Вы находитесь на странице: 1из 14

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS E

PRESSUPOSTOS DE VALIDADE DOS CONTRATOS

PRESSUPOSTOS DE VALIDADE DO NEGCIO


JURDICO
PRESSUPOSTOS X ELEMENTOS O Cdigo Civil, em seu art. 104, menciona quais os pressupostos de validade do negcio jurdico: a) a capacidade do agente; b) o objeto lcito; c) a forma prescrita em lei.

ELEMENTOS DO NEGCIO JURDICO


O negcio jurdico fundado na vontade das partes; Idoneidade do objeto; Forma do negcio.

ESCADA PONTEANA

A teoria geral dos negcios jurdicos aplica-se aos contratos. O negcio jurdico uma forma de exerccio da autonomia privada. o direito da pessoa regulamentar os prprios interesses. Na viso de Pontes de Miranda, o negcio jurdico dividido em trs planos, o que gera um esquema grfico como uma escada com trs degraus, denominada por parte da doutrina, como escada ponteana.

ESCADA PONTEANA -ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS CONTRATOS


PLANO DE EFICCIA
CONDIO, TERMO, ENCARGO EFEITOS DO NEGCIO

PLANO DE VALIDADE
CAPACIDADE, LIBERDADE, LICITUDE , POSSVEL , DETERMINADO, ADEQUADA REQUISITOS DE VALIDADE

PLANO DE EXISTNCIAAGENTE, VONTADE, OBJETO E FORMA PRESSUPOSTOS DE EXISTNCIA

PRIMEIRO DEGRAU

O plano da existncia. Onde esto os elementos mnimos, os pressupostos de existncia. Sem eles, o negcio no existe. Substantivos (partes, vontade, objeto e forma) sem adjetivos. Se no tiver partes, vontade, objeto e forma, ele no existe. Dvida prtica: O CC/2002 adota expressamente o plano da existncia? No, no h previso contra a teoria da existncia. No artigo 104, j trata do plano da validade. E tambm, s h regras para a nulidade absoluta: arts.166 e 167; e nulidade relativa ou anulabilidade, art 171, todos do CC.

PLANO DA EXISTNCIA EST EMBUTIDO NO DA VALIDADE

(IMPLCITO). TEORIA INTIL PARA ALGUNS DOUTRINADORES: CASAMENTO INEXISTENTE: RESOLVE COM A QUESTO DA NULIDADE; CONTRATO
PLANO INEXISTENTE SE RESOLVE COM A TEORIA DA

NULIDADE.

MAS

UMA TEORIA DIDTICA.

VRIOS

AUTORES SO ADEPTOS DA TEORIA DA INEXISTNCIA.

SEGUNDO DEGRAU

O plano da validade. Os substantivos recebem os adjetivos. Requisitos de validade (art 104) -> partes capazes, vontade livre (sem vcios), objeto lcito, possvel ou determinado ou determinvel, e forma prescrita ou no defesa em lei. Temos aqui os requisitos da validade. No h dvida, o cdigo civil adotou o plano da validade. Se tenho um vcio de validade, ou problema estrutural, ou funcional, o negocio jurdico (contrato) ser nulo ( arts.166 e 167CC) ou anulvel (171 do CC).

TERCEIRO DEGRAU

O plano da eficcia. Esto as conseqncias do negcio jurdico, seus efeitos prticos no caso concreto. Elementos acidentais (condio, termo e encargo).

QUESTO

Anlise de caso: Digamos que em 1998, celebrei um contrato. Qual cdigo civil vou aplicar: o de 1916, que estava em vigncia naquele ano ou o de 2002, que est em vigncia atualmente? Posso aplicar os dois cdigos?

QUANTO AO PLANO DA VALIDADE, APLICO O DE 1916. A NORMA DO MOMENTO DA CELEBRAO. QUANTO S EFICCIAS, APLICO O DE 2002, POIS EST PRODUZINDO EFEITOS AGORA. NORMA DO MOMENTO DA PRODUO DOS EFEITOS. O TEMPO REGE O ATO: NORMA DA EFICCIA.POR EXEMPLO: ARTIGO 1638, PARGRAFO 2 - A AO DE ALTERAO DE REGIMES DE BENS (PLANO DA EFICCIA, POIS CONSEQNCIA DO CASAMENTO). POSSVEL ALTERAR REGIMES DE
BENS EM CASAMENTOS CELEBRADOS NA VIGNCIA DO CDIGO DE 1916? SIM.

"A validade dos negcios e demais atos jurdicos, constitudos antes da entrada em vigor deste cdigo, obedece ao disposto nas leis anteriores, referidas no art 2045, mas os seus efeitos, produzidos aps a vigncia deste Cdigo, aos preceitos dele se subordinam, salvo se houver sido prevista pelas partes determinada forma de execuo".

OUTRO EXEMPLO: MULTA DE CONDOMNIO. PLANO DA EFICCIA. NA VIGNCIA DA LEI ANTERIOR, A MULTA MORATRIA ERA DE 20% DO VALOR DA DVIDA. NO NOVO CDIGO, CAIU PARA 2%. O CONDOMNIO FOI ADQUIRIDO NA VIGNCIA ANTERIOR,
MAS O INADIMPLEMENTO NA VIGNCIA

ATUAL.

RESUMINDO
Se estiver no plano da Existncia: no tem como se falar em norma anterior ou atual; Se estiver no plano da Validade: Nulo ou anulvel; Norma do momento da celebrao. O restante eficcia. (conseqncias, por ex.) -> Norma do momento dos efeitos. (Juros esto no plano da Eficcia, so conseqncias!). Mesmo na quebra de contratos celebrados antes de 2002, utiliza-se atualmente o Novo Cdigo!!!

Вам также может понравиться