Вы находитесь на странице: 1из 10

Problema 3

Quem o responsvel pelo atendimento ao doente e pela sade da populao brasileira?


O Sistema de Sade Pblica vigente no Brasil foi criado pela Constituio de 1988. Mas no nasceu pronto! um processo social em construo. Em 1904, uma reportagem do Jornal Folha de So Paulo destacava que o Sistema nico de Sade Pblica vigente no pas uma revoluo sem precedentes. J em 1996, o mesmo jornal destacava que este sistema estava desenganado. Porm, dezessete anos aps essa afirmativa, os hospitais continuam lotados, os servios de especialidade e ateno hospitalar de mdia complexidade continuam sendo a porta de entrada dos usurios, sistemas de referncia e contra referencia sem funcionamento adequado. Porm este sistema ainda est em construo, mas continua mantendo seus princpios.

Objetivos
Discutir o processo histrico da criao do SUS; Identificar os princpios do SUS; Abordar os prs e contras do SUS; Diferenciar os nveis de complexidade; Entender o sistema de referncia e contra referncia.

Linha do tempo da Sade Pblica no Brasil 1986 - VIII 1897 19671543Brs Cubas fundou a 1 Santa Casa
Perodo da Repblica. Aes de sade passam a ser atribudas aos estados. Criao da Diretoria Geral da Sade

1923 Criao das CAPs

1930 Criao do Ministrio da Educao e Sade

Interveno do governo militar em 6 IAPs. Implantao do Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS).

1850 Delegao das atribuies sanitrias aos municpios com a criao da Junta de Higiene.

1920 Criao do Departament o Nacional de Sade Pblica

1953 Criao do Ministrio da Sade

1933 IAP substitui as CAPs

1974 a 1977 Criao do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social; Movimento pela reforma sanitria; Criao do Sistema Nacional de Sade; Criao do PIASS e Inamps.

Conferncia Nacional de Sade 1988 1985 Assembli Carta a Nacional Montes Constituint Claros e Art. 196 Sade direito de 1978 todos e Conferncia de dever do Alma-Ata. Estado Art. 198 SUS

Fatores que antecedem e que levam a necessidade da criao do SUS:


Quadro de doenas de todos os tipos; Excessiva centralizao com impropriedade de decises; Escassez de recursos para a sade; Desperdcio de recursos em torno de 30%; Baixa cobertura e excluso dos mais pobres; Indefinio das competncias; Falta de integrao dos rgos pblicos; Baixa qualidade dos servios e equipamentos; Falta de mecanismos de controle e avaliao; Insatisfao da populao;

SISTEMA NICO DE SADE SUS

Constituio Federal de 1988: A sade direito de todos e dever do Estado Lei 8.080/90; Art. 4: O conjunto de aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais(...), constitui o Sistema nico de Sade (SUS) Normas operacionais Pacto pela sade 2006

SISTEMA NICO DE SADE SUS


O SUS um sistema e nico. universal; integral; Garante equidade; descentralizado; regionalizado e hierarquizado; Deve ter racionalidade; Deve ser eficaz e eficiente (resolubilidade); Deve promover a participao popular; Prev a participao do setor privado.

SISTEMA NICO DE SADE SUS


Dificuldades enfrentadas por esse sistema O servio pblico est na UTI

Classificao de acordo com a complexidade:

Ateno bsica sade: Preferencialmente a porta de entrada do sistema de sade. Mdia complexidade; Alta complexidade;

Sistemas de referncia e contrareferncia.

Montes Claros e sua contribuio para a criao do SUS

IV Encontro Municipal do Setor Sade e III Encontro Nacional de Secretrios Municipais de Sade 1985;
Carta de Montes Claros Muda sade;

O objetivo foi atingido?


1. 2. 3. 4. 5.

6.

O que o SUS? Por que e como foi criado? Quais os seus princpios? Qual o histrico da sade pblica no Brasil at chegar ao SUS? Quais as dificuldades enfrentados por esse sistema? Por que a ateno secundaria a porta de entrada dos usurios? Qual a diferena entre a baixa, mdia e alta complexidade? E como funciona o sistema e referncia e contra-referncia? Qual o papel de Montes Claros na formao do SUS?

Вам также может понравиться