pum (2008) de Ilan Brenman e Uma, duas, trs princesas (2013) de Ana Maria Machado. Pois, atravs dessas obras, apresentam-se as personagens femininas com atitudes, comportamentos e aparncias totalmente opostas em relao s clssicas.

AT AS PRINCESAS SOLTAM PUM (2008)


Autor: Ilan Brenman; Um aspecto importante est relacionado s princesas, que nesse conto, saem do plano da nobreza, vistas como divinizadas, e aparecem no plano popular, mais humanizadas, mais reais; tanto que o prprio ttulo j afirma que at elas soltam pum.

UMA, DUAS, TRS PRINCESAS (2013)


Autora: Ana Maria Machado; Histria ambientada no cenrio atual; Elementos dos contos de fadas, como prncipes, princesas, sapo, Lobo, entre outros, so recuperados parodicamente, atravs de uma inverso no decorrer dos fatos, provocando a situaes cmicas.

CONSIDERAES FINAIS
As princesas continuam belas, porm os contos contemporneos apresentam caractersticas que vo alm da beleza, as personagens enfrentam desafios, passam por situaes constrangedoras que para o leitor tornam-se cmicas. Assim, as narrativas contestam os esteretipos, criam imagens diferentes em relao aos personagens.

REFERNCIAS:

O livro um lugar de papel e dentro dele existe sempre uma paisagem. O leitor abre o livro, vai lendo, lendo e, quando v, j est mergulhado na paisagem. Pensando bem, ler como viajar para outro universo sem sair de casa. Caminhando dentro do livro, o leitor vai conhecer personagens e lugares, participar de aventuras, desvendar segredos, ficar encantado, entrar em contato com opinies diferentes das suas, sentir medo, acreditar em sonhos, chorar, dar gargalhadas, querer fugir e, s vezes, at sentir vontade de dar um beijinho na princesa. Tudo mentira. Ao mesmo tempo, tudo verdade, tanto que aps a viagem, que alguns chamam leitura, o leitor, se tiver sorte, pode ficar compreendendo um pouco melhor sua prpria vida, as outras pessoas e as coisas do mundo. (AZEVEDO)

OBRIGADA!

Вам также может понравиться