Вы находитесь на странице: 1из 10

O Welfare State e a Social Democracia

Cincia Poltica e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Home page: www.unijui.tche.br/~dcre E-mail: dcre@unijui.tche.br

HISTRICO EVOLUTIVO DO ESTADO: Conforme Max Weber o Estado o detentor do monoplio da fora legtima. Isto do monoplio da Justia, da cobrana de tributos, de cunhar moedas, etc... S o Estado tem poderes para disciplinar o convvio social atravs do Direito, utilizando-se de normas jurdicas e de sanes.

ESTADO CONSTITUCIONAL DE DIREITO: o Estado limitado pelo direito, cujo poder se baseia no respeito a uma Constituio que o autolimita.

HISTRICO: 1) ANTIGUIDADE CLASSICA/ ESTADO ESCRAVISTA: 2) FEUDALISMO/ ESTADO FEUDAL/ EUROPA MEDIEVAL: 3) IDADE MODERNA/ ESTADO ABSOLUTISTA/ ABSOLUTISMO MONRQUICO: 4) INCIO DA IDADE CONTEMPORNEA/ ESTADO LIBERAL CLSSICO:

5)IDADE CONTEMPORNEA: ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL - WELFARE STATE ESTADO INTERVENCIONISTA - ESTADO PROVIDNCIA: O liberalismo e a revoluo industrial trouxeram tambm a explorao dos trabalhadores pelo regime capitalista, com excesso de horas trabalhadas (com jornadas de 12, 18 e at 20hs dirias), ausncia de direitos trabalhistas, salrios irrisrios (nfimos). Neste contexto Marx e Engels escreveram o Manifesto Comunista conclamando os trabalhadores do mundo inteiro a se unirem na defesa de seus interesses. Foi no inicio do sculo XX que ocorreram duas revolues de cunho socialista: a revoluo russa e a revoluo mexicana (1917), entre 1914 e 1918 ocorreu a 1 Guerra Mundial fazendo com que o Estado passa-se a atuar na Economia. O grande marco deste modelo so as Constituies Mexicanas de 1917 e a Constituio Alem (Constituio Weimar) 1919. A teoria do Intervencionismo ganhou como aliado o economista John Keynes, aps a quebra da Bolsa de Valores de New York (1929).

6) GLOBALIZAO - ESTADO NEOLIBERAL:

Em que se estabelece o Estado do Bem- Estar social? E em que foi criticado essa definio (segundo Wilenski)? Segundo Wilenski, a essncia do estado do Bem-Estar Social reside na proteo oferecida pelo governo na forma de padres mnimos de renda, alimentao, sade, habitao e educao, assegurados a todos os cidado como um direito poltico, no como caridade. Esse modelo estatal seria a institucionalizao dos direito sociais. Essa definio foi criticada por no incluir o pleno emprego no seu ncleo central e concentrar-se excessivamente na garantia de renda mnima. Ecentuase ainda que, segundo Mishra, o termo Welfare State possui uma conotao histrica (ps-Guerra) e de poltica pblica (institucional) muito especfica.

Porque fundamental no confundir Estado de Bem-Estar Social com a mera adoo de polticos sociais?

O Welfare State no s aplica polticas visando melhorar as condies sociais de sua populao, como ataca outras questes como o desemprego, a melhoria dos salrios, o controle macroeconmico, etc. Assim, o Estado do Bem-Estar Social bem mais do que um Estado que aplica poltica sociais.

H grandes controvrsias sobre as causas do surgimento do Welfare State. Entretanto, todos os autores concordam que houve pelo menos trs elementos essenciais: Quais so eles? a) existncia de excedentes econmicos passveis de serem realocados pelo estado para atender s necessidades sociais; b) o Keynesianismo, que forneceu base terica; c) a experincia de centralizao governamental durante a 2 Guerra Mundial, que propiciou o crescimento da capacidade administrativa do Estado.

O que significa o Neo-institucionalismo? Segundo Arretche, uma abordagem centrada na poltica. Defende que o Estado e a burocracia so atores relevantes, capazes de influenciar a formulao de leis e a implementao de polticas sociais. A influncia dos procedimentos e do aparato administrativo sobre o comportamento dos atores polticos e o desenvolvimento do Estado do Bem- Estar Social considerada crucial e multifacetada. As instituies determinariam as regras do jogo para as lutas polticas e influenciariam a capacidade do governo de planejar intervenes polticas. Diante disso, entende que os governos que dispem de grande capacidade administrativa e de coeso institucional so mais propensos a estabelecer Welfare State fortes e bem estruturados. Dito de outra forma, quanto mais fragmentados for o sistema decisrio, mais difcil se tornar a implementao de polticas redistridutivas.

Вам также может понравиться