Вы находитесь на странице: 1из 60

O protocolo de comunicao HART mundialmente reconhecido como um padro da indstria para comunicao de instrumentos de campo inteligentes 420mA, microprocessados.

O uso dessa tecnologia vem crescendo rapidamente e hoje virtualmente todos os maiores fabricantes de instrumentao mundiais oferecem produtos dotados de comunicao HART

Comunicao Analgica + Digital

H vrios anos, a comunicao de campo padro usada pelos equipamentos de controle de processos tem sido o sinal analgico de corrente, o miliampre (mA).

Na maioria das aplicaes, esse sinal de corrente varia dentro da faixa de 4-20mA proporcionalmente varivel de processo representada.

Virtualmente todos os sistemas de controle de processos de plantas usam esse padro internacional para transmitir a informao da varivel de processo.

Comunicao Digital + Sinal Analgico Simultneo

Especificaes HART

O Modelo OSI permite comunicao entre mquinas heterogneas e define diretivas genricas para a construo de redes de computadores (seja de curta, mdia ou longa distncia) independente da tecnologia utilizada.

Camada 7

Aplicativo

Aqui se encontram os softwares: browser, software de e-mail, FTP, bate-papo.. Ela responsvel pela representao dos dados (para que seja independente do tipo de CPU ou do sistema operacional, por exemplo) e - eventualmente - da criptografia Responsvel pelo estabelecimento e manuteno das sesses (ou seja, iniciar um dilogo entre duas mquinas: verificar se a outra mquina est pronta para se comunicar, se identificar, etc.) Responsvel pela ligao total. Cuida da fragmentao dos dados em pequenos pacotes e verifica se eles foram transmitidos corretamente

Camada 6

Apresentao

Camada 5

Sesso

Camada 4

Transporte

Camada 3

Rede

Responsvel pelo transporte, endereamento e roteamento dos pacotes


Responsvel pela codificao (ou modulao) dos dados para que eles sejam transportveis pela camada fsica. Tambm detecta erros de transmisso e sincronizao.

Camada 2

Ligao de dados

A Camada Fsica especifica como os dispositivos sero conectados mecanicamente e eletricamente (tipo de cabo, distncias, aterramento) e define de que forma o sinal digital ser codificado

A Camada de Enlace divide a informao a ser transmitida em pacotes, adiciona os bits referentes deteco de erros e controla o acesso ao meio.

A Camada de Aplicao define os comandos, respostas, tipos de dados e decodifica os relatrios de status do instrumento.

Sinal HART

O sinal HART FSK possibilita a comunicao digital em duas vias, possibilitando a transmisso e recepo de informaes adicionais, alm da normal, que a varivel de processo em instrumentos de campo inteligentes.

O protocolo HART se propaga h uma taxa de 1200 bits por segundo, sem interromper o sinal 4-20mA e permite uma aplicao tipo mestre possibilitando duas ou mais atualizaes por segundo vindas de um nico instrumento de campo.

Estrutura da Mensagem HART


Prembulo Caractere de Incio Endereo Comando Contador de Bit Status Dados Checksum

Prembulo
Possui entre 5 e 20 caracteres. Auxlio na sincronizao do stream de caracteres.

Caractere de Incio
Indica o tipo de mensagem. Formato do endereo.

Endereo
Possui de 1 a 5 bytes. Endereo do mestre e escravo.

Comando
Possui 1 byte. contm o tipo de comando HART.

Contador de Bytes
Possui 1 byte. Contm o nmero de bytes dos campos Status e Dados.

Status
Possui 2 bytes Contm informaes sobre erros de comunicao.

Dados
Pode ou no estar presente. So dados transmitidos que podem ser em vrios formatos.

Checksum
Possui 1 byte Contm uma paridade longitudinal dos bytes anteriores. Usado para deteco de erros.

Topologia
Flexvel acesso usando-se at dois mestres. Mestre primrio:
SDCD (Sistema Digital de Controle Distribudo) CLP. Controle central baseado em computador. Multiplexador. Sistema de monitorao.

Mestre secundrio:
HandHeld.

Ponto a Ponto

Dois mestres acessando informao de um instrumento de campo

Multidrop

Conexo HART em Multidrop

Split-Range A condio de split-range usada em uma situao especial onde normalmente dois posicionadores recebem o mesmo sinal de controle.

Conexo HART com tcnica split-range.

Comandos HART
Comandos Universais Todos os instrumentos que utilizam o protocolo HART devem reconhecer e suportar comandos universais. Comandos Prticos Permitem acessar funes que so implementadas em alguns instrumentos. Comandos Especficos Permitem o acesso a caractersticas exclusivas do instrumento.

WirelessHART

O WirelessHART passou a fazer parte do protocolo HART em setembro de 2007, sendo o primeiro padro de comunicao sem fio aberto projetado especificamente para aplicaes das indstrias de processos.

Comparado a sistemas com conexes do tipo estrela, a arquitetura WirelessHART mais confivel e consideravelmente mais simples de se instalar e manter. O protocolo HART oferece suporte a redes WirelessHART nativas e adaptadas, ou seja, tanto dispositivos de campo totalmente sem fio, quanto dispositivos tradicionais ligados a adaptadores sem fio.

protocolo Modbus.

Hoje um dos protocolos mais usados na rea industrial, o protocolo Modbus.

O protocolo MODBUS uma estrutura de mensagem desenvolvida pela empresa Modicon em 1979, usada para estabelecer comunicao entre os dispositivos mestre-escravo / clienteservidor entre dispositivos conectados a diferentes tipos de barramentos ou topologias de rede.

Comunicao entre os dispositivos MODBUS

Os dispositivos MODBUS comunicam-se utilizando a tcnica mestre-escravo no qual permite que somente um dispositivo (o mestre) possa iniciar as transaes (chamadas de queries).

Os outros dispositivos (escravos) respondem de acordo com o pedido do mestre, ou de acordo com a tarefa em questo, um dispositivo perifrico escravo (vlvula, drive de rede ou outro dispositivo de medio), que processa a informao e envia o dado para o mestre

Protocolo Modbus em Linha Serial

O protocolo Serial Mobus um protocolo mestre-escravo.

. Este protocolo pertence a 2 camada do Modelo de Referncia OSI (A 2 camada a de ligao de dados que tambm conhecida como de enlace de dados.

Esta camada detecta e corrige erros que possam acontecer no nvel fsico. responsvel por controlar o fluxo e tambm estabelece um protocolo de comunicao entre sistemas diretamente conectados).

Sendo um protocolo mestre/escravo, em determinado sistema, apenas existe um mestre. o mestre que responsvel por estabelecer o inicio de qualquer comunicao. Os escravos apenas respondem ao mestre quando por ele solicitado, os escravos no comunicam entre si.

Regras de Endereamento Modbus

O mestre no possui endereo. Os escravos podem utilizar os endereos de 1 a 247 no podendo haver escravos com o mesmo endereo.

O mestre utiliza o endereo 0 (zero) quando pretende enviar uma mensagem para todos os escravos do barramento (broadcast message). Todos os escravos devem reconhecer o endereo de broadcast.

Modo de transmisso serial para a rede MODBUS

Os dois modos de transmisso serial so definidos como: Modo RTU (Remote Terminal Unit) e modo ASCII. Estes modos definem o contedo em bits dos campos das mensagens transmitidas serialmente no barramento.

. Eles determinam como a informao empacotada nos campos das mensagens e, posteriormente, como so decodificadas. O modo de transmisso (e o padro da porta serial) deve ser o mesmo em todos os dispositivos conectados a linha serial.

Embora o modo ASCII seja requerido em algumas aplicaes especficas, interoperabilidade entre dispositivos Modbus pode ser alcanada somente se cada dispositivo tiver o mesmo modo de transmisso.

Modo de Transmisso RTU

barramento serial Modbus utilizando o modo RTU, cada byte (8 bits) na mensagem ir conter 2 caracteres hexadecimais de 4 bits. A principal vantagem deste modo que sua maior densidade de caracteres permite um melhor processamento de dados do que o modo ASCII para o mesmo baud rate.

Modo de transmisso em ASCII

A comunicao Modbus em ASCII, quando em linha srie, cada byte de mensagem enviado como 2 (dois) caracteres ASCII. Este modo menos eficiente do que o Modbus RTU uma vez que em Modbus ASCII cada byte de mensagem necessita de dois caracteres (duas palavras).

O Modbus ASCII, como menos eficiente, apenas utilizado quando o meio fsico ou o equipamento no permite utilizar o Modbus RTU.

Modbus sobre TCP/IP

De forma a aumentar a velocidade do protocolo Modbus bem como incrementar a sua versatilidade, foi desenvolvido uma nova variante que pudesse utilizar a ethernet (ethernet um protocolo de envio de dados que usamos diariamente) como meio fsica.

Assim nasceu o protocolo Modbus TCP/IP que acrescenta simplicidade do Modbus as vantagens do TCP/IP sobre ethernet. Esta variante, lanada em 1999, foi o primeiro protocolo aberto a utilizar o TCP/IP sobre ethernet.

Com a utilizao da ethernet como meio fsico fez com que o Modbus passasse a fronteira da planta industrial ou das salas tcnicas em edifcios. Com este novo meio fsico possvel utilizar o Modbus em todo o local onde exista rede ethernet,

isto o Modbus chega agora a todo o local onde exista um computador com ligao rede ethernet ou internet. A acrescentar a estas vantagens fsicas h o fato dos protocolos Modbus serem abertos no havendo lugar a pagamento de licenas a qualquer entidade.

O Modbus pode tirar partido de todas estas vantagens do TCP/IP sobre ethernet sem necessidade de desenvolver equipamentos prprios para a construo e manuteno da rede.

Вам также может понравиться

  • Escalonamento BA 2017
    Escalonamento BA 2017
    Документ26 страниц
    Escalonamento BA 2017
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Lista 1
    Lista 1
    Документ4 страницы
    Lista 1
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Fisica 4 o Modulo
    Fisica 4 o Modulo
    Документ10 страниц
    Fisica 4 o Modulo
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Ev1 15
    Ev1 15
    Документ15 страниц
    Ev1 15
    pedro13000
    Оценок пока нет
  • Ev2 15
    Ev2 15
    Документ10 страниц
    Ev2 15
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • PN AriaNa4Corda
    PN AriaNa4Corda
    Документ3 страницы
    PN AriaNa4Corda
    Yuji Shimahara
    Оценок пока нет
  • Ev1 11
    Ev1 11
    Документ11 страниц
    Ev1 11
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • rv1 05
    rv1 05
    Документ2 страницы
    rv1 05
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Lista de exercícios de física sobre oscilações harmônicas
    Lista de exercícios de física sobre oscilações harmônicas
    Документ9 страниц
    Lista de exercícios de física sobre oscilações harmônicas
    Julyana Mendes
    100% (1)
  • 487 Estatica Exercicios Andre Motta
    487 Estatica Exercicios Andre Motta
    Документ2 страницы
    487 Estatica Exercicios Andre Motta
    Diego Galdino
    Оценок пока нет
  • Ev2 16
    Ev2 16
    Документ0 страниц
    Ev2 16
    nelson de oliveira
    Оценок пока нет
  • Algebra Linear Exercicios Olimpo
    Algebra Linear Exercicios Olimpo
    Документ16 страниц
    Algebra Linear Exercicios Olimpo
    Julio Sousa
    Оценок пока нет
  • Ev2 13
    Ev2 13
    Документ14 страниц
    Ev2 13
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Apresentación 4
    Apresentación 4
    Документ55 страниц
    Apresentación 4
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Presentation Final
    Presentation Final
    Документ60 страниц
    Presentation Final
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Presentation Final
    Presentation Final
    Документ60 страниц
    Presentation Final
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Toy Perna Dir
    Toy Perna Dir
    Документ1 страница
    Toy Perna Dir
    Dário Menezes
    Оценок пока нет
  • Gabarito
    Gabarito
    Документ1 страница
    Gabarito
    Claude Lima
    Оценок пока нет