Вы находитесь на странице: 1из 40

Introduo de Os argonautas do Pacfico ocidental

Bronislaw Malinowski
Prof. Msc. Arinaldo Martins Departamento de Cincias Sociais - UEMA

Fao este pequeno aparte com relao ao desenvolvimento de meus trabalhos apenas para mostrar ao leitor que tudo o que at agora venho afirmando est longe de ser um programa vazio , muito pelo contrrio, o resultado de experincias vividas .

Bronislaw Malinowski

Os papua-melansios e o comrcio martimo


a) b) c)

d)
e)

Habitantes da Costa e das ilhas perifricas da Nova Guin Navegadores destemidos, artesos laboriosos, comerciantes perspicazes Centros de manufatura de artigos importantes Artefatos de cermica Implementos de pedra Habilidade dos habitantes Tradio de cada tribo Canoas Facilidades de cada distrito Cestas finas Ornamentos de valor

Os papua-melansios e o comrcio martimo


a)

Formas definidas de comrcio ao longo de rotas comerciais especficas Motu de Port Moresby Tribos do golfo Papua
Sagu pesados troncos escavados

Artefatos de cermica e ornamentos de conchas Lminas de pedra

b) Mailu

Tribos da costa central

c) Nativos das ilhas e arquiplagos no extremo leste

O sistema extenso e altamente complexo do Kula


a) b) c)

d)
e) f)

Abrange no s as ilhas prximas ao extremo leste da Nova Guin Lusadas Ilha de Woodlark Arquiplago Trobriand Grupo dEntrecasteaux Interior da Nova Guin Influncia sobre vrios distritos vizinhos
Ilha de Rossel Pores do litoral sul e norte

O sistema extenso e altamente complexo do Kula

O sistema extenso e altamente complexo do Kula


Fenmeno econmico de considervel importncia terica Importncia fundamental na vida tribal Plenamente reconhecida pelos nativos Idias, ambies, desejos e vaidade intimamente relacionadas

A descrio dos mtodos utilizados na coleta do material etnogrfico


...um trabalho etnogrfico s ter valor cientfico irrefutvel se nos permitir distinguir claramente, de um lado, os resultados da observao direta e das declaraes e interpretaes nativas e, de outro, as inferncias do autor, baseadas em seu prprio bom senso e intuio psicolgica. (...). necessria a apresentao desses dados para que os leitores possam avaliar com preciso, num passar de olhos, quo familiarizado est o autor com os fatos que descreve e sob que condies obteve as informaes dos nativos (18).

Na etnografia, o autor , ao mesmo tempo, o seu prprio cronista e historiador; suas fontes de informao so, indubitavelmente, bastante acessveis, mas tambm extremamente enganosas e complexas; no esto incorporadas a documentos materiais fixos, mas sim ao comportamento e memria de seres humanos (18-19).

A descrio dos mtodos utilizados na coleta do material etnogrfico


Na etnografia, frequentemente imensa a distncia entre a apresentao final dos resultados da pesquisa e o material bruto das informaes coletadas pelo pesquisador atravs de suas prprias observaes, das asseres dos nativos, do caleidoscpio da vida tribal. O etngrafo tem que percorrer esta distncia ao longo dos anos laboriosos que transcorrem desde o momento em que pela primeira vez pisa numa praia nativa e faz as primeiras tentativas no sentido de comunicar-se com os habitantes da regio, at fase final dos seus estudos, quando redige a verso definitiva dos resultados obtidos (19).

Dificuldades iniciais do trabalho de campo

a) b)

Solido do campo; inexperincia; questes prticas, falta de assistentes; nenhum roteiro (19)

Longas visitas s aldeias durante as primeiras semanas Desespero e desalento perante tentativas frustradas com o intuito de estabelecer contato e conseguir material para a pesquisa (desnimo)

(ingls pidgin) Devemos ter em mente que o ingls pidgin um instrumento muito imperfeito como veculo de comunicao. At que se adquira prtica em formular perguntas e entender respostas, tem-se a impresso desconfortvel de que, atravs do ingls pidgin, jamais conseguiremos comunicar-nos livremente com os nativos. Assim sendo, no comeo no me foi possvel entrar em conversas mais explcitas ou detalhadas com os nativos (19-20).

Papel do tabaco Barreira lingustica

Estratgias para acercar os nativos e obter as primeiras informaes

Fazer tecnologia nativos absortos ocupaes, fabricando este ou aquele objeto

em

suas

a) b) c)

Observao facilitada e obteno de nomes dos instrumentos utilizados e expresses tcnicas relativas aos mtodos de trabalho Impossibilidade de entrar em conversas mais explcitas ou detalhadas Coleta de dados concretos

Recenseamento da aldeia: Coleta de genealogias Esboo de desenhos Relao dos termos de parentesco

Estratgias para acercar os nativos e obter as primeiras informaes

Isso tudo, porm, permanecia material morto que realmente no me podia levar a entender a verdadeira mentalidade e comportamento dos nativos, pois eu no conseguia obter deles nenhuma boa interpretao de quaisquer desses itens nem atingir o significado intrnseco da vida tribal. Quanto a obter suas idias sobre religio e magia, suas crenas sobre feitiaria e espritos nada disso parecia possvel, exceto algumas noes sobre seu folclore, noes essas muito distorcidas pelo fato de serem expressas em ingls pidgin (20).

Natureza da preocupao do etngrafo e insensibilidade do homem comum

a) b)

Longos contatos do homem branco com os nativos mas pouco conhecimento sobre o seu pensamento
Mentes no disciplinadas e no acostumadas a formular seus pensamentos com preciso e coerncia Preconceitos e opinies j sedimentadas Frivolidade mesclada de auto-satisfao tudo o que realmente importante para o etngrafo Menosprezo pelo que constitui para o pesquisador um tesouro cientfico (independncia e peculiaridades mentais e culturais dos nativos)

c)
d)

Como o etngrafo pode, no intervalo de poucos meses, ou mesmo anos, conheclos melhor?
Qual , ento, esta magia do etngrafo, com a qual ele consegue evocar o verdadeiro esprito dos nativos, numa viso autntica da vida tribal? Como sempre, s se pode obter xito atravs da aplicao sistemtica e paciente de algumas regras de bom-senso assim como de princpios cientficos bem conhecidos, e no pela descoberta de qualquer atalho maravilhoso que conduz ao resultado desejado, sem esforos e sem problemas (20).

Os 3 princpios metodolgicos segundo Malinowski


1.

2.

3.

O pesquisador precisa possuir objetivos genuinamente cientficos e conhecer os valores e critrios da etnografia moderna Deve o pesquisador assegurar boas condies de trabalho, (viver mesmo entre os nativos, sem depender de outros brancos) Deve aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncia.

2. Condies adequadas pesquisa etnogrfica

a)

Manter o o contato o mais ntimo possvel com os nativos (morar na aldeia)

b) c)

d)

e)

A base mantida junto ao homem branco (guarda de equipamentos, refgio em doena etc) deve ser suficientemente longe para que no se transforme em residncia permanente ou sirva como ponto para distraes momentneas Criar a necessidade psicolgica de procurar os nativos em busca de companhia humana preciso investigar imediatamente os eventos dramticos ou importantes (nativos naturalmente no podem deixar de comentar, estando demasiado excitados para ser reticentes e demasiado interessados para ter a preguia mental de relatar os detalhes do incidente) preciso aprender com eles sobre como se comportar, sobre o que um bom e um mau comportamento a partir do ponto de vista nativo Aproveitar a companhia, participar dos jogos e divertimentos com o intuito de entrar realmente em contato com os nativos

2. Condies adequadas pesquisa etnogrfica

a) b)

Consequncias benficas advindas com o contato estreito:

c)

d)

e)

Pelo lado do antroplogo: a vida na aldeia passar a assumir um carter natural em plena harmonia com o ambiente que o rodeia Pelo lado dos nativos: com o passar do tempo, acostumados com a presena constante, deixaro de demonstrar curiosidade ou alarme em relao presena do etngrafo nem se sentiro tolhidos o etngrafo deixa de ser um elemento perturbador da vida tribal que deve estudar, alterando-a com a sua aproximao Os nativos entendero que o etngrafo est ali para meter o nariz em tudo, at em assuntos que outros nativos no se intrometeriam. Torna-se, assim, parte da vida na aldeia Aprende-se, introspectivamente, os valores dos nativos, suas regras de etiqueta, suas crenas e demais aspectos Os erros de etiqueta cometidos pelo etngrafo (gafes), sero compreendidos e apontados imediatamente pelos nativos

Pouco depois de me haver fixado em Omarakana (ilhas Trobriand), comecei, de certo modo, a tomar parte na vida da aldeia; a antecipar com prazer os acontecimentos importantes e festivos; a assumir um interesse pessoal nas maledicncias e no desenvolvimento dos pequenos acontecimentos da aldeia; a acordar todas as manhs para um dia em que minhas expectativas eram mais ou menos as mesmas que as dos nativos. Saa do meu mosquiteiro para encontrar ao meu redor os primeiros burburinhos da vida da aldeia, ou os nativos j trabalhando h vrias horas, de acordo com o tempo e a poca do ano, (...). No meu passeio matinal pela aldeia, podia observar detalhes ntimos da vida familiar os nativos fazendo sua toalete, cozinhando, comendo; podia observar os preparativos para os trabalhos do dia, as pessoas saindo para realizar suas tarefas; grupos de homens e mulheres ocupados em trabalhos de manufatura. Brigas, brincadeiras, cenas de famlia, incidentes geralmente triviais, s vezes dramticos, mas sempre significativos, formavam a atmosfera da minha vida diria, tanto quanto a da deles (21).

2. Condies adequadas pesquisa etnogrfica

2. Condies adequadas pesquisa etnogrfica


Tudo o que se passava no decorrer do dia estava plenamente ao meu alcance e no podia, assim, escapar minha observao. O alarma ante a aproximao do feiticeiro, noite; uma ou duas brigas e questes realmente srias, os casos de doena e as tentativas de cura; os falecimentos; os rituais de magia que deviam ser realizados todas essas coisas ocorriam bem diante dos meus olhos e, por assim dizer, soleira de minha porta; eu no precisava sair procura delas, nem me preocupava com a possibilidade de perd-las (22).

1. Ter objetivos genuinamente cientficos/ conhecer valores e critrios da etnografia

Diferena entre conhecer a teoria cientfica e estar imbudo de pr-noes:


Significa estar munido de uma srie de problemas para orientar o trabalho de campo Moldar as teorias aos fatos; demonstrando sua relevncia para a teoria Etnografia resultados empricos e descritivos da cincia do homem/ Etnologia teorias especulativas e comparativas

1. Ter objetivos genuinamente cientficos/ conhecer valores e critrios da etnografia


As idias pr-concebidas so perniciosas a qualquer estudo cientfico; a capacidade de levantar problemas, no entanto, constitui uma das maiores virtudes do cientista esses problemas so revelados ao observador atravs de seus estudos tericos (22). O pesquisador de campo depende inteiramente da inspirao que lhe oferecem os estudos tericos. certamente possvel que ele prprio seja tambm um pensador terico; nesse caso, encontrar em si prprio todo o estmulo sua pesquisa. Mas as duas funes so bem distintas uma da outra, e na pesquisa propriamente dita deve ser separadas tanto cronologicamente quanto em condies de trabalho (23).

1. Ter objetivos genuinamente cientficos/ conhecer valores e critrios da etnografia

Trabalhos de Bastian, Tylor, Morgan e dos Vlkerpsychologen alemes reformularam informaes antigas e toscas de viajantes, missionrios etc: Conceitos de fetichismo e culto ao demnio / conceito de animismo Entendimento e utilizao dos sistemas classificatrios de relaes abriram novos caminhos s modernas pesquisas sobre a sociologia nativa (trabalhos de pesquisa de campo de cientistas de Cambridge) Anlise psicolgica tornou possvel as valiosas informaes das recentes expedies alemes frica, Amrica do Sul e Pacfico Trabalhos de Frazer e Durkheim inspiraram pesquisadores de campo

1. Ter objetivos genuinamente cientficos/ conhecer valores e critrios da etnografia


A cincia moderna, (...), nos mostra que as sociedades nativas tm uma organizao bem definida, so governadas por leis, autoridade e ordem em suas relaes pblicas e particulares, e que esto, alm de tudo, sob o controle de laos extremamente complexos de raa e parentesco. De fato, podemos constatar nas sociedades nativas a existncia de um entrelaado de deveres, funes e privilgios intimamente associados a uma organizao tribal, comunitria e familiar bastante complexa. As suas crenas e costumes so coerentes, e o conhecimento que os nativos tm do mundo exterior lhes suficiente para gui-los em suas diversas atividades e e empreendimentos. Suas produes artsticas so prenhes de sentido e beleza (23).

1. Ter objetivos genuinamente cientficos/ conhecer valores e critrios da etnografia

Objetivo fundamental da pesquisa etnogrfica estabelecer o contorno firme e claro da constituio tribal e delinear as leis e os padres de todos os fenmenos culturais, isolando-os de fatos irrelevantes
preciso descobrir o esquema bsico da vida tribal exige um levantamento geral de todos os fenmenos e no um inventrio de coisas singulares e sensacionais e menos ainda do que engraado e original Deve analisar com seriedade e moderao todos os fenmenos que caracterizam cada aspecto da cultura tribal sem privilegiar aqueles que lhe causam admirao ou estranheza em detrimento dos fatos comuns e rotineiros Deve perscrutar a cultura nativa na totalidade de seus aspectos. A lei, a ordem e a coerncia que prevalecem em cada um desses aspectos so as mesmas que os unem e fazem deles um todo coerente

a)

b)

c)

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias

Os elementos cristalizados e permanentes que regulam a vida tribal no se encontram formulados em lugar nenhum
No h cdigos de leis, escritos ou expressos explicitamente Toda a tradio tribal e sua estrutura social inteira esto incorporadas ao mais elusivo dos materiais: o prprio ser humano Nem mesmo na mente ou na memria do nativo se podem encontrar estas leis definitivamente formuladas. Os nativos obedecem s ordens e fora do cdigo tribal, mas no as entendem, do mesmo modo como obedecem a seus prprios instintos e impulsos, embora sejam incapazes de formular qualquer lei da psicologia

a)
b) c) d)

As regularidades existentes nas instituies nativas so resultado automtico da ao recproca das foras mentais da tradio e das condies materiais do meio ambiente

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias

a)

Depois que se constata essa dificuldade, necessrio que se procure um recurso atravs do qual super-la

b)

c)

O recurso para o etngrafo coletar dados concretos sobre todos os fatos observados e atravs disso formular as inferncias gerais (dificuldade para planejar a aplicao na prtica e desenvolv-lo de maneira sistemtica e coerente) Embora os nativos jamais nos possam fornecer regras gerais e abstratas, h sempre a possibilidade de os interpelarmos sobre a soluo que dariam a determinados problemas (um incidente imaginrio ou uma ocorrncia real oferecem a oportunidade para o nativo expressar a sua opinio e a fornecer muitas informaes) Deste material, que deve cobrir o maior nmero possvel de fatos, a inferncia obtida por simples induo

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias

a)

Treinamento cientfico que tem por finalidade fornecer um esquema mental ao pesquisador

b)

c)

O cientista se empenha em continuar sua pesquisa sistemtica e metodicamente, at que ela esteja completa e contenha o maior nmero possvel de detalhes Dispe de um cabedal cientfico e tem a capacidade de conduzir a pesquisa atravs de linhas de efetiva relevncia e a objetivos realmente importantes O esquema mental lhe serve de apoio e permite estabelecer o roteiro a seguir em seus trabalhos

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias

a) b)

Mecanismos sociais ativados em situaes concretas e especficas


Processo de punio de um crime constitui uma das partes ou aspectos da autoridade tribal Liderana na guerra, nos empreendimentos econmicos, nas festividades da tribo

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias


Imaginemos tambm que, atravs de mtodos indutivos, anlogos ao anterior e baseados em dados concretos e especficos, o pesquisador passe a entender diferentes aspectos da vida nativa tais como a liderana na guerra, nos empreendimentos econmicos, nas festividades da tribo; nisso tudo ele ter os dados necessrios para formular teorias relativas ao governo e autoridade social tribal. Na prtica, a comparao de diversos dados assim obtidos, a tentativa de reuni-los num todo coerente, revela muitas vezes lacunas e falhas na informao que nos levam a novas investigaes (25).

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias

a)

Dupla atividade de trabalho construtivo e observao

b) c)

d)

Muitas vezes somente ao fazer um esboo preliminar dos resultados de um problema aparentemente resolvido, fixado e esclarecido, que se depara com enormes deficincias no estudo (indicam a existncia de problemas at ento desconhecidos que foram a novas investigaes) Intervalos entre viagens servem para rever o material adquirido (meses ou, no caso, um ano) e para repensar tudo. Informaes a respeito dos fenmenos (Kula, por exemplo) complexos e de tantas ramificaes no podem ser completas e exatas sem a constante inter-relao entre esforos construtivos e testes empricos (enorme variedade de aspectos e associada a um sem-nmero de atividades). Esboos so refeitos pelo menos uma dzia de vezes. A cada nova tentativa, problemas e dificuldades aparecem.

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias


A coleta de dados referentes a um grande nmero de fatos , pois, uma das fases principais da pesquisa de campo. Nossa responsabilidade no se deve limitar enumerao de alguns exemplos apenas;mas, sim, obrigatoriamente, ao levantamento, na medida do possvel, exaustivo, de todos os fatos ao nosso alcance. Na busca desses fatos, ter mais xito o pesquisador cujo esquema mental for mais lcido e completo. Sempre que o material da pesquisa o permitir, esse esquema mental deve, todavia, transformar-se num esquema real ou seja, materializar-se na forma de diagramas, planos de estudo e pesquisa e quadros sinticos completos (26).

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias

a)

Esperamos encontrar em bons livros atuais sobre a vida nativa uma lista completa ou um quadro de termos de parentesco que inclua todos os dados relevantes nas investigaes sobre parentesco, o estudo consecutivo das relaes de um indivduo para com outro leva naturalmente construo de grficos genealgicos (Munzinger, Kubary) b) No caso das transaes econmicas, em estudos feitos com o objetivo de traar as origens de um objeto de valor e aferir a natureza de sua circulao, de igual forma devemos estudar, exaustivamente todos os dados concretos, o que nos levaria construo de quadros sinticos das transaes (Seligman) c) Esse mtodo de se condensarem em mapas ou quadros sinticos os dados de informao, deve sempre, na medida do possvel, ser aplicado ao estudo de praticamente todos os aspectos da vida nativa Transaes econmicas; presentes que se fazem em uma comunidade; sistemas mgicos sries de cerimnias interligadas; tipos de aes legais (cada item classificado sob diversos ttulos)

Os quadros sinticos

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias

a)

Uma genealogia nada mais que um quadro sintico de um determinado grupo de relaes de parentesco interligadas Valor como instrumento de pesquisa: Permite formular em abstrato questes que o pesquisador levanta a si, mas, que sero feitas aos nativos de maneira concreta Valor como documento etnogrfico: abrange uma srie de dados autenticados, dispostos em seu arranjo natural

Os quadros sinticos

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias

a) b)

Outros documentos fundamentais da pesquisa:

c)

Recenseamento genealgico, na forma de estudos detalhados; Mapas Esquemas e diagramas ilustrando a posse da terra de cultivo, privilgios de caa e pesca etc.

3. Aplicar certos mtodos de coleta, manipulao e registro de evidncias


Resumindo aqui a primeira e principal questo metodolgica, posso dizer que cada fenmeno deve ser estudado a partir do maior nmero possvel de suas manifestaes concretas; cada um deve ser estudado atravs de um levantamento exaustivo de exemplos detalhados. Quando possvel, os resultados obtidos atravs dessa anlise deve ser dispostos na forma de um quadro sintico, o qual ento ser utilizado como instrumento de estudos e apresentado como documento etnolgico. Por meio de documentos como esse e atravs do estudo de fatos concretos, possvel apresentar um esboo claro e minucioso da estrutura da cultura nativa, em seu sentido mais lato, e da sua constituio social. Esse mtodo pode chamar-se

mtodo de documentao estatstica por evidncia concreta (27).

Os trs caminhos para alcanar os objetivos da pesquisa de campo


1.

2.

3.

Delinear de modo claro e preciso a organizao da tribo e a anatomia de sua cultura mtodo de documentao concreta e estatstica Completar o quadro com os imponderveis da vida real coletados atravs de observaes detalhadas e minuciosas possibilitadas pelo contato ntimo com a vida nativa registro em caderno de campo O corpus inscriptionum coleo de asseres, narrativas tpicas, palavras caractersticas, elementos folclricos e frmulas mgicas deve ser apresentado como documento da mentalidade nativa

Os trs caminhos para alcanar os objetivos da pesquisa de campo


Essas trs abordagens conduzem ao objetivo final da pesquisa, que o etngrafo jamais deve perder de vista. Em breves palavras, esse objetivo o de apreender o ponto de vista dos nativos, seu relacionamento com a vida, sua viso de seu mundo. nossa tarefa estudar o homem e devemos, portanto, estudar tudo aquilo que mais intimamente lhe diz respeito, ou sejam o domnio que a vida exerce sobre ele. Cada cultura possui seus prprios valores; as pessoas tm suas prprias ambies, seguem a seus prprios impulsos, desejam diferentes formas de felicidade. Em cada cultura encontramos instituies diferentes, nas quais o homem busca seu prprio interesse vital; costumes diferentes atravs dos quais ele satisfaz s suas aspiraes; diferentes cdigos de lei e moralidade que premiam suas virtudes ou punem seus defeitos (33-34).

Вам также может понравиться