Вы находитесь на странице: 1из 17

Aula de Redao

Texto dissertativo argumentativo


Prof. Clverson
1

Abrindo a mente...
possvel encontrar argumentos em campanhas publicitrias, textos

literrios e obras de arte?

Campanha do Ministrio da Sade sobre a Aids

Poema de Fernando Pessoa Heternimo de Alberto Caeiro


Eu no tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza no porque saiba o que ela , Mas porque a amo, e amo-a por isso, Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem sabe por que ama, nem o que amar... Amar a terna inocncia, E a nica inocncia no pensar

Pintura Fuzilamentos de 3 de maio de 1808, do pintor espanhol Goya (pintado em 1814)


A pintura retrata o fuzilamento de camponeses espanhis que resistiram ocupao francesa pelas tropas de Napoleo Bonaparte.

(Disponvel em: http://obviousmag.org/archives/2006/05/repreensao_1.html. Acesso em 08 fev. 2011).

Argumentos possveis
Campanha do Ministrio da Sade sobre a Aids A Aids pode ser adquirida por qualquer pessoa, portanto, no se deve ter preconceito contra quaisquer grupos sociais. Poema de Fernando Pessoa Heternimo de Alberto Caeiro O eu lrico argumenta sobre o amor, defendendo a ideia de que amar algum no pode ser explicado racionalmente, ou seja, pelo pensamento, mas apenas percebido pelos rgos dos sentidos. Pintura Fuzilamentos de 3 de maio de 1808, de Goya O pintor se coloca contra a ao criminosa das tropas francesas, uma vez que as vtimas, os camponeses, esto indefesos e em posio de splica, em contraste postura implacvel dos militares que, de arma em punho, parecem no hesitar no massacre. Os braos em cruz do homem que est posicionado no centro do quadro, prestes a ser fuzilado, remete-nos ideia de Cristo crucificado, que perdeu a vida injustamente.

Argumentao
Argumentar significa convencer, persuadir, induzir, aconselhar o outro a mudar de opinio; levar outra pessoa a concordar com o seu ponto de vista. Os argumentos validam e reforam as ideias expostas. Exemplos de argumentos: fatos que podem ser comprovados pela histria, pela cincia, pela estatstica, por pesquisas, verdades inquestionveis (A terra redonda.), declaraes de pessoas renomadas, dedues, comparaes, relaes de causa e consequncia.

Situaes do cotidiano em que usamos a argumentao


Estudantes: redao de textos das disciplinas, exames pblicos (Enem, Encceja). Cidados: debates sobre questes sociais, polticas e culturais. Ex.: perodo eleitoral, carta aberta etc. Candidatos a emprego: carta de apresentao e entrevista (o candidato precisa convencer o entrevistador que tem condies de preencher a vaga). No trabalho: convencer o grupo de trabalho ou a chefia de que a sua ideia vivel e deve ser colocada em prtica.
8

Trecho do texto A Histria uma histria, de Millr Fernandes


Com o passar dos sculos o homem sempre foi muito lento tendo desgastado um quadrado de pedra e desenvolvido uma coisa que acabou chamando de roda, o homem chegou, porm, a uma concluso decepcionante a roda s servia para rodar. Portanto, deixemos claro que a roda no teve a menor importncia na Histria. Que interessa uma roda rodando? A ideia verdadeiramente genial foi a de colocar uma carga em cima da roda e, na frente, puxando a carga, um homem pobre. (...) Pois uma coisa definitiva: a maior conquista do homem foi outro homem. O outro homem virou escravo e, durante sculos, foi usado como transporte (liteira), ar refrigerado (abano), lavanderia, e at esgoto, carregando os tonis de coc da gente fina.
(Millr Fernandes. A Histria uma histria. Porto Alegre, LP&M, 1978. Disponvel em http://www.etapa.com.br/gabaritos/resolucao_pdf/gab_2003/01_unicamp/fase1/UNICAMP2003R.pdf. Adaptado. Acesso em 08 fev. 2011.)

Reflexes sobre o trecho do texto A Histria uma histria, de Millr Fernandes


Reflexo 1. Que verdade irrefutvel (que no pode ser negada) o autor ousa questionar no texto? 2. O que o autor pensa sobre o que considerada uma das melhores invenes humanas? Resposta A importncia da inveno da roda na Histria. Exemplo retirado do texto ...deixemos claro que a roda no teve a menor importncia na Histria.

O homem demorou muito para inventar a roda e quando o fez percebeu que a nica finalidade dela era rodar.

Com o passar dos sculos o homem sempre foi muito lento tendo desgastado um quadrado de pedra e desenvolvido (...) uma roda, o homem chegou, porm, a uma concluso decepcionante a roda s servia para rodar. A ideia verdadeiramente genial foi a de colocar uma carga em cima da roda e, na frente, puxando a carga, um homem pobre. Pois uma coisa definitiva: a maior conquista do homem foi outro homem. O outro homem virou escravo e, durante sculos, foi usado como transporte (liteira), ar refrigerado (abano), lavanderia, e at esgoto, carregando os tonis de coc da gente fina.

3. Sob o ponto de vista do autor, qual foi a verdadeira ideia genial do homem? 4. Qual foi a consequncia dessa ideia genial? 5. Quais argumentos ele utiliza para justificar a sua opinio?

A verdadeira ideia genial do homem foi perceber que a roda poderia movimentar uma carga que seria puxada, por sua vez, por uma pessoa pobre. O ser humano percebeu que poderia conquistar outro homem. Ao conquistar outro homem, o ser humano percebeu que poderia submetlo s suas vontades e necessidades egostas, usando-o como liteira, ventilador, lavanderia e esgoto.

10

O texto dissertativo-argumentativo
Deve questionar a realidade, expressando um ponto de vista por meio da exposio de argumentos. Deve conter opinies sobre os fatos e postura crtica sobre eles. Dissertar requer a organizao lgica das ideias. A linguagem predominante a denotativa (sentido literal das palavras). Impessoalidade: no deve aparecer quem faz as reflexes, pois mais importante o assunto e no quem fala dele. Escrever Eu acho que a linguagem usada na internet deveria ser proibida, pois causa confuso na mente das pessoas indica uma opinio particular, no uma ideia de valor universal, compartilhada por um nmero maior de pessoas. Por isso, deve-se empregar a 3 pessoa (singular ou plural): "A linguagem usada na internet deveria ser proibida, pois gera confuso na mente das pessoas.
11

Estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Ttulo

Introduo

Desenvolvimento

Concluso

12

Estrutura do texto dissertativo-argumentativo


Ttulo
Sntese objetiva explcita ou implcita do que foi tratado. Deve conter poucas palavras. Recomenda-se que se pense sobre ele no final, quando o texto j estiver pronto. O ttulo deve ser coerente ao que foi escrito, acompanhando o tom do texto: humorstico, irnico, srio, potico etc.

Introduo
o primeiro pargrafo do texto. Deve: apresentar a ideia geral do assunto; prender a ateno do leitor para o que ser discutido nos demais pargrafos. considerada o convite do autor para que o leitor se disponha a ler o texto.

Desenvolvimento
Corresponde argumentao, em que so fornecidos exemplos, dados, comparaes, provas, causas e consequncias. considerado o recheio do texto, pois nesta parte em que o leitor conhece o ponto de vista do autor sobre o assunto.

Concluso
Corresponde ao ltimo pargrafo do texto. considerada a sntese do que foi dito, uma resposta ao ponto de vista exposto no incio do texto. Deve estar sintonizada com o que foi exposto anteriormente. Deve fechar o raciocnio do autor e abrir possibilidades de reflexo para o leitor. Sugestes de expresses que podem facilitar a redao da concluso: assim que, conclui-se que, em suma, em resumo, em consequncia, em concluso, assim etc.

13

Contra a explorao sexual pela internet 1 Crianas e adolescentes que usam as tecnologias de informao e comunicao sem superviso podem ser levados a sites com contedo pornogrfico, a publicar fotos e informaes pessoais inadequadas em redes sociais ou, pesadelo de pais e mes, a bater papo com o novo "amiguinho" sem saber que, do outro lado da tela, h, na verdade, um adulto com inteno de atra-los para fins de abuso, explorao sexual ou trfico de seres humanos. 2 Com o objetivo de prevenir esses e outros riscos, hoje, 8 de fevereiro, comemora-se o Dia da Internet Segura. A campanha incentiva aes de preveno virtuais e/ou presenciais e, em 2011, mobiliza 65 pases, com o tema "Estar on-line mais que um jogo. sua vida". Para participar, basta realizar sua ao e divulg-la gratuitamente no seguinte site: www.diadainternetsegura.org.br. 3 Afinado com essa campanha, desde 2009 o Projeto CPP Brasil Parceria para a Proteo da Criana e do Adolescente promove o uso seguro das tecnologias para prevenir a violncia sexual contra crianas e adolescentes e fortalecendo agncias de aplicao da lei para responsabilizar ofensores. 4 Medidas preventivas eficazes engajam ativamente crianas e adolescentes a identificar riscos e a buscar solues, promovendo mudana: de comportamentos de risco a comportamentos seguros. 5 essencial no apenas educar sobre valores e direitos como (auto)respeito e dignidade, mas tambm tecer uma rede de proteo envolvendo os atores do sistema de garantia de direitos: amigos, famlias, escolas, polcias e, especialmente, Lan houses, local em que tantos jovens navegam, quase sempre, desprotegidos. 6 So necessrios investimentos no desenvolvimento de tecnologias para recebimento de denncias e investigao de crimes e na oitiva humanizada de crianas e adolescentes vtimas de violncia sexual, para a responsabilizao de ofensores conforme a lei. 7 O Projeto CPP Brasil alinha-se ao Dia da Internet Segura mirando idntico horizonte: despertar e engajar famlias, Estado e sociedade na construo de rede ativa de proteo de crianas e adolescentes contra a violncia e a explorao sexual facilitadas pelas tecnologias de informao e comunicao.
(Benedito Rodrigues dos Santos e Maria Emilia Accioli N. Bretan. Fonte: Jornal Folha de S.Paulo: Caderno Tendncias/ Debates, 08 fev. 2011. Adaptado.)

14

Identificando os elementos do texto dissertativo-argumentativo Contra a explorao sexual pela internet


Ttulo
Os autores optaram por um ttulo objetivo que sintetiza o assunto a ser abordado. No h presena de humor ou ironia, pelo contrrio, o tom do ttulo srio e representa um apelo sociedade para posicionarse desfavoravelmente ao ato torpe de explorao sexual pela internet.

Introduo
O texto vai tratar sobre os riscos que crianas e adolescentes correm por fazer uso, sem superviso, das Tics (Tecnologias da Informao e Comunicao). Corresponde ao 1 pargrafo.

Desenvolvimento
Os autores elencam duas aes proativas para evitar a exposio de crianas e adolescentes a sites suspeitos: campanha internacional Dia da Internet Segura, 2 pargrafo e o projeto CPP Brasil, 3 pargrafo. No 4 pargrafo, os autores afirmam que as propostas para se fazer bom uso da internet devem incluir crianas e jovens. No 5 pargrafo, os autores acrescentam que preciso o engajamento de todos os envolvidos no uso da Tics, como famlia, amigos, lan houses etc. No 6 pargrafo, os autores manifestam a importncia de investimentos em mecanismos legais de punio aos infratores que atuam com as Tics. 15

Concluso
Os autores fazem uma sntese sobre o que abordaram ao longo da dissertao, afirmando que o uso seguro da internet por crianas e jovens s ocorrer quando houver mobilizao da sociedade civil e do governo para que as Tics sejam utilizadas de maneira mais segura. (7 pargrafo)

Contra a explorao sexual pela internet 1 Crianas e adolescentes que usam as tecnologias de informao e comunicao sem superviso podem ser levados a sites com contedo pornogrfico, a publicar fotos e informaes pessoais inadequadas em redes sociais ou, pesadelo de pais e mes, a bater papo com o novo "amiguinho" sem saber que, do outro lado da tela, h, na verdade, um adulto com inteno de atra-los para fins de abuso, explorao sexual ou trfico de seres humanos. 2 Com o objetivo de prevenir esses e outros riscos, hoje, 8 de fevereiro, comemora-se o Dia da Internet Segura. A campanha incentiva aes de preveno virtuais e/ou presenciais e, em 2011, mobiliza 65 pases, com o tema "Estar on-line mais que um jogo. sua vida". Para participar, basta realizar sua ao e divulg-la gratuitamente no seguinte site: www.diadainternetsegura.org.br. 3 Afinado com essa campanha, desde 2009 o Projeto CPP Brasil Parceria para a Proteo da Criana e do Adolescente promove o uso seguro das tecnologias para prevenir a violncia sexual contra crianas e adolescentes e fortalecendo agncias de aplicao da lei para responsabilizar ofensores. 4 Medidas preventivas eficazes engajam ativamente crianas e adolescentes a identificar riscos e a buscar solues, promovendo mudana: de comportamentos de risco a comportamentos seguros. 5 essencial no apenas educar sobre valores e direitos como (auto)respeito e dignidade, mas tambm tecer uma rede de proteo envolvendo os atores do sistema de garantia de direitos: amigos, famlias, escolas, polcias e, especialmente, lan houses, local em que tantos jovens navegam, quase sempre, desprotegidos. 6 So necessrios investimentos no desenvolvimento de tecnologias para recebimento de denncias e investigao de crimes e na oitiva humanizada de crianas e adolescentes vtimas de violncia sexual, para a responsabilizao de ofensores conforme a lei. 7 O Projeto CPP Brasil alinha-se ao Dia da Internet Segura mirando idntico horizonte: despertar e engajar famlias, Estado e sociedade na construo de rede ativa de proteo de crianas e adolescentes contra a violncia e a explorao sexual facilitadas pelas tecnologias de informao e comunicao.
(Benedito Rodrigues dos Santos e Maria Emilia Accioli N. Bretan. Fonte: Jornal Folha de S.Paulo: Caderno Tendncias/ Debates, 08 fev. 2011. Adaptado.)

16

Procedimentos teis para a elaborao da dissertao argumentativa


Ler e reler a proposta. Interpretar o(s) texto(s) que acompanham a proposta. Selecionar as informaes que podem ser aproveitadas para o desenvolvimento da argumentao. Incluir outras informaes que se relacionem ao tema. A condio bsica para isso conhecer o assunto. Articular as informaes contidas no(s) texto(s) e as que voc possui (de suas vivncias, experincias, leituras) em argumentos. Enumerar em ordem lgica os argumentos que sero utilizados (apresentao das causas, dificuldades enfrentadas, consequncias, solues etc.). importante prever o que se vai escrever, ou ainda, traar um projeto de escrita, em que se planeja como as ideias sero inseridas em uma sequncia que faa sentido. Nesta etapa preciso que fique claro qual o ponto de vista sobre o assunto. Ler novamente o texto antes de passar a limpo para verificar se o assunto est bem discutido, se os argumentos so convincentes e se atende plenamente ao que a proposta exige.
17

Вам также может понравиться