Вы находитесь на странице: 1из 10

Imagem Linguagem Visual

Considerar a imagem como uma mensagem visual

composta de diversos tipos de signos equivale a consider-la como um discurso e, portanto, como uma ferramenta de expresso e de comunicao.

Imagem

Polissmica (permite vrias interpretaes), ambgua

Seu sentido composto de camadas sucessivas de sentidos

1 nvel - denotativo Estratificao de sentidos 2 nvel - conotativo

Toda imagem portadora de uma dupla mensagem: uma codificada (conotao), que remete a um determinado saber cultural e seus significados, e outra no codificada (denotao).

sentido primeiro - denotao Uma mulher em primeiro plano e um frasco de perfume ao fundo

O que que isso significa?

Agora procura-se o sentido segundo - conotao da imagem

Requer compreender pores do plano simblico que correspondem a um conjunto de prticas e tcnicas.

O segundo sentido apoia-se sobre o primeiro, mas os dois no coexistem pacificamente. Focar um implica desfocar o outro.

Segundo Barthes, h um ponto comum para o qual remetem todos os sistemas conotativos: a ideologia. A ideologia a forma dos significados de conotao

Toda a linguagem icnica resultado de uma estratgia significativa e como tal persuasiva

Cada imagem, seja publicitria institucional, educativa, etc., esfora-se por convencer sua maneira. Ao usarmos determinadas imagens revelamos orientaes subjetivas e nicas.

Imagem

Ancoragem- retira a ambigidade Relaes com a linguagem Revezamento- partes do sentido completo

Na linguagem do dia-a-dia usamos as palavras conforme as situaes que nos so apresentadas. Por exemplo, quando algum diz a frase Isso um castelo de areia, pode atribuir a ela sentido denotativo ou conotativo. Denotativamente, significa construo feita na areia da praia em forma de castelo; conotativamente, ocorrncia incerta, sem solidez. Denotao: o uso do signo em seu sentido real. Conotao: o uso do signo em sentido figurado, simblico; refere-se a associaes sugeridas pela imagem.

Quando a ilustrao uma imagem que acompanha um texto, ento, preciso reconhecer
que a ilustrao no tem funo isoladamente, mas em relao a um texto.

Funes das imagens no texto Representativa: quando imita a aparncia do ser ao qual se refere; Descritiva: quando detalha essa aparncia; Narrativa: quando situa o ser representado em devir, atravs de transformaes (no estado do ser representado) ou aes (por ele realizadas); Simblica: quando sugere significados sobrepostos ao seu referente, mesmo que arbitrariamente, como o caso das bandeiras nacionais; Esttica: quando enfatiza a forma da mensagem visual, ou seja, sua configurao visual; Ldica: quando orientada para o jogo, incluindo-se o humor como modalidade de jogo; Conativa: quando orientada para o destinatrio, visando influenciar seu comportamento, atravs de procedimentos persuasivos ou normativos; Pontuao: quando orientada para o texto junto ao qual est inserida, sinalizando seu incio, seu fim ou suas partes, nele criando pausas ou destacando alguns de seus elementos.

REFERNCIAS A relao entre imagem e texto na ilustrao de poesia infantil Semitica na comunicao publicitria: alguns pingos nos is Semitica: A lgica da Comunicao Bauer, M. W. e Gaskell, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um manual prtico. Petrpolis: Editora Vozes, 3 ed. 2004

Вам также может понравиться