Вы находитесь на странице: 1из 28

Histologia

Professora: Marta Alves

Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) o estudo dos tecidos biolgicos de animais e plantas, sua formao, estrutura e funo.

Histologia Animal
Tecido

Epitelial Tecido Conjuntivo Tecido Muscular Tecido Nervoso

Tecido Epitelial
Funes:
Proteo Absoro e secreo de substncias Percepo de sensaes Trocas gasosas e de substncias Filtragem

Movimento
Figura: Epiderme / um tecido que recobre a superfcie externa do corpo

Caractersticas dos epitlios

Formados por clulas justapostas No tm vascularizao Alimentados por difuso(Capilares do tecido conjuntivo) Grande resistncia a traes e atrito

Epitlios Glandulares

Tm funo secretora

RER e Complexo GoLgiense bem desenvolvido


Origina-se dos epitlios de revestimento

Formam as Glndulas

Pele Humana

camada de revestimento e proteo do corpo. Suas funes so:Proteo,regulao da temperatura corporal,funo sensorial e secretora. Suas camadas:Epiderme , Derme

Tecido Conjuntivo

Se refere ao grupo de tecidos orgnicos responsveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos. Vista ao microscpio suas clulas so diversificadas e esto espalhadas por uma matriz extracelular composta por substncia fundamental e diversos tipos de fibras.

O tecido conjuntivo frouxo

Preenche espaos no-ocupados por outros tecidos, apia e nutre clulas epiteliais, envolve nervos, msculos e vasos sanguneos linfticos. Alm disso, faz parte da estrutura de muitos rgos e desempenha importante papel em processos de cicatrizao.

O tecido conjuntivo denso


Esse tecido forma as cpsulas envoltrias de diversos rgos internos, e forma tambm um a derme, tecido conjuntivo da pele; Ocorre nos tendes, que ligam os msculos aos ossos, e nos ligamentos, que ligam os ossos entre si

Tecido conjuntivo adiposo

Nesse tecido a substncia intracelular reduzida, e as clulas, ricas em lipdios, so denominadas clulas adiposas. Ocorre principalmente sob a pele, exercendo funes de reserva de energia, proteo contra choques mecnicos e isolamento trmico. Ocorre tambm ao redor de alguns rgos como os rins e o corao.

Tecido conjuntivo cartilaginoso


Apresenta consistncia firme, mas no rgido como o tecido sseo. Tem funo de sustentao, reveste superfcies articulares facilitando os movimentos e fundamental para o crescimento dos ossos longos.

Tecido conjuntivo sanguneo

O sangue (originado pelo tecido hemocitopoitico) um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de clulas, que compem a parte figurada, dispersas num meio lquido o plasma -, que corresponde parte amorfa. Os constituintes celulares so: glbulos vermelhos (tambm denominados hemcias ou eritrcitos); glbulos brancos (tambm chamados de leuccitos).

Tecido conjuntivo sseo

O tecido sseo tem a funo de sustentao e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados. um tecido rgido graas presena de matriz rica em sais de clcio, fsforo e magnsio. Alm desses elementos, a matriz rica em fibras colgenas, que fornecem certa flexibilidade ao osso.

Tecido Muscular

Os tecidos musculares relacionam-se com a locomoo e outros movimentos do corpo, como a contrao dos rgos do tubo digestrio, do corao e das artrias. As clulas dos tecidos musculares so alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou micitos. Em seu citoplasma, so ricas em dois tipos de filamento protico: os de actina e os de miosina, responsveis pela grande capacidade de contrao e distenso dessas clulas. H trs tipos de tecido muscular: estriado esqueltico, estriado cardaco e liso. Cada um deles tem caractersticas prprias, adequadas ao papel que desempenham no organismo.

Tecido Nervoso

O tecido nervoso o responsvel pela troca de informaes rpidas nos animais. um tecido bastante importante, pois sem ele no seria possvel comandar as diversas partes do organismo de forma rpida e eficiente. O tecido composto por neurnios (ou clulas nervosas), que so clulas especializadas na conduo de impulsos eltricos.

Вам также может понравиться