Вы находитесь на странице: 1из 16

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

HISTRIA DA PSICOLOGIA Aula 2


Izabel Hazin izabel.hazin@gmail.com

IDADE MDIA (do sc V ao sc XV)


- Marco inicial diviso do imprio romano em Imprio romano do Ocidente e do Oriente (ano de 395) - Marco Final Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos (ano de 1453)

O final do reinado de Alexandre o Grande inaugura a decadncia do mundo grego. O tempo de crise e ambivalncia levam ao surgimento de dois movimentos opostos: Epicurismo Estoicismo

Epicurismo
Sistema filosfico ensinado por Epicuro de Samos, filsofo ateniense do sculo IV a.C., e seguido depois por outros filsofos, chamados epicuristas

Propunha uma vida de contnuo prazer como chave para a felicidade, esse era o objetivo de seus ensinamentos morais. A presena do prazer era sinnimo de ausncia de dor, ou de qualquer tipo de aflio: a fome, a absteno sexual, o aborrecimento, etc. A finalidade da filosofia de Epicuro no era terica, mas sim bastante prtica. Buscava sobretudo encontrar o sossego necessrio para uma vida feliz e aprazvel, na qual os temores perante o destino, os deuses ou a morte estavam definitivamente eliminados. Wikipedia, 2007

Epicuro

Estoicismo
doutrina filosfica que prope que o universo corpreo e governado por um Logos divino

A alma est identificada com este princpio divino, como parte de um todo ao qual pertence. Este lgos (ou razo universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graas a ele o mundo um "ksmos" (termo que em grego significa "harmonia"). A partir disso surgem duas conseqncias ticas: deve-se viver conforme a natureza: sendo a natureza essencialmente o lgos, essa mxima prescrio para se viver de acordo com a razo.

Zeno

Sendo a razo aquilo por meio do que o homem torna-se livre e feliz, o homem sbio no apreende o seu verdadeiro bem nos objetos externos, mas bem usando estes objetos atravs de uma sabedoria pela qual no se deixa escravizar pelas paixes e pelas coisas externas.
Wikipedia, 2007

Ao mesmo tempo em que a cultura grega se desintegra surgem as principais religies, prometendo esperana e uma vida aps a morte Os estudos na idade mdia (escolstica) so a anttese da cincia, pois partem de uma verdade j definida e aceita. No se utiliza a observao, mas sim da deduo lgica das consequncias.

Basicamente, a questo chave que vai atravessar todo o pensamento escolstico a harmonizao de duas esferas: a F e a Razo. O pensamento de Agostinho, mais conservador, defende uma subordinao maior da razo em relao f, por crer que esta venha restaurar a condio decada da razo humana. Enquanto que a linha de Toms de Aquino defende uma certa autonomia da razo na obteno de respostas, por fora da inovao do aristotelismo, apesar de em nenhum momento negar tal subordinao da razo f.
Wikipedia, 2007

Santo Agostinho (354-430): O conhecimento como ato da iluminao divina

Filosofia voltada para a vida do Homem caminhar para o Bem


Universo criado por Deus
O

Homem um ser superior. Por ser a imagem e semelhana de Deus dotado de razo e inteligncia
O O

poder de atuao do Homem sobre o mundo limitado. mundo perfeito se o Homem percebe imperfeies tal fato se deve viso parcial que temos de algo, pois no fundo ele um Bem.

Santo Agostinho (354-430): O conhecimento como ato da iluminao divina A alma imortal. O corpo a priso da alma
Predestinao Dois

tipos de conhecimento: sensvel (sentidos) e inteligvel (razo)

Toms de Aquino (1225 - 1274): A razo como apoio a verdades de f

Tentativa de conciliao entre a f e a razo: provas de existncia de Deus:


H movimento no Universo Os efeitos tm causa. Os seres aparecem e desaparecem no mundo H graus hierrquicos de perfeio H ordenao nas coisas do mundo.

Toms de Aquino (1225 - 1274): A razo como apoio a verdades de f A alma tem a funo intelectiva como seu marco

Predestinao
Pode-se atingir a verdade atravs dos sentidos (sensvel) e da razo (inteligvel) Alguns conhecimentos s so obtidos pela revelao divina

RENASCIMENTO 1400-1600
Desintegra a sntese entre a idia medieval de revelao e a filosofia. Assim, convivem especulaes msticas e teosficas, que alimentam cada vez mais a liberdade, ao mesmo tempo em que h um retorno ao estudo da natureza, tpico da antiguidade grega. Busca-se compreender e dominar as foras da natureza (carter pragmtico saber poder). Passa-se de um sistema teocntrico para um antropocntrico. O estudo do homem o caminho para o estudo do mundo, pois este o microcosmo que reflete o macrocosmo. O homem passa a ser campo de observao, pesquisa e especulao. O renascimento torna-se a poca das descobertas e das invenes.

O estudo da natureza dar novo mpeto ao estudo do homem, destacando-se a viso naturalista. O homem faz parte da natureza, passa a ser observado concretamente. Humores produzem doenas, no mais espritos maus. O corpo humano visto de outra forma.

LIVRE ARBITRIO X PREDESTINAO poca de efervescncia em muitas reas da atividade humana. Novos horizontes geogrficos e culturais:

Shakespeare

Molire

La Fontaine

Galileu

Newton

DESDOBRAMENTOS DO RENASCIMENTO PARA A PSICOLOGIA Durante e imediatamente aps o Renascimento desenvolveram-se, como entidades distintas, os oito movimentos que iriam ter profundo efeito na formao da cincia da psicologia. A nova psicologia experimental surgiu da confluncia de dois grandes rios um deles, da cincia, o outro, da filosofia
(Wertheimer, 1976, p. 26)

TENDNCIAS CIENTFICAS FISIOLOGIA E BIOLOGIA


Fisiologia o fascnio pelo corpo humano
O renascimento marcado pela publicao do que podemos denominar o primeiro livro neurocientfico: De humani corporis fabrica de Andreas Vesalius...

Vesalius descobriu que muitos crebros de outros animais (e de todos os mamferos) tm ventrculos semelhantes aos do ser humano. Estes animais no teriam alma, logo, os ventrculos no poderiam ser a chave para o entendimento das funes superiores humanas, tais como as emoes e a memria... (1543)

Biologia O conceito de EVOLUO

Atomismo em neurofisiologia o NEURNIO

Darwin e a Origem das espcies

Ramn y Cajal

o pensamento quantitativo - LABORATRIOS


A psicologia cientfica ser experimental, fisiolgica, evolucionista e atomista, com nfase na quantificao e, favoreceram o surgimento de muitos laboratrios de psicologia experimental

TENDNCIAS FILOSFICAS
NATIVISMO x EMPIRISMO A origem do conhecimento MATERIALISMO

Вам также может понравиться