Вы находитесь на странице: 1из 13

REDES DE

COMPUTADORES

III

Curso Tcnico de Informtica

SISTEMA DE NUMERAO BINRIO. ENTENDENDO COMO FUNCIONA.


O que Sistema Binrio? Sistema de numerao binrio um sistema de numerao que utiliza somente dois algarismos: o zero (0) e o um (1). Portanto, um sistema de base 2. O sistema binrio serve de fundamento para a lgebra booleana (de George Boole - matemtico ingls), que permite fazer operaes lgicas e aritmticas usando-se apenas dois dgitos ou dois estados (sim e no, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado).

SISTEMA DE NUMERAO BINRIO. ENTENDENDO COMO FUNCIONA.

SISTEMA DE NUMERAO BINRIO. ENTENDENDO COMO FUNCIONA.


Com os dois algarismos utilizados no sistema de numerao binrio, conseguimos representar apenas as quantidades 0 e 1. O que fazemos ento, quando queremos representar quantidades maiores que 1 no sistema binrio? Usamos duas casas (assim como acontece no sistema decimal que, depois do nove passa a ter duas casas). Quando no conseguimos mais representar com duas casas, passamos para trs e assim por diante.

A tabela abaixo ilustra a evoluo da formao das quantidades no sistema dos nmeros binrios:

SISTEMA DE NUMERAO BINRIO. ENTENDENDO COMO FUNCIONA.


Podemos perceber que, como existem s dois algarismos, o nmero de casas necessrias para representar as quantidades cresce muito rapidamente. Com quatro casas, conseguimos representar apenas 16 nmeros. Na numerao decimal, com quatro casas representamos 10000 nmeros, ou seja, de 0 a 9999.

SISTEMA DE NUMERAO BINRIO. ENTENDENDO COMO FUNCIONA.

Como fazemos para saber qual a quantidade que um determinado nmero binrio representa no sistema decimal? Como fazemos para saber qual o nmero binrio que um determinado nmero decimal representa?

CONVERSO DE NMEROS BINRIOS EM DECIMAIS


Podemos dizer que para transformar um nmero binrio na sua respectiva quantidade decimal, basta multiplicar cada um de seus algarismos por uma determinada potncia de 2. O ltimo algarismo (bem direita) multiplicado por 2, o penltimo por 21, o prximo por 22 e assim por diante. O valor real do nmero a soma destas multiplicaes.

CONVERSO DE NMEROS BINRIOS EM DECIMAIS


Para entender tudo isso melhor, vamos fazer um exemplo prtico. Vamos converter o nmero binrio 11010010 para decimal.

CONVERSO DE NMEROS BINRIOS EM DECIMAIS

Assim, 11010010(2) = 1x27 + 1x26 + 0x25 + 1x24 + 0x23 + 0x22 +1x21 + 0x20 = 210(10)

CONVERSO DE NMEROS DECIMAIS EM BINRIOS

Essa converso ser feita da direita para a esquerda, isto , determina-se primeiro o ultimo algarismo da direita (o que vai ser multiplicado por 20), em seguida o segundo algarismo (o que vai ser multiplicado por 21) e assim por diante. No sistema de numerao binrio, o nmero par termina em 0 e o nmero mpar termina em 1. Portanto, o principal de tudo saber se o nmero decimal par ou mpar. Para saber se um nmero decimal qualquer par ou mpar, basta dividi-lo por dois. Se o resto for 0 o nmero ser par. Se o resto for 1 o nmero ser mpar. Assim, determina-se o primeiro algarismo da direita (que vai ser multiplicado por 20) pela simples diviso do nmero decimal por dois; se o resto for 0 (nmero par) o algarismo da direita 0; se o resto for 1 (nmero mpar) o algarismo da direita 1.

CONVERSO DE NMEROS DECIMAIS EM BINRIOS

Em seguida, para se determinar o segundo algarismo do nmero binrio, basta lembrar que ele a parte inteira do nmero original dividido por dois, abandonado o resto, pois na base dois, ao se dividir um nmero por dois, basta levar a vrgula para a esquerda. Assim, pegando-se o resultado da diviso do nmero original por dois, abandonando o resto (que j foi utilizado para determinar o primeiro algarismo em binrio), vamos verificar se ele par ou mpar, ou seja, dividi-lo por dois. Se for par (resto 0) o segundo algarismo ser 0. Se for mpar (resto 1), o segundo algarismo ser 1. Fazemos o mesmo processo sucessivamente, at no conseguirmos mais dividir o nmero por dois, determinando assim, todos os algarismos do nmero binrio.

CONVERSO DE NMEROS DECIMAIS EM BINRIOS


Para ficar mais claro, vamos a um exemplo prtico: Vamos converter o nmero 45 de decimal para binrio.

Вам также может понравиться