Вы находитесь на странице: 1из 21

O Juzo Particular

RECAPITULANDO...
Cu Inferno

Juzo Final

Cu

Purgatrio

Inferno

Juzo Particular
(alma) Morte (corpo)

Sepulcro

Cenrio Etapas do Julgamento Quando acontece o JP? Onde acontece o JP? Quem ser o Juiz? No haver2 audincia. Havero dois livros. Balana da Justia Divina

Os acusadores

O Exame

A Sentena

Quando acontece o Juzo Particular?

Quando acontece o Juzo Particular?


"Como est determinado que os homens morram uma s vez, e logo em seguida vem o juzo," (Hb 9,27)
Quando os familiares que esto junto ao leito do defunto se ocupam ainda de fechar seus olhos e cruzar-lhe as mos, a alma j foi julgado. o momento mais importante da nossa existncia: um momento terrvel para todos, o momento para o qual fomos vivendo todos estes anos na terra, o momento para o qual toda a vida esteve orientada. o dia da retribuio para todos, como est no Salmo 62, versculo 13: pois tu devolves a cada um conforme s suas obras. Voc pode at fugir da igreja, fugir da orao, fugir da verdade, mas do Juzo ningum foge.

Onde acontece o Juzo Particular? No prprio lugar onde a alma se separa do corpo julgada por nosso Senhor Jesus Cristo, escreve Santo Afonso Maria de Ligrio.
Num leito de hospital, eletrocutado, em um acidente de carro, assassinado, afogado etc...

Onde acontece o Juzo Particular?

Quem ser o Juiz? Jesus Cristo, o qual no delega seu poder a ningum, mas vem ele mesmo julgar Vir com amor para os fiis, e com terror para os pecadores, para os incrdulos Nesse momento a misericrdia d lugar a justia.

Quem ser o Juiz?


Porquanto todos ns teremos de comparecer manifestamente perante o Tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuio do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal
Escreve Santo Afonso Maria de Ligrio: Qual no ser o espanto daquele que, vendo pela primeira vez o seu Redentor, vir tambm indignao divina! Quem poder substituir ante a face de sua indignao? (Naum 1, 6)

Quem ser o Juiz?


Se tememos um Juiz terreno...
Ento os reis da terra, os grandes, os chefes, os ricos, os poderosos, todos, tanto escravos como livres, esconderam-se nas cavernas e grutas das montanhas. E diziam s montanhas e aos rochedos: Ca sobre ns e escondei-nos da face daquele que est sentado no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o Grande Dia da sua ira, e quem poder subsistir? (Apoc 6, 15 17).

No Tribunal no h apelao...
No h para onde fugir:
Os anjos

Satans que o acusa

Conscincia

Os pecadores que o acusam

Inferno aberto

No h segunda audincia

Havero dois livros abertos:

O Evangelho
A Conscincia

A Balana da Justia Divina:


Na balana da justia Divina no estaro as riquezas, a beleza, os diplomas, a inteligncia, as amizades, a influncia, a popularidade e simpatia etc, mas apenas as obras de amor para com Deus e o prximo.
... pois as suas obras os seguem". (Ap 14,13)

Foste pesado na balana diz Daniel ao ru Baltazar e achado demasiadamente leve (Daniel 5, 27)

Havero alguns acusadores:

Satans Os Anjos da Guarda Os homens As paredes A conscincia As chagas de Cristo

Satans:
Diz Santo Agostinho: Satans representar as obrigaes em que no nos empenhamos e que deixamos de cumprir, denunciar-nos- todas as faltas, marcando o dia e o lugar em que as cometemos: ... porque foi precipitado o acusador de nossos irmos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus". (Ap 12,10b) Satans dir ao Juiz, que Jesus Cristo: Senhor, eu no sofri nada por este ru; mas ele vos abandonou, a vs que destes a vida para salv-lo, e ele se fez meu escravo; (e o demnio dir).Ainda a mim que ele pertence, escreve Santo Agostinho

Satans:
O ru ousar dizer ao juiz Jesus Cristo: Senhor Jesus, seguir o demnio era mais fcil, porque a lei de Deus muito exigente.Mas o demnio gritar contra o ru dizendo: No verdade, no verdade. E o demnio dir: Eu te fazia trabalhar mesmo no domingo, enquanto a lei de Deus te teria concedido descanso. E tu trabalharas para mim, sem te lamentares. Eu te fazia beber mesmo quando j no tinhas sede: e tu, por mim, bebias, at te sentires mal, at te bestializares na embriaguez, e eu sorria muito de voc. Eu te mandava danar: e tu, cansado dos seis dias de trabalho, danavas no domingo para me fazeres dar gargalhadas. Eu te sugeria um encontro com prostitutas: e tu, para me escutares, deixavas a tua famlia e, embora fizesse frio, embora chovesse, te agentavas esperar debaixo da gua, por horas e horas, aquelas pessoas. Eu te impunha esbanjares no vcio o suor da tua semana, aquele dinheiro que ganhastes com tanta dificuldade: e tu, que tinhas medo de dar um centavo de esmola, consumias nas reunies e nos prazeres o sustento de tua famlia. Tu que passastes a vida inteira me servindo, querer agora escapar-te das minhas mos. No permitirei! Voc me pertence.
Voc est tranqilo para comparecer perante o tribunal de Deus? Voc um catlico autntico; ou um boneco nas mos de satans? Examine-se com sinceridade.

Os Anjos da Guarda
Em vo eu o guardava, pois por sua teimosa vontade, ele ia ter com as pessoas ms e aos lugares perigosos. s tempestades de remorsos que eu lhe suscitava no corao, ele no quis render-se; foi tudo em vo, tudo em vo.

Os homens
Os inocentes Vinga nossas almas (Apoc 6, 10).
Os cmplices dos pecados do ru - Gritaro ao Juiz: com ele aprendi a blasfemar, a ofender-te, a usar roupas imorais, a ver novelas e outras coisas que no te agradam.

. Talvez os abortados.

OBS: Talvez muitos na hora do Juzo tentaro se desculparem; dizendo que tudo foi por fraqueza etc., mas todos os santos saltaro e gritaro: Tambm ns ramos de carne e sangue como vocs, e nos salvamos.Realmente no haver desculpas para os relaxados.

As paredes
At as paredes, que viram o ru pecar, tornar-se-o acusadoras, como est no livro de Halacuc, captulo 2, versculo 11: Sim, da parede a pedra gritar, e do madeiramento as vigas respondero.

A Conscincia
Eles mostram a obra da lei gravada em seus coraes, dando disto testemunho sua conscincia e seus pensamentos que alternadamente se acusam ou defendem no dia em que Deus segundo o meu evangelho julgar, por Cristo Jesus, as aes ocultas dos homens. (Romanos 2, 15 16)

OBS: So Bernardo de Claraval diz que os pecados do ru diro na hora do juzo: Tu nos fizeste; somos tuas obras, e no te abandonaremos.

As Chagas de Cristo

O Exame
E acontecer, naquele tempo, que eu esquadrinharei Jerusalm com lanternas. (Sofonias 1, 12) Se o justo com dificuldade consegue salvar-se, em que situao ficar o mpio e pecador?, (1 Pedro 4,18) O ru deve dar conta de toda palavra ociosa, que contas se daro de tantos maus pensamentos voluntrios, de tantas palavras impuras? Aquele que passou a sua vida aqui na terra perdendo tempo com o lixo do mundo; que pisou na graa de Deus, que cometeu pecados e mais pecados, etc ; o que responder ele a Jesus Cristo, seu juiz? Far como aquele homem do Evangelho, que se apresentou ao banquete sem a veste nupcial. (Mt 22, 12). As prprias culpas lhe fechou a boca (Salmo 106, 42) Dei-lhe o fruto de suas mos (Prov 13,13)

A Sentena
E o juiz pronunciar a sentena: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno! ou Vinde benditos do meu Pai tomai posse do Reino que esta preparado para vs desde a criao do mundo (Mt 25, 34; 41). E a quem recorrer?! Neste momento, os caminhos mal andados j no se podem desandar; as blasfmias, as heresias, as calnias j se no podem retratar; as mximas errneas j no se podem substituir pelas verdadeiras, nem os pecados mudar em virtudes! Passou o tempo do perdo; a hora presente de justia! No haver tambm porque ter pena dos que se perdem, pois receberam nesta vida na medida adequada para eles graa suficiente para se salvarem:foram eles prprios que rejeitaram a misericrdia de Deus, que no lhes faltou. Dentro em breve se h de dar conosco esta cena. Hora tremenda a do julgamento.

Conselho Prtico:
Ento, catlico, julga-te a ti mesmo, se no queres ser to severamente julgado depois da tua morte. julga as tuas aes, as tuas palavras, os teus pensamentos, e faa penitncia por tudo que achares digno de castigo.

Вам также может понравиться