Вы находитесь на странице: 1из 40

ALEX

Estruturas de mercado: critrios de diferenciao segundo a Microeconomia Tradicional

Bibliografia
ROSSETTI, J. P. Poltica e Programao Econmica (7a. Ed.) So Paulo: Atlas, 1991. Cap. 4, 5 e 6

KON, A. Subsdios tericos e metodolgicos ao planejamento econmico pblico. NPP-EAESP/FGV. Relatrio de Pesquisa n.12, 1997. 153p. Disponvel em: www.eaesp.fgvsp.br/AppData/GVPesquisa/P00172_1.pdf.

COMPLEMENTAR:

FILELLINI, A.. Economia do Setor Pblico. So Paulo: Editora Atlas, 1994. 202p. (Captulos 5,6,13,14,16 e 17)
GASTALDI, J. P. Elementos de Economia Poltica. Editora Saraiva. So Paulo. 17A. Ed. 2001.Cap. 28.

MORAES, M.A.F.D.. Poltica e Planejamento Econmico. Material de aula LES 685. 2002. (Slides)
PEREIRA, L.C.BRESSER. Economia Brasileira. Uma Introduo Crtica. 2a. Ed. Editora Brasiliense. 1982. Cap. 23

OLIGOPLIO

ALEX

Mercado no qual apenas algumas empresas competem entre si e h impedimento para a entrada de novas empresas. Pode ou no haver diferenciao de produto. Em mercados oligopolistas, os produtos podem ou no ser diferenciados. O importante que apenas algumas empresas sejam responsveis pela maior parte ou por toda a produo. Em alguns desses mercados, algumas ou todas as empresas obtm lucros substanciais no longo prazo, j que barreiras entrada tornam difcil ou impossvel que novas empresas entrem no mercado. O oligoplio o tipo de estrutura de mercado que prevalece. Exemplos de setores oligopolistas incluem os de automveis, ao, alumnio, petroqumica, equipamentos eltricos e computadores.

Caractersticas dos Mercados


ALEX

Nmero de Empresas Existentes => Implicao: poder de mercado e interdependncia estratgica Homogeneidade ou Diferenciao dos produtos => Implicao: segmentao de mercados e relaes de clientela. Grau de Facilidade de Entrada e sada no mercado (Barreiras entrada e sada) => Implicao: condies de rentabilidade, estratgias de hit and run, sunk costs.

Tipos dos Mercados (tradicionais)


ALEX

Concorrncia Perfeita - muitas pequenas empresas vendem um produto homogneo; Monoplio - existncia de uma nica empresa vendedora; Concorrncia Monopolstica - muitas pequenas empresas vendem um produto diferenciado; Concorrncia Imperfeita - existncia de poucos vendedores no mercado;

ESTRUTURAS DE MERCADO BSICAS


ALEX

CONCORRNCIA PERFEITA CONCORRNCIA IMPERFEITA MONOPLIO

OLIGOPLIO
MONOPSNIO OLIGOPSNIO MONOPLIO BILATERAL

CONCORRNCIA MONOPOLISTA

Tipos de concorrncia imperfeita


ALEX Fontes das imperfeies de mercado
1.

Economias de escala
Os sectores tendem a ter menos produtores quando existem economias de escala significativas ao nvel da produo. Nestas condies as empresas maiores tm custos mdios menores e podem vender a um preo inferior ao custo das pequenas empresas, que no podem deste modo sobreviver.

2.

Barreiras entrada Os mercados tendem para a concorrncia imperfeita quando existem barreiras que impedem a entrada de novas empresas. Estas barreiras podem resultar de leis ou regulamentao do governo, bem como de factores econmicos que tornem demasiado dispendioso um novo concorrente entrar no mercado.

Caractersticas de Oligoplios ALEX


Poucas firmas produzem a maior parte ou toda a produo da indstria Poltica de preos de qualquer uma das poucas empresas tem efeito significativo nas vendas das demais Qualquer deciso que afeta o lucro de uma firma decises sobre preos, produo, propaganda, expanso da capacidade de produo, aumento nos gastos com pesquisa e desenvolvimento afeta tambm os lucros das demais O lucro de cada firma depende de decises feitas por cada uma das demais competidoras, ou seja, os lucros de todas as firmas so interdependentes Os processos de deciso refletem a interdependncia estratgica: empresas devem avaliar impactos de suas decises sobre os rivais => concorrncia personalizada. Interdependncia, portanto, requer comportamento estratgico, que consiste nas aes praticadas por empresas e quaisquer ameaas convincentes de aes com o objetivo de planejar e reagir s aes dos competidores Interdependncia estratgica gera soluo de equilbrio: hiptese de equilbrio de Nash

Equilbrio no mercado oligopolista


ALEX Quando um mercado se encontra em equilbrio, as empresas esto fazendo o melhor que podem e no tm nenhuma razo para modificar os preos ou nveis de produo. Consideraes estratgicas: cada empresa considera as reaes dos concorrentes diante de alteraes nos nveis de produo e preo, nas decises de investimento, campanhas promocionais. Esse processo dinmico.
Equilbrio de Nash No mercado oligopolista, o equilbrio significa que cada empresa desejar fazer o melhor que pode em funo do que os concorrentes esto fazendo, e os concorrentes faro o melhor que podem em funo do que a prpria empresa esteja fazendo.

Duoplio si.

Mercado no qual duas empresas competem entre

Equilbrio de Nash Conjunto de estratgias ou aes em que cada empresa faz o melhor que pode em funo do que as concorrentes esto fazendo.

O dilema dos prisioneiros


Dilema dos prisioneiros

ALEX

Exemplo na teoria dos jogos no qual dois prisioneiros suspeitos devem decidir separadamente se confessam o crime; no podem se comunicar, nem confiam um no outro, logo no h acordo; se um deles confessar, receber uma sentena mais leve e seu cmplice, uma mais pesada, mas, se nenhum deles confessar, as sentenas sero mais leves do que se ambos tivessem confessado.
TABELA 12.4 Matriz de payoff do dilema dos prisioneiros Prisioneiro B Confessa Prisioneiro A Confessa No confessa 5, 5 10, 1 No confessa 1, 10 2, 2

-O

prisioneiro A ter menor sentena se confessar, independente da ao do prisioneiro B. - Idem para o prisioneiro B - Confessando, ambos estariam fazendo o melhor que podem: Equilbrio de Nash - Entretanto, no confessar seria a melhor soluo para ambos.

IMPLICAES DO DILEMA DOS PRISIONEIROS PARA A DETERMINAO DE PREOS OLIGOPOLISTAS Rigidez de preos

ALEX

Rigidez de preos Caracterstica dos mercados oligopolistas pela qual as empresas se mostram relutantes em modificar os preos mesmo que os custos ou a demanda sofram alteraes. Medo de uma guerra de preos.
Modelo da curva de demanda quebrada Modelo de oligoplio no qual cada empresa se defronta com uma curva de demanda quebrada no preo que prevalece atualmente: para preos superiores, a demanda bastante elstica, enquanto para preos inferiores ela inelstica.

A variedade de oligoplios ALEX


Os oligoplios diferem em suas caractersticas e exibem muitos tipos diferentes de padres de comportamento Alguns mercados oligopolistas apresentam concorrncia intensa, outros no Em alguns mercados as firmas cooperam, em outros no cooperam Alguns oligoplios caracterizam-se por intensa competio de preos, em outros h concorrncia acirrada na propaganda e no desenvolvimento de produtos. Alguns oligoplios tem produtos homogneos, como nas indstrias do ao, alumnio, borracha e as vendas so feitas a outras empresas; em outros, como no mercado dos automveis, o produto diferenciado e as vendas so feitas a consumidores finais No existe uma teoria geral vlida para todos os oligoplios Em indstrias nascentes, caracterizadas por oligoplios, so freqentes as guerras de preos, que muitas vezes levam ao monoplio ou a uma trgua Em indstrias maduras as empresas j se conscientizaram da interdependncia. Isto pode levar ao conluio tcito ou a cartis formais, ilegais na maioria dos pases

Maximizao de lucros CLAUDIO


Outros objetivos possveis:
Maximizao da receita Maximizao de dividendos Maximizao de lucros no curto prazo

Maximizao de lucros CLAUDIO


Implicaes de objetivos que no sejam a maximizao dos lucros
No longo prazo,os investidores deixariam de investir na empresa Sem lucros, a sobrevivncia seria improvvel

Maximizao de lucros CLAUDIO


A hiptese de maximizao de lucros no longo prazo vlida e no exclui a possibilidade de comportamento altrusta.

Receita marginal, custo marginal, e maximizao de lucros CLAUDIO


Determinao do nvel de produo que maximiza os lucros

Receita total - Custo total Lucro ( ) = Receita total (R) = Pq Custo total (C) = Cq Logo:

(q) R(q) C (q)

Receita marginal, custo marginal, e maximizao de lucros CLAUDIO


Maximizao de lucros no curto prazo
Receita total
Custo, receita e lucro (dlares por ano)

R(q)

Inclinao de R(q) = RMg

Produo (unidades por ano)

Receita marginal, custo marginal, e maximizao de lucros CLAUDIO


Maximizao de lucros no curto prazo
Custo, receita e lucro (dlares por ano)

C(q)

Custo total

Inclinao de C(q) = CMg

Por que o custo positivo quando q zero? 0


Produo (unidades por ano)

Receita marginal, custo marginal, e maximizao de lucros CLAUDIO


Receita marginal a receita adicional proveniente da produo de uma unidade a mais de produto. Custo marginal o custo adicional associado produo de uma unidade a mais de produto.

Mark-up

WILLIAN

Mark-up uma ferramenta administrativa utilizada por muitos empresrios como mtodo para definir o preo de venda de uma mercadoria ou servio prestado. O Manual de Economia da USP define mark-up como a margem da receita de vendas (faturamento) sobre os custos diretos de produo.

Formao de preos em oligoplio


WILLIAN

Mark-up (margem fixa) sobre o Custo Varivel Mdio P = CVMe (1 + mark up) Cobre o custo fixo + uma margem de lucro Margem de lucro - determinada por alguma vantagem na concorrncia, que confere capacidade de manter a margem. Lembrese que o concorrente perfeito no consegue manter a margem.

Estruturas de Mercado: Oligoplios No Cooperativos LEANDRO


Poucas firmas (duoplio como padro) Firmas consideram o comportamento de suas rivais para determinar a sua prpria poltica Firmas tm poder de mercado coletivamente Firmas estabelecem preo ou produo como deciso bsica Lucros interdependentes e funes de reao Soluo de equilbrio de Nash

Oligoplios No Cooperativos : O Modelo de Cournot


LEANDRO Estrutura Nmero de firmas: 2 ou mais Barreiras: sim Produto: homogneo Conduta As firmas maximizam os seus lucros escolhendo primeiro as quantidades As quantidades so definidas em funo: da demanda do mercado do que acredita ser a quantidade do concorrente no ponto onde RMg=CMg Desempenho Lucros Menores do que Cartel ( Monoplio) Consumidores : Preo de equilbrio entre concorrncia e monoplio Resultado do Modelo Quanto mais Firmas, menor a quantidade produzida por firma e maior a quantidade produzida total no setor, gerando um resultado mais socialmente timo Crticas ao modelo: considerado irrealista porque considera apenas um perodo de ajuste

Oligoplios No Cooperativos : O Modelo de Bertrand Estrutura (a mesma de Cournot) Nmero de firmas: 2 ou mais Barreiras: sim Produto: homogneo Hiptese: pode-se produzir qualquer quantidade a Cmg: constante Conduta: Firmas maximizam os seus lucros escolhendo primeiro os preos Ambas as firmas definem o mesmo preo e dividem o mercado P = CMg , ningum quer baixar o preo , seno perde Desempenho Equilbrio social timo
LEANDRO

Oligoplios Cooperativos (Cartis)


Principal Caracterstica Coordenao da Produo e dos Preos para aumentar os Lucros Individuais e Coletivos => repartio de lucro de Monoplio ou maximizao do lucro conjunto Incentivos para a formao do cartel Habilidade de se elevar preos sem induzir muito a competio das no-membro Poucas punies Baixos custos de organizao do cartel Custo marginal inelstico Habilidade de se elevar preos sem induzir muito a competio das no membros. Curva de Demanda Inelstica : Dificuldade de entrada de novas firmas ou de surgirem substitutos prximo
LEANDRO

Oligoplios Cooperativos (Cartis)


LEANDRO

Cartel precisa verificar se h violao, o que mais fcil quando : Poucas firmas no mercado Preos no flutuam independentemente Preos conhecidos por todos Todos os membros do cartel vendem no mesmo ponto de distribuio Mtodos para se prevenir a violao, alm de fixar preo : Diviso do Mercado por reas geogrficas ou Clientes Fixao de participaes de mercado Contratos com Clientes

Modelos estilizados de estruturas LEANDRO de mercado


Produto\ No Uma nica Firmas Prod. Monoplio Puro Homogneo (Monoplio Natural) Prod. Diferenciado Monoplio Multiproduto Poucas Firmas Oligoplio Homogneo (Concentrado) Oligoplio Diferenciado Muitas Firmas Ind. Competitiva Homognea (Conc. Perfeita) Ind. Competitiva Diferenciada (Conc. Monopolista)

Tipologia de Estruturas Industriais - Elementos de Estrutura LEANDRO


Tipo de indstria No de firmas Tipo de Produto Escala de Produo Tecnologias Crticas Importncia e natureza de barreiras entrada

1) Indstria

. elevado

.homogneo

.baixa

. inexistentes

. inexistentes

Competitiva

2) Ind. Competitiva Diferenciada

. elevado com diferenciais de porte

. diferenciado via marketing

.baixa com diferenciais entre firmas

3) Oligoplio

. limitado

Homogneo

. homogneo (nfase em qualidade)

. elevada ao nvel das plantas

. tecnologia de produto c/ diferenciais tecnolgicos entre firmas . tecnologia de processo

. pequenas, podendo se elevar nos segmentos mais rentveis do mercado devido diferenciao de produto. . elevadas: existncia de barreiras absolutas decorrentes da presena de economias de escala

4) Oligoplio Diferenciado

. limitado, com diferenciais de porte

. diferenciado via maketing e nvel tecnolgico

. elevada ao nvel da cadeia produtiva

. tecnologia de produto e processo (linhas de montagem)

. elevadas devido combinao de economia de escala e diferenciao de produto. Barreiras podem se reduzir no caso dos segmentos menos din6amicos do mercado.

Tipologia de Estruturas Industriais Padres de Conduta LEANDRO


Tipo de indstria 1) Indstria Competitiva Competio via Preos . alta Diferenciao de Produto . inexistente Orientao do esforo tecnolgico . irrelevante. Possibilidade de progressiva criao de assimetria entre firmas . marginal, estando associado a melhorias pontuais no design do produto que reforam diferenciao Modelos de Coluso . inexistentes

2) Ind. Competitiva Diferenciada

. potencialmente alta, variando em funo do segmento.

. alta com reflexos em termos da segmentao dos mercados e da criao de diferenciais entre produtores. . baixa, associada garantia de qualidade e montagem de canais de distribuio eficazes.

3) Oligoplio Homogneo

. potencialmente alta; amortecida pela presena de acordos formais e informais entre empresas

. intenso, associado a aperfeioamentos e automatizao dos processo industriais

4) Oligoplio Diferenciado

.baixa. Possibilidade de competio mais intensa em segmentos especficos do mercado.

. alta, fortemente baseada em esforos de marketing combinados a atividade de P&D. Criao de solidariedade produtorconsumidor.

. intenso, envolvendo P&D de produto, combinado modularidade dos processos industriais

. possibilidade de sistema de liderana de preos comandada por empresas atuantes em segmentos mais din6amicos do mercado. . possibilidade de acordos formais ou informais entre empresas para coordenao de decises (modelos de cartel). . intensa rivalidade interoligopolstica nos diversos segmentos, baseada no monitoramento das aes de concorrentes.

Tipologia de Estruturas Industriais Elementos de Desempenho LEANDRO


Tipo de indstria 1) Indstria Competitiva Rentabilidade (potencial de acumulao) . baixo. Operao com rentabilidade normal no longo prazo. Variaes sazonais de demanda Ajustes a variaes cclicas da demanda . associados a mecanismos de entrada e sada de firmas, de acordo com flutuaes da demanda.

2) Ind. Competitiva Diferenciada

. rentabilidade bastante varivel nos diversos segmentos da indstria.

crises cclicas de demanda podem resultar num avano de empresas mais eficientes sobre mercados de empresas marginais. Expanses de demanda podem estimular entrada de novos produtores . associados a variaes do grau de utilizao de capacidade. Tentativa de antecipar expanses da demanda via aumento da oferta p/ evitar perda de fatias de mercado. Entrada de novas formas no auge do ciclo.

3) Oligoplio Homogneo

. elevada devido a massa de lucros, apesar das margens poderem ser pequenas.

4) Oligoplio Diferenciado

elevada devido alta margem de lucro associada a rendas de inovao. Evoluo particular ao longo do ciclo de vida dos produtos lanados.

. problemas cclicos de demanda podem ser resolvidos pela intensificao da diferenciao de produto. Presses de demanda podem favorecer entrada de novas firmas e/ou expanses de capacidade.

WILLIAN

FORMAS DE ORGANIZAO DO CAPITAL

WILLIAN

Concentrao horizontal (conglomerados) ocorre quando um grupo empresarial investe capital em vrios ramos industriais que no se complementam. Ex: cimento, metalrgica, agropecuria e petroqumica.

conglomerados

WILLIAN

associao com objetivo de monopolizar a produo e a comercializao de produtos industrializados e servios. Ex: Nestl e o Grupo Votorantin

WILLIAN

Concentrao vertical (truste) se d quando um grupo controla setores industriais que se complementam, controlando a produo desde as atividades primrias at a fabricao dos produtos mais sofisticados. Ex: minerao, siderurgia, metalurgia, construo naval e aeronutica.

truste

WILLIAN

Reunio de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influncia sobre o mercado. Geralmente tais organizaes formam monoplios. Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monoplios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890. Ex: General Eletric, Parmalat.

holding

WILLIAN

Forma de organizao de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades annimas. Sociedade annima uma designao dada s empresas que abrem seu capital e emitem aes que so negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das aes de cada uma delas controlada por uma nica empresa, a holding. A ao das holdings no mercado semelhante a dos trustes. Uma holding geralmente formada para facilitar o controle das atividades em um setor. Se ela tiver empresas que atuem nos diversos setores de um mercado como o da produo de eletrodomsticos, por exemplo, abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condies de dominar seu funcionamento. Ex: Petrobrs, Pirelli.

cartel

WILLIAN

Associao entre empresas do mesmo ramo de produo com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrncia. As partes entram em acordo sobre o preo, que uniformizado geralmente em nvel alto, e quotas de produo so fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartis comearam na Alemanha no sculo XIX e tiveram seu apogeu no perodo entre as guerras mundiais. Os cartis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor livreconcorrncia e beneficiar empresas no-rentveis. Tendem a durar pouco devido ao conflito de interesses.

dumping

WILLIAN

Prtica comercial que consiste em vender um produto ou servio por um preo irreal para eliminar a concorrncia e conquistar a clientela. Proibida por lei, pode ser aplicada tanto no mercado interno quanto no externo. No primeiro caso, o dumping concretiza-se quando um produto ou servio vendido abaixo do seu preo de custo, contrariando em tese um dos princpios fundamentais do capitalismo, que a busca do lucro. A nica forma de obter lucro cobrar preo acima do custo de produo. No mercado externo, pratica-se o dumping ao se vender um produto por preo inferior ao cobrado para os consumidores do pas de origem. Os EUA acusam o Japo de praticar dumping no setor automobilstico.

PROPAGANDA

ALEX

Uma das principais metas das organizaes em oligoplio, em relao s propagandas, a tentativa de absorver o pblico do concorrente para o seu lado, ampliando a sua fatia de mercado. O custo da propaganda bastante elevado, portanto necessria uma avaliao de que o propsito de fazer chegar a mensagem a um grande pblico ser atingido. O fato que a propaganda, se bem estruturada, tem o poder de aumentar a demanda por um produto, ajudar os consumidores em suas decises, auxiliar os novos produtores a concorrerem com os veteranos do setor, dentre outras possibilidades. Alm da propaganda, tambm a promoo recurso bastante utilizado pelas organizaes para concorrerem extra preo. Ela funciona como um estmulo ao marketing e utilizada, do mesmo modo que a propaganda, para ampliar a demanda por um produto ou servio. O propsito da promoo poder dizer ao pblico que possui aquele produto ou servio numa quantidade que satisfaz a demanda do consumidor. Os objetivos da promoo so: informar, persuadir e lembrar.

OBRIGADO!!!

Вам также может понравиться