Вы находитесь на странице: 1из 14

Drogas - Introduo

Droga (do francs drogue, provavelmente do neerlands droog, "seco, coisa seca"), narctico, entorpecente ou estupefaciente so termos que denominam substncias qumicas que produzem alteraes dos sentidos. "Droga", em seu sentido original, um termo que abrange uma grande quantidade de substncias, que pode ir desde o carvo aspirina. Contudo , h um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucingeno (cido lisrgico, herona etc.) que leve dependncia qumica e, por extenso, a qualquer substncia ou produto txico (tal como o fumo, lcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinnimo assim para entorpecentes.

Drogas - Conceito

Droga toda e qualquer substncia, mesmo natural ou sinttica que, introduzida no organismo modifica suas funes. As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafena (do caf), a nicotina (presente no tabaco), o pio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigindo para isso tcnicas especiais. O termo droga, presta-se a vrias interpretaes, mas ao senso comum uma substncia proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivduo, modificando-lhe as funes, as sensaes, o humor e o comportamento.

Drogas - Tabaco

O tabaco nome comum dado s plantas do gnero Nicotiana (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originrias da Amrica do Sul da qual extrada a substncia chamada nicotina. Os povos indgenas da Amrica acreditavam que o tabaco tinha poderes medicinais e usavam-no em cerimnias. Foi trazida para a Europa pelos espanhis, no incio do sculo XVI. Era mascado ou, ento, aspirado sob a forma de rap (depois de secar as suas folhas). O corsrio Sir Francis Drake foi o responsvel pela introduo do tabaco em Inglaterra em 1585, mas o uso de cachimbo s se generalizou graas a outro navegador, Sir Walter Raleigh. Um mdico francs, de nome Jean Nicot (de onde deriva o nome da nicotina) usava-o como medicamento, para curar as enxaquecas da rainha Catarina de Mdicis. No entanto no sculo XVII comearam a surgir preocupaes por causa dos malefcios provocados sade pelo tabaco, que para alm disso era viciante. Vrias naes colocaram restries ao seu uso mas, ao mesmo tempo, o tabaco proporcionou muito lucro aos estados que cobravam impostos significativos sobre as suas vendas.

Drogas - Tabaco
considerada que, nos pases desenvolvidos: - 25 a 30% da totalidade dos cancros relacionam-se com o tabaco; . -o tabaco contribui para o desenvolvimento de doenas respiratrias que podem ser graves e mortais, tal como 80% das situaes clnicas de, doena pulmonar crnica obstructiva;
O tabaco constitui factor de risco importante de doenas vasculares arteriais: coronrias, cerebrais da circulao perifrica. referido que 20% da mortalidade, por doena coronria, deve-se ao tabaco. Devido ao tabaco nascem bebs de baixo peso (filhos de mes fumadoras); morrem todos os anos cerca de trs milhes e 500 mil pessoas. Na Europa, o fumo do tabaco responsvel por um milho e 200 mil mortes anuais, prevendo-se que, em 2020, este nmero ascenda a dois milhes. Em Portugal, calcula-se que 20 a 26% da populao fuma e se, entre 1970 e 1995, o consumo do tabaco aumentou mais de 150%, tendo sido o pas da Unio Europeia, onde mais se tinha elevado a percentagem de fumadores, o Presidente do Conselho de Preveno do Tabagismo, o Professor Paes Clemente, em interveno recente (Janeiro de 2002) referiu que a venda do tabaco, pela primeira vez, baixou em Portugal.

Drogas - Tabaco

Drogas - lcool
Como se define o consumo de lcool? Perceba as diferenas entre o consumo e a dependncia do lcool.
A Organizao Mundial de Sade (OMS) classifica os consumos de lcool em: Consumo de risco - um padro de consumo que pode vir a implicar dano fsico ou mental se esse consumo persistir. Consumo nocivo - um padro de consumo que causa danos sade, quer fsicos quer mentais. Todavia no satisfaz os critrios de dependncia. Dependncia - um padro de consumo constitudo por um conjunto de aspectos clnicos e comportamentais que podem desenvolver-se aps repetido uso de lcool, desejo intenso de consumir bebidas alcolicas, descontrolo sobre o seu uso, continuao dos consumos apesar das consequncias, uma grande importncia dada aos consumos em desfavor de outras actividades e obrigaes, aumento da tolerncia ao lcool (necessidade de quantidades crescentes da substncia para atingir o efeito desejado ou uma diminuio acentuada do efeito com a utilizao da mesma quantidade) e sintomas de privao quando o consumo descontinuado.

Drogas - lcool
Quais as consequncias destes tipos de consumos? O consumo de lcool contribui mais do que qualquer outro factor de risco para a ocorrncia de acidentes domsticos, laborais e de conduo, violncia, abusos e negligncia infantil, conflitos familiares, incapacidade prematura e morte. Relacionase com o surgimento e/ou desenvolvimento de numerosos problemas ou patologias agudas e crnicas de carcter fsico, psicolgico e social, constituindo, por isso, um importante problema de sade pblica. Os hbitos de consumo diferem sensivelmente entre homens e mulheres, mas os homens consomem mais. No entanto, a idade de incio do consumo cada vez mais precoce e assiste-se ao aumento do consumo nos jovens e nas mulheres. Muitos factores contribuem para o desenvolvimento dos problemas relacionados com o lcool como sejam o desconhecimento dos limites aceitveis quando se consome e dos riscos associados ao consumo excessivo. Um dos benefcios de ser feita a deteco precoce o facto de os indivduos que no so dependentes do lcool poderem parar ou reduzir os seus consumos de lcool com adequada interveno, a qual dever ser feita pelo seu mdico assistente.

Drogas - lcool

Drogas - lcool
Verdade ou mentira?
O lcool no aquece o lcool faz com que o sangue se desloque do interior do organismo para a superfcie da pele, provocando sensao de calor. Mas este movimento do sangue provoca uma perda de calor interno, j que o sangue se encontra a uma temperatura que ronda os 37 e que quase sempre superior temperatura ambiente. Quando o sangue regressa ao corao h necessidade de o organismo despender energia no restabelecimento da sua temperatura. O lcool no mata a sede a sensao de sede significa necessidade de gua no organismo. As bebidas alcolicas no satisfazem esta falta, provocando, ainda, a perda atravs da urina, da gua que existe no organismo, o que vai aumentar a carncia de gua, e, portanto a sede. O lcool no d fora o lcool tem um efeito estimulante e anestesiante, que disfara o cansao provocado pelo trabalho fsico ou intelectual intenso, dando a iluso de voltarem as foras. Mas depois o cansao a dobrar, porque o organismo vai gastar ainda mais energias para "queimar" o lcool no fgado.

Drogas - lcool
Verdade ou mentira?
O lcool no ajuda a digesto e no abre o apetite o lcool faz com que os movimentos do estmago sejam muito mais rpidos e os alimentos passem precocemente para o intestino sem estarem devidamente digeridos, dando a sensao de estmago vazio. O resultado a falta de apetite e o aparecimento de gastrites e de lceras. O lcool no um alimento o lcool no tem valor nutritivo porque produz calorias inteis para os msculos e no serve para o funcionamento das clulas. Contrariamente aos verdadeiros alimentos, ele no ajuda na edificao, construo e reconstruo do organismo. O lcool no um medicamento exactamente o contrrio porque provoca apenas excitao e anestesia passageiras que podem esconder, durante algum tempo, dores ou sensao de mal-estar, acabando por ter consequncias ainda mais graves. O lcool no facilita as relaes sociais o lcool em quantidades moderadas tem um efeito desinibidor que parece facilitar a convivncia. Mas trata-se de uma iluso, porque nem sempre possvel controlar os consumos nesse ponto e porque a relao com os outros se torna pouco profunda e artificial.

Drogas - lcool

Drogas -Outras

Drogas -Outras

Drogas -Outras

Вам также может понравиться