Вы находитесь на странице: 1из 23

TIPOS DE PACIENTES

HABILIDADES MDICAS III MEDICINA UNIDERP 2017 GRUPO D3

RELAO MDICO PACIENTE


Parte fundamental da prtica mdica;

Foco de ateno e estudo a partir do primeiro contato com o paciente;


Ultrapassa o mbito dos fenmenos biolgicos: filosofia, antropologia, psicologia, sociologia entre outros.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Transferncia Fenmenos afetivos que o paciente transfere para a relao que estabelece com o mdico. Sentimentos inconscientes anteriormente vividos. Contratransferncia Aspectos afetivos transferidos do mdico para o paciente. Resistncia Tudo que atrapalha a continuidade do trabalho teraputico. inconsciente e pode surgir em qualquer momento da relao mdico paciente.

Mas, quem o paciente?

Histria individual + Personalidade exclusiva

TIPOS DE PACIENTE
- Paciente ansioso; - Paciente sugestionvel; - Paciente hipocondraco; - Paciente deprimido; - Paciente que chora; - Paciente eufrico; - Paciente hostil; - Paciente inibido ou tmido; - Paciente psictico; - Paciente em estado grave; - Paciente fora de possibilidade teraputica (terminal); - Paciente de pouca inteligncia; - Paciente surdo mudo; - Crianas e adolescentes; - Idosos; - ESPECIAL: Famlia.

O PACIENTE ANSIOSO
Quem ?
Paciente apresenta-se inquieto e com sentimentos negativos em relao ao futuro. Sente medo e mostra-se atravs de manifestaes psquicas e somticas: inquietude, voz embargada, mos frias, sudorese, taquicardia, boca seca. O que fazer? -Reconhecer a ansiedade; Demonstrar segurana tranquilidade; Identificar possveis manipulaes; Saber ouvir. O que no fazer? -Tentativas de acalmar (Fique calmo!; Vai passar!; etc); - No negligenciar a ansiedade (inclusive a prpria). e

O PACIENTE SUGESTIONVEL
Quem ?

quele que possui medo excessivo de adoecer e est sempre procurando mdico ou enfermeiro e at mesmo exames para ter certeza de que tudo est em ordem com sua sade. Impressionveis. O que fazer?
- Abrandar sua ansiedade; Conversar com cuidado, evitando ideias sobre doenas incurveis; Facilitar sentimentos favorveis ao controle da ansiedade. O que no fazer? - Favorecer sua ansiedade com palavras, gestos comportamentos ligados possibilidade de doena. ou

O PACIENTE HIPOCONDRACO
Quem ?

aquele que est sempre queixando-se de diferentes sintomas. Era o chamado poliqueixoso. Mesmo sem motivos, frequentemente, solicita o pedido de exames complementares, no acreditando nos resultados favorveis sua sade. O que fazer?
-Ouvir com pacincia e ateno; Demonstrar compreenso; Expressar opinies claras e seguras para aliviar a ansiedade. O que no fazer? - Contradizer, bater de frente; Ridiculariz-lo.

O PACIENTE DEPRIMIDO
Quem ?

Apresenta-se com humor triste. desinteressado por si mesmo e por tudo que o cerca. Na entrevista, isola-se e relutante em falar sobre qualquer fato relacionado a sua vida. Cabisbaixo, olhos sem brilho e face toda exprimindo tristeza. O que fazer?
-Conquistar sua ateno e confiana, interessar-se; Ser otimista de forma moderada; Avaliar o grau de depresso; Investigar suicdio. O que no fazer? - Desacredit-lo; Ridiculariz-lo; Banaliz-lo.

O PACIENTE QUE CHORA


Quem ?
Aquele que cai em choro durante a entrevista mdica ou que est prximo s lgrimas.

O que fazer?
-Esclarecer que no h nada de mais em chorar; Pequenos gestos toque na mo do paciente; Palavras de compreenso ou silenciar-se. O que no fazer? - Deixar de respeitar a individualidade e dor do paciente para terminar a entrevista a qualquer preo.

O PACIENTE EUFRICO
Quem ?

Aquele que apresenta exaltao do humor, falando e movimentando-se demasiadamente. Gosta de mostrar suas qualidades, fora e inteligncia.
O que fazer? -Ter pacincia; Retomar o assunto, caso necessrio; Avaliar estado de humor. O que no fazer? - Ser desrespeitoso; Perder a pacincia; Demonstrar irritabilidade.

O PACIENTE HOSTIL
Quem ?

aquele que carrega agressividade aps dizer as primeiras palavras ou a disfara em respostas reticentes e insinuaes. Representa insegurana ou defesa e at mesmo doena incurvel ou estigmatizante. O que fazer?
- Saber reconhecer a hostilidade para assumir uma atitude correta; Ter serenidade e autoconfiana. O que no fazer? - Adotar uma postura agressiva.

O PACIENTE INIBIDO OU TMIDO


Quem ?

Geralmente aquele que no olha diretamente para o mdico, senta-se na beirada da cadeira e fala baixo. No sente-se a vontade com o lugar, situao e momento. diferente de depresso. O que fazer?
-Demonstrar interesse por seu problema; Usar palavras e gestos amistosos. O que no fazer? - Utilizar-se de autoritarismo; Ser impaciente.

O PACIENTE PSICTICO
Quem ?
O psictico vive em um mundo fora da realidade do mdico. Alucinaes, delrios, pensamentos desorganizados dificultam o acesso ao seu mundo. Esquizofrenia. O que fazer? -Tratar com respeito os contedos trazidos na consulta; Buscar sempre orient-lo realidade; Solicitar acompanhante; Ter conhecimento de um quadro psictico. O que no fazer?

- Tratar como apenas doente mental.

O PACIENTE EM ESTADO GRAVE


Quem ?

So os pacientes com risco iminente de vida, sujeitos instabilidade de sinais vitais. No deseja ser perturbado em qualquer hiptese.
O que fazer? -Perguntas e exames objetivos e extremamente indispensveis; Respeitar seu estado fsico e psquico; No agravar seu sofrimento.

O que no fazer?
- Desfavorecer a recuperao do paciente; Agir contra sua vontade.

O PACIENTE FORA DE TERAPUTICA (TERMINAL)


Quem ?

POSSIBILIDADE

Aquela que sofre de uma doena incurvel em fase avanada, para a qual no h recursos mdicos capazes de alterar o prognstico de morte em curto ou mdio prazo.
* Elisabeth Kbler-Ross: negao, raiva, negociao, depresso e aceitao.

O que fazer?

-Entender as peculiaridades; Mostra-se gentil; Aceitar que para tudo h um limite.


O que no fazer? - Trat-lo com desrespeito; possibilidades teraputicas. Deixar de agir dentro das

O PACIENTE COM POUCA INTELIGNCIA


Quem ?

So os casos de retardo mental e de falta de estmulo por dificuldades socioeconmicas.


O que fazer?

-Adotar linguagem simples; Ser gentil e demonstrar interesse.


O que no fazer? - Mediqus; Banalizar.

O PACIENTE SURDO MUDO


Quem ? Paciente que no escuta e nem fala. Algum da famlia faz o papel de intrprete. O que fazer? -Resumir anamnese aos dados essenciais ( possibilidade diagnstica); Treinamento em LIBRAS (linguagem dos sinais), se possvel. O que no fazer? - Ter preconceito; Ser hostil ou impaciente.

AS CRIANAS E OS ADOLESCENTES
Quem ? So aqueles que se encontram em diferentes etapas do desenvolvimento, tendo caractersticas fsicas e principalmente psquicas que os distinguem entre si e dos adultos. O que fazer? -Ter conhecimento tcnico bsico de crescimento e desenvolvimento (fsico e emocional); Relacionar-se com a famlia (relao mdico paciente complexa); Ser atencioso, confivel e emptico; Tratar com naturalidade sobre temticas tabu sexualidade, aborto, gravidez, etc; Linguagem clara e objetiva. O que no fazer?

- Ser desrespeitoso; Tratar criana como adulto pequeno e adolescente como adulto completo; Faltar com o sigilo profissional e tica.

OS IDOSOS
Quem ? O conceito de idoso envolve mais do que uma demarcao de idadelimite biolgica. Idoso, em termos estritos, aquele que tem muita idade e que possui um conjunto de caractersticas psquicas inerentes a sua fase de desenvolvimento.

O que fazer?
-Ter ateno e respeito desde o incio; Agir com pacincia e delicadeza, aceitando manias; Driblar a diferena de idade; Lidar com a impotncia perante a morte. O que no fazer? - Ser rspido, desatencioso ou negligente.

FAMLIA
ESPECIAL

SUS + PSF

CONCLUINDO...

REFERNCIAS
1. MOREIRA FILHO, Augusto Alonso. Relao mdico-paciente: teoria e prtica, o fundamento mais importante da prtica mdica. Belo Horizonte: Coopmed, 2005. 2. NAVARRO, M. D. Tipos de pacientes, tipos de mdicos. Medical Economics. Barcelona: 2009. 3. PORTO, C. C. Semiologia mdica. 5 ed. Rio de Janeiro: 2005.

Вам также может понравиться