Вы находитесь на странице: 1из 20

Geografia .

Aula 01

Aspectos Fsicos do Brasil De onde vem tanta contradio e diversidade?

Que pas esse?

http://rogeliocasado.blogspot.com /2007/11/lanamento-doalmanaque-brasil.html

spintravel.blogtvbrasil.com.br

http://www.ese.ips.pt/abolina/webq uests/amazonas/florestaamazonica .html http://www2.jornaldotocantins.com.br/anteriores/23abr2004/colunas/antena.htm

http://etudoverdade.blogspot.com/2003/10/piau nico.html

1.1 Observe as imagens abaixo:

23

http://www.brazadv.com/brasil/zonas_climaticas.htm

http://www.brazadv.com/brasil/zonas_climaticas.htm

1.2 O Sol e suas influncias no Brasil


Zonas climticas climas vegetao

Dimenses continentais
Posio em relao s zonas trmicas Extenso longitudinal Extenso latitudinal
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070811084042AAjwZGU

Maritimidade/continentalidade
Altitude

1.3 As zonas climticas determinam a vegetao?


Reduz biodiversidade, porte e densidade

Concentrao de calor e umidade

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u15.jhtm

Reduz biodiversidade, porte e densidade

1.4 Climas no Brasil


Climograma

Equatorial mido (Convergncia dos Alsios) Tropical (Inverno seco e vero mido) Tropical Semi-rido (Tendendo a seco pela irregularidade da ao das massas de ar) Litorneo mido (Influenciado pela Massa Tropical Martima)

Vero Hem. Sul Inverno Hem. Sul


http://personal.telefonica.terra.es/web/herodoto/CLIMOGRAMA/comentaclimograma1.htm

Subtropical mido (Costas orientais e subtropicais, com predomnio da Massa Tropical Martima)
Fonte: Atlas Geogrfico Escolar - Maria Elena Simielli/Mrio De Biasi

1.5 Vegetao no Brasil


Observe as caractersticas necessrias a cada tipo de vegetao no grfico e no mapa.

Adaptado do Super Prof

http://www.portalbrasil.net/brasil_vegetacao.htm

A diversidade, o porte e a densidade da vegetao original brasileira variam conforme a posio

do bioma em relao s linhas imaginrias. Suas caractersticas so determinadas pelo clima.

1.6 Relevo no Brasil: as formas so homogneas?


Observe, com ateno, os mapas abaixo:

http://www.brazadv.com/brasil/zonas_climaticas.htm

1.7 Aspectos Hidrogrficos


Para uma caracterizao mais detalhada, selecione a bacia de interesse na legenda.
Bacia do Atlntico Sul trecho leste Bacia do Atlntico Sul trecho norte e nordeste Bacia do Atlntico Sul trecho sudeste Bacia Platina Bacia do Rio Amazonas

Bacia do Rio So Francisco Bacia do Rio Tocantins


Fonte: Anurio Estatstico do Brasil - 1992 - FIBGE

O Brasil dotado de uma vasta e densa rede hidrogrfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extenso, largura e profundidade. Em decorrncia da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras caractersticas, que lhes conferem um alto potencial para a gerao de energia eltrica. Quanto navegabilidade, esses rios, dado o seu perfil no regularizado, ficam um tanto prejudicados. Dentre os grandes rios nacionais, apenas o Amazonas e o Paraguai so predominantemente de plancie e largamente utilizados para a navegao. Os rios So Francisco e Paran so os principais rios de planalto.

1.8 Bacia do Atlntico Sul - trecho leste


Da mesma forma que no seu trecho norte e nordeste, a bacia do Atlntico Sul no seu trecho leste possui diversos cursos d'gua de grande porte e importncia regional. Podem ser citados, entre outros, os rios Pardo, Jequitinhonha, Paraba do Sul, Vaza-Barris, Itapicuru, das Contas e Paraguau. Por exemplo, o rio Paraba do Sul est localizado entre os estados de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os de maior significado econmico no pas, possui ao longo do seu curso diversos aproveitamentos hidreltricos, cidades ribeirinhas de porte, como Campos, Volta Redonda e So Jos dos Campos, bem com indstrias importantes como a Companhia Siderrgica Nacional.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0370-44672004000400009&script=sci_arttext

1.9 Bacia do Atlntico Sul - trechos norte e nordeste


Vrios rios de grande porte e significado regional podem ser citados como componentes dessa bacia, a saber: rio Acara, Jaguaribe, Piranhas, Potengi, Capibaribe, Una, Paje, Turiau, Pindar, Graja, Itapecuru, Mearim e Parnaba. Em especial, o rio Parnaba o formador da fronteira dos estados do Piau e Maranho, por seus 970 km de extenso, desde suas nascentes na serra da Tabatinga at o oceano Atlntico, alm de
http://www.jaguaribe-ce.com/fotosdacidade.html

representar uma importante hidrovia para


o transporte dos produtos agrcolas da regio.

2.0 Bacia do Atlntico Sul - trechos sudeste e sul

A bacia do Atlntico Sul, nos seus trechos sudeste e sul, composta por rios da importncia do Jacu, Itaja e Ribeira do Iguape, entre outros. Os mesmos possuem importncia regional, pela participao em atividades como transporte hidrovirio, abastecimento d'gua e gerao de energia eltrica.
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ely/cap3.html

2.1 Bacia Platina, ou dos rios Paran e Uruguai


A bacia platina, ou do rio da Prata, constituda pelas subbacias dos rios Paran, Paraguai e Uruguai, drenando reas do Brasil, Bolvia, Paraguai, Argentina e Uruguai.O rio Paran possui cerca de 4.900 km de extenso, sendo o segundo em comprimento da Amrica do Sul.

formado pela juno dos rios Grande e Paranaba. Possui como principais tributrios os rios Paraguai, Tiet, Paranapanema e Iguau. Representa trecho da fronteira entre Brasil e Paraguai, onde foi implantado o aproveitamento hidreltrico binacional de Itaipu, com 12.700 MW, maior usina hidreltrica em operao do mundo.
O rio Paraguai, por sua vez, possui um comprimento total de 2.550 km. Nasce prximo cidade de Diamantino, no estado de Mato Grosso, e drena reas de importncia como o Pantanal mato-grossense.

www.klickeducacao.com.br

O rio Uruguai, por fim, possui uma extenso da ordem de 1.600 km, drenando uma rea em torno de 307.000 km2. O rio Uruguai forma a fronteira entre a Argentina e Brasil e, mais ao sul, a fronteira entre Argentina e Uruguai, sendo navegvel desde sua foz at a cidade de Salto, cerca de 305 km a montante.

2.2 Bacia do rio Amazonas


Este rio, com uma extenso de aproximadamente 6.500 km, ou superior conforme recentes descobertas, disputa com o rio Nilo o ttulo de mais extenso no planeta. Porm, em todas as possveis outras avaliaes , disparado, o maior. Sua rea de drenagem total, superior a 5,8 milhes de km2, dos quais 3,9 milhes no Brasil, representa a maior bacia hidrogrfica mundial. O restante de sua rea dividi-se entre o Peru, Bolvia, Colmbia, Equador, Guiana e Venezuela. Tal rea poderia abranger integralmente o continente europeu, a exceo da antiga Unio Sovitica. O Rio Amazonas se apresenta como um rio de plancie, possuindo baixa declividade. Sua largura mdia de 4 a 5 km, chegando em alguns trechos a mais de 50 km. Por ser atravessado pela linha do Equador, esse rio apresenta afluentes nos dois hemisfrios do planeta. Entre seus principais afluentes, destacam-se os rios Ia, Japur, Negro e Trombetas, na margem esquerda, e os rios Juru, Purus, Madeira, Tapajs e Xingu, na margem direita.
http://www.naval.com.br/biblio/navios_da_esp/opinia05.htm

http://www.povosdamazonia.am.gov.br/m

2.3 Bacia do rio So Francisco


A bacia do rio So Francisco, nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, e atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio So Francisco possui uma rea de drenagem superior a 630.000 km2 e uma extenso de 3.160 km, tendo como principais afluentes os rios Paracatu, Carinhanha e Grande, pela margem esquerda, e os rios Salitre, das Velhas e Verde Grande, pela margem direita.
http://www.fcth.br/afcth/hidromecanica.htm

De grande importncia poltica, econmica e social, principalmente para a regio nordeste do pas, navegvel por cerca de 1.800 km, desde Pirapora, em Minas Gerais, at a cachoeira de Paulo Afonso, em funo da construo de hidreltricas com grandes lagos e eclusas, como o caso de Sobradinho e Itaparica.

http://www.ana.gov.br/gefsfOld/Imagens/imgs1-1C.asp

2.4 Bacia do rio Tocantins - Araguaia


A bacia do rio Tocantins Araguaia, com uma rea superior a 800.000 km2, se constitui na maior bacia hidrogrfica inteiramente situada em territrio brasileiro. Seu principal rio formador o Tocantins, cuja nascente localiza-se no estado de Gois, ao norte da cidade de Braslia. Dentre os principais afluentes da bacia Tocantins - Araguaia, destacam-se os rios do Sono, Palma e Melo Alves, todos localizados na margem direita do rio Araguaia. O rio Tocantins desemboca no delta amaznico e embora possua, ao longo do seu curso, vrios rpidos e cascatas, tambm permite alguma navegao fluvial no seu trecho desde a cidade de Belm, capital do estado do Par, at a localidade de Peine, em Gois, por cerca de 1.900 km, em pocas de vazes altas. O rio Araguaia nasce na serra das Araras, no estado de Mato Grosso, possui cerca de 2.600 km e desemboca no rio Tocantins na localidade de So Joo do Araguaia, logo antes de Marab. O rio Araguaia navegvel cerca de 1.160 km, entre So Joo do Araguaia e Beleza, porm no possui neste trecho qualquer centro urbano de grande destaque.

http://logisticaetransportes.blogspot.com/2007_03_25_archive.html

2.5 O que explica o aumento dos fenmenos naturais no Brasil?


HOMEM X NATUREZA: quem ganha, quem perde? Como explicar o crescimento dos fenmenos naturais: Crescimento populacional; Intensificao do consumo; Aumento das reas destinadas produo de matria-prima; Desequilbrio entre os elementos climticos; Super emisso de gases na atmosfera.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL157169-5598,00.html

2.6 O que fazer para melhorar a relao homem natureza no Brasil?

Reflita sobre as informaes abaixo:

www.geografiaparatodos.com.br

2.7 O que voc pode fazer para construir um pas menos poludo ?
Solues caseiras para problemas globais:
Reciclagem e reaproveitamento do lixo; Reduo do consumo de produtos que destroem o ambiente; Opo por meio de transporte que utilize energia limpa; Evitar desperdcio de gua; Cobrar atuao das autoridades nas questes envolvendo o ambiente no que diz respeito (ao):

tratamento de esgoto industrial;


implantao de filtros nas fbricas; sustentabilidade na produo; busca de novas tecnologias.
www.sustentabilidade.org.br

2.8 SUSTENTABILIDADE
Prope-se ser um meio de configurar a civilizao e a atividade humana, de tal forma que a sociedade, seus membros e suas economias possam preencher suas necessidades e expressar seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pr-eficincia na manuteno indefinida desses ideais.

http://www.caminhodasaguas.ufsc.br/historico.htm

2.9 O que voc tem feito para interagir de maneira positiva com os recursos naturais no Brasil ?

http://www.latinoamerica.baxter.com/brasil/sobre_a_baxter/sustainability/index.html

Вам также может понравиться